10 coisas para fazer em Marrakech em janeiro

Vai começar o ano com uma visita a Marraquexe? Não consigo pensar num plano melhor. Pode desfrutar desta cidade durante todo o ano, mas janeiro é um mês em que pode correr uma maratona, esquiar ou até surfar.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 10 minutos

10 coisas para fazer em Marrakech em janeiro

Construção em betão em Marraquexe | ©Nicolas Postiglioni

janeiro é uma das melhores alturas para viajar para Marraquexe por várias razões. Por um lado, o clima permite-lhe escapar ao frio do inverno europeu para desfrutar de temperaturas amenas e visitar a cidade sem o calor do verão. Por outro lado, como é época baixa, pode visitar a cidade sem multidões e também a um preço mais baixo.

Embora Marraquexe, tal como o resto de Marrocos, não siga o calendário ocidental, pelo que não celebram festividades como o Ano Novo, é uma cidade cosmopolita com uma grande oferta cultural e em janeiro é também muito desportiva. Quer saber porquê? Continue a ler!

1. Faça uma viagem ao deserto sem o calor sufocante do verão

Visitar Merzouga| ©Jeff Jewiss
Visitar Merzouga| ©Jeff Jewiss

Quer visitar o deserto de Marraquexe mas o calor impede-o de o fazer? Aproveite o facto de visitar a cidade em janeiro, quando as temperaturas não são sufocantes. É também uma altura do ano menos turística, pelo que poderá desfrutar do deserto a um ritmo mais calmo. A partir de Marraquexe, ficará impressionado quando passar por Ouarzazate, a "porta do deserto" que conduz ao Saara, onde passará por uma paisagem de dunas com quase 200 metros de altura.

Embora seja verdade que as temperaturas são mais baixas em janeiro, não pense que por ser mais frio vai chover, o que certamente estragaria a sua viagem ao deserto marroquino, pois o clima nas zonas interiores é muito mais seco e quase não chove em janeiro. Lembre-se, no entanto, que as temperaturas descem muito no deserto durante a noite, por isso não se esqueça de levar muita roupa se decidir dormir no deserto marroquino ou se for fazer uma viagem de mais de um dia.

Reserve a sua excursão ao deserto de Marraquexe

2. Veja as montanhas do Atlas cobertas de neve ao longe

Montanhas do Atlas| ©Spixey
Montanhas do Atlas| ©Spixey

Marraquexe fica no sopé da Cordilheira do Atlas, uma imponente cadeia montanhosa que atravessa o noroeste de África. Onde quer que esteja, é provável que repare nela ou que a consiga ver ao longe, mas se há um sítio em Marraquexe onde o Atlas é mais proeminente, é a partir dos Jardins Menara.

A vantagem de visitar em janeiro e não em qualquer outro mês é que as hipóteses de o Atlas estar coberto por uma cortina de neve são muito elevadas. O mais espantoso é que o branco puro do inverno de Marraquexe é camuflado pelo azul límpido do céu e das nuvens, criando uma tela perfeita. Prometo-lhe que o romance e a majestade da paisagem são inacreditáveis e não vai querer parar de a fotografar!

Reserve a sua excursão aos Montes Atlas

3. Surfe e aproveite as ondas de Essaouira

Surfar em Marraquexe| ©Filipe WTA
Surfar em Marraquexe| ©Filipe WTA

janeiro é também um bom mês para os surfistas que viajam para Marraquexe. As temperaturas amenas (entre 8ºC e 20ºC) e a qualidade das suas praias fazem desta cidade imperial um destino idílico para a prática do surf.

É claro que, por muito bom que seja o tempo e as ondas espectaculares que possa surfar, não se esqueça que está em águas atlânticas, conhecidas pelo seu frio, por isso não se esqueça de levar os seus melhores fatos de mergulho.

Que praias recomendo? Sem dúvida, qualquer uma das praias da cidade de Essaouira, conhecida como a Pérola do Atlântico pela sua beleza. E para recarregar as baterias depois de um dia de surf, vá a um dos restaurantes da zona e peça um bom prato de peixe. Essaouira é uma cidade com um porto de pesca, pelo que a qualidade do peixe é soberba. Embora possa ir por conta própria, recomendo que faça uma excursão organizada a partir de Marraquexe para descobrir toda a cidade, para além das praias.

Reserve a sua viagem a Essaouira

4. Descubra a história de Marrocos no dia do Manifesto da Independência

Uma visita ao Museu de Marraquexe| ©Donar Reiskoffer
Uma visita ao Museu de Marraquexe| ©Donar Reiskoffer

O dia 11 de janeiro marca um dia muito importante na história de Marrocos: a assinatura do seu Manifesto de Independência. Embora os acontecimentos deste dia sejam bastante políticos e não haja desfiles ou grandes celebrações públicas, penso que é uma boa altura para visitar o Museu de Marraquexe.

