10 coisas para ver e fazer em Quioto no outono
Deixe-se seduzir pelas cores ocres, pela luz quente e pelo clima quente de Quioto no outono. Aqui está uma lista de actividades a não perder nesta época do ano.
A cidade de Quioto no outono é um local maravilhoso devido às suas paisagens naturais. Durante esta estação, as folhas das árvores são tingidas em tons de ocre, proporcionando um verdadeiro espetáculo visual. Além disso, as temperaturas são agradáveis durante todo o dia.
Entre as melhores coisas para fazer em Quioto no outono, encontrará uma vasta gama de actividades. Pode ir ao Templo Eikando e fazer Momijigari (mais tarde dir-lhe-ei o que é esta estranha palavra), subir à Torre de Quioto e participar nas celebrações locais, entre outras.
1. Aproveite o clima de outono para explorar as ruas de Quioto.
Se a sua viagem coincidir com o outono, deve aproveitar o tempo quente e agradável para fazer um passeio pela cidade de Quioto. Não só aprenderá sobre a cultura local, como também desfrutará do cenário natural que caracteriza a estação. Eis alguns locais a não perder:
- Santuário Inari: percorrerá um caminho com uma série de portões torii e verá centenas de estátuas de raposas, que são os protectores do local.
- Templo Kiyomizu-dera: com uma vista deslumbrante da folhagem de outono.
- O Bairro Pontocho: uma rua pedonal tradicional ladeada de lanternas vermelhas, lojas e restaurantes.
- Parque Maruyama: com caminhos tranquilos, que se cobrem gradualmente com as folhas avermelhadas que caem dos carvalhos e das árvores de ginseng que rodeiam os caminhos.
Embora possa fazer esta atividade por conta própria , poderá achar mais conveniente reservar uma excursão privada em Quioto, onde um guia o acompanhará e informará durante todo o passeio.
Informações úteis
- Preço: o valor da atividade guiada é de cerca de 88 euros por pessoa.
- Duração: aproximadamente 4 horas.
2. Celebrar o Kuchikiri ou Ano Novo do Chá em Quioto
Com a chegada do outono, os Chajin (pessoas que seguem o caminho do chá) celebram a chegada do novo ano do chá ou Kuchikiri. Junte-se a esta antiga tradição durante a sua estadia na cidade e viva de perto a cultura japonesa reservando uma experiência de cerimónia do chá em Quioto.
Higashiyama ou Gion são os bairros onde se concentra o maior número de casas de chá. Aí, viverá uma experiência única. Poderá vestir um yukata e uma anfitriã ensinar-lhe-á, passo a passo, as etapas da cerimónia do chá.
Estará imerso numa atmosfera de respeito e tranquilidade. Nesta experiência de cerimónia do chá de Quioto, a gueixa abre um tsubo, um recipiente no qual as folhas de chá são conservadas. Depois, ela prepara o chá e prova-o acompanhado de um doce da época. Tudo isto, enquanto aprende sobre a importância cultural desta bebida.
Informações úteis
- Preço: a partir de 25€ por pessoa.
- Duração: aproximadamente 45 minutos.
3. Faça um passeio de riquixá pela cidade de Kyoto
Explorar a cidade de riquexó, o transporte tradicional japonês, é outra coisa a fazer no outono, durante a sua estadia de pelo menos 3 dias em Quioto. Devido ao clima quente e fresco, de meados de setembro a princípios de dezembro, esta atividade revela-se muito popular.
A partir de um pequeno carrinho de duas rodas, movido a energia humana, fará um passeio ao ar livre. A viagem pode ser lenta, mas será muito agradável, permitindo-lhe desfrutar de uma perspetiva diferente das ruas, dos templos e das zonas verdes tingidas de cores ocres.
Este passeio de riquexó por Quioto centra-se normalmente num bairro específico da cidade, que deverá selecionar de acordo com as suas preferências:
- Arashiyama: percorrerá um denso bosque de bambus ao longo de caminhos sinuosos. Também fará uma paragem no Templo Tenryuji, Património da Humanidade.
- Higashiyama: o motorista levá-lo-á por ruas calcetadas rodeadas de edifícios tradicionais de madeira. Verá alguns teatros Kabuki, casas de gueixas, casas de chá e santuários, incluindo o templo Kiyomizu-dera com uma vista panorâmica da cidade.
