As 4 melhores excursões a partir de Bolonha
Bolonha é um belo destino turístico por si só, mas os seus arredores são igualmente interessantes para os seus visitantes. Por isso, convido-o a familiarizar-se com as melhores excursões a partir desta interessante cidade.

Bolonha | ©clarissavannini860
O Norte de Itália e, especificamente, a região de Emília-Romanha é um dos locais mais divertidos da Europa para os turistas. Ao longo desta parte do país, existe um número impressionante de sítios arqueológicos, bem como de atracções turísticas mais modernas. Por isso, uma das melhores coisas para fazer em Bolonha acaba por ser uma excursão que parte da cidade para que os visitantes possam regressar à cidade com o privilégio de terem conhecido outras facetas desta região italiana.
1. Roteiro gastronómico Emilia-Romagna

A região da Emília-Romanha caracteriza-se pela beleza das suas paisagens, mas é sobretudo conhecida internacionalmente pela qualidade dos seus produtos gastronómicos. Por esta razão, uma excursão por algumas das melhores fábricas dedicadas à produção de prosciutto, queijos e carnes curadas é uma excelente escolha para todos os tipos de turistas.
Este tipo de excursões realiza-se normalmente com um guia especialista na história culinária da Emília-Romanha. Por sua vez, uma das primeiras coisas que costumam fazer parte deste itinerário é a visita a algumas das fábricas especializadas na produção do Parmigiano-Reggiano, um dos queijos mais famosos do mundo.
Também é comum visitar algumas fábricas familiares locais dedicadas ao famoso Prosciutto di Parma. O Prosciutto di Parma é outro dos grandes produtos representativos da gastronomia desta região italiana. É possível que estas excursões incluam também uma visita guiada com degustação às fábricas de vinagre balsâmico.
Saiba que estas excursões são um excelente complemento para os melhores passeios de Bolonha. Permitem-lhe compreender porque é que a gastronomia desta região transformou esta cidade específica numa das mais importantes capitais do turismo europeu.
Detalhes interessantes
- Preço: cerca de 171 euros por pessoa.
- Duração: cerca de 7 horas no total.
- Meio de transporte: minivan ou autocarro
2. Uma excursão às fábricas e museus do Vale do Motor a partir de Bolonha

Outra caraterística da região de Emilia-Romagna é o facto de alguns dos maiores nomes do automobilismo italiano terem saído deste canto do país. De facto, uma secção desta parte de Itália é conhecida como o Vale do Automóvel e, por isso, outra grande excursão a fazer a partir de Bolonha é uma visita às fábricas e museus que se encontram nesta parte da Emília-Romanha.
Normalmente, estas excursões são compostas por três visitas principais. Uma delas é o museu da Ferrari, localizado na cidade de Maranello. Esta cidade fica a sul de Modena e a cerca de uma hora de Bolonha. A visita seguinte é normalmente à fábrica e ao museu da Lamborghini e todo o esquema é completado com uma visita à fábrica e ao museu do supercarro Pagani. Que está localizado em San Cesario sul Panaro.
Deve saber que todos estes lugares estão entre os melhores museus de automóveis em Bolonha. Ao mesmo tempo, são um dos destinos turísticos mais importantes de todo o Norte de Itália. A excursão em si é normalmente reservada a um grupo limitado de pessoas e deve saber que inclui um serviço de recolha diretamente do seu alojamento na cidade ou também da estação ferroviária central de Bolonha.
Os autocarros em que se realiza a excursão são acompanhados por um guia especializado na história da produção automóvel na Emília-Romanha. Além disso, o almoço está normalmente incluído num dos muitos restaurantes que encontrará na cidade neste itinerário.
Detalhes interessantes
- Preço: cerca de 350 euros por pessoa.
- Duração: 8 horas no total.
- Meio de transporte: autocarro.
3. Excursão à cidade de Ravenna

Não é segredo que a Itália é um dos lugares mais importantes para a civilização ocidental, ou pelo menos para o seu surgimento. É por isso que não se pode perder uma visita de Bolonha à cidade de Ravena. Ravena é uma pequena cidade na região da Emília-Romanha e é conhecida pelos mosaicos coloridos encontrados na maioria dos edifícios do centro histórico, bem como por ter sido a capital do Império Romano do Ocidente desde 402 até ao seu colapso em 476.
As excursões que se concentram em Ravena têm a ver com a história da cidade e geralmente incluem uma visita a alguns dos edifícios que fazem parte do Património Mundial da Unesco. Este local também fez parte do Império Bizantino em Itália e, a certa altura, foi a sede do Reino dos Lombardos. Isto faz com que seja um dos locais mais importantes de toda a Emília-Romanha.
Deve saber que esta excursão é uma das melhores coisas para fazer em Bolonha durante o outono, pois pode ser uma excelente fuga ao tempo chuvoso que define a cidade nesta altura do ano 10 coisas para ver e fazer em Bolonha no outono É também uma excursão que normalmente se realiza com um pequeno grupo de pessoas e permite-lhe aproximar-se da costa adriática do norte de Itália.
Detalhes interessantes
- Preço: mínimo 100 euros por pessoa.
- Duração: 8 horas no total.
- Meio de transporte: autocarro com ar condicionado que pode ir buscá-lo diretamente ao seu hotel.
4. Excursão a Verona ou Ferrara

