10 coisas para ver e fazer em Quioto no inverno
Se for a Quioto durante os meses de inverno, não perca um minuto e aproveite ao máximo todas as experiências disponíveis nesta estação - aqui estão os imperdíveis!
Quioto caracteriza-se por um inverno muito frio, chuvoso e até com neve. No entanto, estas alterações climáticas não são um impedimento para aproveitar ao máximo as grandes ofertas culturais e recreativas que estão normalmente disponíveis durante estes meses. Desde festivais a fontes termais e desportos radicais, há muitas coisas para fazer na cidade.
Por exemplo, entre as melhores coisas para fazer em Quioto durante os meses frios, pode ver uma perspetiva diferente da cidade de Arashiyama, que é iluminada com centenas de lanternas no inverno. Podem também afugentar os espíritos com soja no Bairro de Gion, tirar fotografias fantásticas em templos e santuários, aproveitar o cenário nostálgico da estação, entre outras actividades de que vos falarei já a seguir.
1. Comam nabe e deliciem-se com a comida de inverno mais popular de Quioto
Passear pelas ruas de Quioto no inverno e ver grupos de pessoas a partilhar nabe, também conhecido como panela quente, é uma visão comum para os habitantes locais. Vá a um restaurante tradicional local ou ao Mercado Nishiki e experimente este popular prato sazonal.
Esta refeição deve ser preparada por si à mesa com as pessoas que o acompanham. Uma delas encarrega-se de cozinhar e adicionar os ingredientes à panela: cogumelos, tofu, couve, carne, cebolinha, de acordo com o gosto dos convidados. Depois, cada um serve o guisado na sua própria tigela, acompanhado de arroz.
Mas se, para além de experimentar o nabe, quiser explorar a cultura culinária japonesa, pode considerar fazer uma visita guiada a Quioto. Também pode participar num dos melhores cursos de culinária em Quioto para aprender a confecionar outros pratos doces e salgados.
2. Participe numa cerimónia de chá em Quioto e desfrute do calor desta bebida ancestral
Participar numa cerimónia do chá durante a sua estadia de 2 dias em Quioto ou mais é uma atividade popular no inverno. Pode estar num espaço com ar condicionado e desfrutar do calor de uma bebida de matcha (chá verde). Tudo isto enquanto aprende sobre esta antiga forma de arte.
Será guiado por uma gueixa (anfitriã). Ela ensinar-lhe-á o sado, ou caminho do chá, que consiste em tranquilidade, respeito, harmonia e pureza, com o objetivo de apreciar a beleza das coisas simples da vida, como dita a filosofia do wabi sabi.
Durante a experiência da cerimónia do chá de Quioto, terá a opção de vestir um quimono. Assistirá, à sua frente, à preparação do chá matcha, que inclui uma série de rituais, vénias e gestos da anfitriã. Em seguida, degustará a bebida e um kyogashi, um doce artesanal utilizado nas cerimónias.
3. Faça uma visita fotográfica a Quioto no inverno e obtenha uma perspetiva diferente da cidade
Uma boa ideia durante o inverno é pegar na sua máquina fotográfica e fazer um passeio pela cidade de Quioto. Terá uma perspetiva diferente das ruas e dos edifícios históricos, graças à atmosfera nostálgica da estação.
Pode visitar o Kinkaku-ji ou Pavilhão Dourado, o Templo Ginkaku-ji, entre outros santuários e templos locais. Verá como estes santuários mudam de aspeto, especialmente durante o mês de fevereiro em Quioto, que é o período mais nevado.
Esta é uma atividade que pode fazer sozinho ou juntar-se a uma excursão privada em Quioto. De qualquer forma, terá um cenário mágico: lagos congelados, rodeados de jardins cobertos de neve, bem como os telhados dos respectivos templos, santuários e pagodes. Tudo isto sob um céu nublado, que lhe proporciona uma luz natural suave e uma série de sombras que pode aproveitar para tirar fotografias maravilhosas.
4. Participe no Arashiyama Hanatoro ou Festival das Luzes em Quioto
O Festival de inverno anual de Arashiyama Hanatoro realiza-se na cidade de Quioto em dezembro. Durante 10 dias, é possível desfrutar de uma atmosfera de sonho nesta cidade, onde as ruas e vielas estão repletas de flores e lanternas tradicionais.
Para desfrutar deste espetáculo, deve ir a Arashiyama, a cerca de 30 minutos de carro do centro de Quioto. Aí, após o pôr do sol, assistirá à iluminação de mais de 2.500 lanternas colocadas no chão ao longo de um percurso de cerca de 5 quilómetros.
