10 coisas para ver e fazer em Verona com crianças
Na cidade de Romeu e Julieta, não são só os românticos que têm diversão garantida. Aqui estão algumas das melhores coisas para fazer com as crianças na cidade.
Desde planos simples como simplesmente atravessar o rio Adige sobre a ponte de pedra, até levá-los ao Estádio Marcantonio, a cidade de Verona tem muitas atracções que pode experimentar com as crianças, e a maioria delas conta como algumas das melhores coisas para ver e fazer em Verona.
Também é uma excelente atividade para as crianças levá-las a comer gelado em qualquer uma das melhores gelatarias de Verona, tendo em conta que esta é uma das sobremesas mais representativas da cozinha italiana. Também pode incluir nos seus planos uma visita aos parques de diversões mais incríveis da cidade.
1. Entrar em contacto com a natureza no Parco Natura Viva
As crianças geralmente adoram aventuras com animais, poder vê-los de perto e ver como se comportam no seu habitat natural, e é por isso que o Parco Natura Viva, um jardim zoológico perto da cidade, é ideal para as levar e também para incluir entre as melhores excursões de Verona.
Com cerca de 42 hectares de floresta e mais de 1.500 animais de 200 espécies diferentes. O parque oferece duas secções fantásticas para visitar. Uma delas é a Faunística, que é um caminho onde se pode percorrer os espaços de cada tipo de animal, de acordo com os seus continentes. Aqui poderá ver até 90% do número total de espécies, e levará pelo menos 4 horas a percorrer toda a área.
Existe também uma área de Safari, que é um circuito onde pode percorrer o parque no seu próprio carro. Para entrar nesta área tem de passar por uma entrada separada, mas continua a pertencer ao Parco Natura Viva. Aí poderá ver os animais africanos, sempre no seu carro. Não demorará mais de 40 minutos para completar o passeio.
Detalhes interessantes
- Preço: Os bilhetes para este jardim zoológico podem custar entre 12 e 17 euros por pessoa, consoante a idade. A entrada é gratuita para crianças até aos 5 anos de idade.
- Horário de funcionamento: O jardim zoológico está aberto diariamente entre as 9h30 e as 16h30.
- Como chegar lá: Pode chegar lá de autocarro, utilizando as linhas de verão, embora no inverno estas estejam desactivadas, pelo que deve consultar a página dos autocarros de Verona.
2. Viajar no tempo até à época romana na Arena de Verona
Uma das coisas que vai adorar fazer com as crianças é visitar este anfiteatro em Verona. Se não sabe como visitar a Arena de Verona, recomendo-lhe que se informe sobre os preços e também sobre os tipos de visitas guiadas para crianças. Esta é uma opção muito boa porque lhes permite conhecer a Arena e a sua história de um ponto de vista divertido.
Algumas experiências guiadas para famílias com crianças incluem algumas dramatizações da época romana. Este pode ser um excelente plano para as crianças, mas é importante reservar com bastante antecedência para evitar filas de espera para os mais pequenos.
Pormenores interessantes
- Preço: O preço deste tipo de visita pode variar, mas a entrada na Arena de Verona pode custar a partir de 2,5 euros por pessoa.
- Horário de funcionamento: A Arena está normalmente aberta das 10:00 às 16:30, por vezes, quando há espectáculos noturnos, a Arena fecha um pouco mais tarde.
- Como chegar lá: Para chegar à Arena tem várias opções, pode chegar a pé, de carro particular, de táxi ou mesmo utilizando os transportes públicos.
3. Passeio pelo rio da cidade com as crianças
Um passeio no rio é uma das melhores maneiras de descobrir a fascinante e rica história de Verona. Uma das melhores formas de embarcar num passeio no rio é o rafting, uma atividade que as crianças adoram. Este tipo de viagem começa normalmente na igreja de Santa Anastácia.
Depois deste local, segue-se para a catedral e para a praça do bispado, pouco antes de entrar na ponte de pedra. Este é um dos melhores pontos do passeio para tirar boas fotografias, pois é aqui que se avistam as colinas da cidade, o teatro romano e São Pedro, pontos importantes da Verona pré-histórica.
Uma das coisas de que você e as crianças mais vão gostar é a forma como o rio Ádige divide a cidade em duas, mal comunicadas graças a um par de pontes antigas. Para além da diversão do passeio, os seus filhos vão realmente apreciar a paisagem neste que é definitivamente um dos melhores passeios de Verona.
Detalhes interessantes
- Preço: Dependendo da forma como escolher viajar ao longo do rio, pode pagar a partir de 18 euros por pessoa.
- Horário: O horário é sugerido pelo guia turístico, embora este tipo de aventuras se realize durante a manhã.
- Como chegar lá: Estas actividades são realizadas de barco, pelo que terá de se deslocar por conta própria em transportes públicos ou em carro particular.
