Mais sobre: Os 7 melhores passeios de Reikiavik.
Reykjavik, a capital da Islândia, é uma cidade rica em história e mitologia, inserida num ambiente natural maravilhoso. A aurora boreal, a observação de baleias e aves marinhas, as paisagens vulcânicas a pé ou a cavalo, os túneis de lava ou relaxar numa piscina termal são apenas algumas das maravilhas que pode ver e fazer em Reiquiavique.
Em Reiquiavique, pode também descobrir os edifícios emblemáticos, a história, a mitologia, a cultura e as delícias gastronómicas que tornam Reiquiavique única no mundo. Além disso, existem muitas excursões e viagens a partir de Reiquiavique para diferentes partes da ilha, pelo que é o melhor local para começar a conhecer a Islândia. O tempo é um pouco imprevisível, por isso certifique-se sempre de que leva roupa quente e impermeável.
1. Excursão de observação de baleias

Se estiver em Reiquiavique nos meses certos, ver as baleias de perto é uma visão maravilhosa. As excursões de observação de baleias em Reiquiavique são normalmente efectuadas de manhã ou ao fim da tarde, e também quando o sol começa a pôr-se.
Pode fazer um passeio com muitas pessoas num navio de cruzeiro ou, se preferir mais privacidade e estiver disposto a isso, pode apanhar uma lancha rápida. A maioria das excursões oferece fatos-macaco para o frio e uma excursão complementar, caso não consiga ver nenhuma baleia.
A observação de baleias tem normalmente lugar na Baía de Faxafloí e a excursão parte do antigo porto de Reiquiavique. Na baía, é possível ver baleias jubarte, baleias Minke, cachalotes, baleias azuis, baleias-piloto, bem como golfinhos de faces brancas e orcas, dependendo da época do ano em que se efectua a excursão.
A melhor altura para ver baleias em Reiquiavique é no verão (junho a agosto), embora alguns meses antes, em abril e maio, e alguns meses depois, em setembro e outubro, também seja possível ver baleias.
Detalhes interessantes
- Preço: Cerca de 75 EUR para um cruzeiro, 125 EUR para um barco pequeno.
- Duração: Cerca de 3 horas.
- Meio de transporte: Cruzeiro ou barco rápido.
2. Excursão nocturna para ver a aurora boreal

Se for a Reiquiavique no inverno, não pode ir embora sem ver a aurora boreal, um dos espectáculos mais deslumbrantes da natureza.
Em Reiquiavique, pode até ter a sorte de as ver do seu hotel, mas o ideal é vê-las num local onde não haja luzes artificiais. É por isso que é uma boa ideia reservar uma excursão, uma vez que os guias sabem onde e quando as luzes do norte são melhores e dir-lhe-ão tudo sobre elas.
Pode fazer a excursão para ver as luzes do norte em Reiquiavique por terra ou por mar. Ambas são muito interessantes.
Dependendo do meio de transporte que escolher, pode ir com um pequeno grupo de pessoas, como no caso do 4x4, ou ir com um grupo maior, se for de autocarro ou de navio de cruzeiro. Os preços, como é óbvio, variam. Algumas excursões incluem um lanche ou um jantar algures ou, se optar pelo cruzeiro, pode jantar no local.
É uma óptima atividade para toda a família. Tenha apenas em atenção que a aurora boreal é mais frequente por volta da meia-noite e deve estar preparado para o frio.
Além disso, nenhuma excursão pode garantir que as Luzes do Norte serão vistas, por isso é melhor escolher uma excursão que se ofereça para o levar noutro dia, caso elas não apareçam.
Detalhes de interesse
- Preço: Entre 60 e 90 euros, consoante o meio de transporte.
- Duração: Cerca de 3 horas.
- Meios de transporte: Autocarro, 4x4 ou barco de cruzeiro.
3. Excursão de autocarro turístico pela cidade de Reiquiavique

