10 coisas para ver e fazer em Quioto em fevereiro
Em fevereiro, Quioto despede-se do inverno e dá as boas-vindas à primavera de uma forma muito especial, que o irá contagiar com a sua beleza única.
A cidade de Quioto, a antiga capital do Japão, é atualmente considerada o seu centro cultural e uma das cidades mais importantes do país. No mês de fevereiro, há muitas coisas para ver e fazer em Quioto, e muitas razões para se agasalhar e partir à descoberta de tudo o que esta fascinante cidade tem para oferecer.
Desde festivais coloridos e cheios de significado a jardins de ameixeiras em flor, danças e rituais para afastar demónios, ou mesmo celebrações curiosas como o Dia Nacional do Gato, fevereiro é definitivamente uma óptima altura para visitar esta cidade e esperar voltar todos os anos.
1. Aprecie a bela floração das ameixeiras
A flor de cerejeira é um dos mais incríveis espectáculos da natureza que se podem ver no Japão, razão pela qual tantas pessoas visitam o Japão na primavera. No entanto, um pouco mais cedo na primavera, as ameixeiras florescem em Quioto, e as suas flores são tão bonitas como as das cerejeiras.
As ameixeiras, ou ume em japonês, florescem em Quioto em meados de fevereiro, e são também ansiosamente aguardadas pelos habitantes locais. Quando estas árvores florescem, enchem-se de numerosas flores de várias cores, como o rosa, o vermelho e o branco, que perfumam as ruas da cidade. A floração da ameixeira ocorre no Setsubun, período que coincide com o fim do inverno no Japão.
Quando as flores de ameixoeira estão em flor, é a altura ideal para visitar os templos de Quioto, cujos jardins adquirem uma beleza muito especial. Entre eles estão o Santuário Kitano Tenmangū, o Templo Zuishin-in, o Castelo Nijo e o Santuário Jōnangū, entre muitos outros.
As ameixeiras são também utilizadas para preparar delícias culinárias como o umeboshi, o fruto seco salgado utilizado para acompanhar vários pratos como o arroz, e o umezuke, que é o fruto não seco. Se frequentar uma aula de culinária em Quioto, é provável que prove ume em muitos pratos típicos.
2. Assistir a uma cerimónia de chá especial no Baikasai
Todos os anos, a 25 de fevereiro, em Quioto, realiza-se o Baikasai, ou Festival da Flor de Ameixoeira, no Santuário Kitano Tenmangū. É um festival que celebra a flor de ameixoeira, com uma cerimónia de chá especial realizada ao ar livre por gueixas e maiko, suas aprendizes, sob o encanto das flores.
O Baikasai é o mais importante festival relacionado com a flor de ameixoeira no Japão. As suas origens remontam a um político e poeta que escreveu um poema a despedir-se das ameixeiras durante o seu exílio, o que terá inspirado muitas pessoas a plantar ameixeiras no Santuário Kitano Tenmangū, razão pela qual existem tantas no local.
O festival é uma excelente oportunidade para participar nesta tradicional cerimónia do chá e ver a elegância das gueixas e maiko num dos mais belos santuários de Quioto. Participar nestas cerimónias ou ir em busca das flores de ameixoeira deve definitivamente fazer parte de uma das suas excursões a Quioto em fevereiro.
Quanto a Kitano Tenmangū, é um dos mais antigos santuários xintoístas da cidade, e fica muito perto do imperdível templo do Pavilhão Dourado, que também pode visitar nesse dia.
Para mais informações, visite
- Localização: Templo Kitano Tenmangū, Bakurocho, Bairro Kamigyo, Quioto.
- Dias e horários: 25 de fevereiro, das 10h00 às 15h00, aproximadamente.
- Taxa deentrada: A entrada no templo é gratuita, mas custa cerca de 8 EUR para assistir à cerimónia do chá. Os bilhetes começam a ser vendidos um mês antes do festival no santuário.
- Como chegar lá: da estação de Quioto, pode apanhar uma viagem de autocarro de meia hora até à estação Kitano Tenmangū-mae.
3. Comemore o Dia da Fundação Nacional do Japão em Kyoto
Em fevereiro, celebra-se um festival de grande importância para os japoneses: o Dia da Fundação Nacional, ou Kenkokukinen No Hi, que se realiza todos os anos a 11 de fevereiro. É uma das poucas celebrações patrióticas do país, comemorando o início da família imperial com a subida ao trono do primeiro imperador Jinmu.
Neste dia especial, a cidade veste-se a rigor com eventos e actividades para todos os cidadãos e visitantes. Os parques, santuários e templos da cidade são decorados com as cores da bandeira nacional, e há danças, actividades recreativas, música e comida tradicional japonesa.
Em comparação com outras festividades no Japão e em Quioto, é uma celebração simples em que a cidade se enche de bandeiras japonesas, com cada cidadão a levar a sua. Também se pode assistir ao hastear das bandeiras em diferentes pontos da cidade e ver actuações militares em espaços públicos.
