10 coisas para ver e fazer em Bolonha no Natal
No Natal, Bolonha enche-se de magia graças às suas luzes e mercados de rua. Mas a cidade oferece muitos mais planos para uma escapadela inesquecível.
Bolonha é sempre animada e cheia de vida, mas quando chega o Natal, transforma-se numa grande festa que é vivida de forma especial nas ruas. Passear pela cidade medieval e renascentista decorada com milhares de luzes e grinaldas, visitar um dos seus presépios ou desfrutar dos muitos eventos programados para a época festiva são planos a não perder.
Depois, nada como recuperar forças com um chocolate quente e uma fatia de um delicioso pandoro, ou com um copo de vinho e uma tapa de enchidos locais, como preferir. Há ainda muito para fazer, como percorrer os mercados de Natal em busca de presépios e presentes feitos à mão, ou participar em tradições que o podem surpreender como bolonhês. Há muitas coisas para fazer em Bolonha na época do Natal, quer saber quais são?
1. Dar um passeio para apreciar a iluminação de Natal
Se passear por Bolonha em qualquer altura do ano é um verdadeiro prazer, fazê-lo no Natal deixa postais inesquecíveis para recordar.
Vale a pena agasalhar-se, calçar sapatos confortáveis e passear pela cidade depois de escurecer, porque é um verdadeiro espetáculo visual. Leve o telemóvel ou a máquina fotográfica com a bateria cheia porque não se vai cansar de tirar fotografias.
Toda a cidade se enfeita com milhões de luzes para celebrar as festividades. Os pórticos medievais, os palácios, as ruas e praças de Bolonha e até as torres Garisenda e Asinelli estão cheias de luzes e decorações.
E, claro, não se pode perder a grande árvore de Natal. Está colocada no coração histórico, junto à basílica de San Petronio, o santo padroeiro de Bolonha.
2. Visita guiada aos presépios de Bolonha
Quando se fala de Itália, pensa-se talvez nos presépios de Nápoles, que têm uma longa tradição, mas em Bolonha também são importantes. Sabia que Bolonha alberga um dos presépios mais antigos do mundo?
Encontrá-lo-á na basílica de Santo Stefano. Trata-se de uma adoração dos Reis Magos em madeira policromada do século XIII. É uma representação da cena em tamanho real. É muito bonita.
Mas se quiser mergulhar totalmente na tradição do presépio de Bolonha, há outros eventos importantes na cidade. Na Basílica de São Francisco, na Basílica de São Petrónio e na Pinacoteca Nazionale também se podem ver estas pequenas jóias tão queridas pelos habitantes da cidade.
Aproveite a oportunidade para comprar algumas figuras para o seu presépio.
Nesta visita, pode obter ideias para criar o seu próprio presépio ou ampliar o que tem em casa com algumas destas figuras. Para isso, basta visitar um dos mercados de Natal que se encontram espalhados pela cidade. Encontrará figuras de todos os tipos e tamanhos nas bancas e nas lojas.
Neste ponto, gostaria de vos contar algumas anedotas muito curiosas relacionadas com os presépios. A primeira é que o autêntico presépio bolonhês é totalmente artesanal, feito de terracota, e as figuras não usam roupa.
A segunda curiosidade é o facto de ter algumas figuras típicas. Uma delas é a "maravilha", que representa uma mulher com um gesto de espanto em frente ao presépio. A outra é o dorminhoco, um homem com um biberão na mão e alheio a tudo.
3. Passear pelos mercados de Natal
Bolonha é o lar de vários mercados onde se pode encontrar tudo, desde decorações a delícias culinárias locais. Passar algumas horas a passear por eles é uma das melhores coisas para fazer em Bolonha nesta altura do ano.
Feira de Santa Lúcia
A Feira de Santa Lúcia tem sido uma parte imperdível do Natal em Bolonha durante séculos. Tem nada menos que quatro séculos de história e uma atmosfera incrível. Onde é que se realiza? Na Strada Maggiore e no pórtico da igreja de Santa Maria dei Servi.
Há dezenas de bancas onde pode encontrar tudo o que precisa para decorar a sua casa para o Natal, bem como presentes para os seus entes queridos. Para além disso, também é possível comprar doces típicos, como o torrone, feito com amêndoas e mel, uma bomba calórica difícil de resistir.
Fiera di Natale
O segundo mercado de Natal que recomendo é o Fiera di Natale. Nas suas bancas também se podem comprar decorações, presentes originais e doces. Não terá dificuldade em encontrá-lo. Está situado no coração de Bolonha, na Via Altabella, a dois passos da Basílica de San Petronio.
