10 coisas para ver e fazer em Verona em outubro

O outono faz parte da época baixa de Verona, mas a cidade de Romeu e Julieta tem muitas atracções para descobrir e oferece um clima ideal para fazer caminhadas e desfrutar das fontes termais na zona do Lago de Garda.

Matías Rodríguez

Matías Rodríguez

leitura de 11 minutos

10 coisas para ver e fazer em Verona em outubro

personas caminando en las calles de Verona |©VR63

Verona está na sua época alta no verão e durante o Natal, que é quando a cidade está mais cheia de turistas e também quando as suas atracções, concertos de música e festivais de ópera clássica na Arena se tornam populares, mas também tem muito para oferecer no outono e outubro é o melhor mês da época pelo seu clima e celebrações.

Entre as melhores coisas para ver e fazer em Verona em outubro, pode participar na abertura das exposições no Museu Arqueológico do Teatro Romano, visitar o Mercado de Antiguidades de San Zeno nos domingos do mês, fazer um passeio de vinho de Lugana e assistir ao Festival de Coro e Orquestra do Lago de Garda.

1. Participar na inauguração das exposições do Museu Arqueológico

Museu Arqueológico do Teatro Romano|©Daniel Cassany
Museu Arqueológico do Teatro Romano|©Daniel Cassany

O Museu Arqueológico do Teatro Romano, situado do outro lado da Ponte de Pedra e no sopé do Castel San Pietro, é um dos mais famosos da cidade. As suas exposições permanentes incluem mais de 600 objectos no interior e outros 200 no exterior, incluindo esculturas, mosaicos, bronzes, vasos, cerâmicas e altares funerários. Tem também exposições temporárias que são inauguradas todos os anos em outubro.

Se planeia visitar Verona em outubro, pode assistir à inauguração das exposições temporárias do Museu Arqueológico e também à apresentação das novas peças do museu, uma vez que estão constantemente a ser realizadas escavações arqueológicas na cidade e nos arredores e as peças encontradas destinam-se a aumentar a coleção.

Durante a inauguração, pode visitar o local com a assistência de um guia local e também participar nos cocktails durante as apresentações. É uma alternativa interessante para conhecer um dos melhores museus de Verona e também um dos mais antigos da cidade, uma vez que está aberto informalmente desde 1857.

Factos interessantes

  • Preço... A entrada no museu tem um custo inicial de aproximadamente 4,5 euros por pessoa.
  • Onde... Regaste Redentore 2, Verona.
  • Como chegar lá... Autocarros 11, 12, 31, 32, 33 e 90 e os autocarros turísticos hop on hop off da cidade.

Reservar bilhetes para os melhores museus de Verona

2. Visitar o Mercado de Antiguidades de San Zeno

San Zeno. outono. Verona|©Max Zanotti
San Zeno. outono. Verona|©Max Zanotti

O bairro de San Zeno, que tem o nome de um dos santos padroeiros da cidade e também da basílica com o mesmo nome, que é também a igreja onde Romeu e Julieta se casaram, acolhe aos domingos de outubro o informal Mercado de Antiguidades, que reúne mais de 50 bancas onde os habitantes locais compram e vendem pequenos objectos decorativos feitos de pedra, madeira, cerâmica e outros materiais.

Esta feira da ladra itinerante, que normalmente muda de local em cada edição, mas que se realiza sempre perto da Piazza San Zeno, é uma das mais famosas e populares de Verona e, se decidir visitá-la, tem a desculpa perfeita para absorver a cultura veronesa e participar numa atividade típica da região.

Se for a San Zeno, pode também visitar as principais atracções do bairro, que são a famosa basílica com o nome da peça de William Shakespeare, o Portão de San Zeno e a Igreja de San Procolo, bem como os bares e restaurantes da zona que estão normalmente incluídos nos melhores passeios gastronómicos de Verona.

Factos interessantes

  • Preço... A entrada no mercado de San Zeno é gratuita.
  • Onde... Piazza San Zeno, Verona.
  • Como chegar lá... Autocarros 31, 32 e 33 e os autocarros turísticos hop on-hop off da cidade.

