Mais sobre: O que ver e fazer em Bolonha
Gostas de tempos medievais e de boa comida? Se sim, vai adorar Bolonha. Esta capital histórica da região de Emilia-Romagna, situada no norte de Itália, oferece muitas actividades que pode desfrutar durante as suas férias. Aproveite os passeios gastronómicos, os passeios culturais e muito mais.
Bolonha é, sem dúvida, um tesouro renascentista. Pode visitar diferentes pontos importantes da cidade, como a Piazza Maggiore, o Centro Salaborsa, vários museus, entre outros locais. Viverá uma experiência única e cheia de história.
1. Visitar a Fonte de Neptuno
Se viajar para Bolonha durante o outono, pode aproveitar o bom tempo para dar um passeio pelas ruas desta cidade. Um dos sítios que recomendo que visite é a Fonte de Neptuno, famosa por todas as suas características: enigmática, gigantesca e erótica. Sem dúvida, é um monumento que deve ser visitado durante a sua estadia em Bolonha.
Este incrível ícone de Bolonha remonta ao século XVI, está localizado na Praça de Neptuno e foi criado pelo arquiteto Bartolomeo Ammannati e pelos artistas João de Bolonha e Tommaso Laureti. Os habitantes locais chamam-lhe Il Gigante e reconhecê-lo-á rapidamente quando o vir de longe. Apresenta uma estátua do deus Neptuno, o seu tridente, golfinhos, várias sereias e escudos. Toda a construção é feita de bronze, mármore e pedra.
É de salientar que este monumento foi criado após o Concílio de Trento. Nessa altura, o Papa Pio IV ordenou a sua construção como parte da renovação arquitetónica da cidade. Um facto curioso, mas também considerado um boato, é que, durante algum tempo, a igreja teve de colocar calças de bronze na estátua de Neptuno. A ideia era não escandalizar a população com a nudez da estátua. No entanto, esta medida teve vida curta.
Se decidir fazer uma visita guiada a Bolonha, certifique-se de que este ponto faz parte das paragens a visitar. Vale a pena parar e apreciar a grandeza desta obra de arte representativa - não te esqueças de tirar algumas fotografias!
Pormenores interessantes
- Preço: entrada gratuita.
- Horário: Pode ir a qualquer hora.
- Localização: Piazza del Nettuno, 40124 Bolonha, Itália.
2. Fazer uma excursão a partir de Bolonha
Graças à localização de Bolonha, é possível visitar várias pequenas vilas e cidades nos arredores. Com uma excursão a partir de Bolonha, pode poupar tempo e até dinheiro. No entanto, uma outra opção é viajar por conta própria, aprendendo a usar os transportes públicos ou apanhando um táxi.
Entre as excursões que se podem fazer a partir de Bolonha estão as que vão para Verona, a terra de Romeu e Julieta. Lá é possível ver a Arena, a Piazza dei Signori (com a estátua dedicada a Dante), a Piazza delle Erbe, o Museo di Castelvecchio, entre outros pontos turísticos memoráveis. No entanto, atenção que na época alta este é um destino muito concorrido.
Se quiser provar o melhor queijo parmigiano e prosciutto crudo, deve viajar até Parma. Esta pequena cidade, perto de Bolonha, oferece um ambiente tranquilo durante todo o ano. Aí pode ver-se o Palácio e os Jardins Ducais, o Teatro Farnese, a Piazza Garibaldi, entre outros.
Outras cidades que pode visitar são Pádua, Modena, Ferrara, Florença e a adorada Veneza. Nesta última, podes fazer passeios de barco pelos seus canais. Se viajar com o seu parceiro, terá, sem dúvida, uma experiência bonita e romântica. Não se esqueçam de incluir monumentos e locais famosos em todos os vossos itinerários para não perderem nada de importante.
3. Visite os melhores museus de automóveis em Bolonha
Se é fã das marcas de automóveis italianas, deve aproveitar a sua estadia em Bolonha para visitar os melhores museus de automóveis. Pode escolher diferentes opções que incluem um ou mais museus. Alguns deles até permitem ver a fábrica onde os carros são feitos - escolha a opção que mais lhe agrada!
O mais popular é o Museu Ferrari em Maranello. Os bilhetes custam em média 15 euros e podem ser comprados online ou no museu. Lá é possível desfrutar de um simulador semi-profissional de Fórmula 1 e outras experiências virtuais para sentir o que os pilotos passam. Também se pode ouvir a história da marca e a sua evolução ao longo do tempo.
Também se pode visitar a fábrica e o museu Lamborghini em Sant'Agata Bolognese. Aqui pode ver uma exposição deslumbrante de carros, visitar a loja de recordações e desfrutar de um simulador. Segundo algumas pessoas, este museu é mais simples do que os outros.
