O que ver em Budapeste em 3 dias: aproveita ao máximo a tua viagem
Se tem três dias inteiros para desfrutar de Budapeste, parabéns! É tempo suficiente para ver os destaques da cidade, e aqui está como o fazer.
Considerada no top 10 das cidades mais bonitas para visitar na Europa, Budapeste é um destino que o deixará maravilhado. Mas certamente a sua primeira pergunta é o que ver e fazer em Budapeste durante a sua viagem de três dias. Aqui, vou dizer-lhe como organizar o seu itinerário de viagem para aproveitar ao máximo cada segundo e desfrutar plenamente de tudo o que este belo enclave tem para oferecer.Vamos começar!
O itinerário abaixo é para três dias completos, começando na manhã seguinte à sua chegada.
Dia 1: Explore o lado BUDA de Budapeste
O primeiro dia será dedicado a conhecer a parte mais antiga e histórica da cidade: Buda. Se estiveres realmente interessado na sua história e curiosidades, recomendo-te que faças uma visita guiada a Budapeste com um guia turístico.
Além disso, neste primeiro dia, recomendo que adquira o Budapest Card, que pode utilizar durante toda a sua estadia na cidade e que inclui descontos até 50% em atracções turísticas, entrada gratuita no Lukács Spa e transportes públicos ilimitados.
Explorar o Castelo de Buda
Um dos símbolos por excelência da cidade é o PalácioReal ou Castelo de Buda. Durante séculos, foi a residência oficial da família real da Hungria e, atualmente, é um complexo majestoso utilizado para albergar o Museu de História, a Galeria Nacional Húngara e a Biblioteca Nacional. Pode passar a manhã a passear e, se gostar de arte, fazer uma visita guiada a pelo menos um dos museus.
O castelo está localizado na chamada Colina do Castelo, um planalto de calcário que se eleva cerca de 2,3 quilómetros acima da cidade.
A subida até ao castelo demora cerca de 30 minutos a pé, mas também tem a opção do funicular do Castelo de Buda. Este maravilhoso meio de transporte percorre 95 metros de altura em poucos minutos num veículo que oferece uma vista panorâmica da cidade. A paragem situa-se mesmo ao lado da Ponte das Correntes.
- Horário de funcionamento: O interior do Castelo está aberto ao público das 10 às 18 horas.
- Taxa de admissão: a exploração dos jardins e das áreas em redor do complexo do Castelo de Budapeste é gratuita, se quiser ver algum dos interiores o preço a pagar é de aproximadamente 9 euros por pessoa e por estadia.
- Duração da visita: Se estiver a visitar o museu, a galeria e a biblioteca, reserve pelo menos 1 hora para ver os destaques de cada um.
Fazer uma pausa para o almoço
Deixando o complexo do Castelo de Buda para trás, não apanhe o Funicular de volta, mas passe o resto do dia a explorar o histórico Bairro do Castelo de Budapeste e a encontrar um bom local para almoçar. Nesta zona encontrará muitas alternativas, aqui estão algumas recomendações mesmo perto do Castelo:
Conhecer o labirinto do Castelo de Budapeste
À volta do Castelo de Buda encontrará várias áreas de interesse histórico; passe a tarde a explorá-las para obter o melhor do Bairro do Castelo de Budapeste.
Uma pequena atração localizada por baixo da Colina do Castelo e tornada uma atração turística pelos habitantes locais é o labirinto. As passagens foram outrora utilizadas para vários fins, mas atualmente é um passeio intrigante e aterrador.
- Horário de funcionamento: das 10 às 19 horas. A última visita, às 18h30, é feita com um candeeiro a gás na mão.
- Taxa de entrada: aproximadamente 3 euros.
- Duração da visita: 30 minutos é suficiente.
