Os 10 melhores pontes de Veneza

Neste post vai ficar a conhecer as pontes mais famosas da cidade, as mesmas pontes que ligam as ilhas da romântica cidade de Veneza.

Carmen Navarro

Carmen Navarro

leitura de 9 minutos

Os 10 melhores pontes de Veneza

Ponte de Rialto, Veneza | ©Vincenzo Landino

Sabia que... mais de 350 pontes ligam as 118 ilhas que compõem Veneza? É por isso que Veneza é famosa pela sua rede de pontes e ruas estreitas que dão à cidade uma atmosfera muito particular. Algumas das pontes que vais conhecer neste post estão repletas de história e beleza, e a partir das quais poderás obter algumas vistas dignas de fotografia.

1. Ponte de Rialto

A Ponte de Rialto| ©Giulia Angotti
A Ponte de Rialto| ©Giulia Angotti

A Ponte de Rialto é uma das quatro pontes mais antigas de Veneza (construída no século XVI). É um dos pontos turísticos mais interessantes para ver em Veneza e é o ponto focal da cidade e do Grande Canal.

A ponte foi construída entre 1588 e 1591 e demorou apenas 3 anos a ser concluída. A Ponte de Rialto substituiu quatro pontes que existiam anteriormente e foi a única forma de atravessar o Grande Canal a pé até 1854, altura em que foi construída a Ponte da Accademia.

Verá que é uma ponte em arco de pedra que atravessa a parte mais estreita do Grande Canal. Há muito que é vista como um feito arquitetónico e de engenharia do Renascimento. Se olhar com atenção, verá que existem cerca de 6000 estacas de madeira debaixo de cada pilar, tudo para suportar o peso do arco de pedra, que é o que lhe dá o seu toque barroco.

Como chegar à Ponte Rialto

A Ponte Rialto está localizada no bairro de San Polo de Veneza, juntando-se a San Marco. A paragem do vaporetto 'Rialto' fica ao lado, e a ponte é facilmente acessível a pé a partir de quase qualquer ponto de Veneza. Onde quer que vá, os sinais indicam-lhe a direção de Rialto. Para sua referência, fica a cerca de dez minutos a pé de São Marcos.

No entanto, se estiver no aeroporto de Veneza ou noutro ponto afastado do centro, pode optar pelas linhas de autocarro (4L, 5, 6, 6L, 7E, 8E). Também é possível chegar até nós de comboio nas linhas (R, RV); ou ainda de vaporetto que passa pelo Grande Canal nas linhas (1 e 2).

  • Endereço: Sestiere San Polo, 30125 Veneza, Itália.
  • Recomendação: Aqui está um post sobre como se deslocar em Veneza que será certamente muito útil para compreender os diferentes meios de transporte disponíveis.

Reservar um cruzeiro no Grande Canal

2. Ponte dos Punhos

Ponte dos Punhos| ©Martina Sgorlon
Ponte dos Punhos| ©Martina Sgorlon

A Ponte dei Pugni, ou Ponte dos Punhos, é outra das pontes mais famosas de Veneza. Isto porque foi o local onde, durante anos, dois bandos rivais, os Nicolotti e os Castellani, se envolveram em lutas de punhos.

Segundo a tradição, os vencedores atiravam os vencidos para a água, uma ação facilitada pelo facto de, até há pouco tempo, a ponte não ter gradeamento. Felizmente, estas lutas foram proibidas, devido à sua excessiva violência, em 1705.

No caso da Ponte dos Punhos, a sua atração está diretamente relacionada com a sua história, uma vez que ainda se podem ver pegadas no chão da ponte, sinais que indicavam aos dois rivais onde se posicionar.

Perto da Ponte dei Pugni existe um grande barco que vende fruta e legumes frescos, um elemento caraterístico do local. Também recomendo fotografar a Biblioteca Indiana Jones, um edifício muito famoso.

Como chegar à Ponte dos Punhos

A Ponte dos Punhos é uma pequena ponte localizada no sestiere de Dorsoduro, a meio caminho entre o Campo San Barnaba e o Campo Santa Margherita. Pessoalmente, recomendo que se vá a pé, pois vale a pena dedicar algum tempo a apreciar todo o percurso. No entanto, se quiser encurtar a distância, aconselho-o a apanhar o vaporetto de Veneza da linha 1.

  • Endereço: 30123 Veneza, Itália.

