10 coisas para ver e fazer em Tóquio em maio
Está pronto para conhecer a cultura e as tradições do Japão? Viajar para Tóquio em maio é uma excelente oportunidade para o fazer. Encontrará inúmeros festivais e costumes que vale a pena ver para desfrutar da primavera.
maio é o mês ideal para ver e fazer muitas coisas em Tóquio, uma vez que o tempo primaveril permite sair para os parques, ver as flores e passear pelas ruas. Os dias são geralmente ensolarados e frescos, pelo que apetece sempre dar um passeio. Todos os dias há alguma atividade tradicional para ver.
Tóquio alberga numerosos templos xintoístas onde se realizam importantes festivais. Cada um deles é uma óptima oportunidade para aprender mais sobre a cultura do Japão. Desde desfiles de medrugada a festivais organizados pela máfia japonesa, está pronto para descobrir o que este mês tem reservado para si?
1. Ver gueixas nos bairros de Tóquio
Se quiser ver espectáculos de gueixas, maio é o mês ideal para visitar Tóquio. Pode ir ao bairro de Shimbashi, em Tóquio, para ver as danças Azuma Odori de maio, executadas pelas gueixas. Trata-se de um tipo de dança que tem lugar durante a primavera.
Também pode assistir às tradicionais danças Kamogawa Odori se visitar as ruas de Quioto para ver gueixas, mais especificamente no bairro Pontocho.
Estas danças de primavera decorrem normalmente até à primeira quinzena de maio. Por isso, se não tiver tempo para as ver, há sempre outras ocasiões. Por exemplo, pode ir a outros bairros de Tóquio, como Mukojima, ou reservar uma excursão a Asakusa. Aí encontrará diferentes restaurantes e templos onde as gueixas trabalham.
Informações práticas
- Localização: Shimbashi, Pontocho, Mukojima ou Asakusa.
- Quando ir: em qualquer altura do ano.
- Preço: entrada gratuita. Se reservar uma visita guiada, o preço é de 67 euros.
2. Faça um passeio pelos parques naturais de Tóquio
maio é um mês de primavera no Japão, por isso, se for a Tóquio durante este mês, recomendo-lhe que visite os parques naturais da capital. Graças ao bom tempo desta estação, poderá admirar as belas flores nas árvores. Aproveitem o momento para tirar as melhores selfies e façam um passeio fotográfico em Tóquio.
Na vossa lista de parques a visitar, devem acrescentar o Parque Ueno, um local muito agradável com belas árvores de Sakura ou cerejeiras em flor para admirar. Também podes visitar o Parque Yoyogi, onde por vezes se realizam espectáculos culturais. Também está repleto de árvores de Sakura, perfeitas para ver na primavera. Se alguma vez visitar Tóquio no outono, uma das coisas que deve fazer é visitar este parque, pois também tem árvores de Ginkgo Biloba que são muito bonitas nessa altura do ano.
Outros parques que gostaria de recomendar são o Parque Olímpico de Komozawa, um dos maiores da capital. Também pode ir ao Parque Kinuta, que também tem um parque de basebol, um santuário de aves e um museu de arte. A entrada nestes parques é gratuita.
Informações práticas
- Localização: Parque Ueno, Parque Yoyogi, Parque Olímpico Komozawa, Parque Kinuta.
- Datas: todo o mês de maio.
- Preço: entrada gratuita.
3. Admire o Kurayami Matsuri ou festival da escuridão
Se está à procura de algo para fazer à noite em Tóquio, poderá estar interessado no Kurayami Matsuri ou Festival das Trevas. Esta é uma celebração xintoísta realizada no Santuário Ōkunitama de 30 de abril a 6 de maio. Durante esta celebração, pode admirar a natureza do local e ver as tradições xintoístas. Também verá o Santuário Ōkunitama, um dos santuários mais antigos de Tóquio.
Se gosta de visitar a cidade à noite, pode também fazer um passeio fotográfico noturno e apreciar as luzes coloridas que são tão representativas de Tóquio.
