Mais sobre: Os 10 melhores tours gastronómicos de Quioto
Quioto tem uma cozinha particular que deve explorar durante a sua visita. Desde as melhores aulas de culinária às visitas guiadas e excursões, cada experiência tem o seu encanto e é a melhor forma de se aproximar da cultura japonesa. Cada experiência tem o seu próprio encanto e é a melhor forma de se aproximar da cultura japonesa, bem como de provar os pratos típicos do país.
Para este tipo de passeios, recomendo que respeite as tradições japonesas e não deprecie os pratos oferecidos pelos locais, pois é considerado um ato de má educação. Para além disso, em alguns locais é obrigatório tirar os sapatos. Embora haja uma variedade de excursões em inglês, é preferível aprender palavras básicas em japonês para comunicar melhor.
1. Participar numa autêntica cerimónia de chá de Quioto
A cerimónia do chá é um ritual cultural que envolve a preparação de chá japonês, seguindo os princípios de hospitalidade dos monges budistas. Há muitos anos, era uma tradição praticada na China, mas com o tempo desapareceu e foi adoptada pela cultura japonesa. Esta atividade é ideal se tiver pouco tempo, por exemplo, se planear visitar Quioto em dois dias.
Para entrar no local, é necessário descalçar os sapatos e sentar-se no chão para partilhar este petisco japonês. São abertas excepções para aqueles que têm problemas de mobilidade e se sentem desconfortáveis no chão. Aqui pode desfrutar de doces japoneses, doces vegan e chá matcha.
É permitido fotografar, mas sem flash. Os quimonos estão disponíveis para aluguer por um custo adicional para uma experiência mais agradável.
A atividade tem lugar na Rua Masuyachō, onde se situa a casa de chá. Além disso, durante a cerimónia do chá, poderá aprender sobre:
- A história do matcha e a sua importância na cultura japonesa.
- Os passos da cerimónia do chá.
- A disposição da mesa e da sala.
- Como preparar o chá matcha e quais os sabores da época.
Detalhes interessantes
- Preço: a partir de 27 euros.
- Duração: cerca de 45 minutos.
- Meios de transporte: não inclui um transfer de ida e volta, mas é um passeio curto adequado para pessoas de todas as idades, incluindo crianças e idosos.
- Vantagens desta opção: inclui um guia profissional de língua inglesa.
- Desvantagens desta opção: Não recomendado durante a época das chuvas.
2. Desfrute de um passeio noturno pela gastronomia de Gion
A vida nocturna de Quioto é interessante e divertida, e permite-lhe experimentar a cozinha local num ambiente completamente diferente. Durante a noite, as ruas de Quioto são transformadas para dar lugar a espectáculos nos restaurantes, por exemplo, na zona de Gion pode assistir a espectáculos de gueixas.
Por favor, note que em Quioto é necessário ter mais de 20 anos de idade para consumir álcool. Esta excursão é uma experiência destinada a um máximo de seis pessoas, pelo que é bastante privada e ideal se estiver a viajar com amigos ou à procura de conhecer pessoas de outras culturas. A gorjeta não está incluída, mas não é necessária no Japão, pois é considerada uma ofensa.
À chegada aos dois restaurantes seleccionados, desfrutará de um jantar surpresa, com uma variedade de pratos japoneses que realçam a cultura do país, oferecendo sabores explosivos. O preço inclui o jantar, duas bebidas à escolha e a entrada em Kawaramachidori e Kiyamachi.
A vantagem desta excursão é que existem estações de metro nas proximidades, o que facilita a deslocação. Esta excursão é considerada uma das melhores coisas para fazer em Quioto, por isso não a pode perder. Durante o passeio, poderá visitar:
- Rio Kamo: localizado entre os distritos de Pontocho e Gion, é uma excelente opção para visitar durante o verão, pois as noites são quentes e é possível caminhar ao longo da margem sem apanhar frio. Nos arredores, há muitos restaurantes com terraços que oferecem vistas imbatíveis.
- Rua Kiyamachi: esta emblemática zona histórica alberga restaurantes onde se pode desfrutar de um delicioso jantar. É ideal ir com um guia, pois alguns restaurantes só falam japonês. Além disso, prepare-se porque terá tempo livre para passear pelas suas ruelas.
- Bairro do Pontocho: é uma das zonas gastronómicas mais importantes do local. Se ainda quiser continuar a provar, recomendo-lhe que visite as bancas de doces típicos. Deve-se aproveitar a vida nocturna, bem como a variedade de actividades surpreendentes na área circundante.
- Kawaramachidori: esta é uma rua comercial divertida e animada, onde se encontram galerias e lojas de recordações. Esta é quase a parte final da excursão, por isso recomendo que se mantenham perto do grupo para não se perderem.
