Os melhores museus de Verona
Verona tem algumas das exposições mais interessantes do norte de Itália. Desde a Casa de Julieta até ao Museu do Fresco, a cidade tem muito para contar através da sua rica história.
Desde a antiguidade, Verona tem sido uma das cidades que promoveu o património de Itália. Primeiro como berço da resistência contra os invasores, depois como cenário das peças de Shakespeare e agora como um dos principais destinos turísticos do país, conseguiu surpreender os visitantes e isso tem muito a ver com as exposições e mostras dos seus interessantes museus.
Algumas das melhores coisas para ver e fazer em Verona incluem visitar a Casa de Julieta, que abriga a varanda mais famosa da literatura mundial, o Museu Arqueológico do Teatro Romano, que tem mais de 2000 anos de história, o Museu dos Afrescos, que é um testemunho do Renascimento, e o Museu Castelvecchio, que é o museu mais famoso da cidade.
1. Museu Casa de Julieta, a casa da varanda mais famosa
A Casa-Museu de Julieta é um palácio medieval construído no centro de Verona e, segundo os registos da cidade, foi a casa da família Capuleto, uma das protagonistas da composição dramática Romeu e Julieta, de William Shakespeare. Esta casa está de pé desde pelo menos o século XII e sofreu modificações, de modo que a única caraterística original é a porta de entrada. No entanto, a sua varanda, que data de uma modificação em 1936, é a mais famosa do mundo.
É nesta varanda que se passa uma das cenas mais importantes da peça de Shakespeare e onde tem lugar um dos mais famosos diálogos entre Romeu e Julieta. Atualmente, é o local mais visitado de Verona e além de tirar uma foto com a fachada do palácio, escrever seu nome e o do seu par na parede e tocar na escultura de Julieta, é possível visitar o museu dentro da casa, que resgata a história da família dos Capuletos.
A Casa de Julieta está localizada no centro da cidade, por isso os melhores passeios em Verona incluem uma parada no palácio e também na Casa de Romeu, que fica a algumas ruas de distância, mas não está aberta ao público ou convertida em museu.
Também se pode visitar o túmulo de Julieta em Verona , que, de acordo com a peça de Shakespeare, está localizado na cave do claustro de San Francesco del Corso, embora este local normalmente desiluda os visitantes devido à impossibilidade de chegar muito perto do túmulo e porque o convento não inclui outras atracções.
Factos interessantes
- Preço... A entrada geral no museu tem um custo inicial de aproximadamente 6 euros por pessoa.
- Onde... Piazzetta Navona, Verona.
- Como chegar lá... Autocarros 31, 32, 33 e 95 e os autocarros turísticos hop-on-hop-off da cidade.
2. Galleria Aquille Forti, o paraíso da arte moderna em Verona
Localizada em frente à Piazza delle Erbe e a caminho da Torre Lamberti, de onde se pode vislumbrar uma das mais belas vistas abertas de Verona, a Galeria de Arte Aquille Forti exibe as principais obras de arte moderna que foram doadas de colecções privadas até às grandes vanguardas do século XX.
Neste museu, que é o refúgio da arte moderna em Verona, pode encontrar obras centrais do modernismo italiano, como Meditação, de Francesco Hayez, ou a pintura sem título que Pompeo Marino Molmenti dedicou a Pia dei Tolomei. Há também pinturas de Felice Casorati, Pino Casarini, Guido Trentini e Orazio Pigato, entre outros artistas italianos de destaque.
Além disso, a partir do edifício da exposição pode vislumbrar a Piazza delle Erbe, que é um dos principais locais dos melhores passeios gastronómicos de Verona, e o pátio do Mercado Velho, onde se planear visitar a cidade no Natal pode descobrir a feira da ladra de Santa Lucia, uma das mais tradicionais.
Factos interessantes
- Preço... A entrada no museu tem um custo inicial de aproximadamente 4 euros por pessoa.
- Onde... Cortile Mercato Vecchio 6, Verona.
- Como chegar lá... Autocarros 33, 93 e 95 e os autocarros turísticos hop on hop off da cidade.
3. Museu Arqueológico do Teatro Romano, um dos mais antigos da cidade
O Teatro Romano, com mais de 2000 anos, é um dos edifícios mais antigos ainda de pé com a sua estrutura original em Verona, que passou por invasões, batalhas e guerras civis que mais do que uma vez destruíram os edifícios da cidade. Para além de continuar a funcionar como palco de concertos e espectáculos, o teatro alberga também o Museu Arqueológico.
O museu é um centro de exposição arqueológica permanente que exibe inscrições, esculturas, mosaicos e bronzes encontrados em Verona e nas cidades vizinhas da província. Está a funcionar informalmente desde 1857 e formalmente desde 1924, o que faz dele um dos mais antigos museus da cidade.
