O que ver e fazer em Bolonha no verão

O verão é sinónimo de diversão em muitas partes do mundo e Bolonha, sendo um importante destino turístico em Itália, segue esta tradição. Convido-o a familiarizar-se com as melhores coisas para fazer nesta altura do ano.

Keyvis Montilva

Keyvis Montilva

leitura de 10 minutos

O que ver e fazer em Bolonha no verão

verão em Bolonha | Billy Wilson

O verão é uma das melhores alturas para viajar por Itália, pelo menos para as pessoas que não têm problemas com temperaturas elevadas. Ao mesmo tempo, algumas das melhores coisas para fazer e ver em Bolonha são especificamente durante esta altura do ano. Isto significa que a diversão é garantida para todos os tipos de turistas na maioria dos cantos da cidade.

Por isso, sugiro que leia este post no qual compilei estes planos, actividades e locais que o podem manter entretido se decidir visitar a capital da região de Emilia-Romagna durante um dos meses de verão.

1. Assistir a uma projeção de Sotto le Stelle del Cinema

Na Piazza Maggiore| ©Domenico T
Na Piazza Maggiore| ©Domenico T

O cinema e as praças públicas são dois elementos muito importantes da cultura italiana e, neste festival que decorre anualmente de junho a julho, ambos os aspectos são combinados. O objetivo é oferecer uma experiência única e inesquecível tanto aos habitantes locais como às centenas de turistas que visitam a cidade todos os dias.

O nome do festival em inglês significa "under the film stars" e alude ao facto de os grandes clássicos do cinema italiano ou europeu serem exibidos em plena Piazza Maggiore. Tudo ao ar livre, criando um dos maiores eventos do género no continente.

As datas específicas do festival mudam de ano para ano, sendo normalmente atribuídas às quintas, sextas, sábados e domingos entre meados de junho e julho. O melhor de tudo é que a atividade é gratuita e oferece-lhe a oportunidade de começar a compreender a importância da indústria cinematográfica italiana, enquanto desfruta de uma noite de verão perfeita sob as estrelas.

Ao mesmo tempo, o facto de ser uma atividade nocturna significa que pode participar em alguns dos melhores passeios de Bolonha durante o dia , sem quaisquer interrupções logísticas. Isto é muito conveniente para conhecer a cidade nos seus próprios termos e com o acompanhamento de guias especializados na sua história, arquitetura ou gastronomia.

Reservar as melhores visitas guiadas de Bolonha

2. Fuja do calor com uma visita ao FICO Eataly World

Mundo Eataly FICO| ©retail&food
Mundo Eataly FICO| ©retail&food

Qualquer atração que seja uma fuga segura ao sol e ao calor que definem a Itália e o resto da Europa durante o verão é um sucesso nesta altura do ano. É por isso que o FICO Eataly World é um dos melhores lugares para visitar nesta cidade de junho a meados de setembro. Basicamente, é um grande complexo climatizado que se apresenta como um parque temático dedicado à história gastronómica de Itália, bem como à relação entre o homem e a comida.

É um ótimo lugar para visitar sozinho ou com a família, pois há muitas actividades para fazer no interior. Há também muita comida para desfrutar gratuitamente em cada um dos locais que vendem os seus produtos artesanais ou de luxo.

Este parque de diversões está dividido em 7 áreas temáticas e as actividades e espectáculos variam todos os dias. Também tem áreas ao ar livre que podem ser divertidas se as temperaturas forem favoráveis e deve saber que está aberto de quinta a domingo durante os meses de verão. O local oferece tanto visitas guiadas como acesso completamente livre para que possa explorar o local à sua vontade.

É um local relativamente novo e o simples facto de ser um local dedicado ao mundo da gastronomia contribuiu para que se tornasse um dos melhores locais a visitar na cidade. De facto, junta-se aos melhores museus de automóveis de Bolonha como as principais atracções modernas de uma cidade onde o centro medieval é o verdadeiro protagonista.

3. Passear pelas criptas mais famosas de Bolonha

Criptas de Bolonha| ©jacquemart
Criptas de Bolonha| ©jacquemart

Os melhores planos numa cidade também têm a ver com a luta contra as condições climatéricas que por vezes ocorrem na cidade e, nesse contexto, os passeios pelas famosas criptas de Bolonha são outro grande plano para os turistas durante os meses de verão.

A verdade é que muitas mansões e palácios no centro da cidade têm estas estruturas subterrâneas que podem ajudar a compreender como funcionava o planeamento de uma casa durante a época medieval. No entanto, muitas delas são inacessíveis ao turista comum, uma vez que só podem ser acedidas com bilhetes pré-reservados.

Por isso, se o plano da cripta lhe parece interessante, sobretudo para fugir ao sol e ao calor da cidade percorrendo uma zona invulgar, então é aconselhável reservar uma excursão centrada nesta experiência. Tudo é ainda mais apropriado sabendo que muitos deles são planeados para pequenos grupos de pessoas.

