10 coisas para ver e fazer em Bolonha na primavera

A primavera é uma época muito especial para viajar pelo mundo e, por isso, convido-vos a conhecer um pouco do que podem fazer nesta estação quando visitarem a cidade de Bolonha, em Itália.

Keyvis Montilva

Keyvis Montilva

leitura de 10 minutos

10 coisas para ver e fazer em Bolonha na primavera

Ruas de Bolonha | Poul Degenkolv

Uma das características mais distintivas das cidades italianas é o facto de os planos interessantes para os turistas estarem em constante mudança ao longo do ano. Os edifícios mais representativos de cada lugar continuam a ser atracções permanentes e fiáveis. Por essa razão, é importante familiarizar-se com as melhores coisas para fazer em Bolonha de acordo com a estação do ano. Porque talvez o que é recomendado para o inverno não seja o mesmo que é aconselhável para o verão.

Recomendo que continue a ler este post, pois neste caso agrupei várias actividades e planos que são ideais para quando decidir visitar a cidade de Bolonha durante os meses de primavera.

1. Conhecer a cidade na Feira do Livro Infantil de Bolonha

Feira do Livro Infantil| ©Tundra Books
Feira do Livro Infantil| ©Tundra Books

Quando chegar à cidade, provavelmente só estará interessado em participar num dos melhores passeios de Bolonha. O que é lógico, pois trata-se de uma das cidades mais cultas de toda a Itália, o que não é pouco. No entanto, há alguns eventos muito importantes que se realiz am durante a primavera e um deles é a Feira do Livro Infantil de Bolonha. É organizada, ano após ano, durante o mês de março, num centro de convenções, o BolognaFiere.

É preciso compreender que o evento em si é um pouco orientado para os negócios, uma vez que é uma convenção que reúne os mais importantes agentes literários, designers gráficos, editores, ilustradores e tradutores da área para discutir e apresentar as inovações mais importantes do sector.

No entanto, todos recomendam a sua participação como turista, porque é uma oportunidade perfeita para passar várias horas a folhear livros de editoras de todo o mundo e ver ilustrações muito bonitas centradas na aprendizagem das crianças.

Em todo o caso, é preciso saber que se trata de um plano que pode ser complementado com passeios pela cidade de Bolonha. A convenção dura normalmente vários dias e em apenas algumas horas tê-la-á visto na sua totalidade.

Reserve as melhores visitas guiadas a Bolonha

2. Divirta-se com os eventos Di Verde in Verde

Jardins de Bolonha| ©Roberto Ferrari
Jardins de Bolonha| ©Roberto Ferrari

Bolonha é uma das cidades mais turísticas de Itália e, por isso, não é de estranhar que um dos eventos mais importantes do ano, que se realiza durante a primavera, tenha como objetivo abrir as portas ao maior número possível de pessoas.

É o Di Verde in Verde e trata-se de um fim de semana de maio em que o município decide abrir as portas de mais de 50 jardins privados. Todos localizados em algumas das mansões mais impressionantes da cidade. O evento pretende tornar o património arquitetónico da cidade acessível a todos.

É claramente uma ocasião única na vida em que se pode conhecer alguns dos maiores tesouros de jardinagem da cidade. Especialmente sabendo que Bolonha é uma cidade conhecida em todo o mundo pela majestade dos seus espaços verdes.

Além disso, é uma atividade que ocupa apenas algumas horas do seu dia e que pode ser complementada com alguns dos melhores passeios gastronómicos de Bolonha. Estes também lhe abrirão as portas para conhecer os segredos de uma das melhores capitais culinárias de Itália.

3. Participar nas actividades do Festival Biografilm

Festival do Biografilme| ©Cristiana Rubbio
Festival do Biografilme| ©Cristiana Rubbio

A Itália é um país onde a cultura pode ser sentida apenas ao caminhar pelas suas ruas e durante o mês de junho, mesmo antes do final da primavera, é organizado o Festival Bi ografilm. Trata-se de um evento internacional dedicado ao mundo do cinema documental, mas como Bolonha pretende cativar o maior número possível de pessoas, tornou-se um evento que envolve também o mundo gastronómico e a arte por toda a cidade.

Participar em qualquer uma das diferentes actividades previstas para este festival é uma das melhores coisas para fazer em Bolonha à noite, durante o final da primavera. Especialmente sabendo que o festival normalmente ocupa pelo menos 10 dias do mês de junho de cada ano.

O Parco del Cavaticcio é normalmente o local onde são organizadas as projecções de filmes, bem como onde se realizam muitas das conferências de cinema. No entanto, é preciso ter em conta que podem estar a decorrer simultaneamente concertos, feiras gastronómicas e outros eventos artísticos e culturais em toda a cidade.

Por isso, uma das melhores coisas a fazer é estar atento ao sítio oficial do festival, se achar que pode ser uma das melhores alternativas de entretenimento quando visitar Bolonha no final da primavera.