Visitar a Igreja Matthias de Nossa Senhora
No bairro do Castelo, encontra-se a mais famosa e uma das mais belas igrejas católicas de Budapeste; a sua fachada gótica, lindamente ornamentada e adornada com tectos coloridos, é apenas um reflexo do que se pode encontrar no interior. Este templo foi durante séculos a sede das coroações reais em Budapeste.
- Horário de abertura: de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 17h00; apenas aos sábados de manhã e aos domingos à noite.
- Taxa de entrada: aproximadamente 3,5 euros por bilhete de adulto.
- Duração da visita: 30-40 minutos são suficientes.
Subir até ao Bastião dos Pescadores para ver o pôr do sol
Ao lado da Igreja de São Matias fica o miradouro mais importante da cidade: o Bastião dos Pescadores. É o melhor sítio para ter uma vista panorâmica completade Budapeste. Não se esqueça de subir antes do pôr do sol e prepare-se para tirar belas fotografias da cidade.
- Horário de funcionamento: Aberto todo o dia e a todas as horas, mesmo nos feriados públicos.
- Taxa deentrada: O acesso ao miradouro é gratuito, mas terá de pagar se quiser aceder às torres.
Fazer um cruzeiro noturno no Danúbio.
Esta é uma das melhores coisas a fazer durante a sua estadia na cidade, pois permite-lhe ver os belos monumentos de uma perspetiva diferente, mesmo iluminados se optar pela visita nocturna. Durante o passeio relaxante, pode descansar e recarregar as baterias para o dia seguinte.
Aqui está uma lista de todos os diferentes cruzeiros que pode encontrar na cidade:
- Cruzeiro simples no Danúbio: esta é a opção mais básica e inclui um cruzeiro de 70 minutos no Danúbio com guia áudio e bebidas.
- Cruzeiro noturno no Danúbio: neste caso é a mesma experiência que a anterior, mas à luz da lua, que como já dissemos tem o toque especial de poder ver os monumentos de Budapeste iluminados.
- Cruzeiro com jantar e música ao vivo: se, para além de apreciar Budapeste à noite e os seus monumentos iluminados, quiser desfrutar de um jantar e de um ambiente musical, esta é a sua melhor opção, um pouco mais especial do que as anteriores.
- Cruzeiro com pizza e bar aberto: se o anterior foi uma óptima opção para desfrutar em casal, este pode ser o ideal para fazer com amigos. Pode escolher se prefere começar às 16:00, 18:00 ou 20:00, você decide.
Dia 2: Explorar a zona PEST de Budapeste
No segundo dia, ficará a conhecer a zona conhecida como Pest, situada na margem oeste do Danúbio. Em comparação com a margem leste, cujos edifícios antigos remontam à Idade Média, Pest é mais moderna e, ao mesmo tempo, repleta de uma arquitetura fabulosa, monumentos históricos e tesouros patrimoniais.
Visitar a Ilha Margarida
No meio do Danúbio, em Budapeste, encontra-se uma bela ilha utilizada como parque e é uma das mais belas zonas verdes a visitar na cidade. Na manhã do seu segundo dia, tente acordar cedo e prepare-se para explorar a Ilha Margarida.
Existem várias opções: pode explorá-la a pé, no comboio turístico que custa cerca de 2 euros, num carro elétrico por cerca de 13 euros por hora ou de bicicleta que custa 3 euros por 2 horas.
Fazer uma visita guiada ao edifício do Parlamento
Deixe a Ilha Margarida para trás e dirija-se a um dos edifícios mais bonitos da capital húngara. O majestoso edifício do Parlamento, localizado a cerca de 12 minutos a pé da Ponte da Ilha Margarida, e a sua impressionante fachada exterior é uma obra-prima da arquitetura neo-gótica. A melhor maneira de conhecer o edifício é definitivamente através de uma visita guiada ao Parlamento de Budapeste.
- Horário de funcionamento: das 10 às 16 horas.
- Preço da visita: a partir de 52 euros.
- Duração da visita: aproximadamente 4 horas.