Reservar um passeio gastronómico em Verona

3. Visita à Galeria Aquille Forti durante o Dia da Arte Contemporânea

Pinturas na parede|© Dannie Jing
Pinturas na parede|© Dannie Jing

A Galeria de Arte Aquille Forti é o museu das principais obras de arte moderna da cidade e também o núcleo de doações de colecções privadas de pinturas e esculturas que abrangem as grandes vanguardas do século XX. Se está a planear visitar Verona no outono, pode visitar esta galeria durante o Dia da Arte Contemporânea, que é celebrado todos os anos a 8 de outubro.

Neste museu encontrará algumas das principais obras do modernismo italiano e artistas representativos do movimento, como Francisco Hayez, Pompeo Marino Molmenti, Felipe Casorati, Pinto Casarini e Guido Trentini, entre outros pintores de destaque. Também se pode admirar a vista do edifício para a Plaza de las Hierbas e a série de conferências organizadas para celebrar o Dia da Arte Contemporânea.

Durante esta celebração, além disso, a entrada na galeria é gratuita e também pode aproveitar a sua visita para visitar as atracções próximas do museu, como o Mercado Velho, onde se planear visitar a cidade no Natal pode descobrir o mercado de Santa Lucia, um dos mais tradicionais, e a Torre dei Lamberti, que oferece uma das melhores vistas abertas da cidade a partir do seu topo.

Factos interessantes

  • Preço... Os bilhetes para o museu têm um custo inicial de cerca de 4 euros por pessoa, embora durante o Dia da Arte Contemporânea a entrada seja gratuita.
  • Onde... Cortile Mercato Vecchio 6, Verona.
  • Como chegar lá... Autocarros 33, 93 e 95 e os autocarros turísticos hop-on-hop-off da cidade.

4. Percorrer a rota do vinho de Lugana

Vinho de Lugana a copo|©Miserabile
Vinho de Lugana a copo|©Miserabile

Uma das grandes atracções das mágicas aldeias vizinhas do Lago de Garda são os vinhos de Lugana, que se distinguem pelo seu sabor e cor e são consumidos em toda a Itália, especialmente os brancos. O vinho de Lugana é considerado um vinho de outono, devido à sua estrutura, e é também a altura em que as vinhas apresentam as suas colheitas.

Se planeia visitar Verona em outubro, pode fazer uma excursão a partir de Verona seguindo a rota do vinho de Lugana ou organizar uma excursão por sua conta. As principais adegas e vinhas situam-se em Manerba del Garda, Torri del Benaco e Santa Maria di Lugana, em Brescia. Entre os destaques, recomendo uma visita à Cantina Corte Anna, que é um dos fabricantes mais famosos e é frequentemente incluído em excursões.

Tenha em atenção que estas excursões são geralmente só para adultos, porque se consome álcool, e que a zona do Lago de Garda fica a cerca de 75 quilómetros do centro da cidade, pelo que pode ser desconfortável visitá-la se estiver a planear uma estadia curta. Se for esse o caso, aqui está uma lista de coisas que pode fazer para descobrir Verona em 3 dias.

Reservar uma viagem de um dia a partir de Verona

5. Fazer um passeio a pé pelos principais locais da cidade

pessoas perto do Teatro Romano|©ErWin
pessoas perto do Teatro Romano|©ErWin

Verona é uma cidade ideal para explorar a pé, apreciar as suas ruas e edifícios e apaixonar-se pela sua comida, mas o principal inconveniente durante a época alta é o grande número de turistas e durante o inverno o clima, que muitas vezes se torna pouco amigável, com temperaturas abaixo de zero. Se visitar Verona em outubro, no início do outono, poderá percorrer a cidade com poucos visitantes e também com um clima agradável.

A melhor alternativa é contratar uma visita guiada e, se não for possível, pode organizar um itinerário por sua conta para visitar a Casa de Julieta, a Ponte de Pedra, a Arena, o Castelo de San Pietro, as basílicas e igrejas e as praças e museus que, durante o verão, em Verona, estão normalmente cheios de visitantes.

Recomendo também que durante o passeio caminhe ao longo das margens do rio Adige, que é um dos mais longos de Itália, para desfrutar das vistas das pontes da cidade e também de ambos os lados de Verona, com a cidade velha de um lado e os castelos e miradouros construídos no alto da cidade do outro.