4. Viajar até Oasi la Rizza

Na Emília-Romanha| ©Olatz eta Leire
Na Emília-Romanha| ©Olatz eta Leire

Para muitos italianos, a região de Emilia-Romagna é uma das mais belas do norte do país. Exatamente por esta razão, uma coisa que não deve perder é a ideia de explorar a área em redor de Bolonha. Estão repletos de espaços naturais dignos de serem apreciados.

O Oasi la Rizza é um deles e é uma área natural protegida localizada no que foi um antigo campo de arroz. O acesso é bastante fácil, pois fica a poucos quilómetros do centro da cidade e a meio caminho entre Ferrara e Bolonha.

A primavera é a altura ideal para esta decisão, pois poderá admirar a chegada de muitas espécies de aves migratórias, incluindo a garça cinzenta e a cegonha branca. De facto, uma curta viagem a esta área é considerada uma das melhores excursões a partir de Bolonha, pelo menos quando se procura uma pequena pausa da cidade.

Também deve saber que as áreas interiores do Oásis foram melhoradas para o turismo e hoje em dia existem muitos percursos pedestres. Além de cabanas de observação e outras infra-estruturas destinadas a proteger a tranquilidade da vida selvagem e do ecossistema.

5. Desfrutar da ciclovia junto ao Canale Navile

Canale Navile| ©Paolo Venturi
Canale Navile| ©Paolo Venturi

O Canale Navile é um canal relativamente pequeno que se estende desde o centro de Bolonha até à comunidade vizinha de Bentivoglio. Durante décadas, foi um epicentro de exercício e recreio para a população local, tanto na primavera como no verão.

Felizmente, hoje em dia, existe uma via pedonal e cicl ável ao longo do seu comprimento. Assim, desfrutar de uma sessão de ciclismo ao longo deste percurso é uma das melhores coisas que se pode fazer quando se visita a cidade na primavera.

Em primeiro lugar, porque é uma boa forma de fazer exercício, caso tenha pensado nisso durante a sua viagem, e, em segundo lugar, porque o percurso oferece uma excelente vista sobre as planícies que rodeiam a cidade de Bolonha. Ao mesmo tempo, é uma excelente forma de apreciar uma das jóias da arqueologia industrial.

O canal tem séculos de existência e foi criado como um espaço que podia fornecer água potável à cidade de Bolonha. De facto, é uma boa atividade fazer um itinerário em que se propõe visitar alguns dos melhores museus de automóveis de Bolonha. Especialmente sabendo que a maioria deles se encontra nos arredores da cidade, tanto em Modena como na estrada para Ferrara.

6. Visitar o Jardim Botânico da Universidade de Bolonha

Jardim Botânico da Universidade de Bolonha| ©Anna Hesser
Jardim Botânico da Universidade de Bolonha| ©Anna Hesser

A primavera é sinónimo de flores e, exatamente por isso, uma das melhores coisas para fazer em Bolonha é visitar o jardim botânico da cidade. É um dos mais antigos de Itália e foi, de facto, um espaço inovador na altura da sua fundação, que ocorreu em meados do século XVI.

Ao longo da sua história sofreu várias mudanças de local, mas hoje tem uma localização definitiva na Via Irnerio 42, mesmo no coração da zona universitária de Bolonha.

A primavera é, por isso, uma altura muito adequada para visitar este jardim botânico, devido à grande quantidade de exposições que são preparadas, sabendo que é a estação em que muitas plantas florescem em todo o mundo. Também deve saber que este jardim botânico tem quatro estufas, duas para plantas tropicais e duas para plantas suculentas.

Deve apreciar o facto de que visitar o jardim botânico da Universidade de Bolonha faz parte de algumas das melhores coisas para fazer em Bolonha durante o verão. Mas, nesse caso, tem muito mais a ver com uma fuga às altas temperaturas que definem a Itália durante esses meses do ano e menos com os eventos organizados pela universidade.

7. Passar a tarde no Giardini Margherita

Giardini Margherita| ©Salvatore Monterosso
Giardini Margherita| ©Salvatore Monterosso

O Giardini Margherita é considerado por todos os habitantes locais como o pulmão verde do centro da cidade de Bolonha. De facto, é o parque mais visitado de toda a cidade e, com os seus 26 hectares, é também o maior parque da maioria das cidades da região de Emilia-Romagna.

Visitar este parque pode ser uma excelente decisão, pois durante a primavera é um dos locais mais agradáveis de toda a cidade. De facto, costuma estar repleto de turistas e de habitantes locais que procuram desfrutar do bom tempo depois de muitos meses de baixas temperaturas.

A sua localização estratégica no sul da cidade, mas suficientemente perto da zona mais urbana, torna-o um excelente plano para desfrutar da tarde depois dos passeios turísticos. De facto, faz parte das paragens de autocarro Hop On Hop Off de Bolonha. São uma boa alternativa se quiser deslocar-se pela cidade.

8. Faça um autêntico piquenique italiano no Parque Villa Ghigi

Villa Ghigi| ©Tullio Dainese
Villa Ghigi| ©Tullio Dainese

Por outro lado, se ainda estiver interessado em visitar outra das principais atracções da primavera de Bolonha, então não pode perder o Parque Villa Ghigi. É um grande parque localizado nas colinas que rodeiam a cidade e combina áreas naturais e cultivadas para dar a todos os turistas e habitantes locais a oportunidade de desfrutar de passeios tranquilos enquanto desfrutam de algumas das melhores vistas do centro da cidade.