O Monumento ao Sapato de Budapeste
A poucos minutos do edifício do Parlamento e nas margens do Danúbio, encontra-se um pequeno monumento histórico conhecido como o Monumento aos Sapatos, que homenageia as vítimas judias que, entre 1944 e 1945, foram assassinadas pelos nazis nas margens do Danúbio e os seus corpos atirados à água.
Fazer uma pausa para o almoço
Nos arredores do Parlamento, encontrará a mais variada oferta gastronómica de Budapeste. Aqui está uma seleção de alguns locais de interesse:
- Salaam Bombay: restaurante indiano com belas mesas de madeira e iluminação fraca.
- Élelem Étterem: comida internacional e muito saudável com opções sem glúten no menu.
- Budapest Bistro: classificado como um dos melhores restaurantes húngaros da zona. O seu jardim e terraço são muito bonitos.
- Szamos Café: oferece as vistas mais fabulosas do Parlamento que se pode desejar.
Admire a Basílica de Santo Estêvão
Continue a sua exploração de Peste afastando-se um pouco mais das margens do Danúbio para ver o melhor do Bairro Judeu e um pouco mais do sul da cidade.
O maior edifício religioso da cidade e do país fica a 10 minutos a pé do Monumento ao Sapato, nas margens do Danúbio. Pode ver de perto a esplêndida fachada neoclássica ou maravilhar-se com a cúpula interior de 96 metros de altura. A Basílica de Santo Estêvão, juntamente com o Parlamento, são os maiores edifícios do centro de Budapeste.
A entrada é gratuita, embora possam ser feitos donativos, mas o acesso à torre custa cerca de 1,5 euros. E se quiser apreciar a Basílica em todo o seu esplendor, recomendo que assista a um concerto de órgão, uma experiência única, especialmente se gostar de música clássica.
Passeio pela Vaci Utca
A partir da saída de Santo Estêvão, um passeio a pé de menos de 10 minutos leva-o até Vaci Utca, a rua comercial mais importante de toda a cidade. É tempo de passear ao longo da rua, admirar a bela arquitetura do centro e as luxuosas lojas da zona.
Visite a Sinagoga Judaica de Budapeste
A segunda maior sinagoga do mundo pode ser encontrada no Bairro Judeu de Budapeste. A partir de Vaci Utca, mais 10 minutos de caminhada levam-no diretamente à entrada do templo e ao bairro judeu. Trata-se de um edifício de arquitetura mourisca com influências góticas.
Para conhecer toda a sua história e curiosidades, gostei muito de fazer uma visita guiada à Sinagoga Judaica de Budapeste, pude aproveitar muito mais o passeio e aprendi muito. Vale mesmo a pena.
- Horário de funcionamento da Sinagoga: das 10h às 19h30; fechada aos sábados.
- Taxa de entrada: cerca de 8,5 euros (incluída na visita guiada).
- Duração da visita guiada: 2 horas e 20 minutos.
À noite, conheça os melhores Ruin Bars em Budapeste.
A melhor maneira de terminar o seu segundo dia de exploração de Budapeste é, sem dúvida, visitar os seus famosos Ruin Bars.
Há cerca de duas décadas, comerciantes e visionários lançaram-se na tarefa de recuperar edifícios antigos ou fábricas abandonadas no centro. Ao longo dos anos, reinventaram-se com um conceito de vida nocturna fresco e divertido. Uma visita guiada levá-lo-á a conhecer os melhores de Budapeste.
Dia 3: Explore Andrássy e desfrute dos Spas
Continue a sua excitante viagem por Budapeste explorando o resto da parte ocidental do Danúbio. Este é o dia para visitar os spas e os mercados preferidos dos habitantes locais.
Dirija-se ao Mercado Central ao amanhecer
Na manhã do seu último dia em Budapeste, levante-se bem cedo para explorar o Mercado Central da cidade, que abre todos os dias às 6 da manhã. Famoso como uma das áreas de entretenimento preferidas dos habitantes locais, o dia mais movimentado do mercado é o sábado, quando muitas pessoas saem para fazer as suas compras importantes.
