10 coisas para ver e fazer em Tóquio em novembro
Quer conhecer a cultura do Japão em toda a sua glória? Então, novembro é o mês ideal para viajar para Tóquio. O tempo é ideal para sair e passear, por isso venha visitar Tóquio no outono!
Se está à procura de coisas para ver e fazer em Tóquio e vai viajar em novembro, tenho boas notícias para si: as celebrações e os festivais estão na ordem do dia durante este mês.
Poderá assistir a vários espectáculos de dança, festivais tradicionais e observar costumes particulares que o vão encantar. Além disso,o tempo em novembro é ideal, pois não faz muito frio, apesar de se estar a aproximar o fim do outono. Durante o dia, é possível passear pelos santuários xintoístas, visitar museus e jardins gratuitamente e muito mais. Gostaria de viver esta experiência?
1. Experimente o Yabusame no Santuário Meiji Jingu
O evento Yabusame realiza-se durante os primeiros 3 dias de novembro no Santuário Meiji Jingu em Tóquio. Trata-se de um tiro com arco a cavalo, uma técnica militar muito antiga utilizada pelos samurais. Atualmente, esta prática é um grande espetáculo que atrai muitas pessoas, tanto locais como turistas, que querem ver as habilidades dos arqueiros a reviver tradições.
Ir ao templo e assistir a este evento é definitivamente uma das experiências ninja/samurai imperdíveis em Tóquio. Como muitas outras práticas japonesas, o Yabusame é também um ritual religioso xintoísta.
O seu objetivo é entreter os kami, ou seja, os deuses xintoístas, a fim de obter o seu favor. Durante o ritual, é habitual rezar por boas colheitas e acredita-se que se o arqueiro acertar em muitos alvos, haverá uma boa colheita. Há também orações para a fertilidade, orações para a paz e orações para afastar coisas más. Se for a este evento, para além de assistir às orações, verá que os arqueiros estãovestidos com trajes tradicionais de samurai e usam flechas especiais que soam como um pequeno apito quando voam pelo ar.
Informações práticas
- Local: Santuário Meiji Jingu em Shibuya, Tóquio.
- Datas: 1 a 3 de novembro.
- Preço: entrada livre.
- Horário: Aberto durante o dia.
2. Participar no Festival do Crisântemo de Bunkyo
O Bunkyo Kiku Matsuri ou Festival do Crisântemo do Bunkyo é uma celebração realizada no santuário Yushima Tenmangu, no bairro Bunkyo de Tóquio.
Os estudantes, os principais beneficiários deste festival, vão ao santuário para fazer oferendas a Tenji, a divindade dos académicos e estudantes. O crisântemo é a planta símbolo dafamília imperial japonesa, pelo que neste mês é utilizado para decorar o santuário. Há também uma exposição de bonecas decoradas com estas flores. Se vieres a este santuário, prepara-te para tirar belas fotografias onde possas captar a beleza de todos os arranjos florais.
Se gostar da ideia, pode acrescentar este evento a uma visita fotográfica em Tóquio, para obter as melhores fotografias com fundos de flores. Se for estudante, pode aproveitar a ocasião para rezar a Tenji pela sua vida académica, como manda a tradição.
Informações práticas
- Localização: Santuário Yushima Tenmangu, no bairro de Bunkyo, em Tóquio.
- Datas: de 1 a 23 de novembro
- Preço: entrada gratuita.
- Horário: as actividades decorrem durante o dia, a partir das 10 horas.
3. Assistir à Feira Tori no Ichi em Asakusa
A Feira Tori No Ichi ou Festival do Galo é uma celebração realizada em vários templos e santuários budistas em todo o Japão. Durante este evento, os participantes rezam para ter sucesso nos negócios, boa sorte e prosperidade. É do seu interesse:
- Em Tóquio, pode assistir a este evento no santuário Otorio, no bairro de Asakusa, e até aproveitar para reservar uma visita guiada a Asakusa, ou tem também a possibilidade de o ver no templo Chokoku.
- Os dias específicos da feira variam de ano para ano, uma vez que segue o antigo calendário chinês, mas caem no atual mês de novembro, no início ou em meados de novembro. Normalmente, há dois ou três dias intercalados entre semanas durante este mês.
