Mais sobre: Os 5 melhores passeios de bicicleta em Roma
Diz-se que todos os caminhos vão dar a Roma, mas há milhares de maneiras de ver tudo o que a capital italiana tem para oferecer.
Poucas serão tão confortáveis e divertidas como andar de bicicleta. Dado o grande número de monumentos da capital italiana e a distância entre eles, deslocar-se de bicicleta é uma das melhores formas de explorar os locais históricos da cidade e aproveitar ao máximo o seu tempo.
Nesse sentido, o que mais recomendo é fazer um passeio organizado de bicicleta por Roma. Existem várias opções com diferentes abordagens e complementos. Neste post, vou dizer-lhe quais são e o que incluem os melhores tipos de passeios de bicicleta e todas as informações que precisa de saber para ver a histórica e bela cidade de Roma de bicicleta. Sem dúvida, um dos melhores passeios que se pode fazer na capital italiana.
1. Passeios pelo melhor de Roma
Os passeios de bicicleta mais típicos em Roma são aqueles que percorrem os pontos mais típicos e turísticos da cidade, incluindo os melhores monumentos.
As paragens mais comuns são o Coliseu, a Fonte de Trevi, a Escadaria Espanhola, a Piazza del Popolo, a Piazza Navona, o bairro de Trastevere, o Vaticano, entre muitos outros.
É uma forma muito prática de ter uma visão geral de Roma e dos seus monumentos, para além de se poder fazer uma visita muito completa em muito menos horas do que seria necessário para a fazer a pé. Este tipo de passeios tem guias locais e geralmente bicicletas eléctricas para tornar a experiência menos cansativa.
Estes passeios demoram cerca de 4 horas a completar e os percursos são circulares, o que significa que terminam no mesmo ponto de partida.
Detalhes de interesse
- Preço: A partir de cerca de 65 euros aproximadamente.
- Duração: 4-5 horas.
- Localização: Em toda a cidade de Roma
- Vantagens desta opção: Um passeio muito completo e cómodo para ter uma visão geral da cidade.
- Desvantagens desta opção: Não inclui as entradas nos monumentos.
2. Passeio pela Via Ápia
A Via Ápia foi outrora uma das estradas mais importantes do Império Romano. Ligava a capital italiana a Cápua, perto de Nápoles, e era tão importante que era conhecida como a Regina Viarum, a rainha das estradas.
A Via Ápia é, na verdade, composta por duas estradas, a Via Antiga e a Via Nova, que foi construída paralelamente à original no século XVIII.
A Via Antiga começa num parque no sul de Roma e é adequada para passeios a pé e de bicicleta. É por isso que existem muitas excursões que organizam estes passeios com paragens em algumas das atracções turísticas ao longo da estrada, como o Mausoléu de Rómulo, a igreja de San Sebastiano ou as ruínas de alguns aquedutos ou circos romanos, entre outros.
As excursões da Via Ápia fornecem sempre uma bicicleta, geralmente eléctrica para maior conforto, um capacete e todo o equipamento necessário, bem como um guia local. É uma óptima oportunidade para apreciar os redutos do antigo Império Romano num ambiente natural, longe da azáfama de Roma.
Detalhes de interesse
- Preço: A partir de 50€ aproximadamente.
- Duração: 4-5 horas.
- Localização: Via Appia Antica
- Vantagens desta opção: Um passeio muito agradável e interessante, longe da azáfama da cidade.
- Desvantagens desta opção: O início da Via Ápia fica longe do centro de Roma e as excursões não incluem a transferência para esse ponto.
3. Roma escondida de bicicleta
Roma tem muito para descobrir fora das zonas mais turísticas. Há muitos bairros escondidos, monumentos e segredos que não fazem parte dos itinerários turísticos habituais. Para os descobrir, há passeios de bicicleta que o levam por estes bairros longe da azáfama e são uma alternativa muito interessante se já conhece os principais pontos turísticos de Roma.
Estes passeios passam por bairros como o Trastevere, colinas com as melhores vistas da cidade, como o Monte Aventino, ou jardins de extraordinária beleza, como a Villa Borghese. Se quiser saber mais sobre estes lugares secretos, pode fazê-lo neste link.
Para além de lhe fornecerem a bicicleta, estas excursões incluem normalmente um almoço típico ou paragens para almoço, bem como bebidas e todo o equipamento necessário para explorar o lado oculto de Roma de bicicleta acompanhado por um guia local.
Detalhes interessantes
- Preço: A partir de 50 euros aproximadamente.
- Duração: 4 a 5 horas.
- Localização: Bairro de Trastevere, Monte Aventino...
- Vantagens desta opção: Se já conhece os lugares mais turísticos de Roma, é uma alternativa muito interessante aos passeios típicos.
- Desvantagens desta opção: É mais recomendável se já conhece os lugares mais típicos de Roma ou se tem tempo livre.
4. Passeios noturnos de bicicleta
As melhores alturas para ver Roma são, na minha opinião, ao entardecer e à noite. Quando o sol se põe, as cores avermelhadas dão ainda mais encanto aos monumentos de Roma e à noite a iluminação da cidade transforma-a completamente.
Outra das vantagens de passear pela cidade à noite é a tranquilidade da cidade, por oposição à habitual azáfama do dia.