Se é um entusiasta da arqueologia, neste museu pode descobrir mais de 600 obras em exposição, mais 200 nas áreas exteriores do claustro e do teatro. Aqui também se encontram estelas e altares funerários, vasos, urnas etruscas e inscrições gregas, bem como taças de cerâmica e mobiliário metálico.
Factos interessantes
- Preço... A entrada no museu tem um custo inicial de cerca de 4,5 euros por pessoa.
- Onde... Regaste Redentore 2, Verona.
- Como chegar lá... Autocarros 11, 12, 31, 32, 33 e 90 e os autocarros turísticos hop on hop off da cidade.
4. O Museu das Crianças de Verona, o sítio ideal para as crianças
O Museu das Crianças de Verona é uma exposição interactiva para crianças até aos 12 anos de idade, que inclui exposições, áreas de trabalho, áreas de jogo e espaços experimentais sobre os temas da ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática, tornando-o uma escolha ideal se planeia visitar Verona com crianças.
Este museu está dividido em diferentes áreas e cada uma delas trata de um tema diferente entre a água, a luz, a mecânica, o som, a lógica e o corpo humano. Estas exposições interactivas têm como objetivo estimular a aprendizagem informal e instruir as crianças através de experiências e experiências práticas.
O Museu das Crianças centra-se na diversão em família e na aprendizagem para as crianças, por isso, se planeia viajar com crianças com menos de 12 anos para Verona, pode optar por esta alternativa diferente, que inclui certificados para as crianças por participarem nas actividades e também informações e instruções para replicar as actividades fora do museu.
Informações úteis
- Preço... A entrada no museu tem um custo inicial de cerca de 9 euros por pessoa.
- Onde... Via Santa Teresa 12, Verona.
- Como chegar lá... Autocarros 41, 91, 92, 93 e 98 e os autocarros turísticos hop on hop off da cidade.
5. Centro Internacional de Fotografia, o paraíso do daguerreótipo
Grande parte do património fotográfico de Verona e de Itália encontra-se no Centro Internacional de Fotografia em Scavi Scaligeri, um espaço de exposições subterrâneo dentro de um complexo medieval, o que faz com que a visita a este museu valha a pena não só pelas exposições de daguerreótipos e fotografias antigas, mas também pela construção e arquitetura do espaço.
O Centro Internacional de Fotografia organiza exposições temporárias, bem como algumas permanentes. Entre estas últimas, encontra-se uma exposição de Robert Capa, o fotógrafo de guerra que soube narrar a primeira metade do século XX juntamente com a sua companheira Gerda Taro.
A visita ao Centro Internacional de Fotografia dura cerca de 2 a 3 horas, pelo que pode fazer a visita mesmo que esteja a planear uma estadia curta na cidade. Se for este o seu caso, aqui está uma lista de actividades que pode fazer para descobrir Verona em 3 dias
Factos interessantes
- Preço... A entrada no museu tem um custo inicial de cerca de 8 euros por pessoa.
- Onde... Cortile del Tribunale, Verona.
- Como chegar lá... Autocarros 90, 93, 94 e 95 e os autocarros turísticos hop on hop off da cidade.
6. Museu do Fresco, testemunho do Renascimento
Os frescos decoram normalmente edifícios governamentais, igrejas ou espaços públicos, mas durante anos muitas destas obras, especialmente em Itália, foram arrancadas das paredes e vendidas. Atualmente, muitas destas obras encontram-se no Museu do Fresco, que é um testemunho do Renascimento, a época em que estas obras se tornaram populares.
Este museu, promovido pelo historiador de arte e curador Giovanni Battista Cavalcaselle, está localizado num edifício próximo da cave que alberga o túmulo de Julieta e, para além dos frescos renascentistas, exibe também pinturas da Idade Média, entre as quais se destaca o ciclo do desfile a cavalo de Carlos V e do Papa Clemente VII.
Pode visitar o Museu do Fresco e o Túmulo de Julieta no mesmo dia ou visitar cada uma das atracções separadamente, por isso não se preocupe com a fila permanente à entrada do Convento de São Francisco, pois pode avisar que só quer visitar o museu e conseguirá antecipar-se.
Factos interessantes
- Preço... A entrada no museu tem um custo inicial de cerca de 4,5 euros por pessoa.
- Onde... Via Luigi da Porto 5, Verona.
- Como chegar lá... Autocarros 90 e 91 e os autocarros turísticos hop on hop off da cidade.
7. Museu de História Natural, uma exposição típica numa cidade atípica
Verona é uma cidade atípica, com muitas atracções, um grande número de visitantes quase permanentes e um turismo orientado para Romeu e Julieta. Neste contexto, o Museu de História Natural oferece uma alternativa comum, que se destaca entre os museus locais e é ideal para visitar com crianças ou com a família.
