O que ver e fazer em Verona em 4 dias

Verona é um dos destinos turísticos mais interessantes do norte de Itália e quatro dias são mais do que suficientes para ver grande parte da cidade.

Keyvis Montilva

Keyvis Montilva

leitura de 9 minutos

O que ver e fazer em Verona em 4 dias

Arena de Verona |©Glauco Santos

A cidade de Verona tem uma localização estratégica em Itália. Situa-se num ponto intermédio entre as paisagens que definem a região do Veneto e a zona rural da Emília-Romanha. Por essa razão, muitas das melhores coisas para ver e fazer em Verona envolvem uma visita turística à cidade, bem como aos seus deslumbrantes arredores.

Para sua conveniência, compilei uma série de planos e actividades que o manterão ocupado durante uma viagem de quatro dias. É tempo suficiente para explorar a cidade à vontade e até aventurar-se em alguns dos destinos interessantes das redondezas.

Dia 1: Conhecer as maravilhas de Verona

Centro Histórico|©Hotel Roxy Plaza Soave (Verona)
Centro Histórico|©Hotel Roxy Plaza Soave (Verona)

O primeiro dia da sua viagem a Verona será sempre um dia muito especial. É a sua primeira oportunidade de explorar esta famosa cidade no sinuoso rio Adige.

A cidade em si é uma das maravilhas turísticas de Itália e, ao longo de toda a sua extensão, é possível ver como existem zonas muito específicas da cidade que se distinguem das outras pela sua arquitetura, bem como pela sua oferta comercial.

Por isso, no primeiro dia da sua visita a Verona, encarreguei-me de encontrar planos que lhe permitirão explorar a cidade de uma forma rápida, prática e agradável.

Fazer um passeio a pé pelo centro de Verona

O centro de Verona é uma área bastante interessante, pois está dividido em duas secções. A primeira é a Città Antica e é a zona mais antiga de toda a cidade. A segunda é a Cittadella e é igualmente turística e urbana, mas é caracterizada por edifícios ligeiramente mais modernos.

Assim, neste contexto, um passeio a pé pelo centro da cidade é uma excelente ideia e é definitivamente um investimento muito apropriado do seu tempo e dinheiro. Se for uma visita guiada, é provável que a atividade comece por volta das 10h00 e o ideal é escolher uma alternativa que esteja disponível para pequenos grupos de pessoas.

Quanto ao acompanhamento, deve saber que é sempre um guia especializado na história da cidade. A atividade costuma durar cerca de duas horas no total, o que significa que, no final da manhã, poderá participar noutros planos turísticos. Não há dúvida de que este tipo de passeio é um dos melhores passeios em Verona.

Reservar uma visita guiada a Verona

Depois, pode ir à Arena de Verona

Bem no coração do centro de Verona, entre os limites da Città Antica e da Cittadella, está a Arena de Verona.

Para muitos, é a mais importante atração turística de toda a cidade e é um anfiteatro romano excelentemente preservado, concebido para ter uma capacidade adequada para 20.000 pessoas. Durante o verão, este local acolhe o festival de ópera da cidade e, ao longo do ano, podem ter lugar outros eventos especiais.

Exatamente por esta razão, é uma óptima ideia se decidir visitar este local como segunda atividade turística no primeiro dia da sua visita a Verona. O ideal é também pagar uma destas visitas guiadas, pois assim poderá descobrir todos os pormenores interessantes associados a este Património Mundial.

Ao mesmo tempo, os arredores deste local estão repletos de restaurantes italianos autênticos. O que significa que sentar-se para tomar um café e fazer uma pausa para procurar informações sobre a visita à Arena di Verona é uma das melhores coisas que pode fazer antes da sua visita para se informar, recarregar as baterias e continuar com o resto do seu dia.

Assistir a uma aula de fabrico de gelado

O gelato, também conhecido como gelato, é um dos grandes tesouros gastronómicos de Itália e, especificamente, a cidade de Verona é uma das mais destacadas no que diz respeito à criação desta peculiar sobremesa.

Por isso, uma aula prática para aprender a preparar gelato artesanal sob os parâmetros italianos pode ser uma excelente atividade de entretenimento para o primeiro dia da sua visita. Sobretudo porque pode ser um escape ao calor e uma excelente aprendizagem para levar para casa.

Este tipo de planos realiza-se normalmente à tarde e pode, por isso, ser a terceira atividade do itinerário. Normalmente, a aula tem a duração de duas horas e inclui o pagamento do chef profissional que o instruirá nesta técnica, bem como o pagamento do livro de receitas e de todos os ingredientes necessários para preparar o gelato.

Assim, este plano pode ser uma das melhores coisas para fazer em Verona durante o verão, porque é uma atividade no interior e com ar condicionado que pode ocupar a parte mais quente do seu dia.