Outra visita obrigatória é a fábrica e museu Pagani em San Cesario sul Panaro. Este é o mais pequeno dos três, mas tem exposições que valem a pena. Tire o máximo de fotografias possível nestes museus e desfrute da paixão pelo automobilismo.
4. Fazer uma viagem pela gastronomia bolonhesa
Se estiver em Bolonha, não deixe de experimentar os seus pratos típicos. Para isso, recomendo as visitas gastronómicas. Alguns deles incluem uma prova de vinhos ou uma prova de queijo Parmigiano-Reggiano e presunto italiano. Estes produtos são fabricados na cidade, pelo que se pode optar por visitas às fábricas locais e ver como é todo o processo.
Por vezes, estas visitas têm um carro privado ou são simplesmente feitas a pé. Se se tratar de uma pequena degustação, normalmente visita-se uma série de restaurantes diferentes. Entre os pratos que provavelmente irá comer estão a massa tortellini, famosa por ser servida no restaurante MasterChef, pão italiano, fruta fresca e doces italianos.
Dependendo do tipo de excursão que escolher, poderá ter a possibilidade de tomar o pequeno-almoço e almoçar na mesma excursão. Uma das vantagens de ir a restaurantes é o facto de, durante algumas horas, poder ver como os habitantes locais interagem. Para um viajante apaixonado, esta é uma das melhores experiências das suas viagens.
5. Visitar os melhores museus de Bolonha
Se viajar durante os meses mais frios do ano, recomendo-lhe que faça uma visita aos melhores museus de Bolonha. Poderá desfrutar dos locais fechados evitando o frio do exterior enquanto aprende sobre a história desta cidade emblemática com características medievais.
Para começar, recomendo que visite a Pinacoteca Nazionale di Bologna, um dos museus mais importantes de Itália. Destaca-se pelas suas colecções de pinturas dos Carracci e dos seus seguidores. Encontrará também parte do antigo local de um seminário jesuíta. Vai perder? É definitivamente um ponto obrigatório no seu itinerário.
A segunda paragem para aprender sobre a história e as origens de Bolonha que não pode perder é o Museu Arqueológico Cívico. Este sítio tem mais de 200 mil peças arqueológicas, desde múmias a esculturas da Roma antiga. Está localizado a poucos metros da Piazza Maggiore da cidade, um paraíso cheio de história!
E por fim, recomendo que visite o Museo d'Arte Moderna di Bologna (MAMbo), onde poderá conhecer a arte moderna italiana, obras independentes e muito mais. Estes museus são uma porta aberta para descobrir a história de Bolonha e perder-se num paraíso artístico.
6. Desfrutar das tradições natalícias
Se viajar para Bolonha na altura do Natal, prepare-se para temperaturas que variam entre os 3°C e os 10°C (39°F e 50°F). Agasalhe-se bem e não deixe que o frio o impeça de desfrutar da cidade. Estas festividades são uma das melhores alturas do ano para desfrutar das tradições de Bolonha.
Entre os seus costumes mais populares estão as reuniões realizadas na Câmara Municipal de Bolonha. Uma árvore de Natal gigante é plantada e decorada no centro do centro histórico da cidade, junto à Basílica de San Petronio. É uma bela atração que não deve perder. Venha apreciar este local e as suas decorações com os seus entes queridos.
Outra atividade divertida é visitar os mercados de Natal de Bolonha. Um dos mais populares na cidade e em Itália é a feira de Santa Lucia na Strada Maggiore. Começa na segunda semana de dezembro e termina no dia 23 do mesmo mês. Pode ir fazer compras de Natal.
E como disse no início, as baixas temperaturas não são impedimento para passar um bom bocado. Aproveite o tempo para fazer patinagem no gelo nas pistas exteriores. Seja corajoso e aproveite estas prendas de Natal que o tempo lhe reserva, garanto-lhe que se vai divertir imenso.
7. Ande de bicicleta ou de scooter pela cidade durante o verão
Durante a estação quente em Bolonha, as temperaturas variam entre os 25°C e os 35°C. Embora possa ser quente, há várias coisas que pode fazer durante o verão. Uma delas é fazer um passeio de scooter ou de bicicleta eléctrica, para poder sentir a brisa em todo o corpo e evitar o calor enquanto conhece a cidade.
Recomendo este tipo de passeios porque oferecem a oportunidade de andar de scooter. Este veículo é um ícone da história italiana que muitas pessoas sonham em andar. Estas excursões costumam ser feitas com poucos turistas para que possam seguir o guia e se sintam confortáveis durante o passeio.
As bicicletas eléctricas, por outro lado, são mais recomendadas porque o ajudarão a evitar o esforço e, portanto, não suará excessivamente. Desta forma, poderá percorrer a cidade sem se cansar demasiado. Independentemente do meio de transporte que escolher, recomendo que leve sempre uma garrafa de água para se manter sempre hidratado.