Reserve os melhores city tours em Verona

6. Assistir ao Festival de Coros e Orquestras do Lago de Garda

Pessoas tocando instrumentos de corda|©Kazuo ota
Pessoas tocando instrumentos de corda|©Kazuo ota

O Lago de Garda é o maior lago de Itália e também um dos mais importantes do país, embora não tenha a fama do Lago de Como, situado nos arredores de Milão. Todos os anos, durante o terceiro fim de semana de outubro, é organizado o Festival de Coros e Orquestras em Sirmione, uma das mais belas aldeias da região.

Este festival reúne algumas das melhores orquestras do norte de Itália e também reúne maestros, pelo que para muitos estudantes de música é a oportunidade perfeita para se mostrarem e obterem bolsas de estudo em conservatórios e escolas de piano e canto. Além disso, durante o festival, é possível participar em encontros e palestras de músicos.

Pode aproveitar o seu passeio pela cidade para visitar as termas, os banhos termais de Sirmione, que estão entre os mais famosos de Itália, e o Castelo Scaligero, que é uma das principais atracções nas margens do Lago de Garda.

Factos interessantes

  • Preço... Os bilhetes para os 4 dias do festival custam a partir de 55 euros.
  • Onde... Sirmione, Lago de Garda.
  • Como chegar lá... Em serviços privados de Flixbus.

7. Participe nas celebrações italianas em Verona

Homem num cavalo preto|©kinha81
Homem num cavalo preto|©kinha81

Devido à sua localização estratégica, Verona tem uma história de guerras, ocupações e invasões e, em 1797, foi ocupada pelo exército de Napoleão. Um ano mais tarde, os austríacos tomaram a cidade e só a 16 de outubro de 1866 é que a cidade foi finalmente tomada por Itália, tornando-se oficialmente parte do país.

Se viajar para Verona em outubro, pode participar nas celebrações italianas, nas quais os habitantes locais comemoram o fim das invasões, o período ininterrupto de paz, que só foi alterado pelos bombardeamentos da Segunda Guerra Mundial, e a pertença definitiva a Itália, daí o nome da celebração.

Durante estas celebrações, verá bandeiras da cidade em todas as montras, poderá participar em excursões temáticas, assistir às festividades em bares, restaurantes e cantinas e as melhores excursões de Verona centrar-se-ão na história da cidade e na sua pertença e lealdade à fortaleza italiana.

8. Participe na comemoração do fim da Primeira Guerra Mundial.

Militares posando para fotos|©1st Mission Support Command The largest federal US Army Command in the Caribbean
Militares posando para fotos|©1st Mission Support Command The largest federal US Army Command in the Caribbean

A Primeira Guerra Mundial foi o primeiro conflito sangrento que atingiu toda a Europa e a Itália fez parte do esforço de guerra dos Aliados, que saíram vencedores. Em outubro de 1918, o exército italiano lançou uma ofensiva feroz que terminou com a vitória na Batalha de Vittorio Veneto e garantiu o fim da guerra na frente, razão pela qual o cessar-fogo é comemorado todos os anos em outubro.

As celebrações do fim da Primeira Guerra Mundial têm lugar em toda a Itália, mas especialmente no norte, uma vez que a principal frente de batalha se situava na zona alpina, pelo que a maioria dos soldados italianos era originária das cidades do norte. Verona participa ativamente nestas homenagens.

As celebrações que comemoram o fim da Primeira Guerra Mundial coincidem frequentemente em Verona com a celebração da italianidade, pelo que, em outubro, a cidade vive semanas de festividades patrióticas e um desfile decorre desde a Ponte de Pedra até à Arena di Verona, onde outrora existia um hospital de campanha, para comemorar os mortos.

9. Desfrute dos banhos termais na melhor altura do ano

Banhos termais|©leleleoni57
Banhos termais|©leleleoni57

Se está a planear visitar Verona em outubro e quer fugir um pouco do frio ou do vento , pode desfrutar dos banhos termais em Verona e arredores, cujas piscinas naturais, em alguns casos, atingem os 40°. O outono é a altura ideal na cidade para tomar um banho termal, uma vez que encontrará poucos visitantes e poderá normalmente obter um desconto nas taxas de entrada.