Informações de interesse
- Preço: a reserva de um passeio de riquexó por Quioto custa cerca de 41 euros por pessoa.
- Duração: cerca de 3 horas.
4. Subir à Torre de Quioto e ver o mágico pôr do sol de outono
O pôr do sol de outono em Quioto oferece frequentemente um espetáculo visual de cortar a respiração, que pode ser apreciado a partir do miradouro da Torre de Quioto. Este arranha-céus, erigido em 1963, está localizado no coração do distrito de Shimogyō-ku.
Uma vez no miradouro da torre, ficará maravilhado com o panorama de 360 graus da cidade. À medida que o sol se põe, notará como o céu é tingido de tons de vermelho, amarelo e laranja, que se misturam para criar uma cena completamente mágica.
Depois, pode entrar na área do restaurante para uma refeição e uma bebida. Terá ainda a oportunidade de passear pela loja de recordações situada nos primeiros pisos do edifício.
Informações úteis
- Preço: A entrada para adultos custa normalmente cerca de 6 euros, os estudantes pagam cerca de 5 euros e as crianças com menos de 3 anos são gratuitas.
- Horário de funcionamento: diariamente das 10:00 às 21:00.
5. Ver as exposições no Museu Nacional de Arte Moderna de Quioto
O Museu Nacional de Arte Moderna de Quioto (MoMAK) é conhecido por renovar as suas exposições temporárias e actividades a cada três meses. Assim, se estiver na cidade no outono, poderá ver uma mostra única de arte moderna internacional e da escola de Quioto.
Poderá também ver as colecções permanentes com mais de 12.000 obras que remontam ao período Meiji, incluindo uma série de pinturas, fotografias, cerâmicas, esculturas, instalações, têxteis e arte digital. Todas elas pertencentes a artistas japoneses.
Para além de admirar as obras expostas nas diferentes salas do museu, a entrada do Museu de Arte Moderna de Quioto dá-lhe acesso à loja de recordações. Pode também parar na área do jardim e observar o Momiji (mudança de cor das folhas das árvores), enquanto come e bebe chá matcha na cafetaria.
Informações úteis
- Preço: a entrada geral custa cerca de 4 euros para os adultos e cerca de 2 euros para as crianças.
- Horário de funcionamento: domingo, terça, quarta e quinta-feira (9h30-18h), sexta-feira e sábado (9h30-8h). Fechado às segundas-feiras.
6. Visitar o mercado de Nishiki em Quioto
O outono japonês oferece uma grande variedade de legumes, frutas, peixe, frutos secos e muito mais. Por isso, durante a sua estadia em Quioto, seria uma boa ideia visitar o mercado de Nishiki e experimentar produtos sazonais, bem como pratos tradicionais.
Quando chegar a este lendário mercado com cerca de 400 anos de história, verá dezenas de bancas com todo o tipo de alimentos japoneses: peixe do rio do Lago Biwa, legumes cultivados em Quioto, cogumelos Shiitake e matsutake, batata-doce japonesa, nozes Ginkgo Ginnan, rebentos de bambu, etc. Encontrará também pratos como o Ohagi (doce tradicional), mochigome (arroz cozido com castanhas), entre outros.
Este mercado é também um destino obrigatório para aqueles que participam nas melhores aulas de culinária de Quioto, pois vão ao mercado antes da aula para procurar ingredientes. É também uma presença frequente nos tours gastronómicos de Quioto.
Informações úteis
- Preço: A entrada no mercado é gratuita e a reserva de uma excursão gastronómica de Quioto para pequenos grupos custa aproximadamente 100 euros.
- Horário de abertura: das 9:00 às 18:00 (diariamente). No entanto, o horário de abertura pode variar consoante a banca de comida.
7. Veja Momiji em Quioto e desfrute da paisagem de outono
A partir de meados de outubro, começa a estação do outono em Quioto, uma altura em que os habitantes locais anseiam por observar as folhas das árvores, uma atividade conhecida como momijigari. Junte-se a esta antiga tradição e aprecie os tons ocres da paisagem.
Este fenómeno natural de mudança de folhas, conhecido como Momiji, pode ser visto por toda a cidade. No entanto, os habitantes locais visitam frequentemente alguns dos melhores templos de Quioto para se ligarem à natureza.
