Melhores coisas para fazer em Quioto
A cidade de Quioto é um paraíso mágico que oferece diferentes propostas ligadas ao passado feudal do país. Vou contar-vos tudo o que podem fazer durante a vossa estadia.
Quioto é a antiga capital do Japão e guarda histórias interessantes, por exemplo, recantos escondidos que apresentam espectáculos de artistas japoneses como as gueixas, maiko e geiko. O passado feudal do Japão também é muito importante nesta cidade, pelo que poderá assistir a espectáculos de Kembu e outras actuações de samurais. Para uma visita completa, terá de visitar Quioto em dois dias.
Durante a sua estadia, pode inscrever-se nas melhores aulas de culinária ou fazer um passeio de riquexó. É também a oportunidade perfeita para ver os templos locais. Há muitas experiências culturais disponíveis, como o aluguer de quimonos ou yukatas, consoante a estação do ano.
1. Faça um passeio de riquixá pela cidade
O riquexó é um veículo antigo que é utilizado no Japão desde 1868 e é uma das formas mais rápidas de se deslocar se estiver em Quioto e quiser evitar o trânsito, uma vez que são pequenos e muitas vezes utilizam atalhos estratégicos. A experiência é conduzida por um shafu, uma pessoa experiente que se encarrega de puxar a estrutura pela cidade, e é um dos melhores passeios para fazer em Quioto.
Além disso, para este tipo de passeio, sugiro que evite dar gorjeta, pois os japoneses consideram-na uma prática ofensiva e invulgar, reservada exclusivamente para eventos especiais, como um casamento ou um funeral. Este plano é ideal para percorrer a cidade, pois poderá ver muitos locais e o custo inclui o acesso às melhores atracções, pelo que lhe falarei mais sobre as possíveis paragens!
Aqueduto de tijolo vermelho do Templo Nanzenji
Os casais visitam frequentemente o aqueduto junto ao Templo Nanzenji para tirar fotografias e apreciar os sons da natureza ao fundo. Esta relíquia japonesa foi construída entre 1881 e 1890 e fazia parte do sistema de canais de Quioto, daí a impressionante cor ferrugenta da estrutura.
Recomendo que aproveite as melhores actividades de Quioto em fevereiro, quando se celebra o Dia dos Namorados e há eventos culturais na zona.
Distrito de Arashiyama
Nos arredores de Quioto, faça uma paragem no distrito de Arashiyama, onde ficará impressionado com a beleza natural da zona. O Parque dos Macacos de Iwatayama permitir-lhe-á interagir com uma espécie de macacos japoneses que gostam de partilhar com os visitantes.
Outra grande atração é a Floresta de Bambu, uma experiência interactiva que apresenta o canto dos troncos a farfalhar e está entre as 100 melhores paisagens sonoras do país.
Há muitas coisas para fazer em outubro em Quioto, por exemplo, pode aproveitar os eventos assustadores de Halloween neste distrito.
Rua Preservada Toriimoto Saga
A Rua Preservada Toriimoto Saga fará com que se sinta como se estivesse numa aldeia mágica. É um local ideal para ver antigas casas de quinta e estruturas antigas feitas de treliça de madeira. Neste bairro, pode ver uma cozinha a lenha kamado na casa de chá Hirano-ya, onde são preparados pratos únicos há mais de 400 anos.
A partir deste bairro, pode subir ao Monte Atago para obter as melhores vistas de Quioto. No sopé desta montanha encontra-se Ichi no Torii, uma casa de cor amarela que é o centro das melhores actividades de Quioto em novembro, quando aqui se realizam o mercado de novembro, o Festival Tori no Ichi e a Feira do Galo.
Bairro das gueixas Gion Kōbu
Esta excursão também o levará por um dos bairros de gueixas mais famosos de Quioto, chamado Gion Kōbu, onde poderá parar em casas de chá e lojas que vendem doces tradicionais, artesanato, têxteis e muito mais. As gueixas são artistas tradicionais japonesas que actuam com dança e música há mais de 400 anos e mantêm a cultura japonesa que mistura tradições antigas e modernas.
O bairro de Gion Kōbu oferece um espaço que pertence ao grupo de áreas hanamachi, onde as gueixas e outros artistas japoneses, como maiko e geiko, podem trabalhar.
Na área circundante encontrará lojas de recordações e restaurantes com espectáculos ao vivo. Situa-se junto ao Santuário Yasaka, é gratuito e tem estátuas das divindades mais importantes da cidade.
Dica de viagem
As gueixas vestem um quimono de seda branco e vermelho com um laço curto. Já as geikos usam quimono preto com azul e as maikos usam quimono branco com rosa, seus laços são mais longos.
