Nova Iorque em 4 dias: itinerário e conselhos atualizados
Será que 4 dias são suficientes para passear por Nova Iorque? A resposta é sim, são, desde que tenha o itinerário certo - aqui está o guia que procura!
4 dias em Nova Iorque é muito tempo: há muito para ver e fazer na Big Apple, mas escolher bem o seu itinerário e reservar os seus bilhetes com antecedência ajudá-lo-á a jogar pelo seguro e a aproveitar ao máximo o seu tempo.
Eis o que não deve perder na cidade para que possa tirar o máximo partido da sua viagem.
Dia 1: Um passeio pelo sul de Manhattan
A ilha de Manhattan tem muito a oferecer. Cenários de filmes, arte de rua, história, comida, os melhores museus de Nova Iorque e muito mais. Afinal de contas, é a imagem de Nova York que vem à mente quando se ouve falar da Big Apple.
Comece o seu primeiro dia no Sul e aprenda tudo sobre a história da cidade. Veja como.
Navegue na balsa até a Estátua da Liberdade e a Ilha Ellis
Começar o dia com um cruzeiro pelo rio Hudson até a Estátua da Liberdade é uma decisão inteligente. No início do dia, há poucos turistas a passear pelas ilhas, pelo que irá certamente apreciar muito mais a viagem.
Há dois portos para o ferry: Battery Park e a vizinha Jersey City. A frequência é de 25 a 30 minutos, com a primeira saída às 9:30 AM e a última às 3:30 PM. Neste passeio, não só se descobre a importância do monumento que a França ofereceu aos Estados Unidos no centenário da sua independência. Também tem uma paragem em Ellis Island, a ilha que acolheu pelo menos 40% dos antepassados da população americana atual.
Recomendo que reserve a sua visita ao pedestal da Estátua da Liberdade ou compre bilhetes para a Estátua da Liberdade com antecedência para evitar surpresas e longas filas.
Um momento para recordar: visite o Memorial e Museu do 11 de setembro
Quando regressar a Manhattan, o ferry deixá-lo-á de novo em Battery Park. A partir daí, pode caminhar 12 minutos pela Greenwitch Street até ao Memorial do 11 de setembro.
Embora seja uma experiência um pouco agridoce, garanto-lhe que vale a pena, pois acabará por se tornar um especialista na história da Big Apple. Para além disso, tanto o Memorial como o Museu, que são duas coisas diferentes, apresentam este momento histórico da forma mais respeitosa possível.
Quando chegar, ficará frente a frente com o Memorial construído no Ground Zero, um espaço para recordar aqueles que já cá não estão. A partir daí, poderá visitar o Museu do 11 de setembro, um espaço onde aprenderá tudo sobre o impacto social e político que a queda das Torres Gémeas teve nos Estados Unidos e no mundo.
Um passeio por Chinatown
No sul de Manhattan, para além do distrito financeiro, encontrará provas arquitectónicas e gastronómicas de toda a imigração ocorrida ao longo da história da cidade.
Comece por dar um passeio por Chinatown. Pode lá chegar em cerca de 16 minutos na linha 4 do metro. O bairro oferece restaurantes com sabores exportados da China e do Sul da Ásia, templos budistas que o vão surpreender e até um museu onde pode conhecer a história da população asiático-americana em Nova Iorque. Canal Street e Mott Street são as principais ruas que o aconselho a percorrer.
Cuidado para não se demorar e esquecer a hora do almoço! Já sabe que Chinatown oferece sítios fantásticos para comer e desfrutar do melhor da Ásia sem sair de Nova Iorque. Tem opções de cozinha vegetariana e de fusão. Experimente coisas novas e aproveite a oportunidade para provar o sabor autêntico de um país visitando um país diferente.
Little Italy e SoHo
A apenas 6 minutos a pé tem outro bairro, ou pelo menos o que resta dele, onde uma paragem é obrigatória. Absorvido com a passagem do tempo por Chinatown, mas igualmente relevante para compreender a história de Nova Iorque: refiro-me a Little Italy. Caminhe ao longo da Mulberry Street, a rua que ainda conserva os vestígios dos ítalo-americanos que povoaram este bairro durante o século XX.
Caminhando para noroeste, há outra zona que vale a pena visitar: o Soho. Este é um bairro cuja estrutura arquitetónica irá certamente captar a sua atenção. Admire os edifícios de ferro fundido durante a sua visita e aproveite a oportunidade para entrar numa ou duas lojas.
É também o lar de alguns dos melhores lugares para comer em Nova York.
Assista a um jogo da NBA em Brooklyn
Para terminar o dia, que tal reservar bilhetes para um jogo da NBA? Mas recomendo que o faça no Barclays Center e saia um pouco de Manhattan. Demorará cerca de 25 minutos a lá chegar de metro a partir do Soho.
