Transporte de/para Chicago

Chicago é uma cidade tão grande e importante para o Midwest que tem dois aeroportos diferentes. Continue a ler esta compilação de ideias que preparei para si se quiser saber como chegar destes locais ao centro da cidade.
Transporte de/para Chicago

Outras atividades populares em Chicago

Mais sobre: Transporte de/para Chicago

Chegar ao centro da cidade depois de o avião aterrar será uma das primeiras coisas a ver e fazer em Chicago durante a sua próxima visita à cidade. Convenientemente, tanto o Aeroporto Internacional Chicago-O'Hare como o Aeroporto Internacional Midway estão bastante próximos do epicentro urbano da cidade e a viagem para chegar ao centro da cidade a partir de ambas as alternativas é geralmente bastante curta.

Continue a ler se quiser descobrir as melhores formas de chegar ao seu alojamento no centro de Chicago de forma rápida, conveniente e económica. Pesquisei todas elas para lhe oferecer as mais convenientes em termos de preço e qualidade.

1. Um transfer privado, conforto e exclusividade

Transfer privado| ©Chethan KVS
Transfer privado| ©Chethan KVS

Os transferes privados sempre foram a alternativa mais confortável e exclusiva para chegar a qualquer lugar por terra. Muitas destas viagens de carro podem ser efectuadas em veículos de luxo moderado ou em carros de luxo.

Convenientemente, os que o levam dos aeroportos mais próximos de Chicago para o centro desta grande cidade reúnem estas características. Por isso, são a melhor opção se não tiver limitações orçamentais para garantir o seu conforto e o dos seus acompanhantes à chegada à cidade ventosa.

O aeroporto de Chicago-O'Hare é um dos maiores aeroportos do país, de facto, em termos de dimensões estruturais, é o segundo maior dos Estados Unidos, a seguir ao aeroporto internacional de Atlanta. Está um pouco mais longe do centro da cidade do que o Aeroporto Internacional de Midway, a exatamente 27 quilómetros, mas é mais provável que voe para a cidade através do Aeroporto Internacional de Midway, uma vez que 60% do seu tráfego é proveniente de destinos internacionais.

De qualquer forma, estes transfers privados estão disponíveis a partir de ambos os aeroportos e um dos aspectos mais interessantes deste modo de transporte é que não tem de se deslocar para lado nenhum, uma vez que o carro irá buscá-lo exatamente à porta de embarque, junto ao terminal utilizado pela companhia aérea da sua viagem.

Tenha em conta que tem a opção de escolher um carro sedan de 4 portas que poderá partilhar com outras duas pessoas, uma vez que tem uma capacidade máxima para três pessoas. Por isso, é a opção ideal para quem chega à cidade completamente sozinho ou em casal ou mesmo com um casal de amigos.

A outra alternativa é escolher um SUV de luxo que lhe permita ser acompanhado por mais 4 pessoas. Este é um meio de transporte muito mais adequado e prudente para quem viaja em família ou para quem tem uma fixação pelos grandes veículos modernos que são frequentemente utilizados por acompanhantes de cinema ou celebridades de Hollywood para se deslocarem de um sítio para outro.

Detalhes interessantes

  • Preços: os preços variam consoante o aeroporto a partir do qual se inicia a viagem e o tipo de veículo escolhido. Por exemplo, o custo da viagem do aeroporto Midway para o centro de Chicago é normalmente de cerca de 90 euros por pessoa num sedan para 3 passageiros, enquanto um SUV maior para 5 passageiros do aeroporto O'Hare é normalmente de cerca de 96 ou 98 euros por pessoa.
  • Duração: Se tiver em conta que o tráfego é normalmente significativo nas auto-estradas que ligam ambos os aeroportos ao centro de Chicago, então, em média, uma viagem como esta pode demorar entre 30 minutos e uma hora inteira.
  • Condições: Não se esqueça de que as portagens são um custo adicional à tarifa do transfer privado e que o motorista irá normalmente esperar por si à porta do seu terminal durante um número muito limitado de minutos. Assim, se houver um atraso inesperado e ele tiver de estacionar o carro, terá de pagar a taxa de estacionamento do aeroporto.
  • Vantagens: Um transfer privado e exclusivo como este pode ser a oportunidade perfeita para recarregar as baterias e participar em qualquer uma das coisas para ver e fazer em Chicago à noite que tem pela frente para o resto do seu primeiro dia na cidade. Ao mesmo tempo, se chegar muito tarde, é também uma excelente forma de garantir a sua tranquilidade enquanto regressa ao seu hotel para começar o dia seguinte a visitar alguns dos melhores museus ou outras atracções turísticas de Chicago.

Reserve o seu transfer do hotel para os aeroportos de Chicago

2. Comboios CTA, a opção mais económica

Comboios CTA| ©Andrew Nawrocki
Comboios CTA| ©Andrew Nawrocki

Se procura poupar dinheiro e considera que chega à cidade com pouca bagagem que lhe permita deslocar-se comodamente através de um meio de transporte partilhado, então tem de apostar nos comboios CTA, também conhecidos como Chicago Transit Authority.

