10 coisas para ver e fazer em Quioto com crianças

Se visitar Quioto em família, recomendo que aproveite as atracções recreativas e culturais, tais como espectáculos de ninjas, visitas a parques temáticos, visitas interactivas a museus e muito mais.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 10 minutos

10 coisas para ver e fazer em Quioto com crianças

Crianças a divertirem-se em Quioto | ©Fabien

Quioto é considerada uma cidade para adultos, devido à variedade de zonas históricas, templos e jardins. No entanto, as crianças não precisam de se aborrecer, pois os japoneses oferecem sempre espaços divertidos onde os mais pequenos se podem apaixonar por esta cidade encantadora.

Recomendo reservar pelo menos 3 dias para visitar Quioto, de modo a ter tempo suficiente para se divertir. Alguns locais oferecem serviços de babysitting, mas não há nada como viver a experiência em família e aproveitar para visitar parques temáticos, passear por museus divertidos ou fazer um cruzeiro.

1. Tenham um ótimo Natal em Quioto

Natal em Quioto| ©Iyhon Chiu
Natal em Quioto| ©Iyhon Chiu

Há muitas coisas para fazer em Quioto em dezembro, por exemplo, pode passear pelas ruas e aproveitar as celebrações de Natal. As crianças adoram o Natal e aqui pode festejar de uma forma diferente.

As melhores coisas para fazer em Quioto na altura do Natal incluem:

  • Participar nos desfiles e passear pelas ruelas dos bairros mais importantes, onde a iluminação das luzes embeleza a cidade. Um dos mais importantes é Chion-in, onde se toca Taiko, um ritmo de tambor japonês.
  • Conheça o Santa San ou Hoteiosho, o equivalente japonês do Pai Natal. São personagens animadas que distribuem presentes para as crianças, mas a sua aparência física assemelha-se à de Buda.
  • Experimente o bolo de Natal, um doce típico japonês feito com creme fresco, morangos e um mini Pai Natal.
  • Visite o mercado de Natal de Teijin, que oferece bebidas tradicionais e um ambiente festivo. Não se esqueça de que atrai milhares de pessoas, pelo que é aconselhável ficar perto das crianças durante a visita.

Além disso, no Japão, as religiões predominantes são a budista e a xintoísta, pelo que, para além de um significado espiritual, estes dias são comerciais. Por isso, as lojas estão normalmente abertas durante toda a época natalícia. Antes do Natal, há um feriado para celebrar o aniversário do Imperador, pelo que também pode aproveitar as festividades coloridas que o rodeiam.

2. Visite os melhores parques de Quioto

Estúdio Toei Kyoto| ©Tae-hyun Kim
Estúdio Toei Kyoto| ©Tae-hyun Kim

Kyoto tem uma variedade de parques que são ideais para crianças, oferecendo áreas infantis como parques infantis, passeios mecânicos, estúdios de cinema, experiências ninja e muito mais.

Visita ao Parque Temático do Estúdio Toei Kyoto

Uma visita obrigatória se for com crianças é um passeio pelo parque temático Toei Kyoto Studio, também conhecido como Toei Uzumasa Eigamura ou Movie Land, onde as crianças nunca se aborrecerão. É muito semelhante aos famosos parques da Disney, mas com o encanto de Quioto. A entrada geral no parque custa cerca de 2 euros.

Para começar, pode visitar o estúdio de gravação, onde há pratos utilizados para séries, filmes e documentários japoneses, uma vez que muitas áreas são inspiradas no período Edo e têm um toque antiquado.

Durante a visita, as crianças sentir-se-ão como se estivessem num filme, pois as personagens famosas passeiam pelo parque. Também é possível encontrar réplicas de edifícios ou monumentos importantes, como a antiga ponte Nihonbashi ou partes do bairro da luz vermelha de Yoshiwara.