Para além de se sentir excitado (e provavelmente perder a voz) ao visitar o estádio dos Nets, pode descobrir algumas das muitas coisas para fazer em Brooklyn.
Dia 2: Explorando o bairro do Bronx
Embora não tenha tantas atracções como Manhattan, o Bronx é um bairro que deve definitivamente visitar. O Jardim Zoológico do Bronx é considerado o maior jardim zoológico da América do Norte e também tem o New York Yankee Stadium.
Comece o seu dia no jardim zoológico
Cerca de 650 espécies esperam-no no Jardim Zoológico do Bronx.
O Jardim Zoológico abre às 10:30h, por isso recomendo que planeie a sua deslocação do seu hotel com antecedência. Por exemplo, demorará cerca de uma hora a chegar lá de transportes públicos a partir do centro de Manhattan, por isso, tome o pequeno-almoço cedo e leve um lanche na mochila.
A propósito, as ligações entre as linhas de metro em Nova Iorque são muito boas, por isso, se vai visitar mais do que um bairro, é uma boa ideia adquirir um passe de transportes públicos. O MetroCard de 7 dias de utilização ilimitada é uma boa opção e, se o utilizar duas vezes por dia, vale a pena o preço. Ele custa US$ 33. Aqui está um Guia do Metro de Nova Iorque para o ajudar a orientar-se.
Saboreie a culinária italiana em Belmont
Para além de Manhattan, o Bronx tem o seu próprio pedaço de Itália na cidade. Por isso, se não se cansar de comer quando sair do jardim zoológico, recomendo uma viagem a Belmont, a Pequena Itália do Bronx.
Apanhe a saída do jardim zoológico para Belmont e caminhe a partir daí durante cerca de 10 minutos. O bairro irá recebê-lo com uma variedade de pizzarias onde poderá desfrutar de um sabor original e fazer uma pausa após a sua longa visita ao jardim zoológico.
Visitar o Jardim Botânico
Depois de recarregar as baterias, recomendo uma visita ao Jardim Botânico, situado mesmo ao lado do jardim zoológico. Faça uma visita guiada aos principais jardins e estufas, nomeadamente ao Conservatório Enid A. Haupt, e depois tire fotografias junto ao Jardim das Rochas e à sua cascata.
Se for na primavera, recomendo que visite a Exposição de Orquídeas, pois as flores são espectaculares.
Termine o dia com uma visita ao Yankee Stadium
Os New York Yankees, sediados no Bronx, são uma equipa bem conhecida do basebol profissional. Por isso, para terminar o dia, recomendo uma visita ao seu estádio. Pode apanhar o autocarro no Jardim Botânico. Demora cerca de 45 minutos a lá chegar.
Se a tua viagem for durante a época de basebol, podes até reservar bilhetes e assistir a um jogo. Uma experiência completa.
Já agora, o Yankee Stadium (no exterior) é uma das paragens do famoso Contrasts Tour, algo que recomendo vivamente se preferir descobrir os melhores bairros de Nova Iorque com um guia especializado.
Dia 3: Brooklyn: um bairro com encanto
O bairro mais populoso de Nova Iorque com uma forte identidade... como não experimentar? Pode ver e fazer tanto em Brooklyn!
Atravessar a ponte de Brooklyn para uma experiência mais autêntica
Começar o dia com um pouco de exercício é uma óptima maneira de se manter ativo, não acha? Então, atravesse de Manhattan para Brooklyn na icónica ponte que liga os dois bairros.
O seu passeio começa mesmo em frente à Câmara Municipal de Nova Iorque, de onde se tem uma vista da Ponte de Brooklyn. Tire fotografias com o bairro de Brooklyn e a ponte como pano de fundo. Depois, dirija-se para a ponte de Brooklyn View e atravesse-a. Demorará cerca de 30 minutos a chegar ao outro lado.
Quando chegar ao Brooklyn Bridge Park, tire fotografias, desta vez com Manhattan como pano de fundo.
Comer no Time Out Market
Viajar e fazer turismo consomem muita energia e é por isso que a hora do almoço é a nossa melhor aliada. Aproveite o seu tempo em Brooklyn e faça uma visita ao Time Out Market.
Neste food hall pode encontrar comida de todo o mundo. Perfeito se ainda não tens a certeza do que queres comer, deixa que as opções cheguem até ti através dos teus olhos. Do Brooklyn Bridge Park são apenas 3 minutos a pé. Este é apenas um dos melhores lugares para comer em Brooklyn, mas passeie pela área e encontrará muitos cafés e restaurantes deliciosos.
Apreciar o melhor do Museu de Arte de Brooklyn
O Museu de Arte de Brooklyn é o terceiro maior museu da Big Apple. Encontrará arte de diversas origens, como egípcia, italiana e do Oriente Próximo.
