Os 10 melhores templos de Quioto
Visitar os templos de Quioto é entrar na parte mais antiga da cultura japonesa, onde a arquitetura e a natureza se fundem com o sagrado.
Uma das melhores coisas para ver e fazer em Quioto é visitar os seus magníficos templos, onde se pode aprender sobre a cultura japonesa mais tradicional, o rico simbolismo em cada um dos edifícios, os seus maravilhosos jardins e lagos e contemplar os seus antigos ritos religiosos.
Os templos japoneses são locais sagrados que se prestam à contemplação, ideais para um passeio tranquilo na natureza e para ver alguns dos mais impressionantes representantes da antiga arquitetura japonesa. Aqui está uma lista dos melhores templos de Kyoto.
1. Templo Kiyomizudera
O Templo Kiyomizudera ou Templo da Água Pura é um dos templos mais importantes do Japão e de Quioto. Está situado numa das colinas do bairro de Higashiyama, num belo cenário natural. O seu nome, que significa "de água pura", refere-se às águas das cascatas de Otawa, que caem num lago no topo do templo.
Embora não se possa entrar no templo, é possível passear pela sua famosa varanda com colunas de madeira avermelhada e desfrutar de uma das mais belas vistas panorâmicas da cidade. Também se pode ver a estátua da deusa Kannon, de 11 braços e mil faces. A não perder quando as flores de cerejeira aparecem em abril.
Durante a sua visita, pode beber de um dos três jactos do lago, como é tradição, para receber amor, saúde ou abundância. Mas lembre-se que só pode beber de um, caso contrário o seu efeito será anulado. À volta do templo existem cerca de 34 templos, pagodes e salões que também podem ser visitados.
Para mais informações, visite
- Localização: 1 Chome-294 Kiyomizu, Higashiyama Ward, Kyoto.
- Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira das 6:00 às 18:00 horas em janeiro, fevereiro, março e dezembro; de julho a agosto até às 18:30 horas e de setembro a novembro até às 21:00 horas.
- Taxa deentrada: cerca de 3 euros por pessoa. A entrada nos outros templos ou edifícios do recinto pode ter um custo adicional.
- Como chegar: da estação de Quioto, pode apanhar um autocarro para as paragens de Gojozaka ou Kiyomizu-muchi, ou um comboio para a estação de Kiyomizu-muchi.
2. Templo Kinkakuji ou Templo do Pavilhão Dourado
O Templo Kinkakuji significa Templo do Pavilhão Dourado. Está situado numa zona de florestas sempre verdes, lagos e nascentes imperdíveis. O templo é uma torre de 3 andares e os seus 2 andares superiores estão cobertos com finíssimas folhas de ouro (folha de ouro), de onde deriva o seu nome.
O seu reflexo dourado no lago Kyokochi é um dos mais belos postais de Quioto. O Kinkakuji é conhecido pelos seus maravilhosos jardins Zen, ideais para um passeio. Também perto da saída há uma casa de chá, onde se pode participar na cerimónia. Existem também outros templos e santuários nas proximidades.
Embora não seja possível entrar no templo, quando se abrem as janelas é possível ver as estátuas de Buda e Yoshimitsu no interior, especialmente na primavera e no verão. Também é encantador no outono e no inverno, quando as folhas mudam de cor ou a floresta está coberta de neve.
Para mais informações, consultar
- Localização: 1 Kinkakujicho, Kita Ward, Kyoto, Japão.
- Horário: diariamente, das 6:00 às 17:00 horas.
- Taxa deentrada: cerca de 4 euros por pessoa.
- Como chegar lá: da estação de Quioto, pode apanhar um autocarro até à paragem de Kinkakuji-cho.
3. Santuário de Yasaka
O Santuário Yasaka é um templo xintoísta que começou a ser construído em 656, onde Susano'o no Mikoto, o deus das tempestades e do mar, é venerado juntamente com a sua esposa Kushiinada-hime e Yahashira no Mikogami, os seus oito filhos. É um dos templos que não se pode deixar de visitar em Quioto.
