O que ver e fazer em Verona em 3 dias
Verona é famosa pela história romântica de Romeu e Julieta, mas tem muito mais para oferecer que 3 dias pode não ser tempo suficiente para a conhecer, embora com um itinerário organizado e um ritmo intenso possa visitar muitas das principais atracções.
Se se diz de Roma que uma vida inteira não é suficiente para a conhecer, o mesmo se pode dizer de Verona, porque a cidade que inspirou William Shakespeare a montar uma das mais famosas histórias de amor de todos os tempos, tem muito mais atracções para oferecer para além da popular varanda da Casa de Julieta.
Abaixo, pode descobrir as melhores coisas para ver e fazer em Verona para conhecer a cidade em 3 dias:
Dia 1: Visitar a Casa de Julieta, passear pela Piazza delle Erbe, almoçar na cidade velha, chegar ao topo da Torre Lamberti, visitar a Catedral e assistir a um espetáculo na Arena di Verona
As principais atracções de Verona estão no centro histórico, por isso para o primeiro dia sugiro um passeio pela parte antiga da cidade, onde se destacam a Casa de Julieta, a Piazza delle Erbe, a Torre Lamberti, que oferece as melhores vistas da cidade, e a Arena.
Visitar a Casa de Julieta
A principal atração de Verona é o Museu Casa de Julieta, um palácio medieval construído no centro da cidade que serviu de residência à família Capuleto, uma das personagens principais da obra Romeu e Julieta, de William Shakespeare.
A sua varanda, que é a mais famosa do mundo, é o cenário de uma das cenas mais memoráveis da peça e do mais famoso diálogo Romeu e Julieta. Atualmente, é o local mais visitado de Verona e todos os turistas procuram tirar uma fotografia junto à varanda.
A Casa de Julieta situa-se no centro da cidade velha e é frequentemente incluída nas melhores excursões de Verona, que também passam frequentemente pela Casa de Romeu, situada a algumas ruas de distância, mas que não está aberta ao público.
- Preço: A entrada geral no museu custa cerca de 6 euros por pessoa.
- Onde... Piazzetta Navona, Verona.
- Como chegar lá... Autocarros 31, 32, 33 e 95 e os autocarros turísticos hop-on-hop-off da cidade.
Passear pela Piazza delle Erbe e almoçar no centro histórico
Muito perto da Casa de Julieta, a 4 ruas de distância, fica a Piazza delle Erbe, que é um dos espaços públicos mais famosos da cidade. Se planear visitar Verona durante o Natal, verá a árvore de Natal gigante que é montada todos os anos e poderá visitar alguns dos melhores restaurantes e bares do local.
Uma vez que pode não conseguir fazer um passeio gastronómico em Verona devido à falta de tempo, pode pelo menos visitar alguns dos locais que estão incluídos nestes passeios, como o Ristorante Maffei, que é conhecido pela sua massa, Billy Paletta ou a Osteria del Bugiardo. Aí poderá almoçar antes de continuar o seu passeio.
Se também é fã de gelados, na zona da Piazza delle Erbe encontrará duas das mais famosas gelatarias de Verona, a Gelateria Impero e a Amorino.
Subir ao topo da Torre Lamberti
A Torre dei Lamberti, uma torre civil medieval com 84 metros de altura, foi considerada um dos edifícios mais altos da cidade e atualmente serve de miradouro, sendo um dos locais para contemplar o horizonte da cidade.
Esta construção, que também funciona como torre do relógio, chama a atenção pela complexidade dos seus materiais e pela sua arquitetura. Possui ainda dois sinos no topo, um que assinala os fogos da cidade e as horas do dia e outro que convoca a população a pegar em armas para se defender dos invasores.
Pode visitar a torre para ver uma ampla vista panorâmica da cidade, incluindo o rio Adige, o Castelo de San Pietro, a cidade velha, a Arena e a Catedral. Se visitar Verona no verão, poderá também ver a cadeia montanhosa dos Alpes.
- Preço... Os bilhetes de acesso ao miradouro custam cerca de 6 euros por pessoa.
- Onde... Via della Costa 1, Verona.
- Como chegar... Pode chegar lá com as linhas de autocarro 11, 13 e 52 ou com o autocarro turístico hop-on-hop-off da cidade.
Visitar a Catedral de Verona
A cinco ruas da Torre dei Lamberti encontra-se a Catedral de Verona, à qual se pode chegar após 10 minutos a pé, de autocarro da linha 70 ou de autocarro turístico hop-on-hop-off da cidade.
Esta Catedral destaca-se pela simplicidade da sua estrutura românica e pelo seu telhado de duas águas, algo pouco comum em edifícios religiosos. No seu interior, pode descobrir frescos e esculturas do Renascimento e o altar que foi construído a partir das ruínas das duas igrejas anteriores que ocupavam o local e que foram demolidas por um terramoto.