A diversão nunca acaba neste parque, as crianças podem aproveitar os cinemas 3D, as encenações de ninjas e a casa assombrada que oferece as melhores actividades em Quioto durante o mês de outubro, como as celebrações do Halloween. Outras actividades incluem:

  • Alugar um kimono ou yukata, para passear pelo parque, as crianças vão certamente ficar ansiosas por fazer parte desta tradição. Custa aproximadamente 7 a 17 euros.
  • Labirinto Ninja 3D, encontre a saída em tempo recorde com a ajuda do seu grupo. Custa cerca de 3 euros.
  • Ninja Climbing, as crianças podem escalar uma parede com cerca de 7 metros de altura. É uma atração onde podem passar 20 a 40 minutos, por um custo aproximado de 9 euros.
  • Ninja Mystery House, ideal para crianças e adultos. Irá descobrir todos os segredos dos ninjas por cerca de 4 euros.
  • Laser Battle, ideal para crianças com mais de três anos de idade, que terão de se esgueirar por armadilhas misteriosas. O preço aproximado é de 4 euros.
  • Arco e flecha, enquanto as crianças se divertem, pode ter uma experiência japonesa por cerca de 3 euros. Note-se que esta atividade só está disponível aos sábados, domingos, feriados e durante a Semana Dourada, de abril a maio.

Dirija-se ao Parque Takaragaike

O parque está localizado numa das extremidades do Lago Takaragaike, daí o seu nome. Recomendo que visitem esta zona em família, pois tem uma área chamada Kodomo no Rakuen, que em inglês é conhecida como o Paraíso das Crianças.

Trata-se de uma experiência aquática, onde são frequentemente organizadas actividades ao ar livre. É possível fazer um piquenique para o almoço ou dar um passeio de bicicleta pelos trilhos. Fica a doze minutos do centro, mas a forma mais rápida de lá chegar é a partir da linha de metro de Karasuma.

A entrada é gratuita e há zonas de recreio para as crianças. A melhor altura para visitar o local é durante o verão, mas se viajar com crianças que tenham curiosidade por animais, sugiro que aproveite as melhores actividades de inverno em Quioto, que incluem a observação de patos mandarins.

Aproveite as piscinas do Parque Fushimi Minato

Esta zona familiar oferece as melhores actividades durante a primavera e o verão, pois as temperaturas são agradáveis e pode andar de bicicleta pelos trilhos ou dar um mergulho nas piscinas exteriores.

As instalações são espaçosas e albergam alguns dos melhores templos, palácios imperiais e jardins de Quioto. É a forma perfeita de introduzir as crianças nas tradições japonesas sem as sobrecarregar.

Interagir com macacos japoneses no Kyoto Monkey Park

Se a sua família adora animais, não pode perder a experiência do Monkey Park. Para lá chegar, tem de subir o Monte Iwata, localizado perto do distrito de Arashiyama. Traga proteção solar e ténis confortáveis, pois terá de subir durante cerca de vinte minutos para chegar ao recinto dos macacos.

Esta aventura é uma das melhores coisas para fazer em Quioto e está incluída nos itinerários das excursões mais populares da cidade, pois é uma atividade tradicional japonesa. Há cerca de 120 macacos para alimentar e a entrada custa cerca de 4 euros.

Reserve os melhores passeios em Kyoto

3. Prepare-se para explorar as melhores lojas de presentes e doces com as crianças

Submarino Amarelo| ©Jon Power
Submarino Amarelo| ©Jon Power

Nos bairros de Quioto, encontrará muitos tipos diferentes de lojas de presentes e doces, que as crianças certamente vão adorar.

Aqui estão os principais locais para fazer compras:

  • Zona de Teramachi: é uma rua comercial onde se podem comprar doces típicos, lembranças da cidade e manga.
  • Yellow Submarine: ideal para comprar cartões coleccionáveis.
  • Loja Funahashiya: localizada em Kyoto desde 1885, é ideal para comprar lembranças e provar o típico bolo de arroz japonês.
  • Yojiya: se estiver a viajar com adolescentes, eles estarão provavelmente ansiosos por comprar maquilhagem japonesa. Esta loja de cosméticos tem produtos de qualidade que são muito famosos nas redes sociais.
  • Aeon Mall Kyoto Gojo: se ainda não encontrou o presente perfeito, passeie por este edifício moderno com mais de 140 lojas.

