Nova Iorque em 4 dias: itinerário e conselhos atualizados

Será que 4 dias são suficientes para passear por Nova Iorque? A resposta é sim, são, desde que tenha o itinerário certo - aqui está o guia que procura!

Carmen Navarro

Carmen Navarro

leitura de 10 minutos

Nova Iorque em 4 dias: itinerário e conselhos atualizados

Do topo de Nova Iorque | ©Lukas Kloeppel

4 dias em Nova Iorque é muito tempo: há muito para ver e fazer na Big Apple, mas escolher bem o seu itinerário e reservar os seus bilhetes com antecedência ajudá-lo-á a jogar pelo seguro e a aproveitar ao máximo o seu tempo.

Eis o que não deve perder na cidade para que possa tirar o máximo partido da sua viagem.

Dia 1: Um passeio pelo sul de Manhattan

Ferry da cidade de Nova Iorque| ©Jana Markova
Ferry da cidade de Nova Iorque| ©Jana Markova

A ilha de Manhattan tem muito a oferecer. Cenários de filmes, arte de rua, história, comida, os melhores museus de Nova Iorque e muito mais. Afinal de contas, é a imagem de Nova York que vem à mente quando se ouve falar da Big Apple.

Comece o seu primeiro dia no Sul e aprenda tudo sobre a história da cidade. Veja como.

Navegue na balsa até a Estátua da Liberdade e a Ilha Ellis

Começar o dia com um cruzeiro pelo rio Hudson até a Estátua da Liberdade é uma decisão inteligente. No início do dia, há poucos turistas a passear pelas ilhas, pelo que irá certamente apreciar muito mais a viagem.

Há dois portos para o ferry: Battery Park e a vizinha Jersey City. A frequência é de 25 a 30 minutos, com a primeira saída às 9:30 AM e a última às 3:30 PM. Neste passeio, não só se descobre a importância do monumento que a França ofereceu aos Estados Unidos no centenário da sua independência. Também tem uma paragem em Ellis Island, a ilha que acolheu pelo menos 40% dos antepassados da população americana atual.

Recomendo que reserve a sua visita ao pedestal da Estátua da Liberdade ou compre bilhetes para a Estátua da Liberdade com antecedência para evitar surpresas e longas filas.

Reserve a sua visita guiada à Estátua da Liberdade

Um momento para recordar: visite o Memorial e Museu do 11 de setembro

Quando regressar a Manhattan, o ferry deixá-lo-á de novo em Battery Park. A partir daí, pode caminhar 12 minutos pela Greenwitch Street até ao Memorial do 11 de setembro.

Embora seja uma experiência um pouco agridoce, garanto-lhe que vale a pena, pois acabará por se tornar um especialista na história da Big Apple. Para além disso, tanto o Memorial como o Museu, que são duas coisas diferentes, apresentam este momento histórico da forma mais respeitosa possível.

Quando chegar, ficará frente a frente com o Memorial construído no Ground Zero, um espaço para recordar aqueles que já cá não estão. A partir daí, poderá visitar o Museu do 11 de setembro, um espaço onde aprenderá tudo sobre o impacto social e político que a queda das Torres Gémeas teve nos Estados Unidos e no mundo.

Reservar bilhetes para o Museu do 11 de setembro

Um passeio por Chinatown

No sul de Manhattan, para além do distrito financeiro, encontrará provas arquitectónicas e gastronómicas de toda a imigração ocorrida ao longo da história da cidade.

Comece por dar um passeio por Chinatown. Pode lá chegar em cerca de 16 minutos na linha 4 do metro. O bairro oferece restaurantes com sabores exportados da China e do Sul da Ásia, templos budistas que o vão surpreender e até um museu onde pode conhecer a história da população asiático-americana em Nova Iorque. Canal Street e Mott Street são as principais ruas que o aconselho a percorrer.

Cuidado para não se demorar e esquecer a hora do almoço! Já sabe que Chinatown oferece sítios fantásticos para comer e desfrutar do melhor da Ásia sem sair de Nova Iorque. Tem opções de cozinha vegetariana e de fusão. Experimente coisas novas e aproveite a oportunidade para provar o sabor autêntico de um país visitando um país diferente.