A Catedral de Verona está aberta todos os dias e também é possível assistir às cerimónias religiosas aos domingos.
- Preço... A entrada na Catedral é gratuita.
- Onde... Piazza Vescovado, Verona.
- Como chegar lá... Pode chegar lá na linha de autocarros 70 ou no autocarro turístico hop on hop off da cidade.
Passear pela Arena de Verona e assistir a um espetáculo
A Arena de Verona é um dos anfiteatros romanos mais importantes de Itália e, com os seus 2000 anos de idade, seria a principal atração da cidade se não fosse a Casa de Julieta. Todos os anos se realizam aqui concertos musicais, bem como o Festival de Verona, uma série de espectáculos de ópera que têm lugar todos os anos entre junho e agosto.
Pode visitar a Arena di Verona sozinho ou em grupo com uma visita guiada. Com o bilhete de entrada, poderá ver o interior da Arena, aprender sobre a sua história e também sobre os muitos usos que teve ao longo dos anos.
A visita total à Arena demora cerca de 1 hora e meia, pelo que terá tempo de sobra para visitar também a Piazza Bra, que se situa à saída do anfiteatro e é uma das praças mais movimentadas da cidade e um ponto de encontro para as visitas guiadas a Verona.
Se quiser, e como a noite já caiu, pode optar por assistir a um espetáculo na Arena de Verona, que está disponível durante todo o ano, e depois jantar nos restaurantes da cidade velha.
- Preço... Os bilhetes para ver o interior da Arena têm um custo inicial de cerca de 10 euros por pessoa.
- Onde... Piazza Bra 1, Verona.
- Como chegar lá... Pode chegar lá nas linhas de autocarro 11, 12, 31, 32, 33 e 52 ou no autocarro urbano hop on hop off.
Dia 2: Visite Castelvecchio, tire uma fotografia na Ponte de Pedra, visite o Teatro Romano e o Museu Arqueológico e veja o pôr do sol a partir do Castelo de San Pietro
Para o segundo dia, depois de ter visitado os principais sítios no primeiro dia, sugiro uma visita aos arredores do centro histórico, para visitar Castelvecchio, a pitoresca Ponte de Pedra onde se podem tirar algumas das melhores fotografias da cidade e o Teatro Romano com o seu museu, antes de subir ao topo do Castelo de San Pietro para ver o pôr do sol.
Visite Castelvecchio e o museu mais famoso de Verona
O museu mais famoso da cidade é o Castelvecchio, que se caracteriza pelas suas 20 exposições, que têm algumas das mais importantes obras de arte do país e é também notável pela arquitetura do edifício.
O museu também possui dois sinos Veronese do século XIV, frescos das residências reais, pinturas da Idade Média e do Renascimento e o maior número de obras venezianas do século XV. Também aí se encontram algumas das principais esculturas da cidade, que foram retiradas das praças públicas durante a Segunda Guerra Mundial.
Pode fazer visitas guiadas ao museu ou passear sozinho, e se planear visitar Verona durante o verão, pode também participar nas exposições nocturnas.
- Preço... A entrada no museu custa cerca de 6 euros por pessoa.
- Onde... Corso Castelvecchio 2, Verona.
- Como chegar lá... Autocarros 91, 92, 93, 94 e 95 e os autocarros turísticos hop on hop off da cidade.
Tirar uma fotografia na Ponte de Pedra
A partir de Castelvecchio pode chegar à Ponte de Pedra na linha de autocarro 70 e aí pode tirar algumas das melhores fotografias da cidade na única ponte romana ainda de pé na cidade e utilizada desde tempos antigos para atravessar o rio Adige.
A Ponte de Pedra não é apenas a ponte mais antiga da cidade, mas também uma das principais características do horizonte veronês, que se destaca pelas suas construções medievais e pela influência romana nos seus principais edifícios. Além disso, devido à sua estranha arquitetura, é uma das favoritas das crianças, pelo que visitá-la é um plano ideal se planeia visitar Verona com crianças.
A importância da Ponte de Pedra foi central no passado, uma vez que ligava a parte antiga da cidade ao Castelo de San Pietro, que coroou a resistência da cidade contra os invasores.
- Preço... A visita à ponte é gratuita.
- Onde... Ponte de Pedra, Verona.
- Como chegar lá... Pode chegar lá de autocarro na linha 70 ou no autocarro turístico hop-on-hop-off da cidade.
Visite o Teatro Romano e o Museu Arqueológico
Atravessando a Ponte de Pedra, encontra-se o Teatro Romano, que com 2000 anos é o teatro mais antigo da cidade e ainda está em funcionamento! Hoje em dia, o teatro é palco de concertos e espectáculos e alberga também o Museu Arqueológico.
Este museu inclui mais de 600 obras expostas no interior e outras 200 no exterior e aí encontrará inscrições, esculturas, mosaicos, bronzes, vasos, estelas e altares funerários, urnas etruscas e inscrições gregas.