No dia 3 de maio há também uma grande feira de plantas. Este evento conta com a participação de jardineiros de diferentes zonas de Tóquio e arredores. Pode ver as suas bancas no interior do santuário e levar algumas plantas consigo. No dia 4 de maio, devido ao Dia da Criança, há um desfile especial para as crianças.
Informações práticas
- Local: Santuário de Okunitama, 3 Chome-1 Miyamachi, Fuchu, Tóquio 183-0023.
- Quando ir: 30 de abril a 6 de maio.
- Preço: entrada franca.
- Horário: As actividades decorrem durante o dia, com exceção do dia 6 de maio em que se realiza o desfile noturno.
4. Assistir a um torneio de sumo em Tóquio
Durante o mês de maio, os torneios de sumo realizam-se de 13 a 27 de maio. Este desporto tradicional japonês é muito popular não só em todo o mundo, mas também no Japão. Por esta razão, os bilhetes são vendidos online pela Associação de Sumô do Japão com um mês de antecedência.
Em Tóquio, estes torneios realizam-se no Estádio Nacional Ryogoku Kokugikan. Quando se trata de comprar bilhetes para o torneio de sumô, pode escolher os mais baratos, que custam normalmente cerca de 30 euros, e que estão um pouco afastados do dohyo, onde se realizam os combates. Já os lugares de masu-seki, na bancada, custam em média 200 euros.
Antes de ir a um torneio do desporto preferido do País do Sol Nascente, recomendo que leia sobre as origens do sumo para saber um pouco mais sobre o desporto.
Informações práticas
-
Localização: Estádio Nacional Ryogoku Kokugikan. 1 Chome-3-28 Yokoami, Cidade de Sumida, Tóquio 130-0015.
-
Quando ir: Realizado em maio, mas também em janeiro e setembro.
-
Preço: entre 30 e 200 euros.
-
Horários: os horários exactos são publicados no sítio Web da Associação de Sumô do Japão.
5. Comemorar o Dia da Criança ou Kodomo No Hi
No dia 5 de maio, celebra-se em todo o Japão o Dia da Criança ou Kodomo No Hi. Nesta data, é tradição pendurar bandeiras em forma de tenda, conhecidas como koinobori, à porta das casas, nos rios e no campo. Para além de ver estas belas decorações, pode celebrar este dia com actividades tradicionais e também visitando vários locais que as crianças vão adorar.
Se viajar para Tóquio com crianças, uma das coisas que pode fazer para celebrar este dia é planear um passeio pelas ruas e ver os koinobori que adornam as diferentes ruas. Recomendo que vão à Torre de Tóquio e à zona do centro comercial Tokyo Skytree Solamachi, ou mesmo que visitem a torre de comunicações que dá nome ao centro comercial, a Tokyo Skytree, a mais alta do Japão, para a qual podem comprar os vossos bilhetes online.
Podem também ir ao Yomiuri Land, um parque de diversões para toda a família visitar. Outra boa opção é visitar o bairro de Akihabara, um local ideal para os amantes dos videojogos e da tecnologia.
Informações práticas
- Localização: Torre de Tóquio e centro comercial Tokyo Skytree Solamachi.
- Data: 5 de maio.
- Preço: entrada livre.
- Horário: as actividades decorrem durante o dia.
6. Conheça o Festival do Santuário de Hanazono
O Festival do Santuário Han azono é a principal celebração do Santuário Hanazono e tem lugar no fim de semana mais próximo do dia 28 de maio. Pode assistir-se a qualquer dia de sábado a segunda-feira, uma vez que se realizam cerimónias diferentes em cada dia. Por vezes, as celebrações começam logo na sexta-feira.
Durante o festival, um carro alegórico cuidadosamente decorado transporta os santuários portáteis Honsha e Raiden. Estes objectos sagrados pesam cerca de 1,5 toneladas e têm cerca de 1 metro de largura e 3 metros de altura. Para ver o desfile com estes santuários, dirija-se à entrada do santuário ou às ruas Yasukuni-dori, Shinjuku-dori ou Meiji-dori.
