10 coisas para ver e fazer em Bolonha no outono

A região da Emília-Romanha é uma das zonas mais bonitas e turísticas de Itália. A cidade de Bolonha é um dos seus melhores destinos e convido-o a familiarizar-se com os planos que pode desfrutar se a visitar no outono.

Keyvis Montilva

Keyvis Montilva

leitura de 10 minutos

10 coisas para ver e fazer em Bolonha no outono

O outono e o comboio turístico de Bolonha | dadofekl

Felizmente, as melhores coisas para fazer em Bolonha estão em constante mudança ao longo do ano. Embora a cidade esteja repleta de atracções turísticas e monumentos muito importantes, há também o facto de os planos de entretenimento cultural serem renovados de acordo com a estação do ano e o clima.

É por isso que o aconselho a continuar a ler este post no qual encontrei planos, actividades e locais que se destacam como excelentes alternativas turísticas para quando decidir visitar a bela cidade de Bolonha durante o outono.

1. Experimente o Cioccoshow no coração de Bolonha

Chocolates Cioccoshow| ©foodmuse
Chocolates Cioccoshow| ©foodmuse

A gastronomia italiana é um dos aspectos mais interessantes da visita a este país e a cidade de Bolonha não é exceção à qualidade culinária que define toda a nação. Neste contexto, o Cioccoshow é um dos melhores eventos de que pode desfrutar quando visitar esta cidade durante os meses de outono.

É uma espécie de festival totalmente gratuito em que artesãos de chocolate de toda a Itália se reúnem na Piazza Maggiore para apresentar as suas mais recentes inovações relacionadas com a criação de chocolates e outros derivados do cacau.

O evento propriamente dito é organizado no final de novembro, entre a penúltima e a última semana do mês. Ao mesmo tempo, é preciso saber que, no âmbito da feira, é provável que haja exposições especiais em toda a cidade, organizadas por algumas das marcas mais importantes do mundo do chocolate italiano.

Em qualquer caso, é conveniente desfrutar deste festival e, ao mesmo tempo, participar em alguns dos melhores passeios de Bolonha. Especialmente porque eles se concentrarão em percorrer as maravilhas da cidade na mesma área onde a feira é realizada anualmente.

Veja os melhores passeios gastronómicos de Bolonha

2. Desfrute do Festival do Prosciutto de Parma

Festival do Presunto de Parma| ©Lynn
Festival do Presunto de Parma| ©Lynn

A gastronomia da região de Emilia-Romagna é frequentemente um elemento muito influente na agenda social da cidade de Bolonha. Exatamente por esta razão, outra das melhores coisas a fazer numa visita à cidade durante o outono é fazer uma pequena viagem à cidade de Parma para desfrutar do Festival do Presunto da cidade vizinha.

A data exacta do festival muda todos os anos. No entanto, a mais comum é a última semana de setembro, para coincidir com a mudança entre o verão e o outono. Trata-se de um evento de elevado nível culinário devido ao facto de o Prosciutto di Parma ser um dos elementos mais importantes de toda a gastronomia italiana.

Ao mesmo tempo, vale a pena referir que a oportunidade de visitar Parma enquanto estiver em Bolonha é uma das melhores coisas a fazer. De facto, é uma das melhores coisas para fazer em Bolonha durante a primavera, pois poderá desfrutar de algumas das melhores paisagens do campo italiano numa altura do ano muito privilegiada.

3. Participar nos eventos do Festival de Jazz de Bolonha

Festival de Jazz de Bolonha| ©Alessandra Freguja
Festival de Jazz de Bolonha| ©Alessandra Freguja

A música é também uma parte muito importante da cultura italiana e, por esta razão, durante a estação do outono, especificamente entre outubro e novembro, é habitualmente organizado o Festival de Jazz de Bolonha. Esta é uma tradição que se realiza nesta cidade há já alguns anos, reunindo mais de 100 artistas da música jazz mais contemporânea. Tudo com a intenção de criar improvisações e uma fusão do género que continue a atrair novos fãs.

É um evento bastante apropriado tanto para os verdadeiros seguidores do mundo do jazz contemporâneo como para as pessoas que procuram aprender um pouco sobre esta corrente musical. Saiba que, ao assistir a qualquer um dos eventos do festival, encontrará os maiores nomes do género e alguns deles serão italianos, mas também haverá muitos artistas estrangeiros.

O melhor a fazer para conhecer o calendário de eventos é visitar o site oficial do festival. A partir de meados de agosto, começa a anunciar as principais actividades que terão lugar no âmbito do festival. De facto, é uma excelente forma de saber se vai precisar de um transfer do aeroporto de Bolonha para qualquer um dos concertos, porque a sua chegada coincidirá em data e hora de uma forma muito conveniente.

4. Descobrir as trufas italianas na Tartufesta

Trufas| ©El Noeliarcado
Trufas| ©El Noeliarcado

Outra festa que pode ser apreciada numa visita a Bolonha e que envolve um passeio pelos arredores é a Tartufesta. Trata-se de uma tradição que se realiza durante a maior parte do mês de novembro, aos sábados e domingos, com o objetivo de mostrar o melhor da trufa branca italiana.

