10 coisas para ver e fazer em Verona no verão
Verona é um dos destinos tradicionais do norte de Itália e, no verão, o bom tempo da cidade é complementado com festivais, passeios ao longo das margens do rio Adige e pores-do-sol no Castel San Pietro. Aqui estão os melhores planos de verão.
Verona é um dos principais destinos para os visitantes no norte de Itália e o verão é a época alta para a cidade, que oferece festivais e concertos de música, recintos de feiras, tempo perfeito para desfrutar do Lago de Garda e dos banhos termais, bem como passeios noturnos pelo centro de Verona.
Algumas das melhores coisas para ver e fazer em Verona no verão incluem refrescar-se na piscina da Área Verde do Arsenale, observar o pôr do sol límpido e aberto do topo do Castel San Pietro, visitar o parque aquático Aquarderns e dar um passeio ao longo das margens do Adige para desfrutar da brisa fresca do rio.
1. Refresque-se na zona verde do Arsenale.
Se planeia passear pela cidade, na grande área verde de Castelvecchio, perto da ponte, pode refrescar-se na piscina do antigo local do Arsenal Militar dos Habsburgos. Aí, durante o verão, pode visitar o jardim das traseiras e utilizar o lago que foi restaurado a partir de um já existente.
Entre junho e setembro, pode refrescar os pés no lago e sentar-se à sombra das árvores para combater o calor da cidade, que pode atingir os 40°C no verão. O Arsenal Militar fica também perto da Arena de Verona, do Palazzo della Ragione e da Basílica de Santa Anastácia, tornando-o um local ideal para descansar antes de continuar as suas excursões.
O Arsenal Militar dos Habsburgos também é frequentemente incluído no itinerário das melhores excursões de Verona, por isso será também uma das paragens se decidir fazer uma visita guiada à cidade.
Factos interessantes
- Preço... A entrada no jardim do Arsenal Militar é gratuita.
- Onde... Piazza Arsenale 11, Verona.
- Como chegar lá... Pode chegar lá pela linha de autocarro 92 ou pelos autocarros turísticos hop on hop off de Verona.
2. Fazer uma viagem de um dia ao Lago de Garda
O Lago de Garda é o maior lago de Itália e pode visitar as suas paisagens paradisíacas em qualquer altura do ano. Se planear visitar Verona na altura do Natal pode viver uma experiência mágica com os mercados e as luzes das aldeias circundantes e se visitar a cidade em junho pode descobrir o lago com o melhor tempo e menos turistas, mas também pode desfrutar dele no verão.
Durante o verão, o Lago de Garda está no seu melhor, pois é possível fazer passeios aquáticos, visitar os complexos termais e spas e passear pelas aldeias à beira do lago, incluindo Sirmione, Salò e Torri del Benaco. A única coisa a ter em conta é reservar a sua excursão com antecedência, uma vez que as excursões a partir de Verona tendem a esgotar, e também terá de ser paciente com a acumulação de visitantes.
Visitar o Lago de Garda é, sem dúvida, uma das melhores coisas a fazer a partir de Verona e uma alternativa diferente que o levará para fora dos edifícios, igrejas e castelos da cidade e para uma das mais belas áreas naturais de Itália.
Detalhes interessantes
- Preço... A entrada na zona do lago é gratuita.
- Onde... Lago de Garda, Verona.
- Como chegar lá... Em autocarros privados Flixbus.
3. Vencer o calor nas tendas de Sandia
Verona é uma cidade de tradições e uma delas, para além de tocar na estátua de Julieta, perder-se no labirinto de Sigurta e pedir um desejo nas margens do Lago de Garda, é vencer o calor comendo melancia nas bancas de rua que se encontram em todos os bairros da cidade e que estão abertas até altas horas da noite.
Comer melancia nos quiosques de rua é um costume muito difundido em Verona e, se preferir outro fruto, também encontrará bancas com outras opções. O importante é que se possa hidratar, apreciar os sabores naturais locais e também desfrutar de um bom espetáculo, uma vez que uma das bancas mais antigas é a banca de San Zeno, que vende fruta enquanto se realizam concertos de música ao vivo na zona.
Em Verona, também é possível desfrutar de bebidas nas barracas de rua e das opções de comida oferecidas por essas lojas, que normalmente não estão incluídas nos melhores tours gastronómicos da cidade, mas que valem a pena.
4. Ver o pôr do sol do Castelo de San Pietro
O Castelo de San Pietro, localizado do outro lado da Ponte de Pedra, é um dos mais belos de Verona e é também um dos pontos mais altos da área metropolitana da cidade, por isso, se planear visitar a cidade no verão, poderá ver algumas das melhores vistas a partir daqui.