4. Confira os melhores museus infantis

Museu Internacional de Manga de Quioto| ©Wally Gobetz
Museu Internacional de Manga de Quioto| ©Wally Gobetz

Existem muitos museus interactivos em Quioto, ideais para entreter as crianças. A cidade não é apenas o lar de templos icónicos, mas também de espaços de aprendizagem e diversão que são ideais para as crianças.

Passear pelo Museu Ferroviário JR West

As crianças têm curiosidade pelo desconhecido, por isso o JR West Railway Museum é o local perfeito para explorarem os 53 comboios em exposição. É possível encontrar locomotivas, comboios eléctricos e caminhos-de-ferro.

Situado no Parque Umekoji, é possível fazer visitas guiadas, ver artefactos antigos e circuitos de comboios de brinquedo que encantam os mais pequenos. Antigo Museu da Locomotiva a Vapor de Umekoji. Note-se que está fechado às quartas-feiras e a entrada geral custa cerca de 8 euros.

Fazer uma visita guiada ao Museu Internacional de Manga de Quioto

O Museu Internacional de Manga de Quioto é um espaço que exibe mais de 300.000 mangas e banda desenhada. Alguns volumes estão disponíveis em inglês, mas pode usar o tradutor do seu telemóvel para dar às crianças a experiência completa.

Existe um pátio onde se pode partilhar com a família e apreciar as exposições ao ar livre. Há também uma biblioteca infantil, onde os mangás têm ilustrações que não requerem leitura. Outras actividades incluem aulas de desenho e visitas guiadas às instalações.

A entrada custa cerca de 6 euros para adultos, enquanto as crianças pagam uma taxa aproximada que varia entre 1 e 3 euros.

Explore a história dos samurais no Museu do Samurai e do Ninja em Quioto

Pode viajar no tempo e aprender sobre a história dos guerreiros japoneses, samurais e ninjas, e as crianças vão certamente divertir-se muito aqui. O Museu Samurai e Ninja de Quioto também preserva armaduras, roupas e outros objectos da época.

Pode alugar trajes para se vestir com as crianças, há uma variedade para escolher, como espadas, ninjas ou trajes de samurai, entre outros.

:::link|text=Reserve as melhores actividades de samurai em Quioto|element=sc-182-1389:::

5. Descer o rio Hozu a bordo de um navio de cruzeiro

Navegar no rio Hozu| ©Ilias Katsouras
Navegar no rio Hozu| ©Ilias Katsouras

As crianças adoram novas aventuras, por isso sugiro um cruzeiro no rio Hozu até à pequena cidade portuária de Kameoka. Ao longo do percurso, poderá desfrutar de vistas inigualáveis, aves, zonas de pesca e barcos que vendem petiscos.

Durante o verão, o rio Hozu é palco do Festival Habani, um ritual de fogo de artifício, realizado pela primeira vez em 1733. É uma atividade segura, uma vez que um profissional explicará o que fazer e as crianças podem participar com a supervisão de um adulto.

6. Desfrute das actividades culturais típicas de Quioto

Dança das gueixas| ©CS Travels
Dança das gueixas| ©CS Travels

As crianças terão provavelmente curiosidade em ver as gueixas e as maiko a passear pela cidade com trajes brilhantes. Pode convidá-las para uma experiência cultural em que se vestirão como autênticos japoneses. Tenha em mente que, durante o verão, o yukata oferece um tecido mais fresco, enquanto que para visitar Quioto no inverno é melhor optar por um quimono.