2. Inscreva-se para as melhores excursões em Quioto
Kyoto é um lugar mágico com uma variedade de coisas divertidas para mergulhar durante a sua visita. Desde uma excursão privada a uma degustação de comida, a cidade tem opções ideais para se adequar ao seu orçamento e preferências, aqui estão as melhores excursões em Quioto.
Visita privada aos templos e vilas de Quioto
Experimente as tradições antigas do Japão e visite os cantos escondidos da cidade. Este passeio custa cerca de 110 €, mas tem sempre descontos especiais. A vantagem é que é completamente personalizada, pelo que pode escolher dois ou três locais para visitar ou pedir conselhos ao guia profissional.
Recomendo uma visita à Villa Imperial Katsura, que pertence à família real e tem jardins decorados com arquitetura e paisagismo japoneses. Pode passear pelos caminhos, relaxar junto ao lago e tirar fotografias (embora seja proibido em algumas zonas).
Visita privada a Fushimi Inari, Gion, Kiyomizudera e muito mais
Uma excursão de um dia por alguns dos locais mais emblemáticos de Quioto, esta excursão inclui o acesso a templos e santuários. Além disso, desfrutará de uma experiência guiada em inglês no Santuário Fushimi Inari, onde será explicado o significado das suas estruturas e arquitetura.
A excursão continua no bairro de Gion, onde passeará pelo bairro das gueixas, seguido da rua Hanami Koji, onde encontrará os fios de pérolas que ligam as casas de chá. Se quiser partilhar esta experiência com o seu parceiro, dirija-se ao Santuário Yasui Konpiragu, cuja estrutura única abençoa as uniões e elimina as energias tóxicas.
Se vai com os seus filhos e procura coisas para fazer com crianças em Quioto, tenha em mente que a primeira criança com menos de doze anos entra gratuitamente e as restantes têm descontos especiais.
3. Participar na cerimónia do chá
O sabor do chá em Quioto é único, por isso convido-o a experimentar uma cerimónia de chá na Camellia Flower Teahouse. O preço médio é de 27 euros e as explicações são dadas em inglês. A atividade decorre no chão, mas há cadeiras e mesas para pessoas com dificuldades motoras.
Pode trazer crianças e até alugar um quimono- vai fazer com que se sinta um verdadeiro japonês.
4. Visitar o Museu Nacional de Arte Moderna
A cidade tem muitas anedotas interessantes. Se quiser ver os melhores museus de Quioto, comece por fazer uma paragem no Museu Nacional de Arte Moderna. Abriga impressionantes colecções de pinturas antigas, cerâmicas, têxteis, jóias antigas e até artesanato de bambu.
Custa uma média de 3 euros e é ideal para toda a família.
5. Surpreenda-se com os melhores templos da cidade.
Kyoto é uma das cidades japonesas com mais templos, na verdade são considerados centenas de centros espirituais. A sua estrutura é ideal para tirar fotografias e desfrutar de alguns minutos de paz. Convido-o a explorar quais são os melhores templos de Quioto.
Templo Nanzenji
Se é fã de templos e da cultura japonesa, recomendo uma visita ao Templo Nanzenji, uma imponente estrutura construída em 1291 que atualmente pertence à seita Rinzai do Budismo Zen. Possui importantes pinturas do século XVI e oferece uma vista inigualável das encostas da montanha Higashiyama.
Pode caminhar através dos portões tradicionais, incluindo o Portão Chokushi-mon, uma autêntica relíquia que foi transferida do Palácio Imperial de Quioto em 1642 e que costumava ser a entrada real do imperador. Por outro lado, o Portão San-Mon ou o maior portão de dragão é um dos maiores da cidade.
Recomendo a visita a este templo se procura descontrair, os seus salões oferecem espaços para saborear chá matcha japonês, ler um livro, apreciar a arquitetura antiga ou tirar fotografias no aqueduto.
Templo de Kiyomizu-dera
O Templo Kiyomizu-dera, ou o Templo da Água Pura, é um dos templos mais populares, com um terraço que se debruça sobre a encosta da montanha e oferece vistas de cortar a respiração. Recomendo a visita ao pôr do sol para tirar as melhores fotografias.
No seu terreno encontra-se o Santuário Jishu-jinja, que tem uma lenda particular, que encoraja as pessoas que querem encontrar um companheiro a efetuar um ritual especial. A entrada no templo custa cerca de 3 euros e inclui o acesso ao santuário.
6. Sair para tomar uma bebida no bairro tradicional de Gion
Os passeios noturnos permitem-lhe explorar o outro lado de Gion, um dos bairros mais populares de Quioto. É possível conhecer de perto a cultura kagai ou hanamachi e aprender com especialistas a sua história, que envolve o estilo de vida das gueixas, maiko e geiko, portanto tudo relacionado com os seus penteados, quimonos, regras e muito mais. Esta experiência custa cerca de 12 euros.