Verá uma perspetiva diferente da Ponte Togetsukyo sobre o rio Katsura, iluminada por lanternas azuis pálidas. A zona da Floresta de Bambu de Arashiyama, por sua vez, irá surpreendê-lo com o seu cenário noturno: sombras e brilhos produzidos pelas luzes que atravessam as centenas de caules de bambu moso neste trilho.
Na verdade, pode melhorar esta experiência e embarcar numa visita gastronómica à Floresta de Bambu de Kyoto Arashiyama e Sagano. Apreciará as luzes enquanto prova alguns pratos doces e salgados sazonais nas bancas de comida desta área natural.
5. Aproveite as temperaturas frias da época de inverno em Quioto e relaxe num onsen
Durante a sua estadia de pelo menos 3 dias em Quioto, pode visitar um onsen ou uma fonte termal para relaxar. Aproveite as temperaturas frias da época de inverno e desfrute da água quente destas piscinas.
Esta é uma atração popular tanto para os habitantes locais como para os turistas. Encontrará onsen no centro da cidade e outros em alguns bairros próximos de fácil acesso. Em qualquer um deles, terá a oportunidade de tomar banho tanto no interior como no exterior, permitindo-lhe estar em contacto com a natureza. Tudo depende das suas preferências.
Por exemplo, alguns onsen que pode visitar são os seguintes:
- Kurama Eleven, com águas sulfurosas ao ar livre e uma vista deslumbrante para a montanha. Está localizado na montanha Kurama, a cerca de 26 minutos de carro do centro de Quioto.
- Funaoka Onsen, situada a cerca de 11 minutos do centro de carro e a 30 minutos de transportes públicos. Esta fonte termal data de 1923 e é considerada um bem cultural tangível.
- Goko-yu Onsen, um banho público de estilo onsen, que pode ser visitado a cerca de 15 minutos de transportes públicos do centro da cidade.
6. Desfrute do Ume Matsuri ou Festival da Ameixoeira em Quioto e veja as ameixeiras em flor
Entre as coisas para ver e fazer em Quioto no inverno está o Ume Matsuri ou Festival da Ameixoeira em Flor. Todos os anos, os habitantes locais e os turistas afluem a alguns templos durante os meses de janeiro e fevereiro para apreciar este espetáculo natural. Faça parte desta celebração e veja as ameixeiras em flor.
Pode visitar o Santuário Xintoísta Kitano Tenmangu, que alberga cerca de 2.000 ameixeiras. Além disso, no templo budista Kaju-ji, cuja história remonta a mais de 1000 anos e é considerado um dos melhores templos de Quioto, terá a oportunidade de ver a ameixeira ancestral, transplantada do Palácio Imperial.
Durante esta experiência, verá as cores vibrantes (rosa e branco) das flores de ameixoeira, que se misturam com a atmosfera nostálgica da estação do inverno. Desfrutará também do doce aroma da flor.
7. Assistir ao lançamento de grãos de soja aos espíritos malignos no Santuário Yasaka em Quioto
Afastar os maus espíritos atirando-lhes mame (grãos de soja) é uma atividade tradicional em Quioto. É possível observar este ritual, que remonta ao período Muromachi (meados do século XIV), durante os primeiros dias de fevereiro no Bairro de Gion.
Setsubun (separação das estações), como é conhecida esta antiga celebração, realiza-se no Santuário Yasaka. Aí, gueixas e maiko afugentam os espíritos, representados por pessoas vestidas com trajes tradicionais de guerreiro e máscaras de diabo.
Juntamente com o lançamento do mame, ouve-se a frase "oni wa soto! fuku wa uchi!", que se traduz por "Fora com os demónios! que entre a boa sorte! Tudo isto se passa num ambiente animado e pitoresco.
Depois, o ritual continua com a ingestão de algumas sementes. Isto vai prolongar a tua vida. De facto, diz-se que quanto mais mame se comer, mais longa será a linha da longevidade. Da mesma forma, os habitantes locais costumam comer maki sushi neste dia para atrair a sorte.
8. Vá a uma estância de esqui em Quioto e desfrute deste desporto de inverno
Quioto está rodeada de montanhas e muitas delas estão normalmente cobertas de neve em dezembro, janeiro e fevereiro. Se for um entusiasta dos desportos de inverno e estiver na cidade durante esta estação, deve aproveitar o tempo para praticar esqui ou snowboard.
Algumas das estâncias de esqui mais populares de Quioto são as seguintes:
- Estância de Hirogawara. Nos arredores de Quioto, encontra-se esta montanha com uma altura máxima de 635 metros, que é adequada para esquiadores amadores.