Outros mercados de Natal
Ainda há mais algumas paragens a fazer neste passeio pelos mercados de Natal de Bolonha. Se é daqueles que gostam de procurar e remexer em pequenas jóias, recomendo que não perca a Feira de Antiguidades. Aqui podem encontrar antiguidades, curiosidades e talvez até alguns presentes originais.
Mas se procuram peças realmente especiais, arranjem tempo para passear pelo San Giuseppe COLORART. O que é? É um mercado que oferece apenas peças artesanais em materiais tão variados como couro, tecidos e metais. Encontrará este mercado na Via San Giussepe, a dois passos do centro histórico de Bolonha.
4. Visitar uma aldeia francesa
Sim, não é preciso viajar até à Alsácia francesa para passear por uma destas aldeias lindamente decoradas. Basta dirigir-se à Piazza Minghetti. Aí encontrará uma aldeia de pequenas casas de madeira decoradas para a ocasião. Como pode imaginar, é de facto um outro mercado de rua, embora muito diferente dos outros.
Se é um amante da boa comida, vai divertir-se aqui muito mais do que imagina. Vai ficar com água na boca ao ver as vitrinas repletas de algumas das melhores iguarias da cozinha francesa. Veja e prove também, porque é disso que se trata, oferecendo uma pequena prenda de Natal ao paladar.
Deixe-se envolver pelo aroma dos brioches ou dos melhores queijos franceses, prove as ostras e o champanhe, aqueça-se com um vinho quente ou compre macarons para oferecer no regresso a casa. E tudo isto num ambiente tipicamente festivo, que mais se pode pedir?
5. Faça uma viagem gastronómica muito natalícia
Bolonha tem uma longa tradição gastronómica e o Natal é uma época fabulosa para a descobrir. Uma boa ideia para se aquecer e festejar enquanto o faz é fazer um dos passeios gastronómicos de Bolonha. Descobrirá todo um mundo de sabores e aromas.
Que iguarias o esperam? Um dos pratos mais típicos de Bolonha é o crescentine, uma espécie de massa recheada com mortadela (de Bolonha, claro), salame ou queijo. Também pode provar tagliatelle al ragù, passatelli (uma sopa de massa espessa perfeita para aquecer) ou cotoletta (vitela panada com fatias de presunto de Parma e queijo por cima).
Mas como estamos a falar do Natal, se tiver oportunidade, não perca o tortellini de capão em caldo. Também são típicos o zampone e o cotechino, enchidos de porco acompanhados de um molho ou puré verde.
E na véspera de Ano Novo, é claro, não pode deixar de comer lentilhas, que são normalmente acompanhadas por estes enchidos. E para sobremesa? Panone ou certosino, um pão condimentado feito com mel, nozes, chocolate e especiarias.
6. Mergulhar no Festival DiMondi
O Festival DiMondi é um dos grandes eventos culturais da cidade de Bolonha. Na sua edição de inverno, oferece eventos interessantes, muitos dos quais coincidem com a época natalícia. Música, desporto, teatro, jogos e propostas gastronómicas para todos os gostos e idades reúnem-se neste festival.
Se algum dos eventos organizados no âmbito do seu programa coincidir com a sua estadia na cidade, não hesite em passar pela Piazza Lucio Dalla, onde se realizam. Não só são interessantes, como também são gratuitos.
A propósito, na mesma praça, há uma pista de gelo que faz as delícias dos mais pequenos. Uma pequena curiosidade: não é realmente feita de gelo, mas de um material sintético que poupa energia.
7. Desfrute de uma passagem de ano especial
Em Bolonha, é possível viver um Natal muito diferente e participar, como um habitante local, em tradições por vezes muito antigas, por vezes muito curiosas. Se a sua visita à cidade coincidir com a véspera de Ano Novo, não perca a fogueira de Vecchione. Em que consiste? Consiste em queimar uma enorme figura de um velho, o Vecchione, à meia-noite.
Esta enorme figura é a representação do ano que está a terminar. O fogo leva consigo não só o boneco, mas também todas as coisas más do ano que passou, na esperança de que o ano que vem seja melhor e que seja possível viver livremente e sem fardos. A propósito, todos os anos a figura do Vecchione é encomendada a um artista diferente, pelo que nunca houve duas iguais.
Esta é uma tradição relativamente recente, que remonta à véspera de Ano Novo de 1922, mas que em apenas um século se tornou um dos acontecimentos quase incontornáveis do Natal em Bolonha. No entanto, não se trata de uma tradição nova; antigamente, queimava-se este enorme boneco ao mesmo tempo que o Carnaval.