4. Leve-os a provar a enorme variedade de gelados e biscoitos
Se há uma coisa que não pode deixar de fazer com as crianças em Verona, é levá-las a provar alguns dos gelados mais populares de Verona, que são também tradicionais entre a população local. Garanto-vos que a parte mais difícil desta atividade é escolher apenas um entre os muitos sabores de gelados cremosos.
Os biscoitos veroneses são também uma experiência obrigatória para si e para as crianças. No caso de você ou as crianças preferirem doces em vez de gelados, então tem de dar a si próprio a oportunidade de provar os famosos suspiros de Romeu e os beijos de Julieta.
Para provar os doces veroneses recomendo que faça um dos melhores passeios gastronómicos de Verona, onde poderá conhecer e provar ainda mais sabores da cozinha veronesa em geral.
Detalhes interessantes
- Preço: Os preços dos passeios gastronómicos variam de acordo com o tipo de passeio. Já os preços dos gelados e outros doces variam de um estabelecimento para outro.
- Horário: Pode saborear gelados, biscoitos e doces a qualquer hora do dia. Sobre os passeios gastronómicos, o guia turístico dar-lhe-á todas as informações.
- Como chegar lá: Para saborear as sobremesas de Verona não é preciso ir muito longe, porque há muitas lojas de doces onde se podem provar estes sabores. Por isso, a melhor opção é passear pelo seu local de alojamento. No caso das excursões, pode viajar de autocarro privado, carro privado ou a pé, dependendo da excursão.
5. Visitar o Estádio Marcantonio Bentegodi
Se planeia visitar Verona durante dois dias e tem crianças consigo, recomendo que as leve ao Estádio Marcantonio Bentegodi, que, apesar de ser um estádio polivalente, é principalmente dedicado ao futebol, que é uma das paixões de Itália. É a casa habitual das equipas Chievo Verona e Hellas Verona.
Foi construído para substituir o "Stadio Comunale di Verona" e inaugurado em dezembro de 1963. Quanto ao seu nome, é dedicado a Marcantonio Bentegodi, que foi um benfeitor muito importante na história do desporto em Verona durante o século XIX.
Pode levar as crianças a visitar este local e pode mesmo levá-las a apreciar o futebol que aqui se joga. Se quiser levá-los a desfrutar do futebol, pode incluir este lugar entre os melhores locais a visitar em Verona em junho.
Detalhes interessantes
- Preço: Se quiser ir ver futebol com as crianças, deve saber que os bilhetes podem variar de acordo com a popularidade das equipas que jogam. O mínimo que se pode pagar por cada bilhete é cerca de 8 euros.
- Horários: os horários dos jogos podem variar consoante o calendário da época.
- Como chegar lá: Pode chegar ao estádio de carro particular, de transportes públicos, comboio ou autocarro, ou de táxi. O estádio está situado na Piazzale Olimpia.
6. Desfrutar do parque de diversões Gardaland
Para uma experiência de aventura com as crianças, recomendo que visitem Gardaland, que é um dos parques de diversões mais populares de Verona e de toda a Itália. Está situado na margem sudeste do Lago de Garda, daí o seu nome, claro.
Se há uma coisa que vai adorar em Gardaland, é o grande número de atracções para adultos e crianças. Ao mesmo tempo, está subdividido em áreas com diferentes temas e espectáculos para todos os públicos. Estas áreas estão divididas em: Fantasia, Aventura e Adrenalina.
A primeira área é dedicada exclusivamente à diversão das crianças. Algumas das coisas mais divertidas que as crianças poderão desfrutar nesta secção são a Terra Prezzemolo que tem um grande castelo medieval. Também se divertirão no Baby Canoe, na Academia Kung Fu Panda, no Saltomatto, entre outras atracções.
A secção de aventura está repleta de entretenimento para todas as idades, enquanto a terceira área é especialmente dedicada aos amantes da emoção. É definitivamente uma das melhores coisas para fazer em Verona no verão, se estiver a viajar com crianças.
Detalhes interessantes
- Preço: O preço dos bilhetes varia consoante os locais que se pretendem visitar dentro do parque. O bilhete de entrada geral custa cerca de 44 euros. Para entrar no Gardaland e na Miniland Lego, terá de pagar cerca de 49 euros. E, finalmente, para entrar no Gardaland e no Aquário, terá de pagar até 47 euros.
- Horário de abertura: Abre sempre por volta das 10:00. A hora de fecho pode variar consoante o mês. Existem horários especiais para certas datas importantes como o Natal ou o Halloween.
- Como chegar lá: Para chegar a este parque a partir de Verona, pode utilizar o autocarro 164 que vai para Garda e pára em Gardaland.
7. Subir até ao topo da torre Lamberti
Muito perto da famosa varanda do romance shakespeariano, ergue-se a Torre Lamberti, com cerca de 84 metros de altura. Com estas dimensões, é a mais alta de todo o centro antigo da cidade, pelo que no seu ponto mais alto encontrará nada menos do que uma vista de 360° de toda a paisagem urbana veronesa.
