10 coisas para ver e fazer em Bordéus em junho

junho marca o início do verão, por isso, numa cidade como Bordéus, há muitos planos. Eis algumas recomendações...

Keyvis Montilva

Keyvis Montilva

leitura de 8 minutos

10 coisas para ver e fazer em Bordéus em junho

Bordeaux entre la niebla |©francesvirtual

A cidade de Bordéus é considerada a capital do vinho em França e é, sem dúvida, um dos destinos turísticos mais interessantes da Europa. A sua ofertacultural é muito diversificada ao longo do ano mas, especificamente, durante o mês de junho, há muitas coisas para fazer para coincidir com o início do verão.

1. Piquenique nas vinhas perto de Bordéus

Piquenique na relva|© Deval Parikh
Piquenique na relva|© Deval Parikh

O vinho e a região vinícola são duas das principais atracções turísticas de Bordéus, pelo que uma das melhores coisas a fazer em junho é participar num piquenique numa das muitas adegas da região. Tornou-se uma tradição anual que , durante o primeiro fim de semana deste mês, diferentes vinhas abram as suas portas para que tanto os cidadãos locais como os turistas possam visitar os seus campos gratuitamente.

A lista exacta das adegas de Medoc e St Emilion que participam neste ciclo de portas abertas em junho muda todos os anos. Sugerimos que reserve uma visita guiada e uma excursão a St Emilion para conhecer o processo de produção por detrás das diferentes denominações da região.

Além disso, deve também ter em mente que as melhores visitas guiadas ao vinho em Bordéus se encarregam de toda a logística necessária para que possa desfrutar da experiência sem se preocupar com o transporte ou pagar a especialistas na história destas adegas.

Reserve a sua excursão de vinho a St Emilion a partir de Bordéus

2. Ir para o Festival Le Haillan Chanté

Pessoas no festival|© Jade Masri
Pessoas no festival|© Jade Masri

O festival Le Haillan Chanté é um evento que se realiza todos os anos em meados de junho no bairro de Le Haillan. Basicamente, é uma semana em que os amantes da música tradicional francesa podem desfrutar de uma atmosfera cultural em que são oferecidos até 10 concertos diferentes.

O melhor a fazer é descobrir se os concertos que coincidem com a sua visita lhe agradam, pois idealmente também pode fazer turismo na área. Por exemplo, o Bordeaux City Pass dá-lhe acesso a importantes instituições musicais da cidade, como a Ópera Nacional de Bordéus, entre muitas outras.

Comprar o seu Bordeaux City Pass

3. Comer ostras em Arcachon

Ostras servidas|© Bruce Chapman
Ostras servidas|© Bruce Chapman

As ostras fazem parte da cultura culinária do sul de França e, durante o mês de junho, o bairro de Saint Augustin celebra o seu próprio festival gastronómico. Basicamente, trata-se de uma feira gratuita onde, ao longo do dia, diferentes restaurantes e famílias vendem pratos em que as ostras são o ingrediente principal. Se preferir, também pode reservar um passeio gastronómico pela cidade.

O evento também se estende à noite, onde normalmente há concertos gratuitos e todo o bairro se transforma numa espécie de festa de rua para celebrar o início do verão.

Em qualquer caso, deve saber que a data normalmente escolhida para este festival é o primeiro fim de semana do mês, pelo que uma boa maneira de aproveitar esta data em Bordéus é visitar a cidade costeira de Arcachon.

Reservar uma viagem de um dia a Arcachon a partir de Bordéus

4. Ir a Blanquefort para o Festival Echappée Belle

Mãos ao alto|© Jay Wennington
Mãos ao alto|© Jay Wennington

Nos subúrbios do norte de Bordéus, encontra-se o bairro de Blanquefort e, no seio desta bela comunidade, realiza-se uma das festas mais interessantes de todo o mês de junho. Trata-se de um evento familiar que mistura teatro, dança, circo... para levar estes aspectos aos membros mais jovens da família.