Onde se encontra o Vecchione? Na Piazza Maggiore, onde também são organizados espectáculos musicais para dar as boas-vindas ao novo ano em grande estilo. É o local onde milhares de bolonheses se reúnem todos os anos para festejar a passagem de ano.
8. Celebrar a Epifania e conhecer a Befana
A Epifania é uma das festas mais queridas pelos italianos e em Bolonha é vivida de forma especial com uma pequena procissão que recorda a chegada dos Reis Magos a Jerusalém. No entanto, o principal protagonista da noite é a Befana. É certo que se cruzará com ela nas ruas na noite de 5 de janeiro e será difícil identificá-la.
Mas não tenham medo, a Befana não é uma bruxa, mesmo que se pareça com uma e carregue uma vassoura. Ou, pelo menos, é uma bruxa boa, pois é a personagem que deixa doces, guloseimas e presentes às crianças que se portaram bem.
A propósito, já que estamos a falar de presentes, um pequeno conselho: se tiver de fazer compras, não as deixe para a última hora. Nos dias que antecedem essa noite mágica , as lojas costumam estar muito ocupadas e pode perder-se um tempo precioso para desfrutar da cidade.
9. Mau tempo? Visite os museus de Bolonha
Visitar os melhores museus de Bolonha é sempre uma boa ideia. Não só estão abertos na época do Natal, como muitos deles têm exposições especiais ou actividades que são sempre interessantes. Por isso, vale a pena reservar algumas horas para os visitar ou aproveitar um dia em que o tempo esteja particularmente inclemente.
Se viajar para Bolonha com crianças, um bom plano é visitar o Museu Donini da Pré-História. No Natal, para além de ficarem a saber como era esta zona há milhares de anos e de descobrirem os seus habitantes, podem participar em ateliers e actividades lúdicas que lhes proporcionarão momentos de grande diversão.
Mas se há museus que agradam igualmente a miúdos e graúdos, são os dedicados ao mundo do automóvel. Não se deve esquecer que esta zona de Itália é o berço de alguns dos grandes fabricantes de veículos de super-luxo, como a Ferrari e a Lamborghini. Visitar os melhores museus de automóveis de Bolonha será uma experiência incrível para todos, com certeza!
E se procura experiências culturais, já deve ter percebido que em Bolonha há arte em quase todos os cantos. Por isso, podes refugiar-te do frio na Pinacoteca Nacional de Bolonha, no Museu de Arte Moderna ou no Museu de História de Bolonha. Em qualquer um deles, será um prazer admirar todos os tesouros que guardam.
10. Visitar os arredores de Bolonha
Se a sua visita a Bolonha durar vários dias, o meu conselho é que aproveite a oportunidade para visitar cidades com fácil acesso a Bolonha. Há muitas viagens de um dia a partir de Bolonha.
Vai adorar o ambiente natalício de Modena, Ferrara ou Ravenna, tão semelhante mas ao mesmo tempo diferente do de Bolonha. E, ao mesmo tempo, descobrirá estas cidades monumentais, que albergam paisagens e monumentos espectaculares.
Se está a pensar que este plano pode ser demasiado cansativo, nada pode estar mais longe da verdade. Modena e Ferrara ficam a apenas 50 quilómetros de Bolonha e podem ser alcançadas em menos de uma hora. Ravenna fica um pouco mais longe, mas não muito mais, a apenas 80 quilómetros.
Dicas para visitar Bolonha no Natal
Bolonha é sempre uma cidade acolhedora, pelo que se sentirá quase em casa. No entanto, antes de viajar no Natal, é importante ter em conta alguns conselhos:
-
Leve roupaquente, porque os Invernos são frios. De facto, a temperatura média em dezembro ronda os 4ºC e a temperatura máxima ronda os 8ºC. A isto acresce a humidade, que faz com que se sinta bastante frio.
-
Se está a planear visitar um museu, consulte o site para saber os horários e dias de abertura. Aproveite para ver se organizam actividades especiais ou exposições, especialmente se viajar com crianças. O Natal é uma época muito concorrida para os turistas, pelo que recomendamos que reserve com antecedência as visitas a museus e monumentos, bem como a restaurantes. Se há uma boa altura para fazer um passeio num dos autocarros turísticos de Bolonha, é o Natal. Viajar num veículo panorâmico é uma das melhores formas de apreciar a atmosfera e a magia da cidade vestida a rigor - a agenda cultural de Bolonha no Natal é extensa. Inclui desde concertos de todos os tipos a representações teatrais, exposições e uma série de actividades para crianças. Se vai ficar na cidade durante vários dias, recomendo que consulte o programa, pois irá certamente encontrar um evento do seu interesse.