Note-se que no Dia da Fundação Nacional muitos museus e templos de Quioto estarão fechados, uma vez que é um feriado público em todo o Japão. No entanto, é uma boa altura para fazer um passeio pela cidade de Quioto e ver como a cidade vive esta celebração.
4. Prove a melhor comida japonesa de inverno
Em fevereiro, os japoneses aproveitam o inverno para confecionar os pratos mais deliciosos, como sopas, molhos e caldos quentes para aliviar o frio. Um dos pratos gourmet preferidos é o Shabu Shabu.
Trata-se de um prato especial composto por legumes crus e carne, tradicionalmente de vaca, mas que também pode ser preparada com caranguejo, frango, porco, pato ou lagosta. São servidos com um molho ponzu, um molho muito semelhante ao vinagrete, que é preparado com sumos de citrinos, soja e dashi, um caldo de peixe.
Além disso, este prato é normalmente acompanhado com goma dare, que é feita a partir de sementes de sésamo e é cremosa, ou com arroz cozido a vapor. É costume os japoneses misturarem o arroz com os restos do caldo dashi. É um prato que definitivamente vai querer experimentar numa das melhores excursões gastronómicas de Quioto.
Outros pratos japoneses para aliviar o frio incluem a panela quente, um guisado com uma variedade de ingredientes; Yosenabe, feito com um caldo à base de algas marinhas; e mochi, ou bolo de arroz japonês. Não há dúvida de que saborear pratos quentes tradicionais japoneses é uma das melhores coisas para fazer em Quioto no inverno.
5. Descubra o Setsubun: véspera de primavera no Santuário Yasaka
Nos primeiros dias de fevereiro, durante dois dias consecutivos, realiza-se em todos os santuários da cidade o Setsubun, um festival que celebra o fim do inverno e a chegada da primavera. Nesta ocasião, as maikos e as geikos (aprendizes de gueixa) dançam e atiram sacos de soja ao público para afastar a má sorte e as doenças.
Em Quioto, o santuário mais representativo do Setsubun é o de Yasaka, onde as maikos e as geikos dos quatro bairros da cidade executam danças diferentes, consoante o bairro a que pertencem. Esta exibição de danças e belos quimonos é um espetáculo único e encantador, e um dos mais interessantes espectáculos culturais de Quioto.
Durante este festival, é possível comprar feijões e amuletos da sorte, e comer sopa de feijão vermelho com o mesmo objetivo. Há também um sorteio, em que todos os bilhetes têm um prémio.
Quanto a Yasaka, é um santuário xintoísta do século VII, onde se realiza o Gion Matsuri, o mais importante da cidade. É um templo imperdível, normalmente incluído em qualquer itinerário de 2 dias em Quioto. Assistir a este festival é uma óptima oportunidade para conhecer este templo e o bairro de Gion, conhecido como o bairro das gueixas.
Mais informações sobre o festival
- Local: Santuário Yasaka, 625 Gionmachi Kitagawa, bairro de Higashiyama, Quioto.
- Dias e horários: 2 e 3 de fevereiro, das 11h00 às 16h00, aproximadamente.
- Taxa deentrada: gratuita.
- Como chegar: da estação de Quioto, pode apanhar um autocarro até à paragem de Gion, ou apanhar um comboio que o deixa a 600 metros do templo.
6. Desportos de neve na região de Quioto
Em fevereiro, a cidade de Quioto está coberta de neve e o clima é ideal para a prática de desportos e actividades de inverno. Há várias estâncias de esqui e snowboard perto da cidade, como Hirogawara, onde se pode andar de tobogã, uma das actividades mais divertidas. Visitar Hirogawara, que fica a cerca de uma hora de carro da cidade, é uma das melhores coisas a fazer a partir de Quioto.
Em Hirogawara, pode alugar um trenó e fazer esta divertida atividade com a sua família ou amigos. As crianças também podem brincar na neve, ou esquiar, pois há aulas de esqui para crianças e adultos que estão a começar. Sem dúvida, desfrutar da neve é uma das melhores coisas para fazer em Quioto com crianças em fevereiro.
Há também uma cabana na estância que oferece bebidas e comida para que possa descansar durante algumas horas antes de regressar à cidade. Antes de ir para a estância, verifique no sítio Web o estado das pistas e o percurso para se certificar de que está aberto e de que pode chegar ao seu destino.
Mais informações sobre a estância
- Localização: 286 Hirogawaraobanacho, Bairro Sakyo, Quioto.
- Dias e horas: Normalmente aberto aos sábados e domingos das 10h00 às 16h00, mas devido à queda de neve, o horário de abertura pode mudar repentinamente.
- Taxa deentrada: adultos 8 euros e crianças com menos de 12 anos 4 euros.
- Como chegar lá: a partir do terminal de Quioto, pode lá chegar em cerca de 2 horas de transportes públicos.
7. Surpreenda-se com o Agon No Hoshi Matsuri ou Festival de Ritos de Fogo
O Agon No Hoshi Matsuri é um festival que se realiza todos os anos a 11 de fevereiro no distrito de Yamashina, que se situa a leste de Quioto. É uma celebração que é consagrada às estrelas do destino, honmyojo e tonenzokusho, para pedir felicidade e paz mundial.
