Os melhores tours gastronómicos de Reiquiavique

Se está a pensar visitar a Islândia, não pode perder a sua deliciosa gastronomia e, para isso, nada melhor do que fazê-lo com um especialista local.

Nicolas Reffray

Nicolas Reffray

leitura de 10 minutos

Os melhores tours gastronómicos de Reiquiavique

Reykjavik | ©Gylfi Gylfason

Há tanto para ver e fazer em Reiquiavique, desde observação de baleias a passeios de helicóptero, glaciares e vulcões, praias de areia preta e muito mais, mas sem dúvida que a comida é algo que não pode perder. A comida faz parte da sua cultura e é um exemplo claro de quem são como povo.

Com um encanto único, a Islândia é interessante mesmo quando se trata de se sentar à mesa. Com um extenso menu, a cozinha islandesa é exótica e saborosa. Prepare-se para uma experiência inesquecível, daquelas que podem ser apreciadas com os cinco sentidos. Aqui seleccionei para si os melhores passeios gastronómicos que pode fazer em Reiquiavique.

1. Visita gastronómica à comida tradicional islandesa

Comida tradicional islandesa| ©360DDa
Comida tradicional islandesa| ©360DDa

Este passeio a pé pelos aromas e sabores da Islândia é único, poderá provar a cozinha islandesa mais típica, enquanto desfruta de um passeio a pé por Reiquiavique e dos comentários do seu guia especializado.

Este é, sem dúvida, um dos melhores passeios gastronómicos em Reiquiavique, pois permite-lhe conhecer o mais típico da cozinha local, como a sopa de marisco ou a sopa de borrego. Não se esqueça que, por estar habituado ao frio, as sopas e os pratos de panela são clássicos aqui, assim como os pratos de peixe.

A excursão começa normalmente na Praça Ingolfur, um ponto de partida perfeito para visitar o porto e fazer um lanche típico. Depois, é altura de provar um cachorro-quente tradicional num restaurante que os cozinha... desde 1937!

É também muito comum que estes passeios incluam uma visita a um supermercado com o seu guia, que lhe mostrará alguns dos produtos e alimentos que só se podem obter na Islândia.

O próximo destino destes passeios é normalmente o Islandic Bar (Islenski Barinn), um local ideal para jantar em grande estilo.

Por fim, é feita uma paragem no Loki Café, um local excecional situado ao lado da bela Igreja Hallgrimskirkja, onde se pode adoçar a noite com um gelado de pão de centeio e algumas iguarias da pastelaria islandesa.

Durante todo o passeio, pode ouvir as histórias do seu guia, que sabe como fazer deste passeio uma aventura divertida para os seus sentidos. História, sabor e aventura misturam-se nesta excursão gastronómica a Reiquiavique para lhe proporcionar um grande momento.

Informações úteis

  • Preço: custa normalmente cerca de 98 euros por pessoa.
  • Duração: A excursão dura normalmente entre 150 e 180 minutos.
  • Prós desta opção: Pode apreciar os sabores típicos da gastronomia local em alguns dos locais mais encantadores da Islândia.
  • Desvantagens desta opção: Se for alérgico a peixe ou marisco, ou se for vegetariano estrito, poderá não conseguir desfrutar plenamente da experiência.

Reservar uma excursão de comida tradicional em Reiquiavique

2. Degustação de hidromel em Reiquiavique

Degustação de hidromel em Reiquiavique| ©Wonder
Degustação de hidromel em Reiquiavique| ©Wonder

Uma das experiências mais agradáveis que pode acrescentar à sua viagem à Islândia. Se é fã da cultura nórdica e, em especial, do mundo dos Vikings, de certeza que já sabe que o hidromel era uma das suas bebidas mais tradicionais.

Nesta prova de 3 horas, irá saborear o autêntico hidromel no local onde o mítico Ragnar Lothbrok navegou para oeste pela primeira vez. A excursão inclui uma visita a Öldur, a primeira e única fábrica de hidromel da Islândia. Um guia mostrar-lhe-á como o hidromel é produzido e como são feitas as diferentes variedades de hidromel.