Se planeia visitar Verona com crianças, pode também visitar Aquardens, que é um parque aquático com águas termais, piscinas aquecidas, lagos para crianças, parque infantil, bares e restaurantes. Aquardens, localizado nos arredores da cidade, é um dos maiores banhos termais da Europa e oferece uma alternativa para toda a família.

Note-se também que a maioria das termas se situa nos arredores da cidade e que é aconselhável comprar um passe para todo o dia para desfrutar das piscinas, pelo que pode ser incompatível com uma visita curta. Se for este o seu caso, aqui fica uma lista de alternativas para que possa aproveitar Verona em 2 dias.

10. Visitar Salò e as aldeias encantadas do Lago de Garda

Salò com vista para o mar|©ELENA TABASSO
Salò com vista para o mar|©ELENA TABASSO

Se estiver disposto a encontrar atracções fora da cidade, um dos melhores planos que pode fazer é visitar Saló, que é a aldeia mais emblemática entre todas as que se situam nas margens do Lago de Garda. Saló tem um passado ligado ao vinho Lugana, mas é também um ponto importante da história italiana porque foi o último ponto de resistência fascista.

Em outubro pode desfrutar desta cidade em todo o seu esplendor, com a sua floresta pintada pelas cores do outono e com uma temperatura agradável, embora um pouco ventosa devido à sua proximidade do lago, por isso recomendo que traga um casaco leve para desfrutar das atracções, entre as quais se encontram o Duomo, a cidade velha, o Palácio da Câmara Municipal e o Parque Alto Garda Bresciano, que é uma reserva natural.

Em Garda também se pode visitar a pitoresca Sirmione, onde em outubro se pode assistir ao Festival de Coros e Orquestras, Rivoltella, Torri del Benaco, Gargnano e Toscolano Maderno, que se destaca pelas pequenas ruelas do seu centro histórico. Em todo o caso, visitar a zona do Lago de Garda é uma das melhores coisas a fazer a partir de Verona.

Temperaturas em Verona em outubro

Turistas a passear em Verona|©Michael Kemper
Turistas a passear em Verona|©Michael Kemper

O outono costuma ser muito frio em Verona, mas em outubro ainda se pode desfrutar de temperaturas amenas, com máximas de 25°, mínimas de 12° e temperaturas médias de 18°, pelo que ainda se pode desfrutar de excursões ao ar livre.

O que deve ter em conta é que Verona é uma cidade húmida e em outubro há normalmente vários dias de chuva, por isso aconselho-o a ter sempre à mão um casaco impermeável e também a verificar o tempo antes de iniciar as suas excursões.

O número de turistas em Verona em outubro

Turistas a fazer caminhadas em Verona|©Garda Bike Hotel
Turistas a fazer caminhadas em Verona|©Garda Bike Hotel

A melhor parte de visitar Verona em outubro é que a cidade está moderadamente ocupada, pelo que poderá desfrutar do bom tempo e da maioria das principais atracções da cidade com muito poucos visitantes.

Se visitar Verona em junho ou na época do Natal, poderá descobrir que, se não tiver reservado com antecedência, algumas excursões estão esgotadas ou sobrelotadas, mas em outubro poderá entrar nas atracções e museus comprando os bilhetes à última hora.

Preços em Verona em outubro

Carteira com cartão Visa|©Emil Kalibradov
Carteira com cartão Visa|©Emil Kalibradov

outubro faz parte da época baixa da cidade, pelo que os preços do alojamento e de algumas excursões são substancialmente mais baixos do que no verão ou na primavera, o que o torna um mês ideal para descobrir a cidade a preços relativamente baixos.

Também é possível obter descontos e outras vantagens reservando algumas excursões online com antecedência.

O que levar na mala para uma visita a Verona em outubro

Mala azul|© American Green Travel
Mala azul|© American Green Travel

O tempo em outubro em Verona é ameno, mas também chuvoso, pelo que aconselho a incluir o seguinte na sua mala:

  • Casacos leves
  • Botas impermeáveis e confortáveis
  • Camisolas de lã
  • Calças leves
  • Guarda-chuva
  • Mackintosh
  • Calçado cómodo
  • Meias quentes
  • T-shirts para os dias quentes