O que ver e fazer em São Francisco em 5 dias

Explore a cidade californiana e os seus arredores. São Francisco vai fazer-te apaixonar

Matteo Gramegna

Matteo Gramegna

leitura de 11 minutos

O que ver e fazer em São Francisco em 5 dias

São Francisco | ©Paul Sableman

Um roteiro de cinco dias é perfeito para conhecer a maioria das atrações de São Francisco. O seu ícone é a ponte Golden Gate que liga a metrópole ao condado de Marin.

A silhueta vermelha que emerge das brumas é um típico cartão postal da cidade. No entanto, há muito mais para ver. Chinatown, Alcatraz e o Museu Walt Disney são apenas alguns dos seus pontos de referência.

Dia 1: Centro da cidade e Chinatown

Chinatown, São Francisco| ©Ken Lund
Chinatown, São Francisco| ©Ken Lund

Para aquecer, a viagem do primeiro dia começa no coração da cidade. Para aqui chegar, pode apanhar o metro e sair na estação de Powell Street ou Montgomery St.

Comece o percurso entre a Market Street e a Union Square

Os eléctricos são icónicos em São Francisco. As suas silhuetas a subir e a descer as encostas são um típico postal da cidade.

Talvez não saiba que existe uma linha (a F) que utiliza veículos antigos comprados noutras cidades da Europa e dos Estados Unidos. O melhor sítio para os ver é entre a Market Street e a Union Square.

Antes de tirar algumas fotografias, pode recuperar as forças com um bom pequeno-almoço. A poucos metros da Union Square está o Honey Honey Cafe, um estabelecimento com uma grande variedade de panquecas, mas também bagels, sanduíches e muito mais (599 Post Street).

Reserve o seu autocarro de turismo em São Francisco

Tour Chinatown

Acomunidade chinesa de São Francisco é a mais antiga dos Estados Unidos. Abrange uma grande área e os seus pontos focais são a Grant Avenue (com o famoso Dragon Gate) e a St. Mary's Square, a praça que alberga a estátua do político e ideólogo Sun Yat-sen. Para além das atracções acima mencionadas, há muito mais para ver:

  • Stockton Street, uma rua que o transportará para os mercados de Pequim ou Xangai. Há milhares de lojas tradicionais que vendem fruta, comida, bazares e muito mais.
  • Sing Chong e Sing Fat, os dois primeiros edifícios construídos após o terramoto de 1906. O seu aspeto faz lembrar a arquitetura oriental.
  • Antiga central telefónica, a antiga sede de uma central telefónica. Os operadores telefónicos tinham de saber de cor cinco dialectos chineses, bem como o nome e a morada de cada cliente.
  • Portsmouth Square, o núcleo original da cidade
  • Old St. Mary's Church, uma igreja construída em meados do século XIX. Foi um dos poucos edifícios que sobreviveram ao terrível terramoto de 1906.

Para mais informações sobre os pontos turísticos e atividades, recomendo a leitura do post sobre o que ver e fazer na Chinatown de São Francisco.

Subir a Nob Hill

Nob Hill, São Francisco| ©Dave Glass
Nob Hill, São Francisco| ©Dave Glass

A uma curta distância de Chinatown fica o exclusivo bairro de Nob Hill. Se estiver a viajar para São Francisco com crianças, pode levá-las ao Huntington Park, que tem um parque infantil para os mais pequenos.

Outro ponto de referência do bairro é o Cable Car Museum, uma coleção completa de eléctricos (1201 Mason Street).

Passear em North Beach

Para terminar o dia, North Beach é sempre uma boa ideia. É conhecida como a "Pequena Itália" de São Francisco, pois foi o lar de uma grande colónia de imigrantes transalpinos.

Antes de terminar o dia num restaurante - eu pessoalmente recomendo o Sotto Mare - pode passar algum tempo a explorar o bairro.

Uma visita obrigatória é a Grace Cathedral, uma igreja de estilo gótico que faz lembrar a Notre Dame de Paris. A seguir, pode ser a Coit Tower, uma torre monumental em forma de flauta. Fica no topo de uma colina e, do seu ponto de vista, pode desfrutar de uma das melhores vistas de São Francisco.

Reserve um passeio de bicicleta em São Francisco

Dia 2: Alcatraz e a orla marítima

Alcatraz| ©Mark Shepherd
Alcatraz| ©Mark Shepherd

A prisão de São Francisco é um lugar mítico. Livros e filmes mostram-nos a sua atmosfera, mas nada substitui uma experiência em primeira mão.