Durante a visita, terá a oportunidade de provar até 3 tipos diferentes de hidromel. Uma experiência inigualável, ideal para quem gosta tanto de história nórdica como de sabores intensos.

E se o que lhe interessa é mergulhar no passado, não pode deixar de se interessar por uma das melhores visitas guiadas em Reiquiavique para conhecer Game of Thrones, uma das séries de televisão mais populares do mundo.

Foi precisamente aqui, em Reykjavík e arredores , que muitas das suas cenas mais emblemáticas foram filmadas. Pode visitar, por exemplo, o Vale de Arryn, para se sentir como um aventureiro a atravessar a Muralha.

Informações úteis

  • Preço: a partir de £107
  • Duração: aproximadamente 3 horas
  • Vantagens desta opção: Poderá provar uma das bebidas preferidas dos Vikings no seu local de origem.
  • Desvantagens desta opção: A visita não inclui alimentação.

Reservar uma excursão de Game of Thrones em Reiquiavique

3. Excursão de cerveja e álcool em Reykjavík

Excursão da cerveja| ©Tembela Bohle
Excursão da cerveja| ©Tembela Bohle

Um excelente tipo de excursão para os amantes da cerveja. Depois de se encontrar com o seu guia no ponto de encontro, normalmente a Praça Ingolfstorg, passará mais de 2 horas a provar algumas das melhores variedades de cerveja artesanal islandesa.

A cerveja é uma das bebidas mais importantes e tradicionais dos países nórdicos, com uma história que remonta aos Vikings. O seu guia, especialista na matéria, contar-lhe-á toda a história do local e a sua relação com esta bebida, e perceberá porque é que alguns destes tipos de cerveja só podem ser degustados na Islândia.

Esta é uma das melhores visitas guiadas de Reiquiavique, pois sentir-se-á como se estivesse a viajar no tempo numa das regiões mais encantadoras do mundo.

Na maioria das vezes, o guia leva-o a 4 dos bares mais importantes de Reiquiavique, terminando no Icelandic Bar (Islenski Barinn), onde, depois de terminada a visita, pode continuar a jantar alguns dos pratos mais incríveis da cozinha islandesa.

Informações úteis

  • Preço: a partir de 79 euros
  • Duração: de 2 horas a 2 horas e 30 minutos
  • Prós desta opção: Uma experiência única para os amantes da cerveja e da cultura islandesa.
  • Desvantagens desta opção: Embora o passeio seja familiar, as crianças pequenas podem ficar um pouco aborrecidas.

4. Passeio a pé pelo melhor da cozinha islandesa e pelos edifícios mais importantes de Reiquiavique

Passeio a pé em Reiquiavique| ©jordi Doria Vidal
Passeio a pé em Reiquiavique| ©jordi Doria Vidal

Caminhe pelas ruas de Reiquiavique e aprecie os sabores locais enquanto visita locais emblemáticos e muito pitorescos.

A visita começa, como habitualmente, na sala de concertos e conferências Harpa, no coração de Reiquiavique, um local de grande beleza e cheio de pormenores surpreendentes. Também verá a Câmara Municipal e a estátua de Ingólfur Arnarson.

É claro que todo o passeio inclui paragens em alguns restaurantes e camiões de comida de alta qualidade para acompanhar a história com sabor.

As iguarias que irá provar durante este passeio não são apenas islandesas, mas incluem outros tipos de pratos e comida de rua que reflectem o paladar nórdico em geral. Uma excelente forma de entrar em contacto com a cultura destes países.

Informações úteis

  • Preço: a partir de 118 euros.
  • Duração: cerca de 3 horas
  • Vantagens desta opção: Uma boa forma de ficar a conhecer mais do que apenas a gastronomia local.
  • Desvantagens desta opção: Não recomendado para crianças pequenas.

