10 coisas para ver e fazer em Tóquio no outono
Tóquio é uma cidade absolutamente incrível 365 dias por ano, mas visitá-la no outono fará com que se apaixone instantaneamente pelas suas cores, pelas suas temperaturas agradáveis e por toda a sua magia.
Desfrute da eclética cidade de Tóquio rodeado pelas belas paisagens dos vermelhos e amarelos do outono, juntamente com comida e actividades sazonais. Não perca estas 10 coisas fantásticas para fazer em Tóquio no outono.
Há realmente muito para ver e fazer em Tóquio, por isso, se está a planear visitar a capital do Japão, o outono é uma das melhores estações para o fazer. A cidade começa a despedir-se do verão sufocante à medida que as folhas dos bordos e dos ginkgos adquirem uma cor ocre caraterística. Junte-se a mim nesta visita a uma das cidades mais interessantes do mundo.
1. Desfrute do festival do ginkgo no Parque Meiji Jingu Gaien
Visite o belo Parque Meiji Jingu Gaien, localizado no distrito de Shinjuku, no oeste de Tóquio, perto do Santuário Meiji Jingu.
O parque é famoso pela sua avenida de 300 metros ladeada de árvores Ginkgo, cujas folhas adquirem uma cor dourada no outono. Este fenómeno natural é tão precioso na cultura japonesa que tem o seu próprio nome: Kōyō ou momiji.
Durante o mês de novembro, realiza-se o festival Jingu Gaien Ginkgo, muito popular para fotografar as folhas das árvores e passar o dia com a família ou simplesmente saborear pratos à base de Ginkgo nas mais de 300 bancas montadas para a ocasião. Se ainda tiver fome de pratos japoneses, pode sempre fazer uma das melhores excursões gastronómicas de Tóquio. Durante o festival, o parque permanece aberto à noite para apreciar as árvores iluminadas.
Se a arte é do seu interesse, no mesmo parque pode visitar a Meiji Memorial Picture Gallery, construída em 1925 e composta por pinturas da vida durante este período antigo.
2. Desfrute do Festival da Castanha no Santuário Okunitama-jinja
Okunitama-jinja é um dos santuários mais antigos da cidade, com cerca de 2000 anos, e está localizado na cidade de Fuchū, a oeste de Tóquio.
O Festival de outono de Okunitama-Jinja, também conhecido como o Festival da Castanha, realiza-se nos dias 27 e 28 de setembro e é um alimento muito apreciado desde os tempos antigos devido à facilidade de cultivo na região. Durante estes dois dias, o recinto é iluminado com cerca de 200 lanternas de papel, enquanto desfruta do tradicional desfile de carros alegóricos e da trupe de teatro Fuchū Noh.
O Santuário Okunitama-Jinja pode ser alcançado de comboio. Fica a 5 minutos a pé da Linha Keio e a 5 minutos a pé da Estação Fuchu Honmachi na Linha JR Musashino da Linha Nambu.
3. Visitar o Jardim Rikugien
O Jardim Rikugien está localizado no distrito de Bunkyo, a norte de Tóquio, e foi projetado por Yoshiyasu Yanagisawa em 1702. O desenho foi baseado em cenas de poemas famosos da época. Mais tarde, foi doado à cidade de Tóquio e é agora considerado um local especial de beleza paisagística ao abrigo da lei de proteção dos bens culturais de elevado valor artístico e ornamental.
O outono é uma das melhores estações para visitar, pois pode ver o lago principal rodeado de bordos e chavetas com as cores características da estação ou a vista panorâmica de todo o jardim a partir da colina artificial. É um destino popular nesta altura do ano, razão pela qual visitar o Jardim Rikugien é uma das 10 melhores coisas para ver e fazer em Tóquio em novembro.
Em meados de novembro até ao início de dezembro, o jardim alarga o seu horário de abertura para Momiji, graças à vista nocturna das árvores iluminadas até ao anoitecer. A caminhada ao longo dos caminhos não é longa, o que é ideal se estiver nas imediações do Parque Ueno ou do Santuário Nezu-Jinja ou da Estação de Tóquio na linha Yamanote para Ueno até à Estação Komagome.