O Templo Eikan-dō é um dos locais mais populares para apreciar o Momiji. À chegada, ficará surpreendido com as cores avermelhadas, amarelas e castanhas da folhagem da sua extensa vegetação, que por sua vez se combina com o pagode Tahoto (um edifício tradicional de vários andares).
Informações úteis
- Preço: a entrada custa cerca de 8 euros por pessoa.
- Horário de abertura: diariamente das 9:00 às 18:00 horas.
8. Prove o produto estrela do outono em Quioto
Uma das coisas a fazer no outono, durante a sua estadia de dois dias em Quioto ou mais, é provar castanhas assadas. Este é um ingrediente tradicional da estação e pode ser encontrado em bancas de rua e restaurantes.
Para experimentar o yakiguri, pode dirigir-se às ruas movimentadas, como o Pontocho pedonal, ou visitar o mercado Nishiki no centro de Quioto. Estes locais estão repletos de bancas de comida e restaurantes, onde terá de fazer fila para comprar yakiguri.
Há também algumas preparações típicas do outono. É o caso do mochigome, um pequeno grão de arroz cozido com castanhas, e o tradicional bolo de arroz, mochi, prensado com castanhas.
9. Apreciar a celebração anual do shichi-go-san em Quioto
Se estiver em Quioto em novembro, mais concretamente no dia 15 de novembro, poderá assistir de perto à celebração do shichi-go-san nos templos da cidade. Poderá aproximar-se das tradições da cultura japonesa e desfrutar da atmosfera quente da estação do outono.
O shichi-go-san é uma atividade ideal se estiver em Quioto com crianças. Trata-se de um ritual de agradecimento aos deuses pelo crescimento saudável dos mais pequenos da casa. Para isso, terá de ir a um dos santuários locais: Templo Arashiyam, Templo Tofukuji ou Templo Eikan-dō, entre outros.
Durante esta experiência, verá raparigas vestidas com os seus yukata e rapazes com hakama (calças) e haori (casacos). Poderá também apreciar algumas danças e músicas tradicionais. Tudo isto, enquanto prova o chitose ame ou doce de mil anos de vida, rodeado por uma atmosfera outonal.
10. Participe na celebração do Jidai Matsuri
Kyoto no outono tem muitas celebrações e uma delas é o Jidai Matsuri ou Festival das Idades, que comemora a fundação da cidade em meados de outubro. Faça parte desta celebração e desfrute de um grande desfile através do qual verá passar diante dos seus olhos anos de cultura e tradição.
A atividade começa no Palácio Imperial de Quioto com a oferenda ao mikoshi (templo xintoísta portátil) pertencente ao Imperador Kammu e Kōmei. Os templos são depois percorridos através do centro da cidade até ao Santuário de Heian.
Cerca de 2000 pessoas vestidas de samurai participam no percurso. Também verá representações de personalidades da história japonesa até à dinastia Meiji. Ficará maravilhado com a maquilhagem, as perucas, as katanas e os trajes tradicionais, como o quimono jūnihitoe de 12 camadas, entre outros.
Informações úteis
- Preço: a entrada é gratuita.
- Horário de funcionamento: das 11:00 às 14:30 aproximadamente.
Temperaturas em Quioto no outono
A estação do outono em Quioto oferece um clima ameno com temperaturas máximas que variam entre 23°C e 12°C e temperaturas mínimas entre 14°C e 12°C. Raramente verá o termómetro ultrapassar os 28ºC ou descer abaixo dos 3ºC.
Durante a sua estadia em Quioto, notará que o tempo durante o dia é quente, mas muito agradável, tornando-o ideal para actividades ao ar livre e para ver a folhagem única desta estação. À noite, no entanto, o ambiente arrefece.
O que levar na mala para uma visita a Quioto no outono?
O outono em Quioto é muito fresco. Irá notar gradualmente como o ambiente arrefece, deixando para trás os dias quentes de verão. Por isso, se planeia viajar durante esta estação, que vai de meados de outubro a princípios de dezembro, deve levar mangas compridas, algumas calças, cachecóis e casacos leves.
Pode levar algumas saias e vestidos, mas não se esqueça de usar collants térmicos compridos. O ideal é vestir-se por camadas, para se poder adaptar às variações climatéricas. E quanto ao calçado, evite andar descalço.