Reservar um passeio de gôndola em Veneza

3. Ponte dos Suspiros

A Ponte dos Suspiros| ©Jorge Franganillo
A Ponte dos Suspiros| ©Jorge Franganillo

A Ponte dos Suspiros é uma das pontes mais importantes de Veneza. Foi construída no início do século XVII e o seu nome deve-se aos suspiros que se ouviam de quem a atravessava e estava prestes a ser preso. Esta teoria foi popularizada por Lord Byron, que a mencionou ao longo de alguns dos seus escritos mais famosos, que também popularizaram esta ponte.

É uma ponte de apenas 11 metros e costumava dar acesso às antigas prisões do palácio. Tem um estilo muito barroco, de cor branca e um grande peso histórico. Já sabe onde ir se quiser reviver as memórias dos milhares de prisioneiros inocentes durante a longa e dura Inquisição.

Como chegar à Ponte dos Suspiros

A Ponte dos Suspiros está localizada perto da Praça de São Marcos. Para lá chegar de comboio a partir da Piazzale Roma, pode escolher entre a linha R ou RV e sair na paragem "Vallaresso". Se preferir ir de vaporetto, pode desembarcar perto da praça graças à linha 1.

  • Endereço: Pza San Marco, 1, 30124 Veneza, Itália.

Reservar uma visita privada a Veneza

4. Ponte dos pés descalços

Ponte dos Pés Descalços| ©Zairon
Ponte dos Pés Descalços| ©Zairon

A Ponte degli Scalzi (Ponte dos Pés Descalços) é uma das quatro pontes de Veneza que atravessam o Grande Canal. Foi projectada por Eugenio Miozzi e concluída em 1934 para substituir uma ponte de ferro austríaca (todas as pontes de ferro de Veneza tinham sido construídas por austríacos). A ideia era construir algo de caseiro e evidenciar claramente a ascensão da Itália.

Se olharmos para a ponte, ela toma emprestadas as principais características da Ponte de Rialto, exceto as linhas decorativas e o facto de ser construída em pedra branca. É definitivamente uma das pontes que deve ser visitada à noite em Veneza, pois a partir daqui pode ver os navios de cruzeiro iluminados do Grande Canal.

Como chegar à Ponte dos Pés Descalços

A ponte liga os sestieri de Santa Croce e Cannaregio. A norte da ponte encontram-se a Chiesa degli Scalzi (Igreja dos Monges Descalços) e a estação de comboios de Santa Lucia. A sul, encontra-se a estação de autocarros Piazzale Roma. É possível chegar à ponte com as linhas de autocarro (2, 4L, 5, 6, 6L, 7E, 8E).

  • Endereço: Ponte degli Scalzi, 30135 Veneza, Itália.

5. Ponte da Academia

Ponte da Accademia| ©advencap
Ponte da Accademia| ©advencap

APonte dell'Accademia liga o bairro de San Marco a Dorsoduro, onde se situa a Galeria da Accademia. A ponte é conhecida por oferecer as melhores vistas de Veneza, uma vez que se pode contemplar o Grande Canal em ambas as direcções a partir de um ponto relativamente alto.

O melhor de tudo é que notará um grande contraste em comparação com as outras pontes de mármore de Veneza, uma vez que esta foi construída em madeira. Pessoalmente, mesmo que só estejas em Veneza por um dia, recomendo-te que vás a esta ponte, pois terás uma melhor visão geral da estrutura da cidade.

Além disso, perto da ponte estão alguns dos melhores lugares para comer barato em Veneza.

Como chegar à Ponte Accademia

A ponte está localizada no loop final do Grande Canal em forma de S, pouco antes de o canal passar pela Bacia de São Marcos. Também recomendo atravessar a ponte se estiver a caminho da Piazza San Marco para a Galleria dell'Accademia, a Coleção Peggy Guggenheim ou a Igreja de Santa Maria della Salute.

A ponte pode ser alcançada de preferência por vaporetto, graças às linhas (1 e 2). As linhas de autocarro (10A , 53E , 6 , 6E , 6L , 7 , 7E , 8E ) também serão úteis se pretender encurtar distâncias.

  • Endereço: 30100 Veneza, Itália.

6. Ponte de Palha

Ponte de Palha| ©Gary Houston
Ponte de Palha| ©Gary Houston

A Ponte della Paglia (Ponte de Palha) liga o bairro de Castello a São Marcos. Foi originalmente construída em 1360 e reconstruída durante o século XIX.

O seu nome deve-se aos barcos que eram presos à ponte para descarregar palha para ser transportada para diferentes áreas. Esta atividade foi proibida devido ao risco que implicava. Esta famosa ponte tornou-se um emblema para os pintores italianos, um pormenor que aumentou radicalmente a sua popularidade.

A Ponte della Paglia é o local perfeito para tirar uma fotografia da Ponte dos Suspiros, pois fica muito perto. Dois pássaros, uma pedra!

