Mais sobre: Os 6 melhores tours gastronómicos de Roma
Em Itália, a gastronomia é uma parte fundamental da cultura do país. Fora das suas fronteiras, o país é conhecido primeiro pela sua história e património cultural e depois pela sua comida. E na capital, isso é evidente em cada esquina. Todos os locais a visitar em Roma são valorizados pela degustação da sua comida enquanto se percorre a cidade.
A gastronomia de Roma vai para além das típicas pizzas e massas. Há uma enorme variedade de sabores para descobrir e é por isso que neste post eu vou falar sobre os melhores passeios gastronómicos na capital da Itália. Se Roma conquista os seus olhos com os seus monumentos, vai apaixonar-se por ela através do paladar.
1. Passeio gastronómico pelo Trastevere, Campo de' Fiori e Bairro Judeu
Há muito para ver nos bairros Trastevere e Judeu, dois locais que estão entre as melhores zonas gastronómicas de Roma.
Entre os dois está o mercado Campo de' Fiori, um dos melhores lugares em Roma para comprar e saborear produtos frescos e locais. É por isso que existem muitas excursões gastronómicas que percorrem estes locais para oferecer a possibilidade de provar o autêntico sabor de Roma.
Estas excursões destinam-se a pequenos grupos de, no máximo, 10 pessoas e incluem uma visita a alguns dos estabelecimentos gastronómicos destas zonas e uma paragem no mercado da praça do Campo de Fiori, com uma duração de cerca de 3 horas e meia a 4 horas.
Normalmente começam cedo com o pequeno-almoço e alguns aperitivos, uma paragem no mercado e culminam com uma boa refeição e degustação, incluindo bebidas típicas e o famoso gelato. Tudo acompanhado por um guia local especializado.
Com este tipo de visita, poderá provar tudo, desde as massas frescas mais típicas até aos antipasti (aperitivos) menos conhecidos, incluindo carnes frias, queijos, ingredientes frescos e muitas outras coisas que é melhor descobrir por si próprio.
Uma vez terminado este tipo de passeio, saberá o suficiente para conhecer os melhores sítios para comer em Trastevere.
Detalhes interessantes
- Preço: A partir de cerca de 80€ aproximadamente.
- Duração: Entre 3 e 4 horas.
- Localização: Bairro de Trastevere, bairro judeu e mercado Campo de' Fiori.
- Vantagens desta opção: É uma das opções mais completas para conhecer a fundo a gastronomia romana.
- Desvantagens desta opção: Requer uma manhã inteira.
2. Visita gastronómica ao Trionfale
Este tipo de passeio tem o nome do mercado Trionfale. É o maior mercado de Roma, situado na zona mais gastronómica da cidade. Situa-se a norte do Vaticano, numa zona repleta de restaurantes, bares, pubs, bares de cocktails, gelatarias e todo o tipo de locais para desfrutar da gastronomia.
As visitas a estas zonas são das mais completas e, para além da entrada no mercado Triunfale, incluem numerosas degustações em vários restaurantes.
A variedade é o seu principal trunfo, pois incluem degustações de cafés italianos, doces, vinhos e queijos italianos, massas, gelados caseiros e todo o tipo de comida. Também inclui frequentemente visitas a algumas das melhores lojas gourmet da cidade.
Detalhes interessantes
- Preço: A partir de 80 euros aproximadamente.
- Duração: Cerca de 4 horas
- Localização: Ao redor do mercado Triunfale ao norte do centro.
- Vantagens desta opção: É a mais completa e com as mais variadas degustações.
- Desvantagens desta opção: A zona do mercado de Triunfale é afastada do centro e não inclui o transfer para o mercado.
3. Um passeio pelas bancas de comida de rua de Roma
A comida de rua também faz parte da cultura gastronómica de Roma. Nas ruas, há centenas de bancas que oferecem comida rápida, barata e igualmente deliciosa para saborear mesmo no meio de toda a azáfama de Roma. Há bancas que vendem pizzas, suppli (croquetes italianos), bolos, gelados e muito mais.