Durante a sua visita, poderá comprar as suas lembranças de viagem e, se não tiver tempo para o pequeno-almoço, existe uma praça de alimentação no primeiro andar.
- Horário de funcionamento: das 6h às 18h, exceto às segundas-feiras, quando encerra às 17h, e aos sábados, às 15h.
- Taxa de entrada: gratuita.
- Duração da visita: o tempo que desejar.
Passeio pela Avenida Andrássy
A Avenida Andrássy é considerada a rua mais bonita de Budapeste e a mais carregada de história. Um passeio pelas montras das lojas na época de Natal em Budapeste é uma atração turística por si só.
Para lá chegar a partir do Mercado Municipal de Budapeste, apanhe o elétrico 49 na estação Central Market Hall. Saia em Deák Ferenc tér M e estará apenas a 3 minutos a pé do cruzamento Andrássy- Bajcsy-Zsilinszky. Siga o curso da avenida na direção noroeste para encontrar um dos locais mais bonitos da cidade.
Caminhada até à Praça dos Heróis
Caminhar ao longo da avenida, desde as imediações da Basílica de Santo Estêvão até à Praça dos Heróis, demora cerca de 30 minutos a pé. É um dos pontos históricos mais importantes e a praça mais emblemática da cidade.
Na praça encontra-se um dos *melhores museus da cidade: o Museu de Belas Artes. A sua fachada neoclássica complementa magnificamente a Praça e as vistas nocturnas de todo o complexo iluminado à noite são imperdíveis.
Fazer uma pausa para almoço
nas imediações da Praça
Antes de continuar a sua aventura, faça uma pausa para o almoço num dos muitos restaurantes à volta da Praça. Abaixo está uma lista de alguns dos mais interessantes, mas sinta-se livre para explorar a área e decidir por si mesmo.
- Paprika Vendéglő: entre os melhores restaurantes de comida húngara que pode experimentar nesta zona da cidade.
- Városliget Café: especialistas em comida local, o restaurante está localizado dentro do parque Városliget, com vistas maravilhosas para os castelos e para o lago.
- Robinson Étterem: localizado dentro do parque com belas vistas para o lago, é um restaurante mediterrânico.
- Café Kara: se lhe apetecer beber outra coisa, o Café Kara é a opção ideal. Está localizado na Avenida Andrássy com uma vista maravilhosa da Praça dos Heróis.
Depois do almoço, visite o Spa Széchenyi
Independentemente da época do ano em que visitar a capital, uma visita ao Spa Széchenyi é uma atração turística única que não deve ser perdida em nenhuma circunstância. Passe a tarde do seu último dia na cidade a relaxar nas águas como forma de conhecer uma das partes mais maravilhosas que Budapeste tem para oferecer.
O enclave está localizado mesmo à saída da Praça dos Heróis, no Parque Városliget. No interior, encontrará 15 piscinas: 3 delas são grandes piscinas ao ar livre, ideais para desfrutar de um verão em Budapeste, e as restantes são piscinas mais pequenas que, durante o inverno, são transformadas em piscinas aquecidas. A experiência é complementada por salas de sauna e áreas de massagem.
- Horário de funcionamento: das 06:00 às 22:00 horas.
- Preçoda entrada: a partir de 37 euros por pessoa.
- Duração da visita: o tempo que desejar.
Passeio por Városliget ao pôr do sol
À saída do Spa, aproveite para passear pelo Városliget, o parque da cidade de Budapeste. Passeie pelos seus caminhos para encontrar outros pontos de referência da zona, como o jardim zoológico local e o belo Castelo Vajdahunyad. Saindo do parque ao anoitecer, não se esqueça de tirar belas fotos da Praça dos Heróis iluminada por luz artificial.