O que ver e fazer em Verona em 1 dia

Descobrir Verona num único dia pode parecer impossível, mas com o itinerário certo é possível ver os principais locais que inspiraram Romeu e Julieta de William Shakespeare.

Matías Rodríguez

Matías Rodríguez

leitura de 10 minutos

O que ver e fazer em Verona em 1 dia

Vista del lago en Verona |©Ronny Siegel

Parece impossível percorrer Verona num só dia, mas com a organização adequada é possível descobrir os principais locais que inspiraram William Shakespeare, visitar a Arena de Verona e a Piazza Bra, visitar a Casa de Julieta e a sua varanda, observar a cidade a partir da Torre dei Lamberti, visitar a Catedral e a Ponte de Pedra e assistir ao pôr do sol a partir do Castel San Pietro.

1. A visita começa na Arena de Verona e na Piazza Bra

Dentro da Arena de Verona|©Stefano Parisi
Dentro da Arena de Verona|©Stefano Parisi

A Arena de Verona é um anfiteatro romano com quase 2.000 anos e uma das atracções mais visitadas da cidade. Se reservar uma visita guiada a Verona, é quase certo que o incluirá, pelo menos o exterior. Todos os anos se realizam eventos e espectáculos musicais, incluindo o Festival de Verona, que consiste numa série de concertos de ópera que têm lugar todos os anos entre junho e agosto.

Sugiro que comece a sua visita pela Arena di Verona, uma vez que, de manhã, evitará as longas filas de espera e poderá também desfrutar deste anfiteatro romano, o mais bem conservado do mundo, com menos multidões. Durante a visita, que pode ser feita sozinho ou com uma visita guiada, pode conhecer o interior da Arena e também aprender sobre a sua história e os múltiplos usos que teve ao longo dos anos.

A visita à Arena de Verona demora cerca de 1 hora e meia e, uma vez no exterior, recomendo que dê um pequeno passeio pela Piazza Bra, que se situa mesmo à saída do anfiteatro e é uma das praças públicas mais movimentadas e famosas da cidade e também um ponto de encontro para as melhores excursões de Verona.

Factos interessantes

  • Preço... Os bilhetes para visitar o interior da Arena têm um custo inicial de cerca de 10 euros por pessoa.
  • Onde... Piazza Bra 1, Verona.
  • Como chegar... Pode chegar lá com as linhas de autocarro 11, 12, 31, 32, 33 e 52 ou com o autocarro turístico de Verona.

Reservar a visita guiada de Verona

2. Visite a Casa de Julieta e a varanda mais famosa do mundo

Casa de Julieta, Verona|©Geoff Buck
Casa de Julieta, Verona|©Geoff Buck

Sem dúvida, recomendo vivamente a reserva da visita guiada de Romeu e Julieta em Verona. A Casa de Julieta é a atração mais visitada porque a peça Romeu e Julieta é uma das criações mais famosas de William Shakespeare.

O Museu da Casa de Julieta é uma exposição de alguns elementos relacionados com a peça de Shakespeare e também uma revisão da história do palácio medieval, que se regista ter existido pelo menos desde o século XII, quando foi habitado pelos Capuletos, a família de Julieta. No entanto, a maior parte da casa foi reconstruída em 1940 e da sua estrutura original apenas resta a porta de entrada. As principais atracções do museu encontram-se no exterior:

  • A estátua de Julieta, que, segundo uma lenda urbana veronesa, deve ser tocada para atrair a sorte.
  • A varanda, onde tem lugar um dos diálogos mais importantes da peça de Shakespeare.

Note-se que a Casa de Julieta está sempre muito cheia e poderá ter de fazer fila para a visitar ou para tirar uma fotografia com a fachada do palácio. Se quiser visitar o museu, a melhor opção é comprar os seus bilhetes com antecedência online.

Factos interessantes

  • Preço... Os bilhetes para o museu custam aproximadamente 6 euros por pessoa.
  • Onde... Piazzetta Navona, Verona.
  • Como chegar... Pode chegar lá com as linhas de autocarro 11, 13 e 52 ou com o autocarro turístico de Verona.

Reservar a excursão Romeu e Julieta em Verona

3. Ver uma vista panorâmica da cidade a partir da Torre Lamberti

Torre Lamberti, Verona|©Claudio Spreafico
Torre Lamberti, Verona|©Claudio Spreafico

A duas ruas da Casa de Julieta fica a Torre dei Lamberti, uma torre civil medieval de 84 metros de altura, que já foi considerada um dos edifícios mais altos da cidade e é agora um dos pontos panorâmicos para ver o horizonte da cidade e funciona também como torre do relógio.

A Torre dei Lamberti impressiona pela complexidade da sua construção, pelos materiais utilizados e pelos dois sinos no topo, um que assinala os incêndios e a hora do dia e o outro que serve para chamar o povo às armas para defender a cidade. Se a visitar, pode também descobrir a escada em espiral que o leva ao topo e um elevador que foi acrescentado no início do século XX.