Esta é uma atividade que pode incluir na sua lista de coisas para fazer à noite em Tóquio ou, por exemplo, reservar um pub crawl em Tóquio. O início do Dia do Galo é assinalado à meia-noite com o som dos tambores taiko japoneses. Um mercado também está aberto 24 horas seguidas. De acordo com o calendário chinês, pode haver mais de dois Dias do Galo em novembro. Consoante o dia, o nome do mercado muda.
O primeiro dia chama-se Ichi No Tori, o segundo Ni No Tori e o terceiro San No Tori. Quando for à feira, sugiro que compreengi kumada ou ancinhos da sorte. São talismãs feitos de bambu que trazem boa sorte para quem os possui. Também se pode participar na tradição de bater palmas. Quando o lojista de uma loja grita "Eu!", o comprador deve bater palmas ao mesmo ritmo que o vendedor. Esta pequena tradição é feita para pedir prosperidade. Atreve-se a pedir prosperidade nesta feira?
Informações práticas
- Local: Santuário Otorio de Asakusa e Templo Chokoku, Tóquio.
- Quando ir: durante o mês de novembro. A data exacta depende do calendário chinês. Normalmente dois ou três dias diferentes.
- Preço: entrada gratuita.
- Horário: o Dia do Galo começa à meia-noite e dura 24 horas.
Dica de viajante: se não conhecer a zona, pode ser difícil orientar-se à noite, pelo que recomendo que fique perto do local do evento se quiser assistir a esta feira desde o início, ou seja, à meia-noite.
4. Aproveite o festival das Folhas de outono do Monte Takao
O Festival das Folhas de outono realiza-se no Monte Takao a partir de 2 de novembro, durante todo o mês, e é organizado pela Associação de Convenções e Visitantes de Hachiōji, uma cidade de Tóquio onde se realiza o evento. É possível participar nesta celebração sem pagar bilhete de entrada.
Recomendo que vá se gostar do ambiente de montanha e quiser ver manifestações culturais coloridas que dão as boas-vindas ao outono. Este festival realiza-se aos fins-de-semana e inclui concertos eactuações de tambores taiko. Se gosta de danças tradicionais japonesas, este festival é ideal para assistir a espectáculos de dança yosakoi.
Estes eventos são realizados na praça ao lado da estação Kiyotaki. Se quiser comer uma comida típica japonesa, recomendo que compresaquê servido em caixas de madeira tradicionais. Se gosta desta comida, recomendo-lhe que faça um passeio gastronómico em Tóquio para provar todos os sabores desta grande metrópole. Atreve-se a viver esta experiência?
Informações práticas
- Localização: Monte Takao na cidade de Hachiōji, Tóquio.
- Quando ir: de 2 de novembro até ao fim do mês, todos os fins-de-semana.
- Preço: Entrada gratuita.
- Horário: as actividades decorrem durante o dia.
5. Participar no festival Hachioji Ginkgo
Os protagonistas do Festival de Ginkgo de Hachioji são as árvores de ginkgo. Estas árvores foram plantadas na era Showa e protegem a cidade na berma da estrada Koshu de Hachioji. Existem cerca de 770 árvores que se estendem por 4 quilómetros desde Oiwakecho em Hachioji até à estação de Takao.
No outono, as folhas destas árvores adquirem uma bela cor amarela que encanta os olhos de quem passa. Gostaria de as ver ao vivo? Venha participar neste festival! Um dos costumes desta celebração é levar umbloco de madeira conhecido como tsuko tegata. Este objeto era utilizado como autorização de viagem ou passaporte durante o período Edo no Japão.
A tradição desta festa é passar pelos 12 pontos de controlo antigos com este passaporte antigo que pode ser comprado numa das lojas da festa. Outra atividade que recomendo que façam nesta festa é passear pelo bazar e provar a comida típica desta cidade. Também vos convido a ver os desfiles quemostram carros clássicos do período Showa. Sem dúvida, este festival levá-lo-á numa viagem ao passado do Japão. Gosta da ideia?
Informações práticas
- Localização: Cidade de Hachiōji, na Koshu Road, Tóquio.
- Quando ir: Durante o mês de novembro, todos os fins-de-semana.
- Preço: Entrada gratuita.
- Horário: As actividades decorrem durante o dia.
6. Deslumbre-se com a iluminação dos Jardins Rikugien
Se estiver em Tóquio até ao final de novembro, pode aproveitar a oportunidade para ver a Iluminação do Jardim Rikugien. Este espetáculo de luzes decorre até 12 de dezembro.