Para lá chegar, apanhe a linha 2 ou 3 do metro. A estação fica logo na entrada do museu. O museu está aberto a partir das 11 horas. O ideal é passar pelo menos 2 horas no museu. O melhor deste museu é que tem até às 20 horas para o explorar, por isso pode levar o tempo que quiser. Lembre-se apenas de reservar os seus bilhetes online com antecedência, para não ter de esperar para entrar.
Para a sua visita ao interior, recomendo que siga este guia prático. Desta forma, não perderá nenhum dos mais de 1,5 milhões de objectos expostos no museu.
Dia 4: Regresso a Manhattan
Dizem que se volta sempre para onde se foi feliz, e Manhattan é certamente uma ilha onde todos os que a visitam ficam maravilhados. Dedique o último dia aos locais mais emblemáticos da Big Apple. As suas fotografias vão ser a inveja de todos no Instagram.
Dê um passeio matinal pelo Central Park
Tudo o que há para ver e fazer no Central Park pode levar um dia inteiro ou mais, por isso considere deixar algumas coisas para a próxima vez que voltar. Neste caso, recomendo um passeio mais limitado, mas igualmente agradável.
Comece por visitar o memorial de John Lennon, Strawberry Fields, entrando no Central Park West entre as ruas 71 e 72. Depois, dirija-se para a Bow Bridge, contorne o lago e tire fotografias de diferentes ângulos.
Saia do parque pelo famoso trilho do The Mall. Se for no outono ou na primavera, ficará certamente maravilhado com a paisagem. Finalmente, mude de direção e dirija-se ao Metropolitan Museum of Art (MET) onde o melhor está apenas a começar.
Perca-se entre as obras do MET
Comece o seu passeio pelo Central Park por volta das 8 horas da manhã, para que às 10 horas, hora de abertura do MET na Quinta Avenida, esteja pronto para a sua visita. É ainda melhor se comprar os seus bilhetes online ou se utilizar um dos cartões turísticos que ** pode comprar para visitar Nova Iorque** e que inclui o MET, para que possa passar diretamente sem ter de esperar na fila.
É preciso ter em conta que o MET é um museu enorme, por isso recomendo que consulte este guia para o visitar. Desta forma, não perderá nada de importante e poupará tempo para outras atracções da cidade.
Recomendo que passe pelo menos duas horas a visitar as colecções permanentes e temporárias. Outra coisa a ter em conta é que as mochilas e as malas não são permitidas no museu, mas existem cacifos gratuitos disponíveis no museu onde se pode livrar do peso que transporta.
Caminhe em direção à Catedral de São Patrício
Quando sair do MET, pode ir diretamente para a Quinta Avenida em direção à catedral gótica de Nova Iorque: a Catedral de São Patrício. Patrick. A caminhada dura cerca de 30 minutos, durante os quais poderá apreciar os edifícios e as lojas com as rendas mais caras da cidade e talvez do mundo.
Quando chegar, poderá apreciar o seu design tanto do interior como do exterior, desde que não esteja a decorrer uma cerimónia religiosa.
À saída, recomendo que dê um passeio pelo Rockefeller Center, especialmente se estiver em Nova Iorque em dezembro e for fã do ambiente natalício (nesse caso, não hesite em consultar o artigo sobre o Rockefeller Center no Natal). Fica mesmo em frente à catedral. Pode mesmo fazer aí uma pausa para almoço e depois continuar a passear um pouco mais pelas lojas e pela Quinta Avenida. Ali mesmo pode (e deve) subir ao Top of the Rock para ter as melhores vistas aéreas de Manhattan.
Obtenha uma vista panorâmica do The Edge
Um dos mais novos arranha-céus de Manhattan, The Edge está localizado ao lado do Hudson Yards e perto das linhas de metrô C e E.
The Edge é um dos observatórios mais acessíveis de Nova York atualmente. De facto, os bilhetes para o Edge são mais baratos se os comprar online do que na bilheteira.
Tire partido de outras atracções próximas, como o The Vessel e o parque Hihg Line em Hudson Yards. Fique parado até um pouco antes do pôr do sol e depois vá até o observatório. Vai ficar espantado e pode até ficar um pouco tonto. Mas vale bem a pena, eu garanto.
Admire os letreiros iluminados na Time Square
Para terminar o dia, caminhe até Times Square. Está apenas a 10 minutos a pé. A partir do cruzamento da 7th Avenue com a 45th Street, prometo-lhe que vai divertir-se imenso.
Tire fotografias junto às escadas vermelhas, compre um donut Krispy Kreme e admire os sinais de néon que nunca dormem. Há também algumas lojas gigantes para visitar, como a **Forever 21, Levi's, H&**M, etc.
Guardar a noite para uma experiência musical
Enquanto estiveres na zona, aproveita e vai ver um autêntico musical da Broadway! Mas não compre os seus bilhetes na rua, pois há muitas burlas. Reserve online para poder passear pela zona até à hora do espetáculo. Afinal, é o seu último dia na cidade e vai querer aproveitá-lo para fazer algumas compras.