Visite a prisão mais famosa do mundo

A baía de São Francisco é o lar de um dos lugares mais inexpugnáveis do planeta. A ilha de Alcatraz é mundialmente famosa pela prisão federal que esteve em funcionamento de 1933 a 1963.

Albergou os criminosos mais perigosos da América e quase ninguém conseguiu escapar. Os únicos fugitivos foram Frank Morris e os irmãos John e Clarence Anglin, mas isso é outra história.

Uma vez na "The Rock" (a alcunha da ilha), pode visitar o parque infantil, as celas, o refeitório e outras salas. Os bilhetes incluem geralmente um guia áudio em diferentes línguas que revelará os segredos dos seus habitantes mais famosos.

Se tiveres tempo, depois de visitares a prisão, recomendo-te que vás até ao Farol de Alcatraz. De lá, podes desfrutar de uma das melhores vistas de São Francisco.

  • Como chegar lá: é preciso apanhar um ferry no cais 33 do Fisherman's Wharf. A viagem dura pouco mais de 10 minutos.
  • Preço: Um bilhete único custa aproximadamente 28 dólares.
  • Informação útil: Pode ser visitado todos os dias do ano, exceto no Dia de Ação de Graças, Natal e Ano Novo.

Reserve uma excursão a São Francisco e Alcatraz

Explore Fisherman's Wharf

Cais dos Pescadores| ©Eugene Kim
Cais dos Pescadores| ©Eugene Kim

Depois de visitar Alcatraz, pode passar o resto da manhã nesta zona da cidade. Fisherman's Wharf é o núcleo original de São Francisco.

O que outrora foi uma importante zona industrial ligada à indústria pesqueira é agora uma colorida avenida pedonal e uma paragem obrigatória em qualquer viagem à Golden Gate City.

Um dos seus locais mais fotografados é o Cais 39, um dos locais preferidos dos leões-marinhos. Estes grandes mamíferos são muito comuns nesta zona da Califórnia, mas raramente se concentram no coração de uma metrópole.

  • Como lá chegar: encontra-se no Fisherman's Wharf assim que sai do ferry.
  • Preço: gratuito (exceto para paragens em bares, lojas e restaurantes)
  • Informações úteis: alguns metros mais adiante, no cais 45, encontra-se o Musée Mécanique, um dos museus mais curiosos de São Francisco. Alberga antigas máquinas de jogos, caixas de música e outros objectos vintage.

Reservar um cruzeiro em São Francisco

Comer o peixe mais fresco de São Francisco

Para fazer uma pausa e apaziguar a sua fome, não precisa de se afastar muito. Fisherman's Wharf é o lar de uma série de restaurantes de frutos do mar.

Tome nota destes nomes: Fog Harbor (Pier 39), Scoma's (1965 Al Scoma Way) e Bistro Boudin (160 Jefferson Street), embora a lista possa continuar.

Conheça um navio americano histórico

Você já esteve num submarino? Se a resposta for "não" e estiver um pouco curioso, basta dirigir-se ao Pier 45. Aqui repousa o USS Pampanito, um navio submersível que esteve envolvido em várias façanhas durante a Segunda Guerra Mundial.

O USS Pampanito sobreviveu a mais de 70 batalhas e atualmente recebe mais de 100.000 visitantes por ano.

Uma vez lá dentro, descobrirá como era a vida a bordo e, ao mesmo tempo, conhecerá algumas das suas histórias mais famosas. Posso dizer com segurança que é um dos melhores museus de São Francisco.

Depois de ver o navio, se gosta de desporto americano e quer ver como os locais sentem a paixão, recomendo que vá ao Players Sports Grill & Arcade, um bar que transmite corridas da NBA, MLS, NHL, Nascar e outros eventos ao vivo (2 Beach Street).

Reservar bilhetes para a NBA

Dia 3: Parque Nacional de Yosemite

Yosemite| ©Edward Stojakovic
Yosemite| ©Edward Stojakovic

Esta gigantesca área protegida fica a cerca de 160 milhas da metrópole. Se quiser visitá-la por conta própria, terá de conduzir mais de 3 horas e pagar uma taxa de entrada de cerca de 35 dólares.

Pessoalmente, recomendo reservar uma excursão para Yosemite a partir de São Francisco para uma visita mais completa.

Chegar a Oakdale

Esta cidade californiana é conhecida como a "capital mundial dos cowboys". No núcleo mais antigo da cidade, ainda encontrará casas típicas do Oeste Selvagem, arte de rua e uma estátua de bronze de um cowboy. É uma boa paragem intermédia, uma vez que a viagem de São Francisco a Yosemite demora mais de três horas.