O local exato muda todos os anos, mas o mais comum é que, durante os três ou quatro dias do festival, sejam escolhidos diferentes parques do bairro para que os turistas tenham a oportunidade de conhecer toda a área. O Parc Majolan é muitas vezes uma das alternativas preferidas no âmbito da organização do evento.

No entanto, deve saber que percorrer os bairros residenciais dos arredores de Bordéus é uma das melhores formas de explorar a cidade, mesmo que não esteja verdadeiramente interessado no festival. De facto, é uma das coisas recomendadas para fazer em Bordéus em maio, sabendo que muitos deles têm excelentes rotas de ciclismo ao longo do rio Garonne, ideais para o clima de maio.

Reservar um passeio de bicicleta em Bordéus

5. Ir até aos portões abertos dos castelos de Cadillac Côtes

Castelo de Bordéus|©jgunkler
Castelo de Bordéus|©jgunkler

Os castelos das vinhas de Cadillac Côtes são um dos maiores tesouros arquitectónicos da região de Bordéus e, infelizmente, durante a maior parte do ano, tendem a ter um itinerário de visita bastante restrito. Felizmente, durante o mês de junho, esta região também organiza um fim de semana de portas abertas, onde oferece visitas guiadas totalmente gratuitas.

O evento ocorre normalmente durante o primeiro fim de semana do mês e cerca de 45 Chateaux diferentes costumam abrir as suas portas durante este fim de semana e a minha recomendação é que alugue um carro para poder explorar à vontade.

Reservar uma visita guiada a Bordéus

6. Participar na Marcha do Orgulho de Bordéus

pessoas na marcha LGBTQ|© Ian Taylor
pessoas na marcha LGBTQ|© Ian Taylor

O mês de junho é sinónimo de diversidade e inclusão em muitas partes do mundo e a marcha do Orgulho LGBT tem lugar por esta altura nas principais cidades do hemisfério norte. Normalmente, tem lugar no segundo ou terceiro sábado de junho.

O seu ponto de partida é sempre o Parc des Angeliques, até chegar à famosa Place des Quinconces, continuando depois a noite em bares e discotecas por toda a cidade.

O evento é uma das mais importantes marchas do orgulho em França e faz normalmente parte do itinerário da visita de um dia de muitas pessoas a Bordéus. Centenas de turistas vêm à cidade a caminho do sul de França, apenas para desfrutar deste festival que celebra a diversidade e a inclusão de todas as pessoas.

Reservar uma visita guiada a Bordéus

7. Conhecer o mundo gastronómico local com o Festival Morue

Sobremesas em Bordéus|©Fashion Trendsetter
Sobremesas em Bordéus|©Fashion Trendsetter

Moroe é a palavra francesa para "bacalhau" e, curiosamente, a sua visita a Bordéus em junho coincide com uma das melhores tradições gastronómicas de Bordéus. Trata-se de um festival que tem lugar em Bègles, no sul da cidade, onde o bacalhau é o principal protagonista e o festival decorre normalmente durante o último fim de semana do mês.

A experiência é muito mais divertida do que se possa pensar, pois inclui também workshops de cozinha, exposições académicas, degustações gratuitas e conferências culinárias.

O melhor de tudo é que o acesso ao festival é totalmente gratuito e pode fazer parte dos pontos altos de uma visita de três dias a Bordéus, o que é tempo suficiente para se aventurar nos subúrbios da cidade e conhecer a autêntica cultura dos habitantes locais.

Reservar uma visita guiada a Bordéus

8. Experimente as actividades culturais da Fête de la Musique

A festa da música em Bordéus|©Henry de Saussure Copeland
A festa da música em Bordéus|©Henry de Saussure Copeland

No dia 21 de junho, tem lugar uma das tradições francesas mais representativas da cultura nacional. É a Fête de la Musique e é um evento que celebra a música independentemente do seu género e do seu local de origem. Na cidade de Bordéus há claramente actividades relacionadas com esta data especial e, por isso, ao longo do dia encontrará diferentes concertos gratuitos e festas de rua em diferentes partes da cidade.