Para descobrir Roma, existem visitas guiadas que oferecem a possibilidade de passear por alguns dos locais históricos da cidade, como o Panteão, enquanto desfruta de algumas paragens nestas bancas de rua.
Geralmente, este tipo de excursão tem o mercado do Campo de' Fiori como ponto central da visita, devido ao grande número de bancas de comida de rua existentes neste local.
E para completar, pode visitar os melhores lugares em Roma para provar a autêntica pizza italiana.
Pormenores interessantes
- Preço: A partir de cerca de 40 euros aproximadamente.
- Duração: Entre 2 e 3 horas.
- Localização: Centro de Roma
- Vantagens desta opção: É uma forma muito interessante de percorrer o centro de Roma e combinar turismo com gastronomia.
- Desvantagens desta opção: Muitos dos pontos de interesse do percurso só são visíveis do exterior e podem ser passados rapidamente.
4. Aulas de culinária com degustação
Claro que uma das melhores formas de apreciar a gastronomia, para além de comer, é aprender a preparar pratos típicos. É por isso que em Roma são muito frequentes as aulas de culinária onde se ensina a preparar vários tipos de massas frescas, pizzas, alguns doces e vários pratos típicos italianos.
Com este tipo de opção, aprenderá a cozinhar especialidades italianas num restaurante típico e sob as ordens de um chefe experiente.
A primeira parte corresponde às aulas e a segunda parte ao prazer de saborear as suas próprias criações, com algumas sugestões do chefe. Os melhores restaurantes que oferecem aulas em Roma estão normalmente localizados perto da Piazza Navona.
Detalhes interessantes
- Preço: Cerca de 60 euros aproximadamente.
- Duração: Cerca de 3 horas entre as aulas e a degustação.
- Localização: Normalmente no centro de Roma, na zona da Piazza Navona.
- Vantagens desta opção: Para além de se divertir a comer, aprenderá a cozinhar pratos típicos italianos.
- Desvantagens desta opção: Não há opção à la carte.
5. Provas de vinhos e queijos em Roma
Uma das actividades gastronómicas preferidas dos romanos são as provas de queijo e vinho. Um costume que está a tornar-se cada vez mais popular entre os turistas. Em Roma, os produtos locais são muito valorizados e, dado que a cidade está rodeada de vinhas, os vinhos locais são muito apreciados.
O queijo também desempenha um papel importante na gastronomia italiana e é o melhor complemento para a degustação de vinhos.
Em Roma, há muitas provas deste género e muitos locais onde estas provas se realizam. Muitos deles situam-se perto de pontos turísticos. É uma opção muito concreta para os amantes da degustação de vinhos, mas é uma atividade rápida e fácil de fazer e, acima de tudo, muito agradável.
Pormenores interessantes
- Preço: A partir de 40 euros aproximadamente.
- Duração: 1-2 horas.
- Local: Existem vários locais para estas provas, geralmente perto de monumentos e pontos importantes.
- Vantagens desta opção: É uma experiência gastronómica altamente recomendada, rápida e fácil de fazer.
- Desvantagens desta opção: A ementa é fechada e sujeita a alterações consoante a época do ano.
6. Workshop para os amantes de Gelato
Uma das estrelas indiscutíveis de Roma, com exceção da massa, é o seu Gelato. Os gelatos artesanais da capital italiana são muito especiais e não se parecem em nada com os gelatos que se podem provar noutras cidades do mundo.
As ruas estão cheias de gelatarias e algumas delas realizam workshops para aprender a fazer Gelato com os melhores artesãos, além de poder prová-los.
As melhores gelatarias de Roma estão geralmente localizadas no centro de Roma, especialmente aquelas que realizam este tipo de workshops.
Aqui podes aprender como se faz o gelado artesanal, que máquinas se utilizam, que ingredientes se usam, etc. E pô-lo em prática, fazendo as suas próprias criações de vários sabores. É uma das melhores actividades se visitar Roma com crianças e especialmente se o fizer no verão, quando as temperaturas sobem.