O templo situa-se no bairro de Gion, que se encontra no coração da cidade, numa zona animada conhecida como o bairro das gueixas. O portão de entrada de dois andares para o complexo é muito impressionante e tornou-se um emblema do distrito de Gion e um local favorito para tirar uma fotografia. Como na maior parte dos templos, não se pode entrar no santuário principal, que só é acessível aos fiéis.
Existem outros templos nos arredores, ou subtemplos, como o Utsukushii Gozen-sha, um santuário onde os fiéis retiram algumas gotas de água de uma fonte, que tem a propriedade de os embelezar. Para além disso, a rua que conduz ao templo é conhecida por ser representativa das mais tradicionais do Japão, com as suas lojas de quimonos, leques e doces típicos, pelo que é um ponto obrigatório na sua visita de pelo menos 3 dias em Quioto.
Mais informações sobre Quioto
- Localização: 625 Gionmachi Kitagawa, Higashiyama Ward, Kyoto.
- Horário: Aberto todo o dia.
- Taxa deentrada: gratuita, embora a reserva de uma excursão a Higashiyama em Quioto comece em 119 euros.
- Como chegar lá: da estação de Quioto, pode apanhar um autocarro para a estação Keihan Gion Shijo, que fica a 5 minutos a pé do templo.
4. Templo Kodaiji
O Templo Kodaiji é um templo zen-budista situado numa das colinas do bairro de Gion. Fundado em 1605, foi construído a pedido de Kita no Mandokoro em memória do seu falecido marido que participou nas guerras de unificação do Japão. Os retratos de ambos encontram-se no interior do templo, bem como outras peças de importância cultural.
O terreno é conhecido pelo seu belo jardim de areia zen com centenas de cerejeiras, bambuzais e lagos rodeados de áceres. É um belo local para passear tanto durante o dia como à noite, quando a iluminação o torna numa paragem mágica. Reservar uma excursão a Higashiyama em Quioto quando as cerejeiras estão em flor é uma das melhores maneiras de o ver.
Durante a sua visita, pode também visitar o Templo Entokuin, o Museu de Arte da Palma e uma das suas casas de chá, onde pode participar numa cerimónia de chá. Uma destas casas foi projectada pelo famoso mestre do chá, Sen no Rikyu.
Para mais informações, por favor visite
- Localização: 1 Kujocho, Minami Ward, Kyoto.
- Horário: das 8:00 às 17:00 horas (última admissão às 16:30 horas).
- Taxa deentrada: a entrada no salão principal é gratuita.
- Como chegar lá: o autocarro deixa-o a cerca de 7 minutos a pé da paragem Higashiyama Yasui, e o comboio a cerca de 15 minutos da estação Keihan Gion Shijo.
5. Templo Toji ou Templo do Oriente
O Templo Toji ou Templo do Oriente é a torre de madeira mais alta do Japão, com quase 55 metros de altura e 5 andares. Foi construído em 826 e é considerado um emblema da cidade.
Durante a sua visita, pode visitar o Salão Kondo, o Salão Kodo, o Salão do Medo e o Salão Jikido. O seu rés do chão só está aberto durante as exposições e datas especiais, que podem ser consultadas no sítio Web do templo. Perto do templo encontram-se os templos Higashi Honganji e Nishi Honganji, aos quais se pode chegar a pé.
Durante a época das cerejeiras em flor ou Hanami, também se pode visitar o templo à noite, quando este fica iluminado de forma especial. E se visitar o templo no dia 21 do mês, pode passear pela feira da ladra Kobo-san, onde pode ver roupas tradicionais e todo o tipo de objectos de coleção, bem como provar comidas tradicionais que fazem frequentemente parte das melhores excursões gastronómicas de Quioto.
Para mais informações, consulte
- Localização: 1 Kujocho, Minami Ward, Quioto.
- Horário: das 8:00 às 17:00 horas (última entrada às 16:30 horas).