A minha recomendação para desfrutar do festival de música ao estilo francês é visitar as áreas mais turísticas da cidade, como as praças do distrito central ou os diferentes parques nas margens leste e oeste do rio Garonne.

Apreciar a música nos concertos urbanos gratuitos e depois dirigir-se a um bar para continuar a noite é a melhor maneira de viver esta experiência se a sua visita de dois dias a Bordéus coincidir com o dia 21 de junho.

Reservar uma visita gastronómica a Bordéus

9. Passeio ao longo das margens do rio Garonne para a Fête le Vin de Bordéus

Margem do rio Garonne|©Abariltur
Margem do rio Garonne|©Abariltur

Sendo Bordéus considerada a capital do vinho em França, não é de admirar que exista uma festa especificamente dedicada a celebrar este aspeto da sua cultura. Realiza-se no final de junho, quase sempre durante o terceiro ou quarto fim de semana do mês.

Afesta, além de ser uma excelente oportunidade para conhecer a produção vinícola da região, é também conhecida pelo facto de os grandes barcos à vela atracarem frequentemente nas margens do rio Garonne.

Durante o festival, há muitas provas e degustações gratuitas, e também é possível visitar os veleiros a preços que dependem da organização de cada uma das adegas que os alugam.

10. Não perca o Festival Medieval do Sul da Gironda

Pessoas vestidas com trajes medievais|© Gui Avelar
Pessoas vestidas com trajes medievais|© Gui Avelar

Na floresta de Cabiros em Landiras, uma aldeia a cerca de 45 minutos a sul do centro de Bordéus, há um festival medieval muito famoso na zona.

Recria algumas tradições medievais com pessoas vestidas com trajes medievais e o local está decorado para a ocasião. É, sem dúvida, uma das melhores coisas para fazer com crianças em Bordéus.

O festival propriamente dito dura normalmente dois dias no total e é mais comummente realizado no primeiro ou segundo fim de semana do mês. Para chegar aqui convenientemente, terá de alugar um carro, embora também possa usar os autocarros públicos de Bordéus. Os bilhetes para um adulto numa única data do festival custam **cerca de 20 euros **.

Temperaturas em Bordéus em junho

Praça de Bordéus|©Miquel Fabre
Praça de Bordéus|©Miquel Fabre

As temperaturas em Bordéus durante o mês de junho são bastante favoráveis, uma vez que as máximas são geralmente de 27°C, enquanto as mínimas rondam os 18°C nas noites frias. É possível que ocorram variações mais extremas se houver uma onda de calor durante a sua visita.

Número de turistas em Bordéus em junho

Afluência de turistas em Bordéus|©Emilio del Prado
Afluência de turistas em Bordéus|©Emilio del Prado

O número de turistas em Bordéus durante o mês de junho é um dos mais elevados do ano, pois é o início do verão. Isto traduz-se em parques e monumentos cheios de gente, pelo que reservar com antecedência é a aposta mais segura para qualquer atividade.

Preços em Bordéus em junho

Mercados de Bordéus|©Kellarinha
Mercados de Bordéus|©Kellarinha

Viajar para Bordéus durante o mês de junho é também uma experiência mais cara, uma vez que a procura de alojamento e de restaurantes triplica devido ao facto de ser a época mais turística do ano.

O que levar na mala para uma visita a Bordéus em junho?

Roupa na mala|© Vika Strawberrika
Roupa na mala|© Vika Strawberrika

Bordéus tende a ser bastante húmida quando as temperaturas sobem, por isso aconselho-o a levar roupa respirável e muito protetor solar. Também é importante levar sapatos confortáveis, uma vez que caminhar pelas ruas da cidade é uma parte necessária da exploração turística da cidade.