Se acordar cedo, pare na Bloomingcamp Ranch Bake Shop para tomar o pequeno-almoço. A fazenda faz tortas de maçã, biscoitos, bolos e outras guloseimas.

De lá, você pode facilmente chegar a Oakdale e dar um passeio pelo centro da cidade antes de voltar para a estrada.

Fique de queixo caído no Yosemite Valley

Os grandes parques da América são espectaculares, tanto em tamanho como em natureza intocada. O Vale de Yosemite atende a essa definição: suas montanhas de granito se misturam com florestas até onde a vista alcança.

Se tiver escolhido uma excursão, o autocarro parará num miradouro para que possa apreciar a vista.

Reserve a sua excursão ao Parque Nacional de Yosemite

Admire as cataratas

Yosemite| ©Ken Lund
Yosemite| ©Ken Lund

As quedas de água de Yosemite estão localizadas em torno de Yosemite Village e Yosemite Valley Lodge. Um trilho circular leva-o até à base da Lower Yosemite Fall (as quedas "inferiores"), mas também pode caminhar até ao cume. Neste caso, terá de passar pelo menos meio dia a caminhar.

Se visitar São Francisco em junho, verá as cataratas no seu melhor. Em agosto, no entanto, podem ficar reduzidas a um fio de água.

Descubra as fotografias de Ansel Adams

Antes de terminar a visita, há uma última coisa a ver: a coleção de fotografias de Ansel Adams. Uma pequena casa no meio da floresta conserva as suas melhores fotografias, desde a sua juventude até aos seus últimos trabalhos. Ele tinha uma grande paixão pela natureza e os seus diapositivos levaram à criação de vários parques naturais.

Termine o dia no Mister Jiu's

Uma das muitas alcunhas de São Francisco é "Bagdad by the Bay", uma clara referência à diversidade cultural da cidade. Aqui encontra uma grande comunidade chinesa e vários restaurantes especializados em pato assado à Pequim. Para um dos melhores, recomendo o Mister Jiu's (28 Waverly Place).

O restaurante serve cozinha tradicional cantonesa com um toque californiano. Para além do pato, experimente a codorniz assada ou a truta assada. Para saber mais sobre a comida típica, recomendo a leitura do post sobre os melhores food tours de São Francisco.

Reserve um tour gastronômico em São Francisco

Dia 4: Muir Woods e Sausalito

Muir Woods| ©Bill Taroli
Muir Woods| ©Bill Taroli

Uma estadia prolongada em São Francisco é a desculpa perfeita para explorar a área circundante. Na minha opinião, vale a pena afastar-se da cidade para passear nos bosques do Parque Nacional de Muir Woods e descobrir Sausalito, uma aldeia encantadora a poucos quilómetros da cidade junto à baía.

Pode viajar por conta própria ou optar por uma visita guiada de autocarro a Muir Woods e Sausalito.

Mergulhe na natureza em Muir Woods

Não é preciso ir muito longe da cidade para se afastar da azáfama. O Parque Nacional de Muir Woods fica a cerca de 25 quilómetros de São Francisco e é facilmente acessível através da Federal Route 101.

Quando lá chegar, tem duas opções: pode atravessá-lo a pé ou de bicicleta. Já agora, se gostas de duas rodas, recomendo-te que leias o post sobre os melhores passeios de bicicleta em São Francisco.

No bosque, é possível ver muitos esquilos e, com um pouco de sorte, também veados e castores. Na verdade, a sua maior atração são as sequóias gigantes que podem atingir 150 metros de altura. Muir Woods abre às 8:00 da manhã e fecha pouco antes do pôr do sol, por isso leve sapatos confortáveis e faça-se ao caminho!

Reserve a sua excursão a Sausalito e Muir Woods

Passeio pelo calçadão Bridgeway de Sausalito

A segunda paragem do dia é uma pacata cidade de estilo mediterrânico. Sausalito é linda e o Bridgeway Promenade é o seu cartão postal mais famoso.

A Promenade começa na Richardson Street e termina na Princess Street, mas é possível continuar caminhando pela orla. Daqui, a vista é óptima.

Comer no Salito's Crab House & Prime Rib

Depois de uma manhã tão agitada, de certeza que vai ter fome. Se eu tivesse que escolher entre restaurantes com vista, escolheria o Salito's (1200 Bridgeway). As especialidades incluem caranguejo, sanduíches criativas e marisco.