5. Excursão gastronómica de fim de semana em Reiquiavique com paragem na Feira da Ladra de Reiquiavique

Feira da Ladra de Reiquiavique| ©Nickspix
Feira da Ladra de Reiquiavique| ©Nickspix

Uma excursão para mergulhar nas curiosidades locais enquanto prova alguns dos sabores da cozinha islandesa. Este tipo de excursão inclui normalmente uma visita à feira da ladra e da comida islandesa de Kolaportið, um local cheio de encanto, ideal para comprar algumas recordações da sua viagem para levar para casa.

Ao reservar esta excursão, tenha em atenção que a feira da ladra está aberta aos fins-de-semana.

Depois, o mais comum é fazer uma excursão ao antigo porto de Reiquiavique, onde poderá provar uma sopa de marisco tradicional. O marisco na Islândia é um dos alimentos mais populares, tal como o borrego, e é cozinhado de muitas formas, pelo que não pode faltar durante a sua estadia neste país fantástico.

A próxima paragem da excursão é normalmente um restaurante ao estilo do Bæjarins Beztu Pylsur para um cachorro-quente de borrego, um dos clássicos da Islândia. Juntamente com o seu guia local, visitará um supermercado para ver os diferentes produtos, especiarias e sabores típicos da região.

Para o jantar, visitará um restaurante que serve comida tradicional, que poderá acompanhar com uma caneca de cerveja artesanal islandesa. O seu guia acompanhará a visita com histórias sobre o passado da cidade e dos seus arredores.

Por fim, não pode deixar de provar os sabores da padaria de Reiquiavique. Um dos locais mais comuns nestes passeios é o Loki Café, um excelente local para terminar este passeio gastronómico.

Informações úteis

  • Preço: a partir de 107 euros.
  • Duração: aproximadamente 3 horas
  • Vantagens desta opção: para além de poder apreciar a gastronomia local, poderá também ver uma autêntica feira da ladra islandesa e outros pontos de interesse.
  • Desvantagens desta opção: A feira da ladra só está aberta aos fins-de-semana.

6. Contratar um chefe de cozinha privado

Chefe de cozinha privado| ©Rene Asmussen
Chefe de cozinha privado| ©Rene Asmussen

Uma experiência fantástica se decidir ficar num apartamento ou alugar uma casa durante a sua viagem à Islândia. Um chef islandês profissional chegará 90 minutos antes do jantar e preparará tudo para que você e os seus entes queridos possam experimentar uma refeição típica local.

Não tem de se preocupar com nada, o chef traz absolutamente tudo o que precisa para preparar alguns aperitivos, bebidas e um menu estilo buffet, ou um jantar formal de três pratos, como preferir.

Definitivamente uma das melhores coisas para fazer em Reiquiavique no verão. Desfrute de bebidas e de conversas com o seu chef privado, enquanto o ambiente se enche de aromas verdadeiramente irresistíveis.

Aprenderá sobre os pratos islandeses, a sua história e o porquê da utilização de certos ingredientes.

Uma aventura exclusiva para desfrutar dentro de casa, no conforto do seu alojamento. É também uma óptima opção se viajar com a sua família, pois é uma excelente atividade para incluir na sua viagem a Reiquiavique com crianças, uma vez que estas podem ficar aborrecidas numa visita convencional, especialmente se forem muito pequenas, e podem não conseguir desfrutar da experiência ao máximo.

Informações úteis

  • Preço: a partir de 89 euros.
  • Duração: entre 2 e 3 horas, aproximadamente.
  • Prós: Uma óptima maneira de provar a comida tradicional islandesa no conforto do seu apartamento.
  • Desvantagens desta opção: perde-se a oportunidade de conhecer o ambiente dos bares e restaurantes típicos, pelo que recomendo que se dedique a visitá-los para além desta experiência.

Como reservar uma excursão gastronómica em Reiquiavique

Reserva online| ©Peter Olexa
Reserva online| ©Peter Olexa

Apesar de existirem muitas formas de reservar, a mais prática e cómoda de todas é reservar online, pois pode ter a certeza de que se trata de uma excursão séria e de qualidade, e pode também ver as opiniões de outras pessoas que já fizeram a excursão antes de si, e como se saíram.