Se é um apaixonado por história, irá apreciar o teatro e as exposições que lhe darão uma visão de como era a vida na cidade durante a época romana. Sem dúvida, o museu de arqueologia é um dos melhores museus de Verona.
- Preço... A entrada no museu tem um custo inicial de cerca de 4,5 euros por pessoa.
- Onde... Regaste Redentore 2, Verona.
- Como chegar... pelas linhas de autocarro 11, 12, 31, 32, 33 e 90 e pelos autocarros turísticos hop on hop off da cidade.
Ver o pôr do sol sobre a cidade a partir do Castelo de San Pietro
No topo da colina adjacente ao Teatro Romano encontra-se o Castelo de San Pietro, que é o ponto mais alto da área metropolitana de Verona e o local ideal para desfrutar de uma vista panorâmica da cidade ao pôr do sol a partir do miradouro. Para lá chegar, pode utilizar as escadas ou o funicular de San Pietro.
A partir do miradouro de San Pietro, pode descobrir as casas coloridas nas margens do rio Adige, as texturas e os materiais da Ponte de Pedra e as ruas estreitas da parte antiga de Verona, que abriga as principais atracções da cidade.
Para ver o pôr do sol do miradouro , terá de subir durante o último turno, pelo que sugiro que visite o Castel San Pietro no final da visita do segundo dia.
- Preço... A entrada no castelo e no miradouro tem um custo inicial de cerca de 10 euros por pessoa.
- Onde... Castel San Pietro, Verona.
- Como chegar... Pode chegar-se lá através das linhas de autocarro 21, 22, 23, 24 e 61 ou através dos autocarros turísticos hop on hop off de Verona.
Dia 3: Faça uma excursão ao Lago de Garda, desfrute das termas de Sirmione e despeça-se da cidade caminhando ao longo das margens do rio Adige e jantando num restaurante da Via Mazzini.
No último dia da sua visita, sugiro uma viagem aos arredores de Verona para descobrir o famoso Lago de Garda, as termas de Sirmione e a brisa fresca das margens do rio Adige.
Fazer uma viagem ao Lago de Garda
O Lago de Garda é o maior lago de Itália e tem também algumas das melhores paisagens que se podem encontrar em qualquer altura do ano fora de Verona. Se planear visitar Verona na altura do Natal, terá uma experiência mágica nas feiras da ladra e em junho terá o melhor tempo no lago.
Em Garda, pode fazer passeios aquáticos, visitar os banhos termais, visitar as termas e descobrir as aldeias à beira do lago, incluindo Sirmione, Salò e Torri del Benaco.
A visita ao Lago de Garda é uma das melhores actividades que pode fazer a partir de Verona e também uma alternativa diferente para se afastar dos edifícios antigos e da arquitetura medieval de Verona durante a sua visita intensiva de 3 dias.
- Preço... A entrada no sector do lago é gratuita.
- Onde... Lago de Garda, Verona.
- Como chegar... em autocarros privados Flixbus.
Desfrutar dos banhos termais de Sirmione
Uma das cidades mais bonitas de Garda é Sirmione, mas é também o melhor lugar para desfrutar das águas termais num complexo com vista para o lago. No centro termal da cidade encontrará camas de bolhas, banheiras de hidromassagem e piscinas de água doce.
Ao contrário de outras estâncias termais da região, Sirmione oferece um cenário natural à beira do lago, com uma das melhores vistas panorâmicas de Garda, e também serviços médicos, razão pela qual Sirmione é desde há muito considerada uma clínica para a recuperação do corpo.
Pode visitar Sirmione durante meio dia na sua excursão ao Lago de Garda ou fazer uma viagem de dia inteiro, embora neste caso bastem algumas horas para relaxar antes de regressar à cidade para encerrar a sua viagem a Verona.
- Preço... A entrada no complexo termal de Sirmione custa cerca de 68 euros para um passe de um dia.
- Onde... Piazza Don A. Piatti 1, Sirmione.
- Como chegar... Pode chegar lá com o serviço de autocarro privado Flixbus.
Caminhe ao longo das margens do rio Adige e jante num restaurante na Via Mazzini
Para se despedir de Verona, sugiro um passeio ao longo das margens do Adige para se refrescar com a brisa do rio, que o ajudará a vencer o calor, especialmente se planear visitar a cidade no verão. Se o fizer durante o inverno, um casaco será suficiente para o manter quente.
Além disso, se ainda lhe apetecer andar pela cidade , pode optar por um passeio pela parte antiga da cidade ou pode ir diretamente para a Via Mazzini para jantar em alguns dos melhores restaurantes. Recomendo que escolhas o Le Vecete ou o Il Bacaro dell'Arena, mas certamente encontrarás muitos outros lugares interessantes.
Pode despedir-se da cidade num bar ou num café para provar o café local e as deliciosas sobremesas.