Para além de assistir ao espetacular desfile, pode entrar no santuário e deliciar-se com todas as bancas de comida tradicional que expõem os seus pratos. Pode comprar o que quiser e tirar o máximo de fotografias que conseguir. Se gosta de comida, depois de ver este festival, pode reservar uma excursão gastronómica em Tóquio e provar os melhores pratos da cozinha japonesa.
Informações práticas
- Localização: 5 Chome-17-3 Shinjuku, Shinjuku City, Tóquio 160-0022.
- Quando ir: Fim de semana mais próximo de 28 de maio.
- Preço: Entrada gratuita.
- Horário: As actividades decorrem durante o dia.
7. Comemorar o Dia do Beijo ou Kisu No Hi
Todos os anos, a 23 de maio, o Japão celebra o Dia do Beijo ou Kisu No Hi. Trata-se de uma celebração que teve início após a Segunda Guerra Mundial, quando a população estava a tentar recuperar e ainda havia muito tabu em torno de um simples beijo. Atualmente, muitos casais aproveitam este dia para mostrar o seu amor em diferentes partes do país.
Tudo começou em 1946, quando foi lançado o filme Hatachi no Seishun ou Juventude de 20 anos, do realizador Yasushi Sasaki. Este filme foi o primeiro a mostrar um beijo no cinema japonês, o que marcou toda a população.
Se viajar para Tóquio nesta data, pode celebrar com a sua cara-metade jantando no Tokyo Skytree, e aproveite e compre os seus bilhetes para subir à torre mais alta do mundo. Também recomendo que visitem o Jardim Hama-Rikyu, um belo sítio natural no meio de uma cidade movimentada. Aí podem desfrutar de um bom chá matcha com o vosso parceiro.
Informações práticas
- Localização: Tokyo Skytree ou Hama-Rikyu Garden
- Data: 23 de maio
- Preço: A Torre Skytree custa cerca de 15 euros e a visita ao jardim é gratuita.
- Horário: As actividades decorrem durante o dia.
8. Celebrar o Festival anual do Santuário Teppozu Inari
O Festival anual do Santuário Teppozu Inari realiza-se de 2 a 5 de maio. Durante esta celebração, há procissões e peças de teatro kabuki representadas por crianças no interior do santuário. Pode vir durante estes dias e ver todos os costumes desta tradição, admirar as decorações e tirar algumas fotografias.
No primeiro dia do festival há uma procissão em que os seguidores transportam um Mikoshi do santuário para a zona de Ginza e vice-versa. Trata-se de um santuário portátil que os seguidores do xintoísmo acreditam funcionar como um veículo para as suas divindades. Por vezes, as gueixas também participam com a sua dança de primavera Azuma Odori, que executam no santuário.
Nos dias seguintes, realizam-se cerimónias como a exterminação de pragas ou Shinko, bem como cerimónias Reisai Hohei. O último dia é o Dia da Criança no Japão, por isso há um desfile especial chamado Shintomiza Children's Kabuki. Este espetáculo é realizado por estudantes do ensino secundário. Qualquer pessoa pode entrar no santuário para assistir ao espetáculo.
Informações práticas
- Localização: 1 Chome-6-7 Minato, Cidade de Chuo, Tóquio 104-0043.
- Datas: de 2 a 5 de maio.
- Preço: entrada gratuita.
- Horário: As actividades decorrem durante o dia a partir das 9 horas.
9. Comemore o Kanda Matsuri, um dos maiores festivais do Japão
O festival Kanda Matsuri é realizado no Santuário Kanda Myojin, localizado no distrito de Chiyoda, em Tóquio. O festival realiza-se normalmente no fim de semana mais próximo de 15 de maio.