Para o ver, pode ir ao anoitecer e ficar nos jardins até às 21h00. Prepare a sua máquina fotográfica para tirar as melhores fotografias à luz do parque. O espetáculo revela as belas cores do outono. Graças à luz nocturna, poderá também ver o reflexo das árvores no lago do jardim principal. Sinta-se como num conto defadas ao percorrer os caminhos iluminados deste belo lugar.
A título de curiosidade, o nome Rikugien refere-se aos seis elementos presentes na poesia tradicional japonesa. No interior do jardim, encontrará várias referências a poemas waka. Se quiser saber mais pormenores, recomendo-lhe que escolha uma excursão privada em Tóquio que inclua uma visita a este jardim.
Para além de passear, pode também desfrutar de um chá verde matcha numa das casas de chá. Estas são a Fukiage Chaya, a Takimi no Chaya ou a Tsutsuji Chaya. Cada uma delas está localizada em diferentes partes do jardim, pelo que é fácil chegar até elas.
Informações práticas
- Localização: Jardins de Rikugien, zona residencial de Bunkyo-ku, Tóquio.
- Datas devisita: de finais de novembro a 12 de dezembro.
- Preço: entrada gratuita.
- Horário de abertura: durante o dia.
7. Não perca o Festival de outono de Fujiwara
O Aki No Fujiwara Matsuri ou Festival de outono de Fujiwara é uma celebração realizada em Hiraizumi, na prefeitura de Iwate, a 3 horas da cidade de Tóquio. Esta é uma das coisas a ver em Tóquio se ficar 7 dias, pois com mais tempo pode explorar as áreas circundantes da capital do Japão.
Também se pode explorar a cultura do ouro, pela qual Hiraizumi é popular. No dia 1 de novembro, realiza-se umahomenagem ao clã Fujiwara. Há também danças tradicionais conhecidas como kagura e desfiles de crianças vestidas com quimonos tradicionais. No dia 2 de novembro, é a vez da cerimónia em memória do crisântemo. Nesta atividade, os participantes trocam uma flor de crisântemo por uma flor que tenha sido benzida.
Também pode acrescentar esta celebração à sua lista de coisas para fazer em Tóquio no outono, uma vez que uma das actividades é precisamente os ritos Ennen no Mai, uma dança para pedir longevidade que é realizada durante esta estação do ano. Finalmente, no terceiro dia, será uma oportunidade perfeita para assistir a espectáculos artísticos locais, como o teatro Noh, onde as máscaras são normalmente usadas.
Informações práticas
- Localização: Hiraizumi, província de Iwate, a 3 horas de Tóquio. Recomendo ir e voltar no mesmo dia de comboio-bala, onde também se podem fazer passeios interessantes.
- Datas devisita: 1 a 3 de novembro
- Preço: entrada gratuita.
- Horário de funcionamento: as actividades decorrem durante o dia, a partir das 10 horas.
8. Visitar o Museu Nacional de Tóquio no Dia da Cultura
Bunka no hi ou Dia da Cultura é um feriado público em todo o Japão, celebrado todos os anos a 3 de novembro. O objetivo deste dia é promover a cultura, o mundo académico e a arte. Se viajar para Tóquio durante esta altura, recomendo que visite o Museu Nacional de Tóquio. Porquê?
Bem, porque pode visitar este e outros museus sem pagar entrada, pois é um dia de celebração nacional, promovendo actividades culturais. Durante o Dia da Cultura encontrará diferentes exposições de arte e actividades em que pode participar, muitas delas dentro do Museu Nacional de Tóquio. A sua coleção tem mais de110 mil obras de arte, mas sugiro que, no âmbito do Dia da Cultura, não perca o Honkan, que é a galeria japonesa do museu.
Aqui poderá ver uma pequena parte da história imperial japonesa, porque no passado esta data era celebrada como o aniversário do Imperador Meiji, e depois de muitos anos a celebração foi alterada para o Dia da Cultura.
9. Veja os costumes do Rito Shichi-go-san
O Festival Shichi-go-san, que se traduz em inglês como "seven, five and three", é um evento que se realiza todos os anos a 15 de novembro em todo o Japão. É uma celebração em que participam rapazes de 3 e 5 anos e raparigas de 3 e 7 anos.