Basicamente, é o sistema que combina o sistema de metro da cidade com autocarros interurbanos que formam um esquema completo de soluções de transporte para a população da Área Metropolitana de Chicago.

Dependendo do seu ponto de chegada, terá de apanhar diferentes linhas de comboio. Por exemplo, se o seu avião aterrar no aeroporto O'Hare, terá de apanhar a linha azul que começa na estação situada no parque de estacionamento do aeroporto. Esta pode levá-lo às estações Washington, Monroe e Jackson. Todas elas estão situadas na intersecção de todas as linhas de metro da cidade, no chamado Chicago Loop.

Se vier do aeroporto Midway, também terá a oportunidade de chegar ao centro da cidade em menos de 30 minutos, através de uma viagem na linha laranja da CTA. Recomendo que saia nas estações Clark/Lake ou State/Lake se estiver hospedado na área próxima ao Chicago Theater.

No entanto, sair do sistema de metro e apanhar um táxi para o seu hotel na baixa seria uma decisão prudente e económica se tiver de andar vários quarteirões e não tiver interesse em mudar de linha de comboio em estações interligadas, como Jackson ou Adams/Wabash.

Detalhes de interesse

  • Tarifas: um bilhete básico de ida a partir do Aeroporto O'hare custa normalmente 5 euros. No entanto, é possível que esteja interessado em pagar por outra forma de acesso ao CTA, sabendo que continuará a deslocar-se pela cidade no metro durante os próximos dias da sua visita. Assim, o passe para uma semana de utilização é de cerca de 20 euros por pessoa.
  • Duração: Em cerca de 30 minutos, estará numa estação da CTA no centro da cidade, quer venha do aeroporto de Midway ou do aeroporto de O'Hare. Não se esqueça de que a linha azul funciona 24 horas por dia e que a frequência dos comboios é bastante favorável durante a manhã e à noite.
  • Condições: É evidente que os comboios da CTA não o irão buscar à partida designada do terminal internacional ou doméstico de qualquer um dos aeroportos. No entanto, em ambos os aeroportos existe uma sinalização clara que indica onde caminhar para chegar à estação de comboios. Ambas estão situadas em ambos os extremos do parque de estacionamento.
  • Vantagens: Ao escolher esta opção, está a poupar muito dinheiro na sua viagem para o centro da cidade e está também a experimentar em primeira mão como funcionam os transportes públicos de Chicago, para saber se vai continuar a utilizá-los durante o resto da sua viagem. As poupanças financeiras são tão significativas que faz sentido sugerir que utilize o dinheiro para pagar alguns dos melhores autocarros turísticos de Chicago ou para adquirir os Chicago Sightseeing Passes que lhe permitem usufruir de descontos em muitas das atracções da cidade.

Reserve o seu transfer do hotel para os aeroportos de Chicago

3. Utilizar o sistema de autocarros de Chicago para chegar ao centro da cidade

Autocarros de Chicago| ©Dottie B
Autocarros de Chicago| ©Dottie B

A terceira alternativa disponível é utilizar o sistema de autocarros de Chicago, que também faz parte do CTA e é uma opção tão económica como a viagem de comboio.

Se os apanhar no aeroporto O'Hare, terá de planear cuidadosamente a sua sequência de decisão até à paragem do autocarro. O terminal de chegadas internacionais é o Terminal 5 e a paragem do autocarro público fica mesmo no meio entre os Terminais 1, 2 e 3.

Aconselho-o, portanto, a apanhar o shuttle interno do aeroporto que o deixará em qualquer um destes outros terminais depois de passar pelos controlos de imigração, pois a caminhada seria bastante longa e tornaria esta alternativa completamente inviável.

No aeroporto de Midway, tudo é menos complicado, pois todas as salas de embarque estão situadas no mesmo edifício. Além disso, a estação de autocarros fica muito próxima da zona da estação Midway do sistema de comboios da cidade.

Outro aspeto interessante da viagem de autocarro do aeroporto para o centro de Chicago é o facto de se poder apreciar a paisagem urbana desde os subúrbios até ao centro da cidade.

Detalhes interessantes

  • Tarifas: A tarifa por viagem de autocarro é normalmente de 2,50 euros se optar por pagar em dinheiro ao entrar no autocarro. 2,25 euros se comprar o cartão Ventra, que custa cerca de 5 euros. Estas tarifas aplicam-se a todos os passageiros, independentemente da idade ou da origem e proveniência.
  • Duração: O trajeto para o centro da cidade demora cerca de 30 a 45 minutos em qualquer uma das linhas. Isto é lógico, pois o comboio viaja a uma velocidade superior num percurso exclusivo para este meio de transporte. O autocarro tem de enfrentar o trânsito e os acidentes que podem ocorrer nas ruas e avenidas por onde circula.
  • Condições: uma viagem deste tipo não é tão emocionante como andar de metro ou desfrutar de um veículo luxuoso e privado só para si. No entanto, também é preciso compreender que os autocarros são uma alternativa favorável se o percurso que fazem para chegar ao centro o deixar um pouco mais perto da rua exacta onde vai ficar alojado.
  • Vantagens: a poupança económica é, mais uma vez, o fator mais relevante deste meio de transporte e isso pode ser extremamente interessante para investir esse dinheiro noutras actividades de que possa desfrutar desde o momento em que chega ao hotel. Tal como as melhores excursões gastronómicas em Chicago, que lhe proporcionarão um passeio pela identidade culinária desta comunidade.