Pormenores de interesse
- Preço: a partir de 105 euros.
- Duração: aproximadamente três horas.
- Meios de transporte: Este é um passeio inteiramente a pé que não inclui transporte. Para o transporte de regresso, pode localizar a estação de comboios Kyoto-Kawaramachi mais próxima.
- Vantagens desta opção: está disponível em inglês, com um guia profissional.
- Desvantagens desta opção: não é acessível a cadeiras de rodas e não é recomendada para crianças, uma vez que se trata de uma experiência nocturna.
Dica de viagem
Em Quioto, encontrará uma variedade de templos e santuários, com a diferença de que os templos budistas veneram Buda e têm um portão sanmon à entrada. Por outro lado, os templos xintoístas veneram os Kami, mais conhecidos como os deuses da religião indígena japonesa, e têm um portão torii à entrada.
3. Junte-se a nós para um jantar Kaiseki em Quioto.
Se as excursões diurnas e nocturnas não forem do seu agrado, não se preocupe! Pode tirar o máximo partido de cada horário inscrevendo-se numa excursão gastronómica à noite. Esta experiência oferece uma degustação que celebra a cultura japonesa. É uma das melhores coisas a fazer em Quioto se quiser conhecer de perto as suas ofertas saborosas.
Antes de chegar ao restaurante, pode passear e absorver as actividades oferecidas, incluindo entretenimento local, espectáculos de gueixas, exposições de arte e muito mais. Aproveite as actividades de dezembro em Quioto, pois durante este mês há poucos turistas e eventos para celebrar o Natal.
Ao fim da tarde, prepare-se para ver o pôr do sol, que tende a ser mais bonito durante o verão e a primavera. Por outro lado, à medida que for avançando, o seu guia fará paragens para explorar a história local.
A primeira paragem gastronómica é no bairro de Shirakawa, onde desfrutará de um jantar Kaiseki, conhecido como uma refeição tradicional. É preparado com ingredientes sazonais e inclui 10 pratos salgados, sobremesa, uma bebida e chá verde. A ordem de cada prato foi concebida para criar uma explosão agradável no seu paladar, e a apresentação dos pratos é inigualável.
Há uma variedade de excursões a Quioto que incluem aventuras e experiências únicas. Algumas também oferecem paragens em bancas de comida ou experiências gastronómicas. Durante a excursão, pode visitar:
- Gion: provavelmente já se apercebeu que é uma das zonas mais populares e divertidas. As multidões de turistas são elevadas, mas durante a excursão terá a oportunidade de se aproximar das suas principais atracções, bem como de explorar recantos menos visitados.
- Bairro de Shirakawa: esta é uma zona ao longo dos canais de Quioto, que oferece áreas cheias de beleza natural durante todo o ano. Pode aproveitar as coisas para fazer em Quioto no inverno, que são muito divertidas, especialmente quando ocorrem quedas de neve inesperadas e pintam as casas de madeira de branco.
- Santuário Tatsumi Daimyojin: divide as duas estradas de Gion e caracteriza-se por ser um dos locais mais calmos da zona.
- Templo Hōkanji: onde se encontra o pagode Yasaka, um edifício clássico dos países asiáticos.
Pormenores de interesse
- Preço: a partir de 210 euros.
- Duração: aproximadamente três horas.
- Meios de transporte: não inclui o transporte de e para o local; é uma longa caminhada. Recomendo que prepare calçado e vestuário adequados à estação do ano.
- Vantagens desta opção: esta excursão inclui um jantar tradicional Kaiseki, ideal para o introduzir na gastronomia japonesa. É uma experiência adequada para vegetarianos, pescadores e pessoas intolerantes ao glúten.
- Desvantagens desta opção: É necessário um número mínimo de pessoas inscritas na excursão.
4. Visite o Mercado Nishiki de Quioto e prove 7 pratos locais
Se quiser experimentar 7 pratos típicos japoneses, sugiro que se inscreva numa excursão gastronómica ao Mercado Nishiki de Quioto, onde todos os ingredientes e petiscos são sazonais.
Enquanto prova os pratos, o guia explica-lhe o processo de preparação. Desde o momento em que os alimentos são colhidos nos campos japoneses, até serem transformados em ofertas culinárias. A visita inclui também um olhar sobre a história do mercado, que tem mais de 400 anos.
Este é um plano familiar ideal para actividades com crianças. As crianças com mais de 10 anos devem ser acompanhadas por um tutor legal e ter consigo o seu passaporte. Durante o passeio, pode visitar:
- Rua Naramonochō: onde deve chegar a horas para iniciar o passeio, pois os japoneses detestam atrasos.
- Mercado Nishiki: a principal atração desta excursão, onde encontrará uma variedade de pratos japoneses.
- Santuário Nishiki Tenmangu: localizado no centro de Quioto, oferece uma atmosfera animada, pois fica numa rua comercial.