O festival inclui a cerimónia Houren Mikoshi Senzasai, na qual o deus de Kanda Myojin é transportado num Mikoshi. Também se realiza o Reitaisai, uma dança executada pelas sacerdotisas miko. Normalmente, esta cerimónia realiza-se no sábado.
Recomendo que se prepare para tirar fotografias do corte jo no domingo, pois verá cerca de 500 pessoas vestidas com trajes tradicionais do período Heian num cortejo como o Shinkosai. O desfile parte do Santuário Kanda Myojin levando os deuses regionais Ichinomiya Houren, Ninomiya Mikoshi e Sannomiya Mikoshi em Mikoshis para purificar as aldeias. A celebração é realizada para pedir prosperidade e riqueza e o santuário é ideal para estes fins.
Informações práticas
- Localização: 2 Chome-16-2 Sotokanda, Cidade de Chiyoda, Tóquio 101-0021.
- Quando ir: no fim de semana mais próximo de 15 de maio.
- Preço: entrada gratuita.
- Horário: as actividades decorrem durante o dia.
10. Desfrute do festival único da máfia japonesa, o Sanja Matsuri
O Sanja Matsuri é um festival organizado pela Yakuza ou máfia japonesa durante o terceiro fim de semana de maio no distrito de Asakusa, em Tóquio. Por mais estranho que possa parecer, este festival é ansiosamente aguardado pelos residentes de Tóquio e até pelos turistas. É a única altura em que a temida máfia do país marca presença numa celebração repleta de muito barulho e álcool.
O nome do festival significa festival dos três santuários e, durante este, três Mikoshis são transferidos para o templo Sensō-ji. Cada Mikoshi é suposto representar os fundadores do templo. Para os venerar, milhares de pessoas deslocam-se ao bairro e festejam dançando ao som de música feita a partir de sons ensurdecedores de taiko ou tambores japoneses, apitos, pessoas a gritar, flautas e assobios.
Um dos aspectos mais marcantes da celebração é o facto de os membros dos clãs mafiosos se despirem dos seus trajes até ficarem vestidos apenas com um fundoshi, o traje usado pelos lutadores de sumo.
Informações práticas
- Local: 2 Chome-3-1 Asakusa, Cidade de Taito, Tóquio 111-0032.
- Quando ir: Terceiro fim de semana de maio.
- Preço: Entrada gratuita.
- Horário: As actividades decorrem durante o dia.
Qual a lotação de Tóquio em maio e quais os preços?
maio é um dos melhores meses para visitar Tóquio. Se decidir viajar neste mês, prepare-se para ver muitos turistas nas ruas da capital. No entanto, não é a época alta, por isso não entre em pânico.
Os preços não são nem demasiado baixos nem demasiado altos. Por exemplo, um quarto de hotel pode custar uma média de 120 euros. É também um mês em que andar a pé será muito mais agradável devido à temperatura, pelo que poderá poupar algum dinheiro em transportes públicos ou táxis.
Como é que está o tempo em Tóquio em maio?
Se ainda não escolheu um mês para viajar para Tóquio, recomendo que o faça em maio. Durante este mês, pode desfrutar de um clima primaveril e de dias de sol. A temperatura média é de 18°C na capital, por isso há muitos festivais e celebrações ao ar livre.
Embora o tempo seja normalmente muito agradável, pode chover nalguns dias, por isso prepare-se. Por outro lado, os dias são mais longos, com mais de 13 horas de sol, mais tempo para desfrutar da cidade!
O que levar na mala para uma visita a Tóquio em maio?
Como disse anteriormente, maio é um mês de primavera em que o tempo é perfeito para fazer turismo. É por isso que recomendo que leve roupa confortável e leve que lhe permita passear pelos parques e ruas de Tóquio. Pode levar uma camisola leve, camisas de mangas compridas e talvez um mackintosh, pois por vezes pode chover um pouco.
Se for fazer actividades durante a noite, é melhor levar uma camisola quente que possa usar. Não deve faltar na sua mala um calçado confortável e ergonómico. Lembre-se que a melhor maneira de conhecer uma cidade é a pé.