A partir da Torre dei Lamberti poderá ver uma ampla vista panorâmica da cidade, incluindo os alcances do rio Adige, o Castelo de San Pietro, a cidade velha, a Arena e a Catedral. Se planear visitar Verona no verão, poderá também ver a primeira cadeia de montanhas dos Alpes.

Factos interessantes

  • Preço... Os bilhetes para aceder ao miradouro têm um custo inicial de aproximadamente 6 euros por pessoa.
  • Onde... Via della Costa 1, Verona.
  • Como chegar... Pode chegar lá com as linhas de autocarro 11, 13 e 52 ou com o autocarro turístico de Verona.

Reservar a visita guiada a Verona

4. Almoçar na Piazza delle Erbe

Piazza delle Erbe, Verona|©Vítor Ribeiro
Piazza delle Erbe, Verona|©Vítor Ribeiro

Uma das melhores coisas para fazer em Verona é apreciar a comida italiana, por isso sugiro que, uma vez terminada a sua visita ao miradouro da Torre dei Lamberti, vá almoçar à Piazza delle Erbe, que é um dos pontos centrais da cidade e fica apenas a duas ruas de distância.

É também um dos lugares a visitar se reservar uma visita guiada a Verona. A Piazza delle Erbe é um dos espaços públicos mais famosos e se planearvisitar Verona na época do Natal, verá que uma árvore de Natal gigante é instalada lá todos os anos. É também conhecida por ser o local de alguns dos melhores restaurantes. Uma vez que não vai poder fazer um tour gastronómico em Verona devido à falta de tempo , pode pelo menos visitar alguns dos locais que normalmente estão incluídos nos tours gastronómicos, tais como:

Na zona da Piazza delle Erbe encontrará restaurantes de todos os tipos e menus de todos os preços, para que possa escolher a opção que melhor se adapta ao seu paladar. Se depois do almoço também quiser experimentar o tradicional gelato italiano, pode optar por duas das mais famosas gelatarias nas ruas perto da Piazza delle Erbe:

Reservar a visita guiada a Verona

5. Visitar a Catedral de Verona

Catedral de Verona|©Salvador Safina
Catedral de Verona|©Salvador Safina

Depois do almoço na zona da Piazza delle Erbe, sugiro que se desloque para o lado do rio Adige até à Catedral de Verona, que se situa a seis ruas da praça.

A Catedral de Verona destaca-se pela sua simplicidade, pela sua estrutura de estilo românico e pela fachada impressionante com o seu telhado de duas águas. O interior alberga frescos e esculturas renascentistas e o altar foi construído a partir dos restos das duas igrejas que anteriormente ocupavam o local e que foram demolidas por um terramoto no século XI. Tem uma torre sineira inacabada e, entre as naves centrais, podem ver-se vitrais de uma única cor azul.

Embora a Catedral seja um dos edifícios católicos mais importantes da cidade devido à sua investidura, não é uma das igrejas mais visitadas em Verona, uma vez que esse lugar é ocupado pelos conventos e capelas mencionados por Shakespeare em Romeu e Julieta. Pode visitar a Catedral de Verona todos os dias e também ir aos hospícios religiosos aos domingos.

Factos interessantes

  • Preço... A entrada na Catedral é gratuita.
  • Onde... Piazza Vescovado, Verona.
  • Como chegar lá... Pode chegar lá com as linhas de autocarro 70 ou com o autocarro turístico de Verona.

Reservar o autocarro com paragens gratuitas em Verona

6. Tirar uma fotografia na Ponte Pietra, a ponte mais antiga da cidade

Ponte Pietra, Verona|©emptyseas
Ponte Pietra, Verona|©emptyseas

Muito perto da Catedral, a quatro ruas de distância, encontra-se a Ponte de Pedra, que é uma das oito pontes romanas que atravessavam o rio Adige na antiguidade e é a única que ainda se mantém de pé atualmente, apesar de ter sido parcialmente reconstruída após o final da Segunda Guerra Mundial.

Pode chegar à ponte através de uma caminhada de 10 minutos ou de autocarro na linha 70. Também pode reservar um passeio de bicicleta por Verona. A Ponte de Pedra não é apenas a ponte mais antiga da cidade, mas é também um dos protagonistas do horizonte de Verona, que se destaca pelas construções medievais e pela influência romana dos seus principais edifícios. A partir desta ponte podem-setirar algumas das melhores fotografias da cidade e também se pode fotografar nela.

A importância da Ponte de Pedra era central na antiguidade, pois ligava a parte antiga da cidade ao Castelo de San Pietro, que coroava a resistência da cidade contra os invasores. É por isso que a ponte está incluída na maioria das visitas guiadas que cobrem a história da cidade, mesmo naquelas que são destinadas às crianças, por isso, se planeia visitar Verona com crianças, visitá-la pode ser uma opção ideal, pois é muito impressionante.