Obviamente, esta é uma aventura que não pode perder com crianças, por isso, mesmo que esteja em Verona por um dia, tem de reservar algum tempo para subir e apreciar a paisagem. Para subir aos terraços panorâmicos ou à torre do sino, terá de usar as escadas ou subir num elevador transparente a partir do qual poderá ver as características arquitectónicas da estrutura.
Esta é uma boa atividade para levar as crianças durante o dia, e é mesmo uma das actividades que eu incluiria na minha lista de coisas para fazer em Verona à noite, porque permite ver toda a cidade ao luar, além de poder viver momentos mágicos e emocionantes juntamente com as crianças e toda a família no seu terraço panorâmico.
Detalhes interessantes
- Preço: A entrada geral custa cerca de 6 euros, enquanto a entrada reduzida custa até 4,50 euros e aplica-se a grupos de 15 pessoas, adultos com mais de 60 anos, crianças entre os 8 e os 14 anos e turistas com cartão da província de Verona. Também é possível encontrar entrada gratuita para crianças até aos 7 anos de idade, pessoas que tenham o Cartão de Verona e queiram subir as escadas, bem como turistas de intercâmbio internacional.
- Horário de funcionamento: A torre está aberta de segunda a sexta-feira, das 10:00 às 18:00. Aos sábados e domingos, está aberta das 11:00 às 19:00.
- Como chegar lá: A torre está localizada exatamente na Via della Costa, e pode chegar-se a este local de carro particular, a pé, de táxi ou de transportes públicos.
8. Participar na caça ao tesouro pela cidade
Uma das coisas mais divertidas e interessantes que as crianças vão certamente adorar fazer em Verona é embarcar numa aventura para descobrir os locais mais emblemáticos da cidade através de uma caça ao tesouro com enigmas curiosos baseados em atracções. Ao mesmo tempo, poderão ver diferentes locais interessantes, como a Ponte Castelvecchio e a Arena de Verona.
O jogo consiste em que, em cada uma das atracções a que chegarem, ser-vos-ão dadas novas pistas para descobrir o próximo local da vossa visita, pelo que é uma das melhores actividades para trabalhar em equipa e encontrar o tesouro, neste caso, o próximo local do itinerário. É claro que, durante este tempo, irá receber novas informações locais e factos interessantes sobre a cidade.
Pormenores interessantes
- Preço: Este tipo de atividade custa aproximadamente 7 euros por pessoa.
- Horário: O horário desta atividade é determinado pelo guia turístico e ser-lhe-á dada a informação assim que fizer a sua reserva.
- Como chegar: Para chegar ao ponto de encontro, terá de se deslocar por conta própria, seja de carro particular, táxi ou transportes públicos.
9. Passear no Lago de Garda e visitar o castelo medieval de Sirmione
Com muitas características que o distinguem de outros lagos no norte de Itália, o Lago de Garda é uma das atracções turísticas mais visitadas do país, especialmente porque se qualifica como um destino de verão popular para os viajantes que chegam da Suíça, Áustria ou Alemanha.
Para além da sua popularidade, é um local cuja zona norte está aninhada nos Alpes, enquanto a zona sul, por outro lado, é complementada por um terreno completamente plano e perfeito. Com estes atributos, visitar este lago é, sem dúvida, uma atividade incrível para as crianças.
Mas, para além do lago, as crianças vão adorar visitar uma divertida aldeia situada numa península estreita, que não é outra senão Sirmione. A cidade velha está rodeada de água, por isso as crianças vão adorar porque vão pensar que estão a flutuar na água.
Pormenores interessantes
- Preço: Esta experiência pode custar aproximadamente 89 euros por pessoa.
- Horário: O horário é escolhido pelo guia turístico com quem se faz a experiência.
- Como chegar lá: Para participar na excursão, é necessário chegar ao ponto de partida por conta própria, seja de autocarro, táxi ou carro particular.
10. Atravessar o rio Adige na Ponte de Pedra
A história da Ponte de Pedra de Verona é semelhante à de qualquer outra ponte, simplesmente veio substituir uma de madeira que já não estava a funcionar. Mas o seu valor histórico é inegável, tendo sido construída durante o auge do Império Romano, por volta do século I a.C.
Todos estes séculos de história, mais as belas vistas e a peculiaridade da ponte, são uma combinação perfeita para fazer com que as crianças queiram atravessá-la. É uma atividade simples, mas muito divertida e educativa, na qual você e as crianças aprenderão sobre a história por detrás da restauração da ponte após a Itália nazi.
Pormenores interessantes
- Preço: A travessia do rio é gratuita, embora se fizer uma visita guiada à cidade, provavelmente terá de pagar algum dinheiro pela visita.
- Horário de funcionamento: A ponte está aberta todo o dia, pelo que pode visitá-la sempre que quiser. Se fizer uma visita guiada, o horário de visita será fornecido pela empresa de turismo.
- Como chegar lá: Pode chegar à Ponte de Verona a pé, se estiver nas proximidades, mas também pode chegar lá de carro particular, autocarro ou táxi.