Little Italy e SoHo

A apenas 6 minutos a pé tem outro bairro, ou pelo menos o que resta dele, onde uma paragem é obrigatória. Absorvido com a passagem do tempo por Chinatown, mas igualmente relevante para compreender a história de Nova Iorque: refiro-me a Little Italy. Caminhe ao longo da Mulberry Street, a rua que ainda conserva os vestígios dos ítalo-americanos que povoaram este bairro durante o século XX.

Caminhando para noroeste, há outra zona que vale a pena visitar: o Soho. Este é um bairro cuja estrutura arquitetónica irá certamente captar a sua atenção. Admire os edifícios de ferro fundido durante a sua visita e aproveite a oportunidade para entrar numa ou duas lojas.

É também o lar de alguns dos melhores lugares para comer em Nova York.

Reserve uma excursão para ver Soho, Little Italy e Chinatown

Assista a um jogo da NBA em Brooklyn

Para terminar o dia, que tal reservar bilhetes para um jogo da NBA? Mas recomendo que o faça no Barclays Center e saia um pouco de Manhattan. Demorará cerca de 25 minutos a lá chegar de metro a partir do Soho.

Para além de se sentir excitado (e provavelmente perder a voz) ao visitar o estádio dos Nets, pode descobrir algumas das muitas coisas para fazer em Brooklyn.

Comprar bilhetes para os Brooklyn Nets

Dia 2: Explorando o bairro do Bronx

Entrada para o zoológico do Bronx| ©Ingrid Richter
Entrada para o zoológico do Bronx| ©Ingrid Richter

Embora não tenha tantas atracções como Manhattan, o Bronx é um bairro que deve definitivamente visitar. O Jardim Zoológico do Bronx é considerado o maior jardim zoológico da América do Norte e também tem o New York Yankee Stadium.

Comece o seu dia no jardim zoológico

Cerca de 650 espécies esperam-no no Jardim Zoológico do Bronx.

O Jardim Zoológico abre às 10:30h, por isso recomendo que planeie a sua deslocação do seu hotel com antecedência. Por exemplo, demorará cerca de uma hora a chegar lá de transportes públicos a partir do centro de Manhattan, por isso, tome o pequeno-almoço cedo e leve um lanche na mochila.

A propósito, as ligações entre as linhas de metro em Nova Iorque são muito boas, por isso, se vai visitar mais do que um bairro, é uma boa ideia adquirir um passe de transportes públicos. O MetroCard de 7 dias de utilização ilimitada é uma boa opção e, se o utilizar duas vezes por dia, vale a pena o preço. Ele custa US$ 33. Aqui está um Guia do Metro de Nova Iorque para o ajudar a orientar-se.

Compre os seus bilhetes para o Jardim Zoológico do Bronx

Saboreie a culinária italiana em Belmont

Para além de Manhattan, o Bronx tem o seu próprio pedaço de Itália na cidade. Por isso, se não se cansar de comer quando sair do jardim zoológico, recomendo uma viagem a Belmont, a Pequena Itália do Bronx.

Apanhe a saída do jardim zoológico para Belmont e caminhe a partir daí durante cerca de 10 minutos. O bairro irá recebê-lo com uma variedade de pizzarias onde poderá desfrutar de um sabor original e fazer uma pausa após a sua longa visita ao jardim zoológico.

Visitar o Jardim Botânico

Depois de recarregar as baterias, recomendo uma visita ao Jardim Botânico, situado mesmo ao lado do jardim zoológico. Faça uma visita guiada aos principais jardins e estufas, nomeadamente ao Conservatório Enid A. Haupt, e depois tire fotografias junto ao Jardim das Rochas e à sua cascata.

Se for na primavera, recomendo que visite a Exposição de Orquídeas, pois as flores são espectaculares.