O nome do evento é, de facto, Festival Internacional de Trufas Brancas de Savigno. Normalmente, parte-se de um autocarro de um ponto de encontro na cidade de Bolonha que nos leva a visitar a maior parte dos campos de cultivo de trufas situados em toda a região da Emília-Romanha. Em seguida, chegará ao centro histórico de Savigno para um festival repleto de actividades gastronómicas.

Participar neste festival é uma boa ideia, especialmente se quiser compreender a importância do cultivo de trufas para esta região italiana. Ao mesmo tempo, é uma atividade que pode ocupar a sua manhã ou a sua tarde, mas pode ainda participar noutra das melhores coisas para fazer em Bolonha à noite. O que significa que não é demasiado complexo ou demasiado extenuante.

5. Não hesite em juntar-se ao Bacannale!

Em Emilia-Romagna| ©Olatz eta Leire
Em Emilia-Romagna| ©Olatz eta Leire

O Bacannale é outro dos grandes eventos culturais e gastronómicos que se realizam durante o outono na região da Emília-Romanha e é recomendado para os turistas que visitam a cidade de Bolonha. Trata-se de um festival organizado no centro histórico de Imola, outra cidade desta região italiana, que tem como objetivo apresentar aos turistas os pratos e produtos locais mais típicos e representativos desta comunidade.

O tema específico muda todos os anos e este é um dos aspectos mais interessantes do Bacannale. Por exemplo, numa das suas edições, realizou-se um festival com um enfoque específico nos cereais e nas farinhas. Assim, toda a dinâmica do evento girou em torno da importância cultural do arroz, dos cereais e dos feijões para o desenvolvimento da culinária em Itália.

Durante este festival, que decorre habitualmente entre o início e o fim de novembro, são também frequentemente organizadas conferências académicas sobre a história da gastronomia italiana. É também uma excelente forma de continuar a explorar os sabores da região quando já participou numa das melhores excursões gastronómicas de Bolonha e ficou com vontade de mais.

6. Celebrar a festa de San Petronio

Basílica de San Petronio,| ©Guillermo Quintanilla
Basílica de San Petronio,| ©Guillermo Quintanilla

A festa de São Petrónio é, sem dúvida, a celebração mais importante para a cidade de Bolonha, porque é o santo padroeiro desta comunidade. As festividades propriamente ditas consistem numa combinação de eventos religiosos, procissões e muitas festas de rua em que se pode apreciar a verdadeira identidade desta cidade. Tudo acontece no dia 4 de novembro, em pleno outono.

Por volta das nove horas da noite, a Piazza Maggiore transforma-se num ambiente muito mais moderno e orientado para os jovens. Normalmente, há música e muita gente a beber e a divertir-se ao melhor estilo de festa de rua.

Por volta da meia-noite ou perto da meia-noite, há normalmente um espetáculo de fogo de artifício e o resto da noite é 100% dedicado a continuar a diversão em alguns dos bares da moda do centro da cidade.

Esta data é ideal para visitar a basílica de San Petronio. É a igreja mais representativa da cidade e a quinta maior igreja do mundo. É também uma boa altura para visitar alguns dos melhores museus de Bolonha, especialmente porque muitos deles estarão vazios, sabendo que os turistas estarão ocupados com as suas actividades de férias.

7. Pode também dar um passeio pelo mercado Mercato delle Erbe.

Mercado do Erbe| ©Judit Rubio
Mercado do Erbe| ©Judit Rubio

O outono é uma época peculiar em todo o mundo, porque é o momento ideal para fazer compras de produtos culinários que já não estarão disponíveis no inverno. O tempo chuvoso e a descida das temperaturas também fazem dos mercados um destino turístico interessante e, em Bolonha, o Mercato delle Erbe é uma das melhores actividades de entretenimento para turistas e habitantes locais.

É um mercado popular onde encontrará todo o tipo de produtos frescos, bem como uma autêntica experiência de mercado italiano. Ao longo do centro do recinto, pode comprar legumes frescos, enquanto nas pequenas lojas em redor encontrará alguns dos melhores restaurantes para muitos especialistas do mundo culinário de Bolonha.

Esta pode ser uma óptima atividade para fazer no outono, especialmente naquelas tardes chuvosas em que passear pela cidade não é algo recomendável. Além disso, é um plano que pode ser combinado com outras actividades, como uma visita a um dos melhores museus de automóveis de Bolonha. Esta é uma excelente ideia, pois esta foi uma cidade que durante muito tempo foi considerada a capital do automobilismo italiano.

8. Aproveite para fazer umas compras no Quadrilátero

Galeria Cavour| ©Massimo Battesini
Galeria Cavour| ©Massimo Battesini

Se está a pensar aproveitar a sua viagem de compras de outono a Bolonha, então não se esqueça de dar uns passeios pelo bairro do Quadrilatero. Trata-se de uma zona relativamente pequena do centro da cidade de Bolonha, constituída apenas por ruas pedonais e onde se encontram algumas das melhores lojas de marcas de luxo de Itália.

