10 coisas para ver e fazer em Chicago à noite
Como qualquer grande cidade, Chicago é um local com uma cena cultural vibrante e divertida durante as horas nocturnas.
Nos Estados Unidos, Chicago é conhecida como The Second City, porque sempre foi tão importante como Nova Iorque, mas, de certa forma, cresceu à sua sombra. Por esta razão, a sua vida nocturna criou uma identidade tão interessante como a das grandes capitais culturais do planeta e há muitas coisas para ver e fazer em Chicago de manhã, à tarde e à noite.
Convido-o a continuar a ler esta compilação de actividades para ficar com uma ideia melhor das coisas que poderá fazer na sua viagem depois de o sol descer abaixo do horizonte e as temperaturas baixarem rapidamente.
1. Provar as melhores cervejas artesanais de Chicago numa excursão de cerveja
Já imaginou percorrer Chicago num autocarro com a forma de um barril, parando para provar diferentes tipos de cerveja em cervejarias artesanais?
A influência da cerveja em Chicago remonta ao século XIX, e nem mesmo a Lei Seca dos anos 20 impediu que a produção de cerveja continuasse: sob uma fachada de lojas e estabelecimentos comerciais legais, a cerveja era fabricada e vendida clandestinamente, e ainda hoje continua a ser uma marca da Windy City.
Sabores delicados, outros mais vigorosos e até alguns extravagantes. Entre as cervejas que pode provar neste passeio original estão a Dovetail Helles, a Metropolitan Flywheel e a Begyle Blonde Ale, por isso há algo para todos!
2. Passeie ao longo do rio Chicago num cruzeiro noturno
O rio Chicago é um dos locais mais visitados em toda a cidade devido às muitas pontes que o atravessam de norte a sul para ligar a secção Chicago Loop do distrito financeiro à área conhecida como Near North Side.
Esta importância geográfica tornou-o num destino turístico favorito quando se trata de planos tranquilos e familiares para passar a noite em Chicago, pelo que a cidade aproveitou este facto para criar todo o tipo de excursões nocturnas nas águas deste rio tão famoso.
A maioria dos cruzeiros noturnos de Chicago no rio Chicago tendem a durar no máximo 1 hora, uma vez que é um trecho relativamente curto, embora alguns ofereçam jantar e música ao vivo e, consequentemente, durem muito mais tempo.
3. Comer uma Pizza Deep Dish num restaurante autêntico
A comida que é coroada a rainha dos restaurantes locais de Chicago é, sem dúvida, a Deep Dish Pizza, uma pizza que é preparada numa panela de prato fundocom várias camadas de mozzarella em cima da massa, logo abaixo do molho que tradicionalmente separa os dois elementos.
Por toda a cidade encontrará pizzarias que oferecem uma versão mais tradicionalista da Deep Dish Pizza, bem como versões mais inovadoras que incorporam outros alimentos que não estão historicamente associados ao que se espera desta receita de origem italiana.
No entanto, as excursões gastronómicas de Chicago são uma excelente opção se pretende desfrutar de vários estabelecimentos para que possa chegar a um veredito sobre qual dos restaurantes mais gostou no final da sua viagem.
4. Participe num passeio noturno pelo centro da cidade
As cidades repletas de arranha-céus, como Chicago, oferecem um cenário noturno único, porque as ruas são iluminadas a centenas de metros de altura pelas muitas luzes que estes edifícios altos costumam ter.
À noite, tem a oportunidade de ver a cidade de uma perspetiva diferente com as excursões nocturnas que costumam ter lugar em todo o centro financeiro e turístico da cidade. Alguns são concebidos para peões, enquanto outros são concebidos para serem feitos num veículo, tal como os melhores autocarros de turismo de Chicago: autocarros de dois andares em que o segundo nível está completamente descoberto e são acompanhados por um guia ou áudio-guia para o ajudar a compreender a importância histórica da área que está a visitar.
Além disso, muitos destes passeios também podem abordar temas muito específicos sobre esta comunidade, como as histórias das máfias de meados do século ou passeios que se concentram em apreciar a história ferroviária da cidade.
5. Visitar o estádio dos Chicago Cubs para assistir a um jogo de basebol
Os Chicago Cubs são a equipa de basebol mais importante desta cidade e, nos seus mais de 150 anos de história, tornaram-se um dos pilares culturais desta comunidade.
Os seus jogos da MLB são disputados no Wrigley Field, uma paragem importante no itinerário dos turistas interessados na cultura desportiva dos destinos que visitam.
A época regular da MLB começa no início da primavera e termina em meados do outono, por isso, se estiver na cidade durante qualquer um destes meses, é altamente recomendável que adicione um jogo dos Chicago Cubs aos seus planos para a noite na Windy City, uma vez que os jogos são normalmente disputados por volta das 20h00 e podem durar duas horas ou mesmo duas horas e meia.
6. Assistir ao espetáculo "Drunk Shakespeare" no Second City
Poucas cidades têm uma presença tão forte na comédia como Chicago e, sem dúvida, esta cidade é o epicentro do entretenimento na indústria da comédia de língua inglesa.
Tina Fey, Steve Carell, Eugene Levy, Amy Pohler ou Stephen Colbert são apenas algumas das personalidades que iniciaram as suas carreiras na comédia em Chicago, por isso é uma óptima ideia ver alguns dos espectáculos noturnos se estiver à procura de entretenimento depois do pôr do sol.