Terminar com um passeio noturno pela história negra de Verona

Algumas pessoas quando planeiam uma viagem também precisam de planos noturnos porque querem aproveitar ao máximo cada minuto e cada segundo que têm à sua disposição no seu novo destino turístico. Por esta razão, para o primeiro dia da sua visita a Verona, sugiro que participe num passeio noturno centrado na história mais obscura e complicada do passado desta cidade.

Basicamente, é um passeio a pé que se realiza em algumas das zonas mais importantes da cidade, mas em cada uma delas o foco do guia local será recontar os acontecimentos mais poderosos e chocantes dos séculos de antiguidade que esta cidade tem.

Esta é, sem dúvida, uma das melhores coisas para fazer em Verona à noite, especialmente porque é uma abordagem muito divertida para este tipo de passeio e, ao mesmo tempo, é uma maneira de se familiarizar com as áreas mais atraentes que a vida nocturna desta comunidade italiana tem para oferecer.

Dia 2: Continuar a viver o melhor de Verona

Passeio de bicicleta pela Muralha Cor-de-Rosa|©Peter Bartlett ARPS EFIAP/b CPAGB BPE3*
Passeio de bicicleta pela Muralha Cor-de-Rosa|©Peter Bartlett ARPS EFIAP/b CPAGB BPE3*

O segundo dia da sua visita a Verona é a oportunidade perfeita para continuar a explorar a cidade, bem como a sua cultura e identidade.

Por isso, as actividades que preparei para si continuam a ter lugar no centro histórico, bem como em alguns dos melhores bairros dos arredores.

Comece o dia com um passeio de bicicleta por Verona

Os passeios de bicicleta são normalmente uma excelente alternativa turística, pois são uma boa forma de incorporar o exercício físico na sua visita à cidade. No caso de Verona, tornam-se um bom plano porque sairá do coração da cidade para percorrer algumas das zonas verdes circundantes, bem como os bairros privilegiados repletos de mansões com mais de 200, 300 e até 400 anos.

Este plano, como tal, costuma durar cerca de três horas no total e, quando contrata este tipo de passeio, costuma pagar uma taxa que inclui um guia local licenciado, bem como a bicicleta e o capacete de segurança necessário para andar.

Se este plano não lhe agradar, mas ainda estiver à procura de uma forma de fazer um bom passeio matinal pela cidade no seu segundo dia, então pode apanhar um dos melhores autocarros turísticos de Verona.

Ambas as formas de se deslocar pela cidade são muito convenientes, porque normalmente têm um ponto de encontro no centro da cidade e, após cerca de duas horas, permitem-lhe acelerar a exploração que levaria vários dias com um passeio a pé convencional.

Reservar um passeio de bicicleta por Verona

Continue a tarde com uma aula de comida italiana

Depois de tomar o pequeno-almoço com um bom café italiano e de ter participado num passeio de bicicleta e num passeio nos autocarros turísticos de Verona, a ideia de participar numa aula de culinária italiana é apropriada. Verona é uma das cidades mais importantes no que respeita à gastronomia deste país. Não é pouco, sabendo que o mundo culinário italiano é um dos mais importantes do mundo.

Este tipo de aulas costuma ser um pouco caro, já que o preço aproximado ronda os 100 euros por pessoa. No entanto, é uma atividade que ocupa apenas cerca de três horas e meia da sua tarde e está limitada a um grupo muito restrito de pessoas, o que significa que terá a oportunidade de aprender a preparar pelo menos cinco receitas italianas enquanto desfruta de um bom acompanhamento de vinhos locais.

A experiência é sempre orientada por um dos melhores chefes regionais. Ao mesmo tempo, se esta ideia não lhe agradar, pode ainda participar num dos melhores passeios gastronómicos de Verona. Estas levá-lo-ão a alguns dos melhores restaurantes da zona turística da cidade e serão uma boa oportunidade para explorar a autêntica cozinha de Verona.

Termine o dia com uma excursão a Sirmione e ao Lago di Garda

Uma óptima maneira de terminar o seu segundo dia em Verona seria uma curta viagem ao Lago de Garda. Este é um dos destinos turísticos mais importantes de todo o norte de Itália e a atividade em si é uma visita guiada que parte do centro de Verona e que normalmente dura cerca de quatro horas no total.

A atividade centra-se na navegação nas águas deste famoso lago, bem como na possibilidade de visitar uma das mais belas aldeias da região, conhecida como Sirmione. É uma excelente oportunidade para apreciar a paisagem natural em torno desta cidade e é, sem dúvida, uma das melhores excursões a partir de Verona em qualquer altura do ano.