Assim, fazer um piquenique com alguns dos alimentos mais representativos do mundo culinário italiano é uma boa ideia se estiver interessado em visitar este lugar. Especialmente porque é um local privilegiado para desfrutar de um panorama completo de Bolonha durante o pôr do sol e numa altura com um clima tão agradável como a primavera.

Também deve saber que este é um plano que ocupará apenas algumas horas da sua tarde e, portanto, pode complementá-lo com uma visita a alguns dos melhores museus de Bolonha. Estes encontram-se a seis minutos a pé deste ponto, bem no centro da cidade.

9. Celebrar o Dia da Libertação de Itália

Celebrar o Dia da Libertação de Itália| ©Zakari Kha
Celebrar o Dia da Libertação de Itália| ©Zakari Kha

O dia 25 de abril, uma data bem no meio da primavera, é feriado em toda a Itália. É o aniversário da libertação de Itália e tem a ver com a comemoração do fim da Segunda Guerra Mundial, bem como o fim da ocupação nazi do país.

Por si só, é uma data bastante significativa na história do país, mas, ao longo dos anos, tornou-se uma data festiva em que os jovens aproveitam a oportunidade para celebrar o bom tempo da primavera em grande estilo. Se desejar, pode também participar numa das muitas exposições políticas e culturais que se realizam no centro da cidade.

Assim, se a sua viagem a Bolonha coincidir com esta data, não pode perder a oportunidade de participar em algumas das melhores coisas para fazer em Bolonha à noite. A maior parte delas tem a ver com festa ou com aproveitar o melhor da oferta gastronómica da cidade. De facto, esta data é ideal para visitar o conhecido bairro multicultural de Bolognina. Sobretudo pelo facto de ter um grande número de bares com propostas alternativas e modernas.

10. Aproveite também os eventos do Dia da República

Dia da República| ©robra photography []O
Dia da República| ©robra photography []O

Outra das datas mais importantes para os italianos também ocorre durante a primavera e é o Dia da República, que se assinala a 2 de junho. Esta data tem a ver com o referendo popular que levou à criação de uma República Italiana após a Segunda Guerra Mundial. Exatamente por isso, é um feriado muito importante para a identidade italiana.

Por toda a Bolonha encontrará desfiles e eventos populares e também ficará surpreendido ao descobrir que muitos estabelecimentos estarão fechados por ser feriado. Por essa razão, é conveniente que opte por actividades que o levem a celebrar com a juventude a criação da República Italiana e, acima de tudo, que planeie muito bem quaisquer questões logísticas.

E há a possibilidade de não haver táxis enquanto espera no aeroporto ou mesmo de muitos hotéis não fazerem reservas se estas não tiverem sido feitas com antecedência. Por isso, uma coisa que lhe posso aconselhar é que , se quiser desfrutar do Dia da República em Bolonha logo no dia da sua chegada à cidade, reserve com antecedência alguns dos transferes do aeroporto de Bolonha para o seu alojamento.

Reserve o seu transfer do aeroporto de Bolonha

Temperaturas em Bolonha na primavera

Pôr do sol de Bolonha| ©Ferdinando Mastrorilli
Pôr do sol de Bolonha| ©Ferdinando Mastrorilli

O início da primavera em Bolonha é bastante frio, uma vez que em março se registam temperaturas mínimas de cerca de 5 °C. No entanto, em abril e em maio e junho, as temperaturas máximas ultrapassam os 20 °C, o que é muito favorável à prática das actividades ao ar livre que recomendei.

A afluência de turistas em Bolonha na primavera

Na Piazza Maggiore| ©Domenico T
Na Piazza Maggiore| ©Domenico T

O número de turistas em Bolonha na primavera está a aumentar à medida que o verão se aproxima. Isto significa que, em março ou abril, pode não haver tantas pessoas, mas em junho terá certamente mais problemas se não reservar as actividades com bastante antecedência.

Preços em Bolonha na primavera

Dinheiro em euros| ©Ibrahim Boran
Dinheiro em euros| ©Ibrahim Boran

Viajar para Bolonha durante a primavera é significativamente mais barato do que viajar durante o verão. Isto deve-se ao facto de a época de verão ser muito movimentada e de os preços dos hotéis e de muitos serviços turísticos aumentarem em toda a Europa. No entanto, é preciso saber que viajar para Bolonha na primavera continua a ser um pouco mais caro do que no outono.

O que levar na mala para uma visita a Bolonha na primavera?

Bagagem| ©Ezequiel Garrido
Bagagem| ©Ezequiel Garrido

Se vai viajar para Bolonha no início da primavera, aconselho-o a levar casacos. Especialmente porque as noites ainda serão frias. Por outro lado, se decidir viajar no final da primavera, aconselho-o a trazer roupas respiráveis e confortáveis para desfrutar da maioria das caminhadas e actividades desportivas que esta cidade oferece.