Pode experimentar o saké, uma das bebidas tradicionais do Japão, que tem um forte sabor fermentado, e o sochu, que sabe a batata-doce. Se visitar Quioto em dezembro, pode aproveitar as actividades de Natal no distrito.
7. Provar os petiscos locais no mercado Nishiki de Quioto
Entre num autêntico mercado japonês e desfrute de três horas de degustação de alimentos no Mercado Nishiki. Aqui encontrará produtos locais e sazonais, bem como frutos típicos de Quioto.
Durante este passeio, pode visitar pelo menos 10 bancas de mercado, provar chá japonês e levar o seu tempo para comprar o que quiser.
8. Explore o passado samurai do Japão
Já alguma vez se perguntou como era o Japão há alguns anos atrás? Em Quioto encontrará histórias interessantes, por exemplo, no Toei Kyoto Studio Park há um relato do passado samurai do país. Além disso, pode desfrutar de actividades familiares que o farão sentir como se estivesse num filme asiático.
Sugiro que faça uma visita às casas assombradas ou que descubra artistas antigos no Film Hall of Fame. Há também uma sala para ilusões de ótica e aventuras ninja.
Tornar-se um samurai por um dia
Sob a orientação de um mestre japonês, pode sentir-se como se estivesse na era feudal do Japão, enquanto aprende os protocolos do Kembu e outras actuações de samurai. Usará a espada e o leque, através de uma coreografia típica do país. Atreve-se a viver esta experiência?
Se quiser um passeio detalhado pela cidade, recomendo explorar o que ver e fazer em Quioto em 3 dias.
Assistir a um espetáculo de kembu
O Kembu é um espetáculo de espadas e leques, típico de muitas cidades japonesas que pertence à cultura samurai. Sugiro esta experiência se quiserem desfrutar de uma visita completa a Quioto. Os samurais governaram o país durante muitos anos, pelo que ainda é possível encontrar tradições autênticas e actividades relacionadas.
Os espectáculos dos samurais oferecem uma experiência moderna com toques tradicionais, incluindo palestras, demonstrações e representações de poemas japoneses. Para entrar, é necessário tirar os sapatos.
9. Não perca as aulas de culinária
Se tem curiosidade pela cozinha japonesa e quer aprender a preparar pratos autênticos, sugiro que se inscreva nas melhores aulas de culinária em Quioto.
Esta experiência inclui normalmente um instrutor de língua inglesa, que lhe falará sobre a história culinária do país e lhe ensinará a cozinhar rolinhos primavera, sopa de miso, rolinhos de sushi, tempura, arroz e muito mais.
10. Descubra os segredos escondidos da cidade durante um passeio de bicicleta eléctrica
As melhores atracções de Quioto são pouco conhecidas, e pode aceder a elas num divertido passeio de e-bike com um guia que o levará a locais fora dos circuitos habituais, bem como a atracções famosas. Custa cerca de 92 euros e inclui o aluguer do capacete e da bicicleta.
Pode visitar o templo budista Daitokuji, que oferece jardins de uma beleza natural única, ou explorar os misteriosos pergaminhos e casas de chá no Templo Koto-in. Há muitas actividades para fazer em Quioto no outono, uma vez que as temperaturas são agradáveis e as cores das árvores são inigualáveis.
11. Prepare-se para uma aula tradicional de confeção de lenços shibori
Se quiser regressar a casa com recordações da sua viagem a Quioto, pode trazer lenços shibori feitos por si. A aula realiza-se no Museu Shibori de Quioto que tem exposições exclusivas deste lenço icónico.
O shibori é um método de tecelagem muito antigo no Japão, pelo que pode encontrar uma variedade de artesanato baseado nesta prática.
12. Alugue um quimono ou yukata e dê um passeio pela cidade durante o verão
Aventure-se pelo bairro de Gion vestindo trajes tradicionais japoneses, mais conhecidos como kimono e yukata, que são feitos sob medida para a experiência. Além disso, pode acrescentar uma comissão para o cabelo e a maquilhagem.
Tudo começa num estúdio de aluguer de quimonos, onde é preparado como um autêntico japonês. Note que a diferença entre os trajes é que o quimono é feito de camadas pesadas de seda e é ideal para uma visita de inverno, enquanto o yukata é feito de algodão e é ideal para o verão.
13. Aproveite os passeios gastronómicos e fique a conhecer a cozinha japonesa
Para além das aulas de culinária, pode tirar partido das melhores excursões gastronómicas de Quioto, que incluem:
- Visita a dois restaurantes locais numa excursão nocturna para cerca de seis pessoas. Inclui degustações e bebidas alcoólicas.
- Fazer uma excursão gastronómica a pé porArashiyama e Sagano enquanto caminha pela Floresta de Bambu e outros locais emblemáticos destas áreas. Experimente o chá matcha japonês, o bolo de peixe frito, o donut de leite de soja e outros doces locais.