Por outro lado, pode interessar-lhe a ideia de combinar a sua visita a Bolonha com uma excursão às outras grandes cidades vizinhas. São elas Verona e Ferrara e cada uma delas destaca-se por diferentes razões. No caso de Verona, será uma viagem um pouco mais longa, pois sairá da região da Emília-Romanha e entrará no Veneto ocidental. Este local é conhecido pela sua arquitetura medieval, bem como por ser o cenário da famosa peça de William Shakespeare, Romeu e Julieta.
Este tipo de excursões é normalmente feito de autocarro ou de comboio. No entanto, no caso de uma viagem de comboio, estamos a falar de um planeamento particular, que não inclui o acompanhamento de um guia especializado na história da cidade.
As excursões a Ferrara, por outro lado, podem fazer parte do mesmo itinerário. Situa-se a meio da autoestrada, dependendo da autoestrada escolhida, e é um destino conhecido internacionalmente pelos seus edifícios renascentistas, bem como pela sua grande influência na produção de mármore italiano.
Deve saber que uma excursão que inclua ambos os destinos é uma das melhores coisas a fazer em Bolonha durante o Natal. Ambos os locais caracterizam-se por decorações muito especiais nos centros históricos de cada cidade.
Detalhes de interesse
- Preço: cerca de 150 euros por pessoa.
- Duração: cerca de 10 horas no total.
- Meio de transporte: autocarro.
Como reservar uma excursão a partir de Bolonha?

Existem diferentes formas de reservar excursões a partir de Bolonha, mas sem dúvida que a melhor de todas é através de uma compra online do serviço. Isto deve-se ao facto de ter a oportunidade de conhecer as opiniões de outras pessoas que já viveram a experiência.
Ao mesmo tempo, tem a possibilidade de cancelar a reserva gratuitamente se o fizer com tempo suficiente de antecedência. Além disso, é algo que pode fazer a partir de casa, pagando com o seu cartão de crédito e comparando à vontade para escolher a tarifa mais competitiva.
De facto, a maior parte dos melhores passeios gastronómicos em Bolonha, juntamente com outros serviços turísticos muito semelhantes, são normalmente reservados online. Isto significa que é cada vez menos possível conseguir vagas para actividades muito procuradas sem uma reserva digital.
Duração das excursões a partir de Bolonha

Em média, a maioria dos melhores passeios de Bolonha tendem a durar entre oito e 10 horas. Isto é lógico, pois é um tempo que permite explorar o destino turístico que está a visitar e ainda tem tempo suficiente para regressar à cidade e participar em algumas das melhores coisas para fazer em Bolonha durante a noite.
Assim, esta duração é muito favorável para quem deseja aproveitar ao máximo o seu tempo neste belo destino italiano. Não limita o usufruto de outros planos na mesma data da excursão.
O que é que vou ver neste tipo de excursão?

Nas melhores excursões a partir de Bolonha encontrará sempre um elemento repetitivo. E esse elemento é a possibilidade de admirar o melhor desta parte do interior de Itália. Caracteriza-se por ser uma das mais belas paisagens de todo o país.
De facto, são frequentemente uma das melhores coisas a fazer em Bolonha durante a primavera, pela oportunidade de percorrer as planícies e colinas da Emília-Romanha na altura em que as árvores e os arbustos estão em plena floração.
Conselhos para uma excursão a partir de Bolonha

Há vários conselhos que lhe posso dar quando se propõe participar numa excursão a partir de Bolonha. No entanto, a melhor de todas é planear muito bem a logística da atividade. Não é segredo que muitas pessoas percorrem a Itália de ponta a ponta durante um mês, mas as visitas em cada uma das cidades são relativamente curtas.
Portanto, recursos como transferências do aeroporto de Bolonha para o seu destino ou um passeio pela cidade num curto espaço de tempo através de um dos melhores autocarros turísticos de Bolonha podem ser muito convenientes. Pelo menos para economizar tempo e dinheiro. Deixando-lhe muitas horas disponíveis para desfrutar adequadamente dessas excursões.
Porque é que é aconselhável fazer uma excursão a partir de Bolonha?

Agora, se vamos pensar nas razões pelas quais é aconselhável fazer uma excursão a partir de Bolonha, temos de compreender que a Itália é um lugar que merece ser visitado em todas as suas dimensões.
De facto, quando se faz uma pequena pesquisa sobre as melhores atracções turísticas de Bolonha, verifica-se que muitas delas se encontram nos arredores. É que, embora cada cidade seja, por si só, um importante destino turístico, elas fazem sempre parte de uma região relativamente pequena que também deve ser visitada, se quisermos dizer que visitámos bem o local.
Isto não significa que se tenha de descurar as atracções dentro da cidade, que incluem os melhores museus de Bolonha, muitas lojas, mercados, igrejas e parques públicos. A verdade é que em 3, 4 ou mesmo 5 dias é possível percorrer uma grande parte da região, se houver um bom planeamento logístico.