Para chegar ao miradouro principal, que está localizado no topo do castelo, pode subir as escadas ao lado do Teatro Romano ou usar o funicular de San Pietro, que funciona de segunda a sábado, das 10h às 17h, e é a melhor opção para o verão, para evitar o calor das escadas.
Do alto do miradouro de San Pietro, poderá ver um amplo panorama da cidade, as casas coloridas na margem do rio, a Ponte de Pedra, que é a ponte mais antiga de Verona, e a parte antiga da cidade. E se subir na última curva, pode esperar pelo pôr do sol e assistir a um dos mais belos pores-do-sol de Itália.
Factos interessantes
- Preço... A entrada no castelo e no miradouro tem um custo inicial de cerca de 10 euros por pessoa.
- Onde... Castelo de San Pietro, Verona.
- Como chegar lá... Pode chegar lá com as linhas de autocarro 21, 22, 23, 24 e 61 ou com os autocarros turísticos hop on hop off de Verona.
5. Visite Aquardens, o parque aquático para toda a família
Na região do Lago de Garda, as piscinas termais são muito comuns e, durante o verão, os lagos ao ar livre tornam-se muito populares entre os visitantes que procuram refrescar-se. O Aquardens, situado a meio caminho entre Verona e Garda, é um parque aquático termal com atracções para toda a família.
No Aquardens, as crianças podem desfrutar de uma área de recreio e de piscinas infantis, enquanto os adultos utilizam o spa, a área de massagens, o bar e os restaurantes. O Aquardens também tem uma área de praia, uma lagoa, uma esplanada-cervejaria e um campo desportivo, tornando-o ideal para uma viagem de um dia inteiro.
O Aquardens está aberto todo o ano e, se visitar Verona no inverno, também pode desfrutar das águas quentes da Grotta della Fonte, que tem a água mais quente de todo o complexo, mas a melhor alternativa é visitar no verão para aproveitar ao máximo os espaços abertos, as piscinas de água fria e a área de jogos.
Factos interessantes
- Preço... A entrada nos Aquardens com um passe para todo o dia custa cerca de 49 euros.
- Onde... Via Valpolicella 63, Pescantina.
- Como chegar lá... Pode chegar lá com as linhas de autocarro 11, 13, 106 e 173.
6. Passear ao longo das margens do rio Adige
O Adige é o segundo rio mais longo de Itália e também um dos principais locais de Verona. Mesmo durante os dias mais quentes do verão, basta atravessar uma das pontes da cidade para desfrutar da brisa fresca que o rio traz e faz baixar um pouco a temperatura sufocante, pelo que um dos melhores planos é dar um passeio ao longo da margem do rio.
Nos meses de verão, o caudal do rio abranda significativamente, pelo que é possível encontrar praias fluviais ao longo do percurso. Isto acontece normalmente perto da Ponte Castelvecchio, que dá origem a uma praça de areia que foi baptizada pelos locais como Praia Catena, que também pode ser visitada quando o sol se põe, tornando-a uma das melhores coisas para fazer em Verona à noite.
Ao longo das margens do Adige encontrará também uma área arborizada equipada com mesas e bancos onde poderá organizar um piquenique, trazer as suas bebidas para apreciar o pôr do sol ou simplesmente almoçar ou fazer uma pausa antes de continuar o seu passeio pelas atracções de Verona.
7. Desfrutar de noites de ópera ao ar livre
Na cidade, especialmente no verão, os concertos de rua ao ar livre são um costume, sobretudo no centro da cidade, uma vez que o mesmo público que assiste ao Festival de Verona na Arena se desloca às ruas para ouvir os artistas locais nas noites de ópera.
Estes concertos improvisados são gratuitos, mas os músicos aceitam contribuições do público. Durante o verão, também é possível encontrar espectáculos de rua nas margens do rio Adige, perto da Casa de Julieta e na Piazza Bra, onde também é comum os poetas se reunirem para recitar as suas obras e os artistas exporem os seus quadros.
Para além do Festival de Verona, há também noites de ópera com entrada paga no Teatro Romano e noutros locais da cidade, como no Parque do Jardim Sigurta e na Ponte de Pedra.
8. Visitar os banhos termais de Sirmione
Sirmione é uma das mais belas aldeias da região do Lago de Garda e tem um complexo termal com vista para o lago. Neste centro termal encontrará camas de bolhas, hidromassagem, circuitos vasculares, piscinas de água doce, duches escoceses, áreas de massagem e relaxamento multissensorial e também áreas de relaxamento.