4. Desfrute de Momiji numa viagem de 1 dia ao Monte Mitake
O Monte Mitake, com 929 metros de altura, está localizado a 90 minutos de Tóquio. É a segunda montanha mais popular depois do Monte Takao para caminhadas e observação do Momiji. É possível chegar ao topo através do comboio Mitake Tozan. As vistas ao longo deste percurso proporcionar-lhe-ão uma experiência mágica, semelhante a um conto de fadas.
No topo encontra-se o Santuário Musashi-Mitake. Para chegar ao santuário, é preciso atravessar uma pequena aldeia de casas antigas e uma pequena zona comercial com restaurantes e lojas de recordações. Atravessando o santuário, acede-se a um caminho que conduz ao Jardim das Rochas. Neste caminho existem também duas cascatas Nanayo no taki Ayahiro no taki.
Outra coisa que não pode perder neste local é a destilaria Sawanoi Sake, que fica muito perto de Mitakesan.
O acesso ao Monte Mitake pode ser feito a partir da estação de Shinjuku ou da estação de Tóquio com a linha JR chuo até à estação de Ome, mudando depois para o comboio da linha de Ome até à estação de Mitake. Aí, deve apanhar o autocarro da Nishi Tokyo Bus Company, que o deixará na base do funicular do Monte.
5. Cores de outono e o festival kōyō no Parque Showa Kinen
O Parque Showa K inen foi construído em 1983 para comemorar o 50º aniversário do Imperador Hirohito. Está localizado a apenas 30 minutos do centro de Tóquio, a partir da estação Nishi-Tachikawa na linha JR Ome.
É ideal para andar de bicicleta devido aos seus 180 hectares de terra. Se não tiver a sua própria bicicleta, pode alugar uma nos vários stands espalhados pelo parque por uma pequena taxa. Outra opção de aluguer é fazer canoagem na lagoa.
Durante o mês de novembro, o parque é um dos melhores locais para ver a folhagem colorida das árvores no seu auge. A partir da entrada do portão principal, será saudado por um túnel dourado de Gingko e, à noite, realiza-se o Festival kōyō, onde pode apreciar as árvores iluminadas. Ao contrário do festival da flor de cerejeira, que é normalmente muito breve, o festival kōyō pode prolongar-se por várias semanas, ou mesmo mais de um mês. Pode ver as cores do outono em plena floração.
Há também uma área para piqueniques e churrascos, mas se preferir comprar a sua comida lá, pode fazê-lo nas bancas e restaurantes locais.
6. Visita ao Monte Takao e arredores
O Monte Takao tem cerca de 599 metros de altura e é uma boa escolha se quiser fazer uma pausa da cidade sem ir muito longe. Está localizado na cidade de Hachioji, a oeste do centro de Tóquio. Pode apanhar o comboio Semi Limited Express na linha privada Keio da estação de Shinjuku para a estação de Takaosanguchi. Também pode consultar mais ofertas do JR Pass ou simplesmente fazer uma das excursões do comboio-bala de Tóquio.
Se gosta de fazer caminhadas, a montanha tem vários trilhos de diferentes níveis de dificuldade para subir. No entanto, se preferir não caminhar, pode chegar ao topo através de um funicular ou teleférico, que se encontra a 5 minutos da estação de Takaosanguchi. Mas não se preocupe, provavelmente é um Tengu que está a observá-lo.
O Monte Takao é muito popular durante o outono para o Kōyō ou Momiji, onde se pode apreciar as belas cores da folhagem. A partir do teleférico, pode apreciar a vista de Tóquio e pode mesmo ver o Monte Fuji, se o tempo o permitir. É sem dúvida um dos melhores sítios para fotografar. E se a fotografia é o seu forte, não deve perder uma das melhores excursões fotográficas de Tóquio.
Quanto à comida, existem alguns restaurantes locais e casas de chá à volta do Monte, bem como no topo. Também pode desfrutar do Takaosan-Onsen na sua base.
7. Halloween e o tapete vermelho do cinema juntos em Roppongi!
Se é um cinéfilo, não pode perder o Festival Internacional de Cinema de Tóquio. Este evento tem lugar todos os anos durante os meses de outubro e novembro. Durante o festival, é possível assistir a projecções ao ar livre de filmes de vários géneros internacionais e nacionais em diferentes locais de Roppongi Hills. Para além das projecções, há várias exposições e palestras sobre a sétima arte.