4. Um táxi ou um Uber, a opção mais imprevisível

Pedir Uber| ©freestocks.org
Pedir Uber| ©freestocks.org

O que seria dos terminais dos aeroportos sem as filas de táxis? Não sei, mas estão sempre a funcionar nas partidas, que estão sempre cheias de turistas que chegam às cidades sem saber como chegar aos seus hotéis.

Por essa razão, os táxis dos terminais de ambos os aeroportos de Chicago são sempre uma boa alternativa para chegar ao centro da cidade se quiser um transfer privado, mas o seu orçamento não lhe permite pagar por um serviço reservado com antecedência.

Tenha em conta que, dependendo da hora do dia e do tipo de veículo que escolher, a tarifa pode variar. Embora a verdade seja que tudo será ajustado ao que o taxímetro indica e, por isso, a tarifa final pode ser uma verdadeira surpresa quando se viaja em táxis tradicionais.

A outra opção seria utilizar um serviço de transporte como a Uber, que lhe garante uma tarifa fixa. No entanto, há também o facto de este preço ser ajustado a factores como a época do ano, o tráfego na estrada, o número de pedidos de boleias no terminal em que se encontra e o tipo de veículo necessário para acomodar todos os seus passageiros.

Detalhes interessantes

  • Tarifas: Em média, um táxi do aeroporto de O'hare pode custar cerca de 30-40 euros, dependendo das condições ambientais e do trânsito. Os táxis do Midway tendem a ser um pouco mais baratos. Os Ubers e outras aplicações privadas de transporte podem manter as tarifas iguais ou duplicar os preços se a procura for muito elevada.
  • Duração: Tudo depende do trânsito, mas, em geral, deve chegar ao seu destino de alojamento no centro de Chicago em cerca de 30-40 minutos.
  • Estado de conservação: Alguns carros são bastante confortáveis e modernos, enquanto outros são mais antigos e estão mais abandonados. Tudo depende do tipo de serviço que contratar e da oferta de táxis disponíveis no momento da sua chegada ao aeroporto.
  • Vantagens: Os táxis são frequentemente climatizados, o que pode facilitar a transição no tempo frio que caracteriza esta cidade durante o outono e o inverno. No caminho para o hotel, não terá de se preocupar com nada, pelo que é também uma boa altura para se familiarizar com o que há para ver e fazer em Chicago durante o inverno ou o verão, dependendo da época do ano que escolheu para visitar.

5. Aluguer de um veículo privado no Centro Multimodal

Aluguer de automóveis| ©Dan Gold
Aluguer de automóveis| ©Dan Gold

Chicago é uma cidade que está preparada para a condução de automóveis e a verdade é que se quiser deslocar-se do centro para os subúrbios da cidade durante várias semanas, então alugar um carro será provavelmente uma boa ideia para os seus interesses financeiros e práticos.

Ambos os aeroportos têm um Centro Multimodal. Trata-se, basicamente, de um centro de aluguer de automóveis onde todas as principais empresas de aluguer de automóveis dos Estados Unidos oferecem o seu repertório de carros para todos os tipos de clientes com todos os tipos de necessidades.

Pode obter desde um monovolume a um carro desportivo e tudo se adapta ao seu orçamento e às suas expectativas. Para chegar ao Multi-Modal Facility, basta embarcar num autocarro gratuito que o leva do terminal a este estabelecimento comercial, situado na zona exterior ao parque de estacionamento de ambos os aeroportos.

Informações úteis

Autocarro turístico noturno| ©Alanscottwalker
Autocarro turístico noturno| ©Alanscottwalker
  • Preços: tudo depende do tipo de carro que escolher e da empresa de aluguer. Em média, pode esperar pagar cerca de 30-40 euros por dia pelo aluguer de um carro relativamente moderno e luxuoso. No entanto, também há ocasiões em que pode obter descontos especiais que podem baixar a taxa de aluguer para 100 euros por semana.
  • Condições: Assume claramente a responsabilidade pela integridade do automóvel e é imperativo que cuide bem dele se não quiser assumir uma dívida significativa com a empresa de aluguer de automóveis. O custo do combustível também é significativo e será ajustado ao nível de utilização diária do veículo e às distâncias percorridas. Não se esqueça de que a maioria dos alojamentos da baixa de Chicago não lhe oferece a possibilidade de ter o seu carro estacionado no local.
  • Vantagens: Esta pode ser a sua melhor alternativa se se deslocar entre os subúrbios e o centro da cidade durante a sua viagem ou se tencionar visitar toda a área metropolitana de Chicago durante uma época inteira.

Reserve o seu transfer do hotel para os aeroportos de Chicago