- Templo Rokkakudo ou Chōhō-ji: um dos maiores templos de Quioto, note que a entrada não está incluída no passeio e é uma visita opcional que pode fazer por conta própria.
Pormenores de interesse
- Preço: a partir de 108 euros.
- Duração: aproximadamente três horas.
- Meio de transporte: não inclui o transfer de ida e volta, pois trata-se de um passeio a pé.
- Vantagens desta opção: inclui uma degustação completa, bem como tempo extra para fazer compras à vontade.
- Desvantagens desta opção: só está disponível em inglês e é uma visita longa, pelo que não é compatível com um itinerário curto de um dia.
5. Faça um passeio a pé pela gastronomia de Arashiyama e Sagano.
Alguns dos melhores templos de Quioto estão localizados entre Arashiyama e Sagano, e há uma variedade de opções para refeições e experiências gastronómicas. Este percurso é ideal para as actividades de outono na cidade, para que possa aproveitar o castanho das árvores e os festivais.
Na zona encontram-se moradias com centenas de anos, bem como jardins tradicionais, templos, santuários, zonas verdes e recantos com pouco tráfego turístico. Em cada paragem, o guia contará pormenores históricos e oferecerá sugestões de comida japonesa. Durante este passeio poderá visitar
- Arashiyama: se quiser passear nos arredores da cidade, esta zona no sopé da montanha é a melhor opção. Recomendo que a visitem durante o mês de abril, pois é a melhor altura para visitar Quioto, devido à floração das cerejeiras. Outra opção é aproveitar as coisas para fazer em Quioto em novembro, como os festivais de outono e os eventos ao ar livre.
- Jardim Okochi: uma antiga vila aberta ao público, a área circundante é o lar de vários restaurantes com estrelas Michelin. A visita inclui a entrada nas instalações.
- Floresta de Bambu: um local movimentado e muito encantador que oferece uma experiência sensorial. Para melhorar a experiência, o guia contar-lhe-á a história deste local e terá algum tempo para tirar fotografias.
- Templo Tenryu-ji: este é um local ideal para visitar durante a primavera, pois oferece flores sazonais. Tem uma atmosfera pacífica e do lago poderá apreciar a montanha.
- Floresta de Kimono: se gosta de animais, aqui pode alimentar e cuidar de macacos japoneses.
- Sagano: é um bairro turístico que oferece espaços naturais e sagrados. Se quiser conhecer a zona em profundidade, recomendo que apanhe um comboio turístico.
- Ponte Togetsukyo: nesta zona, há uma paragem para comer comida rápida e petiscos japoneses, como o bolo de peixe. Depois, pode terminar a sua visita apreciando a vista do cimo da ponte.
Pormenores de interesse
- Preço: a partir de 105 euros.
- Duração: cerca de três horas.
- Meios de transporte: não inclui o transfer de e para o hotel, e o passeio é feito a pé.
- Vantagens desta opção: inclui um guia profissional.
- Desvantagensdesta opção: trata-se de uma caminhada de mais de 3 km, não adequada para pessoas com problemas de saúde.
Conselhos para uma visita gastronómica a Quioto
- Reserve pelo menos 3 dias para visitar Quioto, de modo a poder explorar a cidade e inscrever-se em excursões sem pressas.
- Não recomendo a marcação de excursões durante os meses de chuva, como julho, setembro e outubro, pois podem ser adiadas e afetar o seu itinerário.
- As excursões de degustação oferecem uma grande variedade de pratos, pelo que recomendo que vá com apetite para a variedade. Mantenha o espaço entre as refeições, ou seja, evite comer demais durante a primeira paragem.
- Tenha em atenção que no Japão é falta de educação comer de pé ou pedir para mudar os ingredientes do prato. Em alguns locais, é importante descalçar-se para comer, e espetar os pauzinhos na comida é considerado um mau presságio.
Aprenda um pouco de japonês
Além disso, algumas excursões gastronómicas incluem guias em inglês ou espanhol, mas é importante que consiga comunicar e utilizar palavras básicas em japonês. Aqui está uma lista das palavras mais utilizadas na região com a respectiva pronúncia:
- Olá: Konnichiwa.
- Adeus: Sayonara.
- Obrigado: Arigato gozaimasu.
- Bom dia: Ohayou gozaimasu.
- Por favor: Onegai shimasu.
- Empregado: U~eitā.
- Émuito saboroso: Totemo oishii desu.
- Eu sou vegetariano: Beyitarian desu.
- É picante? Karai desu ka?
- Quanto é que custa? Ikura desu ka?
- Pequeno-almoço: Chō shoku.
- Almoço: Hirugohan.
- Jantar: Bangohan.
- Cerveja: Biiru.
- Vinho: Wain.