- Taxa deentrada: gratuita para os salões Kondo, Kodo, Fear e Jikido.
- Como chegar lá: da estação de Quioto, pode apanhar a linha Kintetsu e sair na estação seguinte, a estação Tōji.
6. Templo Sanjusangendo ou Templo das Mil Estátuas
O Templo de Sanjusangendo é conhecido como o Templo das Mil Estátuas devido ao grande número de estátuas no seu salão principal: 1.001 estátuas da deusa Kannon, 28 de deuses guardiões e 2 estátuas de Raijin, o deus xintoísta do vento e Fujin, o deus xintoísta do trovão e do relâmpago.
Foi fundado em 1164 por Taira no Kiyomori e é a maior estrutura de madeira do Japão, com 120 metros de comprimento. O seu aspeto austero contrasta com as fabulosas estátuas no seu interior. Entre elas, a estátua central de Kannon, com 3,3 metros de altura. As estátuas são feitas de madeira Hinoki e cobertas com uma fina folha de ouro.
Em redor do templo existem belos jardins, dois pequenos lagos, um monumento de pedra dedicado ao fundador da seita budista Jodo, um temizu onde se efectua a purificação das mãos e da boca com água e o centro xintoísta Kuse Inari.
Para mais informações, visite
- Localização: 657 Sanjusangendomawari, bairro de Higashiyama, Quioto.
- Horário de funcionamento: de abril a meados de novembro, das 8h30 às 17h00 e de novembro a março, das 9h00 às 16h00 (última admissão meia hora antes do encerramento).
- Taxa deentrada: cerca de 4 euros por pessoa. Há um desconto para grupos de 25 pessoas.
- Como lá chegar: a 7 minutos a pé da estação de Shichijo ou a 10 minutos a pé da estação JR Tennoji.
7. Templo de Fushimi Inari Taisha ou Templo das Mil Portas
O Templo de Fushimi Inari Taisha é conhecido como o Templo dos Mil Portões devido ao número de portões torii cor de laranja que conduzem ao topo da montanha. É um dos principais templos xintoístas e um dos mais antigos, datando do século VIII.
FushimiInari é principalmente dedicado a Inari, a divindade das colheitas, especialmente do arroz, que recebe milhares de oferendas daqueles que desejam ter sucesso nos negócios. Essas oferendas são os portões torii que podem ser vistos no caminho que leva ao templo, dos quais existem cerca de 10.000.
O templo está localizado na montanha Inariyama, também conhecida como Inari. É um belo local para caminhar ao longo dos trilhos naturais que levam a outros santuários mais pequenos. Pode visitar este templo sozinho ou acompanhado quando reservar uma excursão a Higashiyama em Quioto
Mais informações sobre o Santuário de Higashiyama
- Localização: 68 Fukakusa Yabunouchicho, Fushimi Ward, Kyoto.
- Horário: Aberto 24 horas.
- Taxa deentrada: gratuita.
- Como chegar lá: apanhar um comboio da estação de Quioto para a estação de Inara, que fica a 5 minutos a pé do templo.
8. Santuário Heian Jingu
O Santuário H eian ou Heian Jingu está localizado no distrito de Higashiyama, por isso também pode ser incluído ao reservar uma excursão a Higashiyama em Quioto. É conhecido pelo torii gigante na entrada, que tem cerca de 24,2 metros de altura.
O templo é dedicado ao Imperador Kammu, o fundador da cidade, e ao Imperador Kōmei, que teria lançado as bases do Japão moderno. O festival mais importante realizado no templo é o Jidai Matsuri, que se destaca pela grande procissão do Palácio Imperial de Quioto para o templo. Este festival realiza-se no mês de outubro em Quioto, no dia 22.
O santuário principal está rodeado por 4 jardins de estilos diferentes, situados nas 4 direcções cardeais. Estes jardins, que ocupam cerca de 33.000 metros quadrados, representam um período diferente da história japonesa. Há flores em todas as estações do ano, mesmo no inverno em Quioto.