É o evento xintoísta mais importante do mês, rezando pela saúde dos membros mais novos da família e celebrando o seu crescimento. Parte do costume deste ritual é os pais levarem os seus filhos aossantuários xintoístas locais. As crianças vestem pela primeira vez roupas tradicionais japonesas, com belos quimonos para as raparigas e para os rapazes, casacos haori e calças hakama.
No santuário, os pais devem pagar ao monge xintoísta pela cerimónia de oração. Algumas recomendações:
- Recomendo a visita ao santuário Hie Jinja, situado no bairro de Akasaka, em Tóquio. Embora a celebração propriamente dita seja a 15 de novembro, é normal ver durante este mês crianças vestidas com trajes tradicionais a visitar este e outros templos.
- Recomendo também a compra de um doce chamado chitoseame, que significa "rebuçado da longevidade". As crianças comem este doce, que é vendido num saco decorado com imagens de grous e tartarugas que também simbolizam uma vida longa e próspera. Pode ser encontrado nas lojas à volta dos templos.
Informações práticas
- Localização: Santuário Hie Jinja, situado em Akasaka Ward, Tóquio.
- Data devisita: 15 de novembro.
- Preço: entrada gratuita.
- Horário de funcionamento: durante o dia.
10. Celebração do DREAM Yosakoi
Durante o primeiro fim de semana de novembro, realiza-se em Tóquio o Festival Dream Yosakoi. Se gostar de danças tradicionais, recomendo que vá a este festival porque durante esta celebração são apresentadas danças yosakoi.
Cerca de 800 equipas e aproximadamente 6.000 dançarinos participam neste espetáculo. De que está à espera para ver este espetáculo incrível? Este festival teve origem na prefeitura de Kochi em 1954 para reavivar a economia da região após a guerra. Embora este festival seja atualmente organizado em vários pontos do país, omaior evento realiza-se em Tóquio. As danças têm a particularidade de serem ruidosas e muito enérgicas.
Cada dançarino segura em cada mão um sino de pássaro, chamado naruko, e para o ver pode dirigir-se a um dos cinco palcos situados na ilha de Odaiba, em Tóquio. A maioria destes palcos situa-se perto doedifício da Fuji TV. As danças também são realizadas em frente ao antigo edifício da Estação de Tóquio e estão abertas ao público.
Informações práticas
- Local: Ilha de Odaiba, Tóquio.
- Datas: primeiro fim de semana de novembro.
- Preço: entrada gratuita.
- Horário: durante o dia.
Como é o tempo em Tóquio em novembro?
novembro é um mês especial para viajar para Tóquio, pois depois do verão as temperaturas descem o suficiente sem serem demasiado frias.
As temperaturas variam entre os 5°C no dia mais frio e os 22°C no dia mais quente, mas a média ronda os 10°C. O dia também tem cerca de nove horas de sol por dia. O dia também tem cerca de nove horas de sol e muito pouca chuva. A cobertura de nuvens diminui gradualmente durante o mês, pelo que se podem esperar dias claros e soalheiros.
Tóquio é muito movimentada em novembro e quais são os preços?
novembro é um dos meses mais recomendados para visitar Tóquio. Isto deve-se ao bom tempo no outono e à quantidade de coisas para fazer. No entanto, é preciso ter mais cuidado, pois há um afluxo notável de turistas nas ruas.
Muitas pessoas preferem viajar em novembro do que em dezembro e janeiro, quando o tempo frio é mais intenso. Como há mais turistas, os preços tendem a subir. Por exemplo, um quarto num hotel de 3 estrelas podecustar em média 140 euros. É por isso que recomendo reservar com o máximo de antecedência possível para conseguir bons preços.
O que levar na mala para uma visita a Tóquio em novembro?
O tempo em novembro, como mencionei anteriormente, não é nem muito frio nem muito quente. Pode variar consoante o dia, por isso recomendo que leve alguns pulôveres. Se o tempo estiver mais fresco, pode levar t-shirts ou vestidos leves.
Se viajar no final de novembro e planear ficar nos primeiros dias de dezembro, recomendo que leve um casaco leve. É provável que vá a pé para visitar santuários e outros locais. Por isso, é melhor levar protetor solar e evitar queimaduras solares. Não importa se está frio: o sol continua a queimar. É também uma boa ideia usarsapatos confortáveis, especialmente se planeia fazer caminhadas nas montanhas ou visitar parques e jardins.
novembro é um mês frio mas cheio de coisas para fazer, por isso recomendo que se concentre sempre no máximo conforto.