Fazer uma excursão gastronómica em Reiquiavique é uma excelente forma de entrar em contacto com o local, os seus costumes e tradições. Não se esqueça de que a cozinha de um país diz muito sobre o seu povo.

Reserve a sua excursão gastronómica em Reiquiavique

Duração das excursões gastronómicas em Reiquiavique

Carne de baleia-anã| ©enigmabadger
Carne de baleia-anã| ©enigmabadger

Cada tour tem uma duração diferente, mas em geral são cerca de 3 horas, o tempo perfeito para provar, passear, conhecer e sentir-se parte do local.

A minha recomendação é que não decida com base na duração da excursão, mas no que cada uma oferece, verá que há muitas opções disponíveis, todas elas altamente recomendadas.

O que é que vou ver neste tipo de excursão?

Sopa de borrego| ©Oren & Shimrit Nadir
Sopa de borrego| ©Oren & Shimrit Nadir

Neste tipo de excursão pode apreciar os sabores e aromas da cozinha islandesa e nórdica em geral, desde sopas, cachorros de borrego, pastelaria típica, cerveja artesanal até ao mitológico hidromel.

A maioria destas excursões combina degustações com passeios pelos pontos mais importantes de Reiquiavique, bem como uma viagem pela história da Islândia. Todas elas são orientadas por guias especializados que tornam a visita numa experiência rica e divertida.

Poderá provar alguns dos pratos mais tradicionais da cozinha islandesa, por exemplo:

  • Carne de borrego: uma das mais populares na Islândia, é preparada de muitas formas diferentes.
  • Sopa de borrego: com grandes pedaços de borrego e cozedura lenta, este é um dos pratos mais tradicionais e recomendados para experimentar na Islândia.
  • Cachorros-quentes de borrego: uma variação do típico cachorro-quente americano, feito com borrego.
  • Tubarão fermentado (hákarl): um prato do passado viking da Islândia, feito com carne de tubarão-frade.
  • Sopa de camarão: servida como aperitivo antes das refeições.
  • Caldeirada de peixe (Plokkfiskur): confeccionada com carne de bacalhau, é um dos pratos preferidos dos islandeses.
  • Carne de peixe seca (harðfiskur): pequenas tiras de carne de peixe seca, uma iguaria nórdica.

Quanto custa uma excursão gastronómica a Reiquiavique?

Dinheiro em euros| ©Pixabay
Dinheiro em euros| ©Pixabay

Os preços rondam geralmente os 100 euros por pessoa, sendo alguns mais baratos e outros mais caros, consoante a duração da excursão e o número de locais visitados durante a mesma.

Porque é que é aconselhável fazer uma excursão gastronómica em Reiquiavique?

Conhecer o Coffe Shop e o Bar| ©Gustavo Thomas
Conhecer o Coffe Shop e o Bar| ©Gustavo Thomas

É sempre aconselhável fazer um tour gastronómico numa cidade que não conhecemos, pois é uma excelente forma de conhecer um pouco melhor a sua cultura, já que a gastronomia é uma das portas de entrada para conhecer um povo.

No caso da Islândia, a sua cozinha fala muito das suas raízes, da sua tradição e do seu passado, por isso não consigo pensar numa forma melhor e mais divertida de entrar em contacto.

Quais são as vantagens de fazer uma visita guiada em vez de visitar bares e restaurantes em Reiquiavique por minha conta?

Cachorro-quente com salsicha de borrego| ©fran soler
Cachorro-quente com salsicha de borrego| ©fran soler

Ao optar por uma visita guiada tem a garantia de conhecer alguns dos locais mais representativos da cozinha islandesa, uma vez que todas estas visitas têm um guia especializado, que não só o levará a estes locais imperdíveis, como também lhe contará tudo sobre a história e o passado do local.

Se optar por visitar restaurantes e bares por conta própria, pode ter sorte, ou pode acabar por perder alguns dos sabores e vistas mais interessantes de Reiquiavique, por isso o meu conselho é que opte sempre por uma visita guiada.