Prada, Gucci, Armani e uma série de outras marcas italianas estão sediadas na Galleria Cavour, um pequeno centro comercial situado nesta zona. O Mercado Histórico de Bolonha também se situa nesta zona da cidade e foi recentemente objeto de um processo de modernização que o torna um local ainda mais interessante para comer e fazer compras.

Deve saber que o outono é uma altura perfeita para visitar esta zona, devido ao baixo número de turistas que irá encontrar, bem como à descida dos preços ao consumidor devido à época baixa. De facto, é uma excelente ideia juntar-se a uma das excursões de autocarro Hop on Hop Off de Bolonha, uma vez que algumas das paragens o deixam diretamente nesta zona da cidade.

9. Surpreenda-se com os espectáculos do festival Urban Dance

Festival de Danças Urbanas| ©Danza Urbana
Festival de Danças Urbanas| ©Danza Urbana

O festival de danças urbanas é um evento organizado em meados de setembro, logo no início do outono, que pretende incorporar este tipo de arte como forma de entretenimento num dos locais urbanos mais turísticos da capital da região Emilia-Romagna. Ou seja, Bolonha.

O evento propriamente dito decorre normalmente durante vários dias e o programa de actividades muda todos os anos. No entanto, é muito comum que se possa sempre desfrutar de vários espectáculos audiovisuais, de algumas masterclasses totalmente gratuitas nas ruas e de um evento especial ocasional que requer taxas de entrada separadas.

De qualquer forma, deve saber que passear pelas ruas de Bolonha e encontrar exposições de arte espontâneas é uma das melhores coisas a fazer em Bolonha durante o verão. O afluxo de turistas na cidade encoraja os artistas locais a captar a atenção de um público mais vasto.

10. Faça uma pequena excursão fora da cidade

Passeio de bicicleta| ©Billy Wilson
Passeio de bicicleta| ©Billy Wilson

Uma das melhores coisas de visitar Itália é o facto de todo o país estar muito interligado através de comboios e as viagens de carro serem também relativamente curtas. Exatamente por estas razões, uma das melhores coisas a fazer em Bolonha no outono é fazer uma pequena excursão a uma das cidades mais próximas.

E há que ter em conta que a Emília-Romanha é uma das zonas mais turísticas e pitorescas de todo o país. Por isso, uma curta viagem de oito horas à cidade de Modena, Parma ou mesmo Ferrara pode ser combinada com outras actividades dentro da própria cidade de Bolonha e ajudá-lo-á a conhecer esta região de uma forma muito mais ampla.

Além disso, as melhores excursões a partir de Bolonha podem ser um escape perfeito quando o tempo em Bolonha está demasiado n ublado e chuvoso. A uma hora de carro, o panorama é muito mais agradável para os passeios pela cidade.

Temperaturas em Bolonha no outono

O outono em Bolonha| ©Andrea
O outono em Bolonha| ©Andrea

As temperaturas em Bolonha no outono mudam à medida que a estação outonal se desenrola. Por exemplo, em setembro é provável que encontre temperaturas máximas de 25°, enquanto no início de dezembro a temperatura máxima nunca ultrapassará os 15°C. O mesmo se aplica às temperaturas mínimas.

O mesmo acontece com asmínimas, pois em setembro costumam rondar os 15°C, enquanto em dezembro já se aproximam dos 5°C.

O número de turistas em Bolonha no outono

Na Piazza Maggiore| ©Domenico T
Na Piazza Maggiore| ©Domenico T

O fluxo turístico em Bolonha durante o outono é ideal, uma vez que não encontrará quantidades exorbitantes de pessoas como acontece durante o verão ou como pode acontecer durante a época natalícia.

Preços em Bolonha no outono

Dinheiro em Euros| ©Ibrahim Boran
Dinheiro em Euros| ©Ibrahim Boran

Os preços de outono em Bolonha são outra caraterística conveniente. Tanto a primavera como o verão são épocas interessantes para os turistas, o que faz subir os preços da maioria dos serviços. No inverno, por outro lado, há a época natalícia, que faz aumentar os preços.

Por outro lado, o tempo nublado e relativamente frio do outono faz de Bolonha um destino relativamente barato e procurado. Pelo menos numa estação que, por si só, não é interessante para os viajantes internacionais.

O que levar na mala para uma visita a Bolonha no outono?

Bagagem| ©Ezequiel Garrido
Bagagem| ©Ezequiel Garrido

A primeira coisa que lhe posso recomendar quando visitar Bolonha no outono são os casacos impermeáveis. É provável que se depare com uma chuva ocasional durante a sua viagem.

Posso também aconselhá-lo a levar botas, especialmente porque é provável que esteja interessado na ideia de caminhar pelo campo da região e, numa época de chuva, isso traduz-se em lama e sociedade.