Factos interessantes

  • Preço... A visita à ponte é gratuita.
  • Onde... Ponte de Pedra, Verona.
  • Como chegar lá... Pode chegar lá com as linhas de autocarro 70 ou com o autocarro turístico de Verona.

Reservar um passeio de bicicleta em Verona

7. Visita ao Teatro Romano e ao Museu Arqueológico

Teatro Romano em Verona|©Fulvius
Teatro Romano em Verona|©Fulvius

Do outro lado da ponte fica o Teatro Romano, com mais de 2.000 anos de idade e um dos edifícios mais antigos ainda de pé com a sua estrutura original em Verona, sem ter sido reconstruído ao longo da sua história . O teatro, que acolhe concertos e espectáculos, alberga também o Museu Arqueológico

O museu é uma das paragens se reservar a visita guiada a Verona e é um centro de exposições arqueológicas que inclui mais de 600 obras expostas no interior e outras 200 no exterior. Entre as peças que se podem descobrir encontram-se inscrições, esculturas, mosaicos, bronzes, vasos, estelas e altares funerários, urnas etruscas e inscrições gregas, bem como taças de cerâmica e mobiliário de metal.

A visita a este museu será de interesse para os amantes da história, embora também possam encontrar elementos curiosos para saber como era a vida na cidade durante a época romana e como os costumes sociais mudaram durante as sucessivas conquistas. Sem dúvida, o museu de arqueologia é um dos melhores museus de Verona

Factos interessantes

  • Preço... A entrada no museu tem um custo inicial de aproximadamente 4,5 € por pessoa.
  • Onde... Regaste Redentore 2, Verona.
  • Como chegar lá... Autocarros 11, 12, 31, 32, 33 e 90 e autocarros turísticos de Verona.

Reservar a visita guiada de Verona

8. Subir ao topo do Castel San Pietro para ver o pôr do sol

Castelo de San Pietro|©Spiritualized Kaos
Castelo de San Pietro|©Spiritualized Kaos

A poucos metros do Teatro Romano, no alto da cidade, está o Castelo San Pietro, um dos pontos mais altos da área metropolitana de Verona e uma das melhores coisas para ver e fazer em Verona durante uma viagem de um dia. Do miradouro tem-se uma ampla vista panorâmica da cidade e dos seus arredores. Para aceder ao miradouro principal, no topo do castelo, pode utilizar as escadas ou o funicular de San Pietro.

As principais atracções da cidade que se podem ver a partir do Castelo de San Pietro são as casas floridas nas margens do rio Adige, as diferentes cores, texturas e materiais da Ponte de Pedra e as ruas estreitas da parte antiga de Verona, que é uma das partes mais pitorescas da cidade.

Do alto do miradouro, se subirmos no último turno, podemos ver também um dos melhores pores-do-sol de Itália, pelo que recomendo que deixemos a visita ao Castelo de San Pietro para o final do passeio, para que o pôr do sol nos apanhe a vê-lo do alto. Pode lá chegar confortavelmente se reservar o autocarro com paragens gratuitas em Verona.

Factos interessantes

  • Preço... A entrada no castelo e no miradouro tem um custo inicial de cerca de 10 euros por pessoa.
  • Onde... Castelo de San Pietro, Verona.
  • Como chegar... Pode chegar lá com as linhas de autocarro 21, 22, 23, 24 e 61 ou com os autocarros turísticos de Verona.

Reservar o autocarro com paragens gratuitas em Verona

9. Dar um passeio ao longo das margens do rio Adige

Rio Adige, Verona|©Carlos Alm
Rio Adige, Verona|©Carlos Alm

No final do passeio, sugiro que saia do Castel San Pietro, atravesse a Ponte de Pedra e comece um passeio lento ao longo das margens do Adige. Se planear visitar Verona em janeiro, verá que a brisa fresca do rio o ajudará a vencer o calor e, se estiver de visita durante a estação mais fria, um casaco leve ajudá-lo-á a proteger-se, mas vale a pena começar a sua despedida da cidade a partir do rio.

Se ainda tiveres vontade de passear pela cidade, podes optar por um passeio pela parte antiga da cidade e, se não, podes ir diretamente para a Via Mazzini para jantar num dos restaurantes da zona. Recomendo que escolhas o Le Vecete ou o Il Bacaro dell'Arena, mas podes certamente encontrar outros locais interessantes.

Pode despedir-se da cidade indo a um bar ou café local para tomar um café ou provar algumas das sobremesas locais, que são muito saborosas.

  • Amanhã
  • Arena de Verona
  • Praça Bra
  • Casa de Julieta
  • Torre de Lamberti
  • Meio-dia
  • Praça das Ervas
  • Maffei / Billy Paletta
  • Gelataria Impero / Amorino
  • Catedral de Verona
  • Tarde
  • Ponte de pedra
  • Teatro Romano
  • Museu Arqueológico
  • Castelo de San Pietro
  • Noite
  • Rio Adige
  • Passeio pela cidade
  • Via Mazzini
  • Le Vecete / Il Bacaro