No Museu de História Natural de Verona, instalado num edifício histórico em frente ao rio Adige, pode encontrar uma coleção de fósseis, que são a pérola da exposição, incluindo restos de peixes, árvores e plantas que ultrapassam os 3 metros de altura, criando a ilusão ótica de uma floresta petrificada e envolvente.
O museu tem também uma área de animais empalhados que é uma das preferidas das crianças e que inclui, entre outras espécies, ursos, cavalos, cães, girafas, mamutes e um grande número de aves e pequenos animais.
Factos interessantes
- Preço... A entrada no museu tem um custo inicial de cerca de 4,5 euros por pessoa.
- Onde... Lungadige Porta Vittoria, Verona.
- Como chegar lá... Autocarros 90, 92 e 98 e os autocarros turísticos hop on hop off da cidade.
8. Museu Nicolis, a maior coleção privada de automóveis de Itália
Uma das melhores excursões que se pode fazer a partir de Verona é ao Museu Nicolis, que contém a maior coleção privada de automóveis de Itália. Situado nos arredores da cidade, em Villafranca, esta exposição é composta por centenas de carros, bicicletas, motas e até pequenos aviões.
Entre as jóias do museu encontram-se modelos antigos da Fiat, Ferrari, Isetta, Alfa Romeo, Lancia e outros veículos experimentais ou protótipos, dos quais muito poucos foram construídos. Pode também ver o primeiro triciclo a gasolina construído por Karl Benz em 1885 e um DeLorean DMC 12, famoso por ter sido utilizado como máquina do tempo na trilogia Regresso ao Futuro.
Tenha em conta que a visita completa a este museu pode demorar entre 2 a 3 horas e que tem de ser feita a cerca de uma hora de carro do centro da cidade, pelo que não é uma opção recomendada se estiver a planear uma estadia curta. Se for esse o seu caso, aqui está uma lista de actividades para conhecer Verona em 1 dia.
Factos interessantes
- Preço... A entrada no museu tem um custo inicial de cerca de 14 euros por pessoa.
- Onde... Viale Postumia, Villafranca.
- Como chegar lá... Autocarros 158 e 159.
9. Museu Castelvecchio, o museu mais famoso de Verona
O Museu de Castelvecchio é um dos museus mais importantes da cidade e também de Itália, pois contém uma das maiores e mais interessantes exposições do país, bem como uma arquitetura muito bonita. Nas mais de 20 salas do museu, pode descobrir amostras de escultura, pintura e trabalhos em ouro e prata.
O museu contém também dois sinos Veronese do século XIV, frescos que pertenceram às residências reais, pinturas eclesiásticas da Idade Média e do Renascimento, obras venezianas do século XV e estátuas equestres que outrora se encontravam nas praças da cidade e que foram removidas durante os bombardeamentos da Segunda Guerra Mundial.
O Museu Castelvecchio também oferece visitas guiadas e, se planear visitar Verona durante o verão, pode participar nas exposições nocturnas, que incluem uma visita completa às instalações do museu, bem como a todas as exposições.
Factos interessantes
- Preço... A entrada no museu tem um custo inicial de aproximadamente 6 euros por pessoa.
- Onde... Corso Castelvecchio 2, Verona.
- Como chegar lá... Autocarros 91, 92, 93, 94 e 95 e os autocarros turísticos hop on hop off da cidade.
10. Palazzo Maffei, a maior coleção de arte de Verona
O Palazzo Maffei, para além de ser um edifício medieval histórico em Verona, alberga a maior coleção de arte da cidade, oferecendo um itinerário eclético entre obras-primas, antiguidades, loiça real e outros artigos que abrangem 2000 anos de história. Este cenário misto pode ser descoberto numa visita ao Museu do Palácio Maffei.
No total, o museu alberga mais de 500 obras, incluindo pinturas, esculturas, vidros antigos, cerâmicas renascentistas, trabalhos em prata e marfim, decorações em madeira, peças de arte oriental e volumes de incunábulos, porque o Museu do Palácio Maffei também possui uma das maiores bibliotecas de Verona.
Além disso, a partir do terceiro andar do edifício pode também desfrutar de uma das melhores vistas da Piazza delle Erbe e apreciar as exposições de arte contemporânea, cuja maioria das obras são de pintores italianos.
Em todo o caso, se é um amante de arte ou simplesmente quer ver um museu enclausurado numa das mais belas residências palacianas de Verona, aconselho-o a visitar o Palazzo Maffei.
Factos interessantes
- Preço... A entrada no museu tem um custo inicial de cerca de 14 euros por pessoa.
- Onde... Piazza delle Erbe 38, Verona.
- Como chegar lá... Autocarros 93, 94 e 95 e os autocarros turísticos hop-on-hop-off da cidade.