Se estiver interessado em ver as principais atracções da cidade de Reiquiavique, apanhar um autocarro que o levará a todo o lado e lhe dará a liberdade de passar o tempo que quiser em cada lugar é uma excelente ideia. Especialmente se acabou de chegar à cidade e ainda não decidiu se vai alugar um carro.
O autocarro percorre toda a cidade de Reiquiavique e pára nos vários pontos turísticos onde pode descer para os conhecer melhor e depois voltar a entrar no autocarro para visitar o próximo. O autocarro circula de 1 em 1 hora no verão e de 45 em 45 minutos no inverno.
Pode subir e descer quantas vezes quiser, ao longo de um dia ou dois, consoante a excursão que escolher. Durante todo o percurso, terá também acesso a informações sobre os locais que visitar em 8 línguas, utilizando os auscultadores disponíveis.
As excursões de autocarro por Reiquiavique envolvem grandes grupos de pessoas e podem começar no local de interesse mais próximo do seu hotel ou local de alojamento.
No entanto, tem até às 16.15 horas para entrar e sair do autocarro. Por favor, note que as taxas de entrada para os sítios não estão incluídas.
Locais que pode ver nesta excursão:
- Harpa, Sala de Concertos e Centro de Conferências de Reykjavik.
- Museus: Museu Marítimo de Reiquiavique, Baleias da Islândia, Museu Nacional da Islândia, Museu de Arte de Reiquiavique Kjarvalsstaðir.
- A essencial Igreja Hallgrímskirkja. Tradição evangélica luterana.
- Lækjargata, uma rua no centro onde se encontram casas antigas, a casa do governo, lojas, restaurantes e a Praça Laekjartorg, entre outros.
- Laugavegur, uma das ruas mais antigas e animadas da cidade.
- Perlan, um museu e restaurante giratório futurista, com uma vista incrível da cidade.
- Centro ComercialMarc O'Polo.
- Laugardalur, um espaço verde na cidade para desfrutar do ar livre e dos banhos termais.
Detalhes interessantes
- Preço: Cerca de 28 EUR.
- Duração: O autocarro passa de 45 em 45 minutos, das 9 às 16 horas.
- Meio de transporte: Autocarro.
4. Excursão a Reiquiavique e ao Círculo Dourado

Esta é uma das melhores excursões para ver as atracções obrigatórias de Reiquiavique e do Círculo Dourado, pois terá a oportunidade de visitar os edifícios emblemáticos da cidade e a sua história, bem como viajar ao longo da rota mais famosa da Islândia, vulgarmente conhecida como o Círculo Dourado.
Esta é uma excursão de dia inteiro num veículo confortável acompanhado por um guia especializado, com início pela manhã. O guia dar-lhe-á informações sobre todos os locais que visitar, sejam eles históricos, mitológicos, culturais ou geográficos. As crianças também podem participar nesta excursão.
Locais que podem ser visitados nesta excursão:
- A Casa Hofdi é uma mansão de importância histórica, pois foi aqui que Ronald Reagan e Mikhail Gorbachev se encontraram em 1986. O encontro é considerado o início do fim da Guerra Fria.
- A Harpa Reykjavik é uma importante sala de concertos e conferências na Islândia, que também recebeu muitos prémios pela sua arquitetura, como o Gramophone Magazine's Best Concert Hall em 2010.
- Bessastadir não é apenas a atual residência do Presidente da Islândia, mas um local de importância histórica, construído em 1791. Pensa-se que foi aqui que se instalaram os primeiros islandeses.
- Na Câmara Municipal de Reiquiavique, situada nas margens do Lago Tjörnin, existe um enorme mapa 3D da Islândia no chão. O design do edifício é inspirado no contraste entre a cidade e a natureza de Reiquiavique.
- Quanto ao Alþingishúsið, o parlamento de Reiquiavique, é um edifício emblemático, construído em 1880-81, em pedra dolerite. No primeiro andar, encontram-se relevos dos quatro guardiões da Islândia: um dragão, um abutre, um gigante e um touro, figuras mitológicas que também aparecem no brasão do país.
- Por último, a Igreja Hallgrímskirkja é uma das igrejas mais importantes da Islândia, construída em 1948. A sua impressionante fachada é inspirada nas formações de lava tão caraterísticas da Islândia.
- Parque Nacional de Thingvellir: O Parque Nacional de Thingvellir é Património Mundial da UNESCO. Nele se encontra a cascata Öxarárfoss, que impressiona pelas suas rochas negras; o lago Thingvallavatn; e numerosas fissuras, como a Silfra e a Almannagjá. A Fissura de Silfra é considerada uma das mais incríveis experiências de mergulho em Reykjavik, que envolve nadar entre duas massas continentais.
- Gêiseres Geysir e Strokkur: Geysir, localizado no Vale Haukadalur, é o primeiro gêiser a ser descoberto e o que deu nome aos outros. No entanto, o mais conhecido é o Strokkur, pois é um dos géiseres mais activos.
- A cascata dourada de Gullfoss.
Pormenores interessantes
- Preço: Cerca de 100 EUR.
- Duração: Cerca de 10 horas.
- Meio de transporte: Veículo com ar condicionado e Wi Fi.
5. Excursão dos papagaios-do-mar da costa de Reiquiavique