Mais informações sobre os jardins
- Localização: 97 Okazaki Nishitennocho, Bairro Sakyo, Quioto.
- Horário de abertura: 6:00 às 17:00 ou 18:00, consoante a época do ano. Os jardins estão abertos das 8:00 às 16:30 ou 17:30 horas. A última entrada é meia hora antes da hora de encerramento.
- Taxa de entrada: gratuita, exceto a entrada nos jardins, que custa cerca de 4 euros por pessoa.
- Como lá chegar: 10 minutos da estação de Higashi-yama.
9. Templo Gingakuki ou Pavilhão de Prata
É um sub-templo do Templo Shokokuji, cujo nome é Higashiyama Jishoji, embora seja conhecido como Gingakuki que significa Templo do Pavilhão de Prata. É um templo budista situado nas montanhas a leste de Quioto, no distrito de Higashiyama.
Embora o shōgun quisesse cobrir o templo com folha de prata (usando a mesma técnica do Templo Kinkakuji), não o conseguiu, mas o nome original foi mantido. O edifício principal, o Kannonden, é um dos poucos edifícios que sobreviveu a incêndios e terramotos e, por isso, não foi reconstruído.
O salão Togudo é também uma estrutura que se manteve intacta ao longo do tempo. Este salão é reconhecido como um modelo para os salões de chá tradicionais, que são uma das principais experiências culturais de Quioto. O jardim de areia branca do templo é um dos mais fotografados da cidade. Há também um jardim de musgo onde se pode dar um agradável passeio na natureza.
Mais informações sobre o templo
- Localização: 2 Ginkakujicho, Bairro Sakyo, Quioto.
- Horário de funcionamento: de março a novembro, das 8h30 às 17h00 e de dezembro a fevereiro, das 9h00 às 16h30
- Taxa deentrada: cerca de 4 euros por pessoa.
- Como chegar lá: a partir da estação de Quioto, pode chegar lá de autocarro em cerca de 40 minutos.
10. Os templos gémeos Nishi-Hongaji e Higashi-Honganji
Os templos Nishi Honganji e Higashi Honganji são templos budistas situados a norte da estação de Quioto, na parte sul da cidade. São alguns dos principais templos do ramo Jodo Shinshu do Budismo, que é um dos mais importantes do país. A construção dos templos remonta ao século XVI.
Estes templos encontram-se a uma curta distância uns dos outros, pelo que é comum visitá-los no mesmo dia. O templo principal é o Nishi Honganji, o primeiro templo a ser construído, com a Estátua do Fundador da Seita Jodo Shinshu no seu altar principal. O templo Higashi Honganji foi construído 11 anos mais tarde e foi inspirado no primeiro. O seu Goeido ou Salão do Fundador é considerado o maior salão de madeira do mundo.
Estes templos incluem colossais portões de 30 metros, torres, temizu (fontes de ablução), árvores centenárias, jardins de estilo japonês e o interessante simbolismo que se encontra em todos os templos do Japão. A árvore Gingko, com 400 anos de idade, no Templo Nishi Honganji, é uma visita obrigatória se for a Quioto no outono.
Templo Nishi Honganji
- Localização: Hanayacho-sagaru, Horikawa-dori, Shimogyo-ku, Kyoto.
- Horário: de novembro a fevereiro, das 5h30 às 17h; em março, abril, setembro e outubro, fecha meia hora mais tarde e, de maio a agosto, fecha às 18h. Os jardins estão abertos das 9:00 às 16:00 horas.
- Taxa deentrada: gratuita, exceto para os jardins que custam cerca de 4 euros por pessoa.
- Como chegar lá: a 10 minutos a pé da estação de Quioto.
Templo Higashi Honganji
- Localização: Karasuma Shichijo-agaru, Shimogyo-ku, Quioto.
- Horário de funcionamento: de março a outubro, das 5h50min às 17h30min, e de novembro a fevereiro, das 6h20min às 16h30min.
- Taxa deentrada: gratuita.
- Como chegar lá: 5 minutos a pé da estação de metro Gojo.