Sausalito| ©Gary Bembridge
Sausalito| ©Gary Bembridge

Alugar uma canoa

Antes de regressar à metrópole, recomendo uma atividade aquática. Em Sausalito, encontrará várias agências que alugam caiaques. Uma delas é a Sea Trek, que também organiza passeios de canoa na Baía de São Francisco.

Não é preciso ser um especialista! Há opções para todos os níveis e, em qualquer caso, terá à sua disposição um guia especializado. Estes percursos percorrem a linha costeira e são perfeitos para ter uma perspetiva diferente da cidade. Se preferir, pode optar pelo Paddle Surfing. Neste caso, é necessário ter alguns conhecimentos básicos da modalidade.

Jantar no House of Prime Rib

A cidade de Golden Gate é famosa pelos seus pratos de marisco. No entanto, mudar é bom e o que proponho para este último dia é uma típica steakhouse americana: House of Prime Rib. Fica na Van Ness Avenue, 1906, a dois passos do Lafayette Park.

O seu prato principal são as costelas de vaca marmoreadas à inglesa. Para obter um sabor excelente e uma textura perfeita, cada corte de carne é envelhecido durante 21 dias. Há também uma adega com vinhos locais e importados. O House of Prime Rib está aberto das 17:00 às 22:00 (de segunda a sexta-feira) e das 16:00 às 22:00 (sábado e domingo).

Dia 5: A praia

Ocean Beach, São Francisco| ©Sharon Mollerus
Ocean Beach, São Francisco| ©Sharon Mollerus

Para o último dia, pensei num plano relaxante para regressar a casa com as baterias recarregadas. Dizer "ir à praia" é muitas vezes redutor. Felizmente, São Francisco tem muito para oferecer.

Relaxar ao sol

Se gosta de grandes praias de areia, a Ocean Beach tem de ser o seu objetivo. Por ser uma praia de vento, é o paraíso dos surfistas. Pode verificar a previsão de surf em Surf Forecast.

Se preferir algo mais selvagem, no entanto, recomendo Mile Rock Beach. A partir daqui, pode desfrutar de uma vista maravilhosa sobre a água e a ponte Golden Gate.

Para lá chegar, terá de percorrer um longo caminho (cerca de 1 milha) e descer cerca de 240 degraus. O ponto de partida é o centro de visitantes (680 Point Lobos Avenue), que tem mapas do sítio.

Passeie pelo Golden Gate Park e visite o Young Museum

Chamar-lhe parque é limitar o que esta área representa. Esta área verde ocupa uma grande faixa da cidade e tem várias atracções.

Uma delas é o Museu De Young, cuja silhueta icónica foi desenhada por Pierre De Meuron. A sua coleção está dividida em duas partes: obras dos séculos XIX e XX e uma grande exposição de arte africana.

À volta do seu perímetro existem pequenos lagos, um jardim japonês, zonas de piquenique, um moinho de vento histórico e muito mais. Na zona mais próxima do oceano, pode ver-se uma manada de búfalos americanos em liberdade.

Reservar bilhetes para o Museu Young

Chegar a um ícone de São Francisco: The Painted Ladies

As Damas Pintadas| ©Mark Gunn
As Damas Pintadas| ©Mark Gunn

Do Golden Gate Park, no Museu De Young, pode sair na Fulton Street e apanhar o autocarro #5. Se sair na paragem Mcallister St & Pierce St, estará a poucos minutos a pé das famosas Painted Ladies, casas de estilo vitoriano com as suas elegantes cores pastel.

Estão situadas na Steiner Street, uma rua junto ao Alamo Square Park, e são os edifícios mais fotografados da cidade. Na mesma zona encontram-se outras residências construídas entre o final do século XIX e o início do século XX. Outros edifícios dignos de menção encontram-se na vizinha Haight-Ashbury, o antigo bairro boémio da cidade.

Para comer, pode optar pelo Nopa, um restaurante que utiliza ingredientes colhidos no norte da Califórnia. O menu muda semanalmente e as críticas são excelentes. Também tem uma boa seleção de vinhos (560 Divisadero Street).

O que fazer em São Francisco em caso de chuva?

São Francisco depois de um dia de chuva| ©Eric Sonstroem
São Francisco depois de um dia de chuva| ©Eric Sonstroem

Oclima de São Francisco é bastante imprevisível e a chuva é bastante comum. Felizmente, não faltam opções para ficar abrigado. Recomendo que leia o post sobre o Aquário de São Francisco e os artigos dedicados à Academia de Ciências da Califórnia ou as 10 coisas para ver em São Francisco no inverno.

Reserve o seu autocarro turístico em São Francisco