:::link|text=Comprar bilhetes para experiências culturais em Quioto|element=sc-182-1390:::

7. Descubra as surpresas do Aquário de Quioto

Aquário de Quioto| ©mg sn
Aquário de Quioto| ©mg sn

Depois de visitar os melhores templos da cidade, sua família provavelmente vai querer explorar outro tipo de ambiente. Sugiro que passem pelo Aquário de Quioto, que oferece uma experiência imersiva e educativa.

Existem áreas ideais para aprender sobre a vida marinha, bem como visitar a casa dos pinguins, salamandras, medusas e outras espécies aquáticas. Há treinos de animais vivos, zonas de alimentação de baleias, restaurantes de comida japonesa e lojas de recordações.

Cada atividade é uma surpresa completa para as crianças, que ficarão fascinadas com as piscinas tubulares cheias de animais. A entrada geral custa cerca de 15 euros para os adultos. As crianças a partir dos 3 anos também podem entrar por cerca de 5 euros.

8. Não perca o Jardim Zoológico de Quioto

Jardim Zoológico de Quioto| ©JapanVisitor
Jardim Zoológico de Quioto| ©JapanVisitor

O Jardim Zoológico de Quioto é um dos mais antigos jardins zoológicos de Quioto, em funcionamento desde 1903, e foi restaurado em 2015 para garantir a segurança das suas instalações. Existem áreas com animais de contacto, onde as crianças podem aproximar-se.

É uma atração que não demora muito tempo, e a entrada para adultos é de cerca de 5 euros, com crianças com menos de quinze anos grátis.

9. Encontre fósseis no Centro de Ciência da Juventude de Quioto.

Centro de Ciência da Juventude de Quioto| ©muzina_shanghai
Centro de Ciência da Juventude de Quioto| ©muzina_shanghai

No Centro de Ciência da Juventude de Quioto existem réplicas de dinossauros, que irão captar a atenção das crianças.

Também pode encontrar fósseis, estufas e jardins de borboletas. Existe uma sala de ciência para jovens e uma sala de ciência para crianças, bem como exposições em 3D. O estacionamento é gratuito e a entrada custa cerca de 4 euros.

10. Desfrute de uma autêntica experiência de samurai

Instrutor de samurai| ©Mark O'Shea
Instrutor de samurai| ©Mark O'Shea

É muito importante que as crianças se sintam incluídas nas actividades dos adultos, por isso pode reservar uma experiência de samurai para partilhar com a família. Pode reservar uma aula para aprender os protocolos dos samurais, bem como os movimentos, o uso do leque e da espada.

Se preferir apreciar o espetáculo como espetador, há também espectáculos locais que mostram o melhor do kembu, conhecido por ser uma arte de espada samurai.

:::link|text=Reserve as melhores actividades de samurai em Quioto|element=sc-182-1389:::

Outras coisas para fazer em Quioto com crianças

Fushimi Inari-Taisha| ©Kanesue
Fushimi Inari-Taisha| ©Kanesue
  • Inscreva-se com as crianças em actividades práticas, como assistir a aulas de fabrico de lenços, pintar leques, fazer pratos de cerâmica japonesa, tocar tambores japoneses ou fazer doces locais.
  • Reserve as melhores excursões gastronómicas- isto dependerá do grau de à-vontade das crianças em experimentar novos pratos.
  • Visitar Fushimi Inari-Taisha, com os seus portões e caminhos coloridos, é uma experiência divertida para adultos e crianças. Recomendo que marque a visita para a tarde, para evitar as multidões.

Dicas para visitar Quioto com crianças

Garrafa de água| ©Steve Johnson
Garrafa de água| ©Steve Johnson
  • Se viajarem no verão, sugiro que mantenham as crianças hidratadas para enfrentarem as temperaturas extremas da estação.
  • Há muitos turistas durante a maior parte do ano, por isso tenha cuidado nas ruelas, pois correm o risco de se perderem no meio da multidão que se vai dispersando.
  • O comboio-bala facilita a deslocação de uma cidade para outra. Se quiser sair de Quioto e visitar os arredores, é a melhor opção. Pode chegar lá numa questão de minutos, o que evitará que as crianças se cansem.