De facto, é um plano que faz parte das melhores coisas para fazer em Bolonha durante o outono, pois seria também uma excelente forma de escapar à chuva que caracteriza a cidade nessa altura do ano.

4. Celebrar o Ferragosto

Tigela| ©Carlota Fariña
Tigela| ©Carlota Fariña

O Ferragosto é um evento que começa no dia 15 de agosto e é basicamente um festival cujo nome vem da Roma antiga. A palavra latina Feriae Augusti representa a celebração proposta por Augusto, o primeiro imperador romano da história, para comemorar todos os anos o fim do trabalho nos campos com umas pequenas férias.

Com o passar dos anos, tornou-se também uma festa religiosa e atualmente acredita-se que seja a celebração da festa católica que tem a ver com a Assunção de Maria ao céu. De qualquer forma, é um evento que marca o início das férias de verão até 1 de setembro e, especificamente, o fim de semana de 15 de agosto é normalmente o mais festivo de todos.

Por isso, é bastante apropriado que nestas datas participe em alguns dos melhores passeios gastronómicos de Bolonha. Na segunda e terceira semana de agosto, é provável que muitas empresas familiares e pequenos estabelecimentos turísticos estejam fechados, porque a principal celebração do Ferragosto já passou.

Compre os seus bilhetes para as melhores excursões gastronómicas de Bolonha.

5. Aproveite a oportunidade para visitar o campus da universidade

Universidade de Bolonha| ©Kai Erik
Universidade de Bolonha| ©Kai Erik

Bolonha é uma cidade universitária na Itália e, especificamente durante o verão, os quase 100.000 estudantes que vivem na cidade deixam a cidade para desfrutar de suas férias antes do início do próximo ano letivo. Por sua vez, a Universidade de Bolonha é uma das principais atracções turísticas da cidade e os edifícios que compõem o seu campus são verdadeiras jóias arquitectónicas.

De facto, é uma das universidades mais antigas do mundo ocidental e, para alguns historiadores, é a universidade mais antiga que tem ensinado continuamente desde a sua fundação. Foi fundada em meados da Idade Média.

Assim, visitar a zona universitária de Bolonha, situada a norte do centro histórico da cidade, é uma excelente opção de entretenimento turístico durante o verão. De facto, é também uma das melhores coisas a fazer em Bolonha no Natal, uma vez que os museus e as jóias arquitectónicas do campus universitário também estarão vazios para as férias de fim de ano.

6. Não hesite em visitar o Museu do Gelato Carpigiani

Museu do Gelato Carpigiani| ©fotoenri64
Museu do Gelato Carpigiani| ©fotoenri64

O gelato italiano é uma referência mundial de qualidade e, especificamente na cidade de Bolonha, encontra-se o museu que pertence à Universidade Carpigiani. Esta é uma instituição dedicada ao ensino da arte por detrás da produção deste elemento culinário e a maioria dos verdadeiros especialistas em Gelateria Italiana estiveram ligados de alguma forma a este importante local.

Por isso, visitar este museu é uma óptima maneira de passar o tempo no verão. Especialmente porque é uma atração com ar condicionado que lhe oferece a oportunidade de desfrutar de um dos alimentos mais refrescantes de toda a gastronomia italiana.

O local está localizado na histórica Via Emilia, nos arredores da cidade e, de facto, para muitas pessoas, é um dos melhores museus de Bolonha. São também uma excelente alternativa de entretenimento, uma vez que todos eles são uma fuga ao calor. Caracterizam-se também por uma afluência menos significativa de turistas do que outros museus italianos durante o verão.

7. Refrescar-se um pouco com os habitantes locais na Piscina Sterlino

A Picina de Bolonha| ©Pietro Zanarini
A Picina de Bolonha| ©Pietro Zanarini

As piscinas públicas não são normalmente um destino turístico muito interessante para os estrangeiros. No entanto, a Piscina Sterlino tornou-se, ao longo dos anos, uma das melhores atracções para todos os visitantes de Bolonha, pois é uma excelente forma de se refrescar das altas temperaturas do verão. É também uma excelente forma de partilhar as tradições urbanas com a população local.

É uma piscina rodeada de zonas verdes totalmente públicas que a tornam num dos melhores locais de toda a cidade para relaxar. Tudo isto num local totalmente gratuito, enquanto se desfruta do vento nas tardes de verão.

Situa-se fora das muralhas da cidade, num dos melhores bairros residenciais do sul de Bolonha. Por isso, é uma excelente forma de explorar algumas das zonas turísticas não tradicionais desta cidade italiana. Ao mesmo tempo, pode combiná-lo com um passeio num dos melhores autocarros turísticos de Bolonha, uma vez que é uma atividade que ocupa apenas algumas horas do seu dia.

8. Fazer uma excursão ao Parco regionale dei laghi Suviana e Brasimone

Parque regional dos lagos de Suviana e Brasimone| ©Gianni Zigante
Parque regional dos lagos de Suviana e Brasimone| ©Gianni Zigante

Visitar um lago é muitas vezes uma das actividades preferidas de quem vive numa cidade sem litoral durante o verão. Por conseguinte, não é surpreendente saber que uma das melhores coisas a fazer em Bolonha é uma viagem ao Parco regionale dei laghi Suviana e Brasimone, que é um dos maiores lagos desta região de Itália.