Reservar bilhetes para o Jardim Botânico

Termine o dia com uma visita ao Yankee Stadium

Os New York Yankees, sediados no Bronx, são uma equipa bem conhecida do basebol profissional. Por isso, para terminar o dia, recomendo uma visita ao seu estádio. Pode apanhar o autocarro no Jardim Botânico. Demora cerca de 45 minutos a lá chegar.

Se a tua viagem for durante a época de basebol, podes até reservar bilhetes e assistir a um jogo. Uma experiência completa.

Já agora, o Yankee Stadium (no exterior) é uma das paragens do famoso Contrasts Tour, algo que recomendo vivamente se preferir descobrir os melhores bairros de Nova Iorque com um guia especializado.

Comprar bilhetes para os Yankees

Dia 3: Brooklyn: um bairro com encanto

Caminhada pela Noiva do Brooklyn| ©Hellotickets
Caminhada pela Noiva do Brooklyn| ©Hellotickets

O bairro mais populoso de Nova Iorque com uma forte identidade... como não experimentar? Pode ver e fazer tanto em Brooklyn!

Atravessar a ponte de Brooklyn para uma experiência mais autêntica

Começar o dia com um pouco de exercício é uma óptima maneira de se manter ativo, não acha? Então, atravesse de Manhattan para Brooklyn na icónica ponte que liga os dois bairros.

O seu passeio começa mesmo em frente à Câmara Municipal de Nova Iorque, de onde se tem uma vista da Ponte de Brooklyn. Tire fotografias com o bairro de Brooklyn e a ponte como pano de fundo. Depois, dirija-se para a ponte de Brooklyn View e atravesse-a. Demorará cerca de 30 minutos a chegar ao outro lado.

Quando chegar ao Brooklyn Bridge Park, tire fotografias, desta vez com Manhattan como pano de fundo.

Reservar uma excursão à Ponte de Brooklyn

Comer no Time Out Market

Viajar e fazer turismo consomem muita energia e é por isso que a hora do almoço é a nossa melhor aliada. Aproveite o seu tempo em Brooklyn e faça uma visita ao Time Out Market.

Neste food hall pode encontrar comida de todo o mundo. Perfeito se ainda não tens a certeza do que queres comer, deixa que as opções cheguem até ti através dos teus olhos. Do Brooklyn Bridge Park são apenas 3 minutos a pé. Este é apenas um dos melhores lugares para comer em Brooklyn, mas passeie pela área e encontrará muitos cafés e restaurantes deliciosos.

Apreciar o melhor do Museu de Arte de Brooklyn

O Museu de Arte de Brooklyn é o terceiro maior museu da Big Apple. Encontrará arte de diversas origens, como egípcia, italiana e do Oriente Próximo.

Para lá chegar, apanhe a linha 2 ou 3 do metro. A estação fica logo na entrada do museu. O museu está aberto a partir das 11 horas. O ideal é passar pelo menos 2 horas no museu. O melhor deste museu é que tem até às 20 horas para o explorar, por isso pode levar o tempo que quiser. Lembre-se apenas de reservar os seus bilhetes online com antecedência, para não ter de esperar para entrar.

Para a sua visita ao interior, recomendo que siga este guia prático. Desta forma, não perderá nenhum dos mais de 1,5 milhões de objectos expostos no museu.

Dia 4: Regresso a Manhattan

Entrada do Metropolitan Museum of Art em Nova Iorque| ©Patxi Moraleda
Entrada do Metropolitan Museum of Art em Nova Iorque| ©Patxi Moraleda

Dizem que se volta sempre para onde se foi feliz, e Manhattan é certamente uma ilha onde todos os que a visitam ficam maravilhados. Dedique o último dia aos locais mais emblemáticos da Big Apple. As suas fotografias vão ser a inveja de todos no Instagram.

Dê um passeio matinal pelo Central Park

Tudo o que há para ver e fazer no Central Park pode levar um dia inteiro ou mais, por isso considere deixar algumas coisas para a próxima vez que voltar. Neste caso, recomendo um passeio mais limitado, mas igualmente agradável.