Se é um amante de aves ou da vida selvagem em geral, inscreva-se numa excursão para ver a casa dos papagaios-do-mar e de outras aves marinhas. Também verá andorinhas-do-mar árcticas e guillemots pretos.
Este é um passeio de barco que pode ser feito se tiver pouco tempo, pois dura cerca de uma hora.
Pode ser feito de manhã ou à tarde, geralmente em grupos de poucas pessoas, e acompanhado por um guia que lhe falará sobre as diferentes espécies de aves e os seus hábitos. O barco leva-o de Reiquiavique até ao porto de Skarfabakki, onde se encontra uma das maiores colónias de papagaios-do-mar. É uma das coisas mais interessantes para ver e fazer com crianças em Reiquiavique.
Os papagaios-do-mar aparecem nas costas da Islândia durante a sua época de reprodução, que é na primavera. Nessa altura do ano, verá milhares. Estas aves são alguns dos animais mais bonitos e curiosos da Islândia. É impressionante vê-los a transportar mais de 10 peixes nos seus impressionantes bicos pretos, laranja e amarelos.
Detalhes de interesse
- Preço: Cerca de 45 euros.
- Duração: Cerca de 1 hora.
- Meio de transporte: barco rápido.
6. Visita gastronómica de Reiquiavique

Sem dúvida, é um excelente plano fazer um dos melhores passeios gastronómicos em Reykjavik, uma cidade com uma arte culinária única. Nada melhor do que um guia especializado para o levar aos melhores restaurantes da cidade para provar as iguarias que só podem ser encontradas na Islândia.
Este passeio é feito em pequenos grupos e a pé, pela área em torno da Praça Ingolfur, na cidade velha. Muitas pessoas referem que as provas são abundantes, mas depende do apetite de cada um.
Normalmente, realizam-se perto da hora do jantar. O guia especializado falará não só sobre os pratos locais, mas também sobre a história, as tradições e as lendas locais.
Os pratos incluem tubarão fermentado, sopa de marisco, cachorro-quente islandês, sopa de borrego, gelado de pão de centeio e outros doces tradicionais.
Estas excursões gastronómicas também incluem normalmente uma bebida no final, com ou sem álcool, e uma visita a uma feira da ladra de Reiquiavique.
Detalhes interessantes
- Preço: Cerca de 100 EUR.
- Duração: Cerca de 3 horas.
- Meio de transporte: A pé.
7. Visita ao túnel de lava de Raufarhólshellir

A apenas 30 minutos de Reiquiavique pode visitar o túnel de lava de Raufarhólshellir, o quarto maior túnel de lava da Islândia. No interior do túnel pode ver formações de lava que foram produzidas após a erupção de um vulcão há 5200 anos. No interior da gruta existe um passadiço e plataformas, pelo que é muito fácil de percorrer.
A visita inclui elementos de segurança, como um capacete com uma lanterna para ver melhor o interior do túnel. Normalmente, é efectuada durante o dia e as crianças com mais de 3 anos podem participar.
Pode ser feito em grupos de até 30 pessoas ou reservar um passeio mais privado. Nesta visita, não só aprenderá sobre a gruta, mas também sobre o vulcanismo em geral, uma vez que é uma visita guiada por uma pessoa conhecedora.
O túnel de lava de Raufarhólshellir situa-se na aldeia de Hveragerði. Tem 1360 metros de comprimento, 330 metros de largura e 10 metros de altura. É diferente vê-lo no inverno ou no verão, pois também tem estalactites de gelo no inverno.
Pormenores interessantes
- Preço: Cerca de 87 EUR para uma visita de 1 hora.
- Duração: Cerca de 3 horas.
- Meio de transporte: Cruzeiro ou lancha rápida.