- Aldeia deesqui suíça em Ine, Prefeitura de Quioto. Esta montanha de aproximadamente 683 metros de altura é ideal para snowboarders e principiantes.
- Estância deesqui de Oeyama, uma montanha de 480 metros de altura em Miyazu, Prefeitura de Quioto.
9. Junte-se à tradição do Hatsumode em Quioto e dê as boas-vindas ao novo ano
Dar as boas-vindas ao novo ano é uma das maiores celebrações em Quioto e no Japão. Junte-se a esta tradição chamada Hatsumode ou primeira visita ao templo e experimente algo diferente: rituais, comidas sazonais, espectáculos coloridos e muito mais.
Pode ir a um dos templos da cidade na véspera de Ano Novo, a 31 de dezembro, para participar na Joya no Kane (cerimónia do toque do sino). Isto eliminará o mau karma e iniciará o ano com boa sorte. No Templo Chion-in, verá 17 monges a tocar o lendário sino, considerado o maior de Quioto.
Durante a primeira semana de janeiro, terá também a oportunidade de desfrutar da atmosfera de celebração nos vários templos budistas e xintoístas. Por exemplo, o Templo Heian Jingu, o Templo Kitano Tenmangu, entre outros. Aí, pegue num omikuji, que é uma tira de papel com escrita, e descubra a sua sorte para o ano seguinte.
10. Assistir ao Musha Jinji em Quioto: o ritual militar de tiro com arco para afastar a má sorte
Quioto está repleta de celebrações fantásticas, sendo uma delas o Musha Jinji. Trata-se de um ritual militar de tiro com arco, realizado anualmente em meados de janeiro, com o objetivo de afastar a má sorte. Assista a este espetáculo que mantém vivo o legado do último período da era clássica do Japão, o Heian.
Esta atividade tem lugar no Santuário de Kamigamo. Deve chegar antes das 11:00 horas para conseguir um bom lugar para apreciar este :::link|text=espetáculo cultural de Quioto|element=sc-182-1390:::.
Durante a cerimónia, assistirá ao disparo de flechas assobiadoras e purificadoras. Todas elas são disparadas contra objectos identificados com a palavra oni, que significa demónio. Os mais de 2.000 arqueiros estão vestidos de kariginu, os trajes da corte Heian.
Temperaturas em Quioto no inverno
A temperatura média em Quioto durante os meses de inverno, que vai de meados de dezembro a meados de março, situa-se normalmente entre os 7ºC e os 5ºC. Raramente se vê o termómetro descer para cerca de -3ºC ou subir para 9ºC. Basicamente, o inverno em Quioto é ameno em comparação com regiões como Hokkaidō, onde as temperaturas diárias são de 0°C.
Durante a sua estadia em Quioto, no período de inverno, irá sentir o tempo seco e frio. Também notará céus parcialmente nublados e dias mais curtos. Nestes meses, ocorrem frequentemente períodos de chuva, nevões, queda de neve e geadas nocturnas.
Conselhos para evitar o frio em Quioto no inverno
Se a sua viagem a Quioto coincidir com o inverno, deve saber que o clima da cidade durante esta estação é frio, com alguns dias de chuva e alguns dias de neve. Por isso, deve tomar precauções no que diz respeito ao vestuário e à alimentação, para que não tenha quaisquer inconvenientes.
Algumas dicas a ter em conta são as seguintes:
- Vista-se em camadas, para se adaptar às mudanças de temperatura durante o dia. Lembre-se de que, embora possa estar frio lá fora, as lojas, os comboios e os autocarros são aquecidos, pelo que pode tirar alguma roupa, se necessário.
- Leve consigo uma garrafa de água quente para não ficar com frio e manter-se hidratado.
- Coma refeições quentes, como nabe ou ramen, especialmente à noite, quando as temperaturas tendem a baixar mais. Isto ajudará a manter o corpo quente.
- Não seesqueça do seu chapéu de chuva ou guarda-chuva, pois a chuva é muitas vezes inesperada.
As multidões de turistas em Quioto no inverno
dezembro é uma época de transição entre o outono e o inverno, pelo que é normal receber um elevado número de visitantes na segunda quinzena de dezembro, uma vez que as temperaturas ainda se mantêm entre os 7°C e os 9°C. No entanto, durante janeiro e fevereiro, o panorama muda significativamente. A procura turística diminui e regista-se um baixo volume de pessoas.
De um modo geral, o número de turistas em Quioto durante o inverno é geralmente baixo em comparação com outras épocas do ano. No entanto, a cidade dispõe de uma vasta gama de actividades culturais e de lazer durante os meses frios que, combinadas com os preços baixos das passagens aéreas e do alojamento, são atractivas para os visitantes.