Ao contrário das estâncias termais da zona ou dos parques aquáticos, Sirmione oferece um ambiente natural à beira do lago com uma das melhores vistas panorâmicas da zona e também tratamentos de beleza e serviços médicos, pelo que, durante muito tempo, Sirmione foi considerada uma clínica de recuperação do corpo. Atualmente, devido a regulamentos governamentais, já não pode ter essa designação, mas mantém os serviços.
Tenha em conta que Sirmione é para uma excursão de dia inteiro e, além disso, o Lago de Garda situa-se a cerca de 30 minutos do centro de Verona, pelo que pode ser incompatível com uma curta visita à cidade. Se for esse o seu caso, aqui está uma lista de actividades que pode fazer para descobrir Verona em 2 dias.
Factos interessantes
- Preço... A entrada para o complexo termal de Sirmione tem um custo inicial de aproximadamente 68 euros para o passe diário.
- Onde... Piazza Don A. Piatti 1, Sirmione.
- Como chegar... Pode chegar lá com o autocarro privado Flixbus.
9. Refrescar-se nas piscinas de Monte Bianco
Monte Bianco, nos arredores de Verona, é um complexo de piscinas interiores e exteriores adequadas tanto para o treino desportivo como para o lazer, por isso, se planeia visitar a cidade no verão, pode visitá-las para se refrescar antes de continuar o seu passeio.
No Monte Bianco pode também visitar a sauna e o banho turco, pelo que, para além de dar um mergulho nas piscinas, pode relaxar sem ter de se deslocar à zona do Lago de Garda, numa área muito mais próxima do centro de Verona.
No complexo Monte Bianco é possível comprar passes de um dia, pelo que a visita é compatível com uma estadia curta. Se for esse o seu caso, aqui está uma lista de actividades que pode fazer para descobrir Verona em 3 dias.
Detalhes interessantes
- Preço... A entrada nas piscinas tem um custo inicial de cerca de 15 euros, embora algumas actividades possam ter um custo adicional.
- Onde... Via Monte Bianco 16, Verona.
- Como chegar... Pode chegar lá com as linhas de autocarro 12, 121 e 130.
10. Perder-se à noite nas ruas da cidade
Uma das melhores coisas para fazer em Verona durante o verão é explorar a cidade à noite, quando a temperatura desce e a brisa do rio Adige desce sobre a cidade velha. Aí, pode desfrutar de espectáculos de rua, óperas ao ar livre, passear pelas ruas de pedra e ver os principais locais com menos turistas.
Além disso, durante o verão, alguns dos melhores museus da cidade ficam abertos até às primeiras horas da manhã, pelo que também poderá visitar estas exposições e, em muitos casos, têm uma tarifa nocturna reduzida. Também pode optar por fazer uma paragem para descansar nos restaurantes do centro e tomar um aperitivo nos bares da cidade velha.
Se quiser passear por diferentes partes da cidade à noite, pode utilizar alguns dos fornecedores de autocarros turísticos hop-on-hop-off de Verona, que incluem excursões até às primeiras horas da manhã.
Temperaturas em Verona no verão
As temperaturas máximas de verão na cidade atingem os 40°C, as mínimas são de 28°C e as médias de 34°C, o que faz com que Verona seja muito quente durante o período estival, especialmente nos meses de julho e agosto.
Embora seja uma cidade húmida, chove muito raramente durante o verão, pelo que se pode desfrutar das atracções ao ar livre sem qualquer inconveniente.
As multidões de turistas de verão em Verona
O verão é a época alta em Verona, pelo que o número de turistas aumenta significativamente, especialmente nos principais locais da cidade e nos arredores mais visitados, como a zona do Lago de Garda e Sirmione.
Para evitar aumentos de preços de última hora e excursões esgotadas, aconselho-o a reservar as suas excursões com antecedência.
Preços em Verona no verão
Durante o verão é época alta na cidade, pelo que os preços aumentam consideravelmente, especialmente no que se refere ao alojamento e às excursões ao ar livre ou de dia inteiro a partir da cidade.
Para poupar dinheiro, pode reservar online com antecedência, utilizar vales de desconto ou optar por ficar longe do centro da cidade, mas tenha em atenção que o verão não é uma altura barata para visitar Verona.
O que levar na mala para uma visita de verão a Verona
O verão em Verona é muito quente, por isso aconselho-o a incluir o seguinte na sua mala antes da sua visita:
- Óculos de sol
- Protetor solar
- Sapatos confortáveis
- Fato de banho
- Chapéu de sol
- T-shirt leve
- T-shirts
- Casaco leve
- Calças leves
- Sapatos de caminhada