Durante este festival, realizam-se grandes procissões, exibem-se relíquias e estátuas budistas e podem-se participar em várias actividades como a leitura da sorte. Mas a parte mais impressionante do festival é, sem dúvida, a queima de milhares de paus de oração antigos em duas piras gigantes para afastar a má sorte.
A queima dos paus é acompanhada por música, tambores e danças originais, a que se pode assistir a partir das bancadas a uma curta distância. É um festival pouco conhecido, mas é, sem dúvida, uma das melhores actividades culturais de Quioto, onde se pode entrar em contacto com a parte mais ancestral desta cultura.
Ler mais sobre o festival
- Dias e horários: 24 de fevereiro, das 9h30 às 15h30, aproximadamente.
- Taxa deentrada: gratuita.
- Como chegar: a partir da estação de Quioto, pode chegar à estação do distrito de Yamashina em 15 minutos.
8. Mimar os gatos no seu Dia Nacional
Todos os anos, no dia 22 de fevereiro, o Japão celebra o Dia Nacional do Gato, ou Neko no Hi. Aparentemente, o som desta data, 22/02, é muito parecido com o miar dos gatos (nyan nyan nyan nyan), pelo que decidiram instituir a celebração nesta data há algumas décadas.
Durante este dia, os doces são decorados com caras de gato, e os restaurantes e cafés oferecem comida e formas decoradas com este tema especial. As lojas também oferecem produtos inspirados nos pequenos felinos, como peluches ou almofadas, e oferecem descontos nestes produtos.
É um dia em que os japoneses mimam os seus animais de estimação, publicando nas redes sociais fotografias dos seus gatos vestidos com fatos, especialmente quimonos. Muitas pessoas fazem reservas com vários dias de antecedência num dos cafés para gatos de Quioto, como o Neko Café Time, onde os gatinhos são os verdadeiros donos do local. É certamente uma boa altura para comprar alguns bolos em forma de gato e apreciar as alegres decorações nas lojas e restaurantes.
9. Viva o Dia dos Namorados à maneira japonesa em Quioto
O Japão, como país cosmopolita, incorporou a celebração do Dia dos Namorados como muitos outros países do mundo. No entanto, esta celebração, que foi criada pela empresa de confeitaria Morozoff em 1958, fundiu-se com a cultura japonesa e adquiriu o seu próprio carácter distintivo.
Durante o Dia dos Namorados no Japão, é costume oferecer chocolate como presente, mas não apenas ao seu parceiro, mas também a amigos e familiares. Além disso, só as mulheres dão chocolates aos homens, pois é a vez deles em março, no "Dia Branco". Por esta razão, verá que as lojas estão decoradas de forma especial.
Os chocolates, dependendo do tipo, têm mensagens diferentes para os seus destinatários, tais como honmei choko, que se dá à pessoa por quem se está apaixonado, giri choko, que se dá como cortesia, ou tomo choko, que se dá aos amigos. Mas se comprar chocolate não lhe agrada tanto, pode aproveitar esta data para ir ao templo Kiyomizudera e verificar a sua sorte no amor.
Ao chegar, encontrará lá as conhecidas "pedras do amor". A tradição diz que se deve tocar numa delas e depois caminhar de olhos fechados até à outra, que se encontra na outra extremidade. Se conseguir, significa que vai encontrar o amor em breve, ou que encontrou o amor da sua vida.
10. Viajar para Tóquio para celebrar o Dia do Imperador
O aniversário do Imperador Naruhito é celebrado em Tóquio a cada 23 de fevereiro, depois de ter sido determinada a sua data de nascimento (23 de fevereiro de 1960). Anteriormente, era celebrado a 23 de dezembro, o aniversário do seu antecessor Akihito.
É uma grande celebração conhecida como Tenno Tanjobi e realiza-se no Palácio Imperial de Tóquio, a residência dos imperadores. Para chegar a Tóquio, pode apanhar o comboio-bala, que demora cerca de 2,5 horas, e aproveitar algumas das melhores visitas guiadas de Tóquio.
A entrada no Palácio Imperial custa normalmente dinheiro, mas neste feriado é gratuita para todos. É também a única altura do ano em que se pode entrar nos jardins. Durante a celebração, o imperador saúda a partir da varanda e os cidadãos agitam as suas bandeiras em saudação. Outros membros da família imperial também são frequentemente vistos na varanda.
Se desejar assistir a esta celebração, é importante que traga apenas uma mala de mão, uma vez que as malas e mochilas das pessoas que entram no jardim do Palácio são normalmente controladas, a fim de proteger a vida do imperador.
Para mais informações
- Local: 1-1 Chiyoda, Cidade de Chiyoda, Tóquio.
- Dias e horários: 23 de fevereiro.
- Taxa deentrada: gratuita.
- Como chegar lá: a partir da cidade de Quioto, pode chegar lá em cerca de 5 horas de carro através da via rápida Shin-Tomei/Second Tokai Expressway. O comboio-bala é o meio de transporte mais rápido (cerca de 2,5 horas) para chegar a Tóquio.