A excursão é normalmente restrita a um grupo limitado de pessoas e o guia conduz normalmente o passeio em italiano e inglês. A possibilidade de ver parte da Grotte di Catullo é outro aspeto interessante deste plano, que também permite regressar cedo à cidade para poder descansar o suficiente no hotel e recarregar as baterias para o dia seguinte.

Excursão ao Lago de Garda a partir de Verona

Dia 3: Conhecer o mundo do vinho de Verona

Copo de vinho tinto e branco|©simone
Copo de vinho tinto e branco|©simone

Para o terceiro dia da sua viagem, é conveniente que se concentre em viver todas as experiências que lhe faltam para poder dizer que conhece Verona em todo o seu esplendor. As actividades que planeei para si neste dia servem este propósito.

Fazer uma visita guiada aos recantos de Romeu e Julieta

A cidade de Verona é o cenário da mítica obra literária de William Shakespeare, Romeu e Julieta. Os acontecimentos desta história têm lugar na chamada Città Antica. Por isso, existe a possibilidade de percorrer a zona com uma abordagem que o leve especificamente aos recantos que serviram de inspiração para um dos romances mais conhecidos do mundo ocidental.

Neste contexto, uma visita guiada que o leve à casa de Julieta ou à varanda que é historicamente considerada como o cenário de uma das partes desta história é uma excelente ideia.

Deve saber que este plano é uma das melhores coisas para fazer em Verona em outubro pelo simples facto de o número de participantes diminuir consideravelmente em comparação com o verão, o que significa que pode desfrutar dele à vontade.

Fazer um passeio de Romeu e Julieta

Fazer uma visita guiada à Villa Mosconi Bertani

A alguns quilómetros a noroeste de Verona encontra-se a Villa Mosconi Bertani. Esta é uma mansão histórica pertencente à família Bertani e é um local que desempenhou um papel fundamental no nascimento do vinho amarone, que é produzido nesta região vinícola italiana.

A propriedade é agora um importante destino turístico para uma empresa que tem séculos de história na elaboração desta bebida. De facto, para muitos especialistas, é uma das maiores maravilhas arquitectónicas e naturais da zona envolvente.

Por esta razão, é uma excelente ideia se decidir visitar esta área, porque pode participar numa visita guiada que inclui uma prova de vinhos, bem como acesso livre a todas as instalações da Villa. É preciso saber que esta é uma das melhores coisas para fazer em Verona no Natal, sabendo que este lugar em particular costuma manter uma atmosfera festiva muito peculiar e interessante.

Experimente um passeio de vinho em Verona

Experimente um passeio de poesia à noite ao luar em Verona

Quando regressar a Verona, o mais provável é que ainda tenha energia suficiente para explorar a cidade. Um passeio noturno de poesia é uma óptima maneira de conhecer o lado mais sensível e literário da cidade sob o luar e as estrelas.

É uma atividade que normalmente dura cerca de uma hora e meia e é um excelente plano para aqueles que estão interessados em compreender a essência cultural de uma cidade que inspirou uma das obras literárias mais importantes da cultura ocidental.

Este tipo de passeio decorre normalmente no centro histórico da cidade, mas foca-se em recantos que normalmente passam despercebidos noutros tipos de itinerários.

Dia 4: Sair um pouco da cidade para explorar as montanhas

Vista das Dolomitas|©Martí Vicente
Vista das Dolomitas|©Martí Vicente

Para o quarto dia da sua visita a Verona, ainda há maravilhas para ver. Por isso, decidi encontrar uma última atividade que possa ser adequada para toda a família e que lhe dê um pouco mais de conhecimento sobre a beleza que caracteriza este canto de Itália.

Fazer uma excursão privada às Dolomitas a partir de Verona

As Dolomitas são uma cadeia montanhosa localizada no norte da região de Veneto que foi declarada Património Mundial pela UNESCO. É uma das paisagens naturais mais interessantes do país e, portanto, uma excelente maneira de terminar a sua visita a Verona é fazer uma excursão privada de Verona para este belo destino turístico.

A experiência como tal geralmente inclui o acompanhamento de um guia profissional, um bilhete para um funicular localizado dentro deste parque natural, bem como a possibilidade de almoçar numa das paragens ao longo do caminho.

Não é de todo uma experiência barata, uma vez que foi concebida para grupos muito pequenos de pessoas. De facto, é uma das melhores coisas para fazer em Verona com crianças, porque tem lugar em veículos privados que lhe dão a privacidade necessária para que as crianças mais pequenas se sintam à vontade com a experiência.

Festa ao estilo local no regresso à cidade

A melhor maneira de terminar a sua viagem , se tiver tempo e ainda tiver alguma energia, é festejar. Para isso, é aconselhável ir a um dos bares localizados na Citadella, pois são estabelecimentos com uma atmosfera incrível que estão localizados num dos bairros mais vibrantes de toda a cidade.