Como chegar à Ponte de Palha

Recomendo que faça o percurso até à Ponte dos Suspiros e, a partir daí, até à Ponte de Palha, dada a proximidade e o interessante percurso que as separa. No entanto, se quiser ir diretamente para a ponte, recomendo as linhas de autocarro (10A, 24, 4L, 6, 6E, 6L) ou as linhas de vaporetto (1 ou 2).

  • Endereço: Piazzetta San Marco, 30124 Veneza, Itália.

Reservar um passeio de gôndola em Veneza

7. Ponte Calatrava

Ponte Calatrava| ©Filippo Leonardi
Ponte Calatrava| ©Filippo Leonardi

Concluída em 2008, a Ponte Calatrava foi projectada pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava. É a última das quatro pontes que atravessam o Grande Canal, embora se deva dizer que foi uma adição controversa devido ao seu aspeto moderno que contrastava com o aspeto renascentista da cidade.

A ponte moderna de Veneza, oficialmente chamada Ponte della Constituzione, tem um objetivo forte e importante: ligar a estação de comboios de Santa Lucia à Piazzale Roma, ligando assim a única área da cidade acessível por carro. É um ótimo local para assistir aos passeios de gôndola, ou mesmo para dar uma volta numa.

Como chegar à Ponte Calatrava

A ponte está localizada a 1,3 quilómetros da Ponte Rialto. Por isso, para chegar à Ponte Calatrava pode optar por um cruzeiro no Grande Canal ou apanhar o vaporetto da linha 2.

De autocarro, a forma mais sensata seria apanhar as linhas 6E ou 7E.

  • Endereço: Ponte della Costituzione, 30135 Veneza, Itália.

8. Ponte dos Pináculos

Ponte das Torres| ©Didier Descouens
Ponte das Torres| ©Didier Descouens

A Ponte delle Guglie é uma das duas pontes que atravessam o Canal Cannaregio, situada na sua extremidade ocidental, perto da junção com o Grande Canal.

A ponte fica perto da estação de comboios de Venezia Santa Lucia, não muito longe da Ponte de Rialto. Verá que a ponte de pedra e tijolo é muito ornamentada, incluindo gárgulas no seu arco, e é também conhecida como a "Ponte dos Pináculos" devido aos seus pináculos metálicos (a única ponte em Veneza com este pormenor).

Como chegar à Ponte dos Pináculos

A ponte fica a apenas 1 quilómetro da Ponte de Rialto, pelo que pode ir a pé se estiver no centro da cidade. Também pode desembarcar perto da ponte se apanhar o vaporetto de Veneza da linha 1.

  • Endereço: 30121 Veneza, Itália.

9. Ponte da Liberdade

Ponte da Liberdade| ©Didier Descouens
Ponte da Liberdade| ©Didier Descouens

Esta ponte liga a Itália às ilhas que compõem a cidade de Veneza. A Ponte della Liberta era conhecida como Ponte Littorio. A ponte foi inaugurada pelo ditador italiano Benito Mussolini em 1933 e rebaptizada após a Segunda Guerra Mundial para comemorar a libertação da Itália do fascismo.

Se chegar à estação de Veneza Santa Lucia pode ver o paralelo da ponte a partir da janela. A ponte tem 3850 metros de comprimento ! Nada que se compare ao comprimento das pontes que ligam as ilhas de Veneza.

Esta ponte, mais do que um local a visitar, é uma forma de chegar a Veneza a partir da cidade de Menestre; por outras palavras, é a ponte pedonal que lhe dará as boas-vindas a esta cidade romântica.

10. Ponte das Mamas

Ponte das Tetas| ©Didier Descouens
Ponte das Tetas| ©Didier Descouens

Esta ponte em San Polo tem uma longa história, uma vez que servia de ligação à zona de diversão nocturna veneziana. É uma ponte avermelhada, não muito comprida e com um aspeto marcante.

Para entender melhor o nome, é preciso voltar ao século XV, quando o governo veneziano emitiu um decreto que permitia que as prostitutas anunciassem os seus serviços mostrando os seios pela janela (tudo para cobrar impostos). Foi esta prática que deu à ponte o seu nome atual.

Como chegar à Ponte das Mamas

Pessoalmente, recomendo que chegue à Ponte das Mamas depois de visitar a famosa Ponte de Rialto, uma vez que fica apenas a 500 metros de distância. No caminho, passará pelo Campo di San Silvestro e pelo Rio de San Aponal.

  • Endereço: Via San Cassiano, 30125 Veneza, Itália.

Reservar um passeio de gôndola em Veneza