Comece por visitar o memorial de John Lennon, Strawberry Fields, entrando no Central Park West entre as ruas 71 e 72. Depois, dirija-se para a Bow Bridge, contorne o lago e tire fotografias de diferentes ângulos.

Saia do parque pelo famoso trilho do The Mall. Se for no outono ou na primavera, ficará certamente maravilhado com a paisagem. Finalmente, mude de direção e dirija-se ao Metropolitan Museum of Art (MET) onde o melhor está apenas a começar.

Reservar uma visita guiada ao Central Park

Perca-se entre as obras do MET

Comece o seu passeio pelo Central Park por volta das 8 horas da manhã, para que às 10 horas, hora de abertura do MET na Quinta Avenida, esteja pronto para a sua visita. É ainda melhor se comprar os seus bilhetes online ou se utilizar um dos cartões turísticos que ** pode comprar para visitar Nova Iorque** e que inclui o MET, para que possa passar diretamente sem ter de esperar na fila.

É preciso ter em conta que o MET é um museu enorme, por isso recomendo que consulte este guia para o visitar. Desta forma, não perderá nada de importante e poupará tempo para outras atracções da cidade.

Recomendo que passe pelo menos duas horas a visitar as colecções permanentes e temporárias. Outra coisa a ter em conta é que as mochilas e as malas não são permitidas no museu, mas existem cacifos gratuitos disponíveis no museu onde se pode livrar do peso que transporta.

Reservar uma visita guiada ao MET

Caminhe em direção à Catedral de São Patrício

Quando sair do MET, pode ir diretamente para a Quinta Avenida em direção à catedral gótica de Nova Iorque: a Catedral de São Patrício. Patrick. A caminhada dura cerca de 30 minutos, durante os quais poderá apreciar os edifícios e as lojas com as rendas mais caras da cidade e talvez do mundo.

Quando chegar, poderá apreciar o seu design tanto do interior como do exterior, desde que não esteja a decorrer uma cerimónia religiosa.

À saída, recomendo que dê um passeio pelo Rockefeller Center, especialmente se estiver em Nova Iorque em dezembro e for fã do ambiente natalício (nesse caso, não hesite em consultar o artigo sobre o Rockefeller Center no Natal). Fica mesmo em frente à catedral. Pode mesmo fazer aí uma pausa para almoço e depois continuar a passear um pouco mais pelas lojas e pela Quinta Avenida. Ali mesmo pode (e deve) subir ao Top of the Rock para ter as melhores vistas aéreas de Manhattan.

Comprar bilhetes para a Catedral de São Patrício

Obtenha uma vista panorâmica do The Edge

Um dos mais novos arranha-céus de Manhattan, The Edge está localizado ao lado do Hudson Yards e perto das linhas de metrô C e E.

The Edge é um dos observatórios mais acessíveis de Nova York atualmente. De facto, os bilhetes para o Edge são mais baratos se os comprar online do que na bilheteira.

Tire partido de outras atracções próximas, como o The Vessel e o parque Hihg Line em Hudson Yards. Fique parado até um pouco antes do pôr do sol e depois vá até o observatório. Vai ficar espantado e pode até ficar um pouco tonto. Mas vale bem a pena, eu garanto.

Compre os seus bilhetes para o The Edge

Admire os letreiros iluminados na Time Square

Para terminar o dia, caminhe até Times Square. Está apenas a 10 minutos a pé. A partir do cruzamento da 7th Avenue com a 45th Street, prometo-lhe que vai divertir-se imenso.

Tire fotografias junto às escadas vermelhas, compre um donut Krispy Kreme e admire os sinais de néon que nunca dormem. Há também algumas lojas gigantes para visitar, como a **Forever 21, Levi's, H&**M, etc.

Guardar a noite para uma experiência musical

Enquanto estiveres na zona, aproveita e vai ver um autêntico musical da Broadway! Mas não compre os seus bilhetes na rua, pois há muitas burlas. Reserve online para poder passear pela zona até à hora do espetáculo. Afinal, é o seu último dia na cidade e vai querer aproveitá-lo para fazer algumas compras.

Compre seus ingressos da Broadway com antecedência