É formado pela construção de uma barragem para a produção de energia hidroelétrica e está localizado a alguns quilómetros a sul de Bolonha. Caracteriza-se por ser uma área natural protegida com uma grande quantidade de paisagens, bem como uma infinidade de trilhos para os amantes desta atividade desportiva.

É também um local que se caracteriza por ser um destino favorito para aqueles que procuram praticar alguns desportos aquáticos ou para aqueles que apenas procuram um pouco de água num dos períodos mais quentes do ano. É, sem dúvida, uma das melhores excursões a partir de Bolonha, pelo menos durante a semana mais quente do verão. A sua proximidade da cidade faz com que seja um plano que pode ser combinado com outras actividades no mesmo dia sem qualquer inconveniente.

9. Divertir-se em Terma di San Petronio

Dia de spa| ©alan caishan
Dia de spa| ©alan caishan

A Terma di San Petronio é um dos lugares mais especiais da cidade de Bolonha. É a única estância termal no centro de uma cidade italiana. Muitos hotéis têm os seus próprios banhos termais, mas estes tornam-se locais de acesso privado, apenas disponíveis para os hóspedes.

Neste caso, estamos a falar de um local ao qual é necessário pagar para aceder, mas que está definitivamente disponível para o público. É conhecido pelas propriedades curativas das suas águas minerais, além de ser uma excelente oportunidade para escapar ao calor do verão e divertir-se com a família.

É também um dos melhores lugares para relaxar e recarregar as baterias depois de um dia cansativo e depois participar em algumas das melhores coisas para fazer em Bolonha à noite. Não é segredo que, depois de semanas de festa italiana, o corpo precisa de um pouco de descanso.

10. Desfrute da sombra dos pórticos com um aperitivo italiano

Apperol Spritz| ©Anderson Teodoro
Apperol Spritz| ©Anderson Teodoro

Outra das grandes coisas para fazer em Bolonha que pode ser um pouco esquecida por muitas pessoas é a oportunidade de se sentar e desfrutar de um aperitivo italiano num dos muitos pórticos da cidade. A verdade é que esta secção da maioria dos edifícios da cidade, que se caracteriza por uma espécie de passagem coberta onde se pode sentar e desfrutar do ar livre com a proteção do sol, é uma boa forma de enfrentar o verão.

De facto, saborear um Apperol Spritz ao fim da tarde num dos pórticos é uma tradição que não pode perder na sua viagem de verão a Bolonha. Sobretudo sabendo que estes espaços urbanos valeram à cidade a classificação de Património Mundial da Unesco.

Temperaturas em Bolonha no verão

Pôr do sol de Bolonha| ©Ferdinando Mastrorilli
Pôr do sol de Bolonha| ©Ferdinando Mastrorilli

As temperaturas de Bolonha no verão são semelhantes às do resto da Europa, o que significa que são bastante elevadas durante todos os meses da estação. A temperatura máxima pode ultrapassar os 40°C em caso de vaga de calor e é pouco provável que desça abaixo dos 20°C, mesmo nas noites mais frias.

Números do turismo de verão em Bolonha

Dia de verão| ©David Milletti
Dia de verão| ©David Milletti

O número de turistas em Bolonha durante o verão é mais elevado do que durante todo o ano. No entanto, é carateristicamente um pouco mais baixo do que noutros destinos do país, como Roma, Milão, Nápoles ou Veneza.

No entanto, é altamente recomendável reservar com antecedência a maioria dos serviços turísticos e organizar um transfer do aeroporto de Bolonha para o seu alojamento é uma excelente alternativa. Pelo menos, se não quiser lidar com a elevada procura de táxis à chegada.

Preços em Bolonha no verão

Dinheiro em euros| ©Ibrahim Boran
Dinheiro em euros| ©Ibrahim Boran

O verão é também a altura do ano mais cara para visitar Bolonha. Isto é lógico, uma vez que é a altura do ano mais cara para visitar a maioria dos destinos europeus devido à elevada procura de pessoas de todo o mundo.

No entanto, deve saber que Bolonha é também um destino ligeiramente mais barato do que outros destinos italianos. Ao mesmo tempo, oferece muitas alternativas de entretenimento gratuito, como as que mencionei neste post.

O que levar na mala para visitar Bolonha no verão?

Bagagem| ©Ezequiel Garrido
Bagagem| ©Ezequiel Garrido

Na sua mala para visitar Bolonha no verão deve levar roupas confortáveis e respiráveis que o ajudem a enfrentar os longos dias de turismo com temperaturas elevadas. De facto, é muito importante não esquecer o protetor solar e o calçado que seja confortável e adequado para uma utilização ininterrupta ao longo do dia.

Também é muito apropriado levar consigo um par de roupas com estilo. Nunca se sabe quando pode surgir um plano mais exclusivo e será necessário vestir-se dessa forma.