Quando se encontrar com toda a equipa, a sua primeira paragem pode ser o Santuário de Nossa Senhora de San Luca. Poderão também passar pelo Monumento aos Caduceus de Sabbiuno. O Parco della Chiusa também é frequentemente incluído. Os percursos podem ser variados ou personalizados de acordo com os gostos de cada um.
Se sair em Bolonha num dia de verão, recomendo que aplique protetor solar em todo o corpo. O sol pode ser agressivo durante esta época do ano, por isso é melhor proteger-se. Pode também levar um chapéu e, claro, roupas confortáveis que lhe permitam transpirar facilmente.
8. Não perca a cultura nocturna de Bolonha!
Se gosta de conhecer a vida nocturna das cidades que visita, uma das coisas que pode fazer à noite em Bolonha é um pub crawl em Bolonha. É uma cidade cheia de alegria, música e dança. Aproveita a oportunidade para visitar vários locais famosos, provar o melhor vinho e jantar à italiana.
Entre os locais que recomendo que visites está o Numa Restaurant & Ballroom. Embora aberto durante a semana, os sábados são dedicados a géneros urbanos como o reggaeton e o hip hop. É o sítio ideal para dançar e passar um bom bocado com os amigos.
Se não gostas muito de discotecas, recomendo uma visita a Arterìa. É um sítio calmo onde se pode desfrutar de eventos de música ao vivo. Também pode tomar as suas bebidas favoritas e jantar com o melhor do menu. Este lugar também tem espaços onde pode dançar se lhe apetecer em algum momento da noite.
Se é um amante de vinho, recomendo-lhe que visite Vinologico. Aqui pode desfrutar de um delicioso jantar com um vinho italiano recomendado pela casa. Se preferir tomar um bom café, recomendo-lhe que visite o Black Cat Pub. Como podes ver, há opções para todos os gostos e não terás desculpas para desfrutar da vida nocturna em Bolonha.
9. Dar um passeio pelos parques naturais de Bolonha
Se viajar para Bolonha durante a primavera, pode desfrutar da natureza visitando alguns dos seus parques. Esta pode ser a altura mais bonita para visitar Bolonha, pois há muitas paisagens de montanha, jardins e parques para relaxar. Pode até alugar uma bicicleta e passear mais confortavelmente.
Para além de passear por estes locais e desfrutar do ar fresco, pode também preparar um pequeno pequeno pequeno-almoço ou almoço. Este é um plano ideal quando se viaja com crianças. Um dos sítios que recomendo é o Parque Villa Ghigi. Tem uma variedade de plantas que adornam a paisagem. Convido-o a passear livremente por este pequeno paraíso natural. No final do passeio, pode refrescar-se na Casa del Custodio.
Por outro lado, os Jardins Margherita são considerados o pulmão verde do centro de Bolonha. Os seus 26 hectares fazem dele o maior parque da cidade. É também o mais movimentado de todos, por isso, se quiser conhecer um pouco melhor os habitantes locais, este pode ser um bom destino.
O Jardim Botânico da Universidade de Bolonha não podia faltar nestas recomendações. É um dos mais antigos de Itália, datando do século XVI. Outro sítio que pode visitar é a ciclovia do canal Navile. Trata-se de um percurso ciclável e pedonal ideal para quem quer andar de bicicleta e relaxar enquanto admira a cidade.
10. Visitar a Piazza Maggiore e o Palazzo del Podesta
A Piazza Maggiore de Bolonha é um local popular entre os habitantes locais e os turistas. É um espaço fechado, mas acolhedor, onde se podem ver os edifícios mais importantes e imponentes da cidade. Permite também admirar as arcadas antigas e as grandes janelas. É, sem dúvida, um deleite para arquitectos e amadores.
O Palazzo del Podestà, construído em 1200, está situado nesta praça. Naquela época, a sua função era ser a sede do primeiro magistrado local e dos seus funcionários. Ao longo dos séculos, o seu aspeto foi-se alterando até adotar um estilo renascentista e tornar-se um centro de reuniões e de turismo.
Um facto curioso é que este palácio não se dedicou apenas à política. Durante os séculos XVI e XVIII, tornou-se um teatro de renome. Para o visitar, recomendo que apanhe um autocarro turístico e saia na paragem Palazzo del Podestà.
Sugiro também que dê um passeio pela sua galeria e desfrute de um delicioso café. Do seu interior é possível ver toda a Plaza Mayor e, no primeiro andar, há belos quadros e esculturas. Também é possível visitar as estátuas de San Domenico e San Petronio, situadas nos pórticos do palácio. A sua estrutura funcionou durante a Idade Média como um meio para os leprosos e outras pessoas doentes se confessarem aos padres.
Detalhes interessantes
- Preço: entrada gratuita.
- Horário de funcionamento: Aberto das 9h às 19h de segunda a sexta-feira.
- Localização: Piazza Maggiore, 1, 40124 Bolonha, Itália.