Os passeios de bicicleta noturnos são semelhantes aos normais, sendo o Coliseu e o Vaticano os pontos altos da iluminação da cidade. A diferença de admirar estes e outros monumentos na tranquilidade da noite é notável.
Para além de incluírem as bicicletas, normalmente eléctricas, e um guia, muitas excursões nocturnas oferecem também snacks e bebidas para melhorar a experiência. Ver esta ligação para mais informações sobre outras excursões nocturnas em Roma.
Detalhes interessantes
- Preço: A partir de 60 euros aproximadamente.
- Duração: 3-4 horas.
- Localização: Principais monumentos de Roma.
- Vantagens desta opção: O passeio sem trânsito e com iluminação nocturna melhora muito a experiência.
- Desvantagens desta opção: Logicamente, não é possível aceder aos monumentos.
5. Passeio de bicicleta ao nascer do sol com degustação de café
Tal como existem passeios de bicicleta noturnos em Roma, também existem passeios de bicicleta de manhã cedo, quando o nascer do sol tinge a cidade de Roma com tons dourados e tem um aspeto espetacular. Para além da estética, a outra grande vantagem destes passeios é a possibilidade de ver a capital italiana antes de as massas de turistas invadirem as ruas.
Outra particularidade destes passeios de bicicleta é que normalmente são complementados por um pequeno-almoço que inclui uma degustação do famoso café italiano. De resto, a dinâmica é semelhante e o passeio passa pelos pontos habituais, como o Coliseu ou a mágica Fonte de Trevi. As bicicletas destes passeios são eléctricas para sua comodidade.
Detalhes interessantes
- Preço: A partir de 50€ aproximadamente.
- Duração: 3-4 horas aproximadamente.
- Localização: Centro e principais monumentos de Roma.
- Vantagens desta opção: Oferece uma vista única de cartão postal de Roma e extras especiais como o pequeno-almoço.
- Desvantagens desta opção: Tem de se levantar cedo.
O que verei neste tipo de excursão
A grande vantagem dos passeios de bicicleta é que permitem percorrer muito terreno num curto espaço de tempo e de uma forma muito confortável. Por esta razão, são ideais para ver a grande maioria dos monumentos de Roma em apenas algumas horas.
Dependendo do passeio que escolher, irá percorrer diferentes zonas de Roma. A maior parte deles percorre o centro histórico da cidade, partindo da zona da Roma antiga, onde se encontram o Coliseu, o Fórum Romano ou o Arco de Tito.
As rotas também percorrem as ruas do centro da cidade, desde o monumento a Victor Emmanuel até à Piazza Navona, passando pelo Panteão e pela Fonte de Trevi. Também percorrem a outra margem do rio Tibre, onde se encontram o Castello Sant'Angelo e a Cidade do Vaticano.
A alternativa a este tipo de passeio é percorrer o sul de Roma ao longo da antiga Via Ápia, onde se encontram várias catacumbas, mausoléus e igrejas importantes. Em todo o caso, com as excursões de bicicleta, poderá percorrer praticamente toda a cidade de Roma, embora isso seja uma tarefa quase impossível.
Conselhos para um passeio de bicicleta em Roma
Os passeios de bicicleta têm uma série de particularidades que os tornam únicos, mas que deve ter em conta antes de embarcar na aventura. Aqui ficam algumas dicas e pontos a ter em conta antes de partir para um passeio de bicicleta:
- A maioria dos passeios oferece bicicletas eléctricas para que não seja muito cansativo. No entanto, é necessário ter um mínimo de resistência física, bem como um mínimo de experiência a conduzir uma bicicleta.
- Osequipamentos de segurança, como capacetes, estão sempre incluídos nos passeios. Também é importante seguir sempre as instruções do guia, uma vez que Roma é uma cidade algo caótica para se deslocar e é sempre melhor ouvir quem tem experiência.
- Se viajar para Roma no verão, descobrirá que é uma cidade muito quente, por isso, se fizer uma excursão durante esta época do ano, mantenha-se sempre hidratado e tome as precauções necessárias. Todas as excursões incluem normalmente bebidas, mas nunca é demais levar água extra na mochila.
- Recomendo que, se estiver interessado em fazer uma excursão de bicicleta, tente fazê-la ao amanhecer ou ao anoitecer, pois é muito mais agradável andar de bicicleta e ver Roma sem a azáfama habitual é uma experiência e tanto.
Porque é que é aconselhável fazer um passeio de bicicleta em Roma?
Roma é uma cidade enorme e há dezenas de sítios que vai querer visitar. Se quiser vê-la em pormenor , precisará de pelo menos 5 dias de viagem, mas nem sempre tem esse tempo.
Nesses casos, um passeio de bicicleta é uma opção altamente recomendada. Permite percorrer uma grande parte da cidade num curto espaço de tempo e ver vários dos seus principais monumentos numa única manhã.
Embora estes passeios não sirvam para entrar e visitar alguns pontos em pormenor, servem para ter uma visão geral da cidade que será muito útil para se deslocar e visitar a capital italiana.
Também lhe dá a oportunidade de conhecer outras zonas menos frequentadas, como a Via Ápia, ou de percorrer Roma ao amanhecer ou ao entardecer e mesmo à noite, quando as ruas estão livres de turistas.