Se assim for, deixo-vos com este guia para desfrutar de Roma no verão, para além dos Gelatos.
Detalhes interessantes
- Preço: Cerca de 45 euros aproximadamente.
- Duração: Cerca de 1 hora
- Localização: Gelatarias no centro de Roma.
- Vantagens desta opção: É uma atividade muito divertida para crianças e adultos, além de ser muito saborosa.
- Desvantagens desta opção: Os ateliers têm lugares muito limitados.
Quais são os pratos que não devo perder num passeio gastronómico por Roma?
A gastronomia romana baseia-se geralmente num menu típico composto por aperitivos, os antipasti como são conhecidos em Itália, um primeiro e segundo pratos e uma sobremesa. Existem milhares de opções para cada um deles, mas vou dizer-lhe quais são os essenciais:
- Antipasti: Nesta secção é obrigatório provar a bruschetta, uma fatia de pão torrado com alho, azeite e normalmente tomate ou ingredientes frescos. As tapas de mozzarella, um queijo fresco que pode ser consumido sozinho ou com saladas, como a salada caprese com mozzarella, tomate e manjericão. A bresaola, que são fatias de vitela curada, o carpaccio, que é um tipo de carne e salsichas cortadas muito finas comidas cruas, e as típicas tábuas de charcutaria completam esta lista dos antipasti mais comuns e recomendados em Roma. Os melhores lugares para provar estes aperitivos podem ser encontrados neste link.
- Primeiro prato: A massa é o rei indiscutível de Roma, e de toda a Itália. A variedade é infinita e aqui é melhor escolher de acordo com o gosto. O arroz sob a forma de risotto, o gnocchi de batata ou as sopas são os outros pratos mais comuns nos restaurantes romanos.
- Segundo prato: A massa ou primeiro prato é normalmente acompanhada por carne ou peixe. A carne é maioritariamente de porco ou de vitela e o peixe depende da estação do ano, mas ambos os pratos são normalmente servidos com um acompanhamento chamado contorno, composto por batatas e legumes.
- Sobremesas: A fruta fresca e os doces são essenciais. Mas nenhuma sobremesa que se preze em Roma está completa sem um bom café italiano e um autêntico Gelato Romano.
Para além dos roteiros gastronómicos, aqui fica uma ligação para alguns dos melhores locais para comer em Roma.
Dicas para uma visita gastronómica a Roma
Quando se faz um tour gastronómico por Roma, há uma série de pontos a ter em conta sobre os costumes alimentares
- A refeição do meio-dia é sempre a refeição principal, os jantares têm uma estrutura semelhante, mas são sempre mais leves. O pequeno-almoço é geralmente muito ligeiro, com apenas um café e alguns produtos de pastelaria, uma vez que é habitual tomar um cappuccino ou algo semelhante a meio da manhã.
- As refeições nos restaurantes decorrem geralmente entre as 12:30 e as 14:30 e o jantar entre as 19:30 e as 22:00.
- A comida de rua também está em destaque. Sempre que quiser comer fora de horas ou algo mais rápido e barato em Roma, encontrará centenas de bancas de rua com porções de pizza ou similares.
Porque é que é aconselhável fazer um tour gastronómico?
Quando se visita Roma, normalmente circula-se pelas zonas mais turísticas e pelas ruas onde se encontram os monumentos mais famosos. Nestas zonas, a maioria dos restaurantes aproveita a ocasião e oferece um menu mais pequeno, limitando-se ao mais típico e, geralmente, com preços mais elevados.
Encontrar um restaurante onde se possa saborear a autêntica cozinha romana com uma boa relação qualidade/preço é, por vezes, uma tarefa difícil.
A contratação de um tour gastronómico permite-lhe conhecer a autêntica comida italiana sem se limitar ao mais típico e sempre com especialistas que lhe ensinarão todos os segredos da gastronomia de Roma.
Outra vantagem é que não só provará os melhores pratos, mas também aprenderá como são preparados e aprenderá o suficiente para saber escolher por si próprio quais os restaurantes que vale a pena visitar em Roma.