Embora o Halloween não seja um feriado japonês, nos últimos anos tornou-se muito popular e adaptou-se lentamente a todos os públicos. No final de outubro, é organizado o Halloween de Roppongi Hills, onde mais de 2000 crianças participam com os seus disfarces, enquanto os adultos têm a sua oportunidade à noite, com desfiles e festividades nas ruas, bares e discotecas.
Roppongi Hills pode ser alcançado a partir de Shibuya e Shinjuku. De Shibuya, apanhe a linha Yamanote para a estação Ebisu e de Shinjuku apanhe a linha de metro Oedo. Se viajar da estação de Tóquio, apanhe a linha Marunouchi para Kasumigaseki e combine com a linha Hibiya para Roppongi.
8. Sorte e prosperidade nos negócios: Festival Tori no Ichi em Asakuza
Se estiver de passagem por Tóquio no outono, não pode perder o festival Tori no Ichi. Esta celebração tradicional realiza-se em novembro em templos e santuários relacionados com o dia do galo e destina-se a rezar pelo sucesso dos negócios. A mais importante realiza-se no templo Otori em Asakusa.
Durante os três dias do festival, é possível ver e comprar Kumades, amuletos em forma de ancinho finamente decorados que são um símbolo de prosperidade e boa sorte. Aqui também se pode apreciar barracas de comida típica e espectáculos de dança, especialmente o Otori Mai, que tem sido realizado para afastar os maus espíritos desde o período Edo.
O Templo de Asakusa pode ser alcançado na linha Hibiya do metro de Tóquio.
9. Assistir a um jogo de luta tradicional de sumo em Tóquio
Gostaria de assistir a um jogo de sumo? O sumô é o desporto nacional do Japão. Atualmente, há 6 torneios nacionais por ano, um dos quais é o Torneio Aki Basho, que se realiza em setembro no estádio de sumô Ryogoku Kokugikan, em Ryogoku, a apenas 13 minutos da estação de Tóquio.
O estádio Ryogoku Kokugikan pode ser visitado mesmo nos dias em que não há torneios, o que é ideal para oportunidades fotográficas. Se quiser assistir a um jogo ao vivo, é aconselhável reservar os bilhetes com antecedência nas bancas autorizadas ou no sítio Web do Nihon Sumo kyokai.
Perto do estádio encontra-se o Museu do Sumo, onde se pode explorar a história deste desporto histórico. E se estamos a falar de história, Ryogoku alberga o Museu Edo-Tokyo com os seus modelos que retratam a vida de Tóquio desde os seus primórdios até aos dias de hoje. Além disso, se regressar pela estação de Ryogoku, não se esqueça de visitar a Ryogoku Edo Noren, uma antiga rua Edo com restaurantes da época e um ringue de sumo.
10. Desfrute do Vale de Todoroki a apenas 20 minutos de Tóquio
Passeie por um dos lugares mais naturalmente encantadores do Japão. O Vale de Todoroki está localizado na cidade de Setagaya, a sudoeste de Tóquio. É o único vale inteiramente concebido pela própria natureza e não pelo homem, como é o caso dos jardins e parques existentes na cidade.
O vale pode ser explorado a pé ao longo do caminho de reboque ao longo do rio Yazawa, um afluente do Tamagawa. Ao longo dos seus 1,2 km, é possível apreciar a floresta de bambus, pequenas cascatas e as fantásticas cores outonais da vegetação. Se estiver interessado na história da região, há escavações arqueológicas de túmulos muito antigos sob a forma de túneis, provavelmente pertencentes ao período Kofun ou Nara, por esta descoberta o vale foi declarado um local de interesse histórico.
Visitar este lugar no outono tem a atração extra do maravilhoso espetáculo das suas tonalidades, aqui pode definitivamente apreciar o Momiji em todo o seu esplendor. Se ainda tiver algum tempo, pode visitar o Templo Gotokuji. Este templo é famoso pelos seus gatos maneki-neko da sorte. Diz-se que o templo da lenda do gato da sorte é Gotokuji. O santuário tem vários salões, alguns com figuras destes pequenos gatos.
Do Vale de Todoroki ao Templo Gokuji pode apanhar o elétrico da linha Setagaya. A viagem não demora mais de 20 minutos e pode aproveitar para ver alguns dos pontos turísticos do bairro.