Neste sentido, um espetáculo que recomendo que não perca se estiver com vontade de dar umas boas gargalhadas é uma representação de Shakespeare no The Lounge. Trata-se de um espetáculo divertido chamado "Drunk Shakespeare", em que os romances do escritor inglês são misturados com uma interpretação improvisada de um ator em estado de embriaguez. Enquanto lê! Vai divertir-se muito com esta peça, que é considerada uma das melhores do género.
7. Subir a um dos muitos arranha-céus da cidade
Se quiser desfrutar de uma vista nocturna espetacular durante a sua visita a Chicago, tem muitas alternativas.
A Torre Ellis, concluída em 1974, foi o edifício mais alto do mundo durante alguns anos e durante mais uma década continuou a ser o arranha-céus mais alto dos Estados Unidos. Atualmente, com o seu Skydeck e os seus cubículos de vidro, continua a ser uma das melhores opções para apreciar a linha do horizonte da Windy City.
- O deck de observação está aberto todos os dias da semana.
- Os bilhetes podem ser reservados até às 21 horas.
- Durante os períodos de maior afluência, como o verão e o Natal, estão disponíveis horários especiais até às 22 ou 23 horas.
Entretanto, o 360 Observation Deck em Chicago é outra alternativa ideal para quem procura um cenário noturno espetacular a mais de 300 metros acima desta bela cidade e destaca-se pelo grau de visibilidade tão completo que oferece aos seus visitantes.
- Está localizado na 875 North Michigan Avenue, anteriormente conhecido como John Hancock Center.
- Está aberto até às 23 horas às sextas-feiras e aos sábados.
8. Boystown em Lakeview é a derradeira zona de festa LGBT.
Boystown, também conhecido como Northalsted, é o bairro LGBT por excelência em Chicago. O seu significado histórico deve-se ao facto de ter funcionado como uma espécie de refúgio social para toda a comunidade do Midwest nos anos 60 e 70.
Como pode imaginar, as actividades nocturnas abundam nesta área que se estende para norte e sul entre a W Grace Street e a W Belmont Avenue. Há bares, cafés, discotecas, boutiques da moda e uma grande variedade de clubes de comédia. Se estiver nas ruas, é garantido que se vai divertir.
O Annoyance Theatre é um dos clubes de comédia mais emblemáticos da cidade, mas se estiver na zona e estiver cheio de gente, também pode visitar o Trickery ou o Laugh Factory. Tenha em mente que qualquer alternativa de entretenimento no bairro será bastante única e, em geral, esta comunidade é conhecida pela cordialidade com que os turistas são recebidos.
9. Jantar num restaurante de Greektown
Em muitas cidades americanas, tem sido bastante comum as comunidades de imigrantes formarem bairros para residir e estabelecer negócios sob os valores estéticos e comunitários que tinham nos seus países de origem.
A Greektown de Chicago é um excelente exemplo e é uma área que até hoje manteve a sua essência e tem todos os tipos de restaurantes que servem comida helénica autêntica. Se procura um lugar divertido e de qualidade para jantar em Chicago, mas quer uma experiência mais única, pode dirigir-se a Greektown para uma experiência cultural que une a América com o melhor da identidade grega.
Chinatown é outra comunidade de imigrantes que fica relativamente perto de Greektown. Para uma experiência gastronómica mais extensa, dirija-se para sul na I-90 e em menos de 10 minutos sem trânsito estará noutro dos bairros mais interessantes da cidade.
10. Desfrute de um passeio noturno ao longo do Navy Pier
O Navy Pier é uma paragem imperdível na sua visita a Chicago se quiser realmente ver as atracções mais importantes da cidade. De facto, atrai cerca de 9 milhões de visitantes por ano e a noite é uma das melhores alturas para o visitar devido à iluminação colorida que o caracteriza.
É um excelente plano familiar que está incluído entre as coisas para ver e fazer em Chicago com crianças devido à roda gigante e a outros passeios mecanizados, como um carrossel.
Se o visitar, não pode deixar de provar um autêntico cachorro-quente à moda de Chicago e garanto-lhe que também vai adorar as vistas que oferece sobre o panorama iluminado da zona ribeirinha da cidade sobre o Lago Michigan no escuro da noite.
Dicas sobre a vida nocturna de Chicago para quando saíres à noite em Chicago
Sair à noite ou sair durante o dia em Chicago são duas situações praticamente idênticas, uma vez que não existem riscos associados após o anoitecer numa cidade com uma presença policial tão significativa.
A única recomendação que lhe posso dar é que tenha em atenção que o sistema de metro fecha as portas por volta da 1h30 e reabre às 4h00 ou 5h00 aos domingos. Por isso, é sempre bom ter dinheiro para pagar o táxi de regresso ao hotel, embora a maioria dos táxis da cidade tenha atualmente máquinas de pagamento com cartão de crédito.
O clima é outro fator a ter em conta quando se sai à noite em Chicago. Os Invernos e os Outonos são carateristicamente muito mais frios do que noutras cidades dos EUA, devido ao vento que sopra nesta região dos Grandes Lagos, pelo que um casaco é uma necessidade, enquanto no verão é melhor sair com roupa respirável, porque as altas temperaturas diurnas podem deixar um efeito ambiental residual à noite.