Ao percorrer as salas do museu, pode testemunhar a história e a cultura marroquinas e compreender a importância deste dia. Tapetes, armas, elementos decorativos... Encontrará muitos objectos na sua visita, que também é gratuita, mas acima de tudo sairá com uma melhor compreensão dos milhares de anos de história sobre os quais uma cidade como Marraquexe e um país como Marrocos são construídos.

Uma boa maneira de aprender mais sobre a história da cidade e do país é fazer uma visita guiada a Marraquexe. Os guias não só o levarão de um lugar para outro, como também lhe contarão factos e costumes interessantes para tornar a sua viagem o mais autêntica possível.

Reservar uma visita guiada a Marraquexe

5. Viva o Ano Novo Amazigh em Marraquexe

Celebração do Yennayer| ©Mohamed Baouch
Celebração do Yennayer| ©Mohamed Baouch

Sabia que os países muçulmanos seguem um calendário diferente do nosso? Sim, seguem. De facto, o início do ano não coincide com o calendário ocidental, que segue o calendário gregoriano. A boa notícia é que, se for a Marraquexe em janeiro, poderá celebrar o Yennayer, o Ano Novo Amazigh (termo tradicional árabe para a cultura berbere), que ocorre em meados de janeiro.

A data exacta varia de ano para ano, uma vez que o calendário Amazigh é regido por ciclos lunares. Mesmo assim, recomendo que verifique a data em que vai a Marraquexe e que tente estar na cidade imperial no dia em que eles dão as boas-vindas ao seu novo ano que, aliás, também não coincide em número com o nosso (os Amazigh começaram a contar os seus anos no nosso ano 950 a.C.).

Que celebrações se podem esperar? Muita dança, música e poesia. O que também não falta é a comida tradicional, que aconselho a provar no souk, onde encontrará muitas bancas de comida, ou num restaurante típico de Marraquexe, que recomendo. Não pode faltar o cuscuz nesta ocasião especial, e começará o Yennayer com o estômago cheio da melhor comida típica marroquina!

Reservar uma visita gastronómica a Marraquexe

6. Assistir à apanha da azeitona no Jardim Menara.

Pôr do sol no Jardim Menara| ©محمد بوعلام عصامي
Pôr do sol no Jardim Menara| ©محمد بوعلام عصامي

A beleza deste jardim não pode ser descrita, e se não acredita em mim, espere até o ver com os seus próprios olhos. No sopé da Cordilheira do Atlas, o Jardim Menara funciona como um refúgio de paz para fugir à azáfama de Marraquexe. Se há uma coisa que vai chamar a sua atenção, posso garantir-lhe que será o seu lago artificial, com mais de 150 metros quadrados.

Não só chamará a sua atenção por ser tão bonito, mas também pelo sistema que, nove séculos depois de ter sido criado, ainda utiliza a água do degelo do Atlas para irrigar as oliveiras que crescem à sua volta. Em janeiro, em particular, poderá ver os frutos deste sistema, e nunca melhor dito, porque é o mês em que as azeitonas verdes, cor-de-rosa e pretas são colhidas. O mais mágico do Jardim Menara é a forma como muda de mês para mês, de estação para estação, e testemunhá-lo.

E se na sua viagem a Marraquexe, quiser visitar outros jardins, recomendo que faça uma visita guiada aos Jardins Majorelle.

Reservar uma visita guiada aos Jardins Majorelle

7. Alugar um Riad durante a época baixa em Marraquexe

Um riad marroquino| ©Catherine Pioh
Um riad marroquino| ©Catherine Pioh

Não sabe o que é um riad? Assim que souber, vai querer passar pelo menos uma noite num riad. Os riads são antigos palácios ou moradias que são agora utilizados como alojamento turístico e cujos preços baixam no início do ano, durante o inverno em Marraquexe.

Dispostos em torno de um pátio central com uma fonte, cada quarto do Riad é um tesouro. Repleto de azulejos, plantas, arcos... Passará longos períodos de tempo a contemplar cada detalhe da decoração.

Talvez estivesse a pensar ficar num hotel, mas a experiência Riad é muito mais autêntica. Os seus anfitriões serão muito mais acessíveis, oferecendo-lhe tudo o que precisa para se sentir em casa, incluindo os melhores pratos marroquinos, para que possa aproveitar ao máximo a sua estadia em Marraquexe. Além disso, os preços são mais baixos nesta altura do ano, tornando a sua estadia num Riad mais acessível.

Reservar um passeio gastronómico por Marraquexe

8. Celebrar o Ano Novo com uma refeição festiva em Marraquexe e o espetáculo da Praça El Fna.

Djemaa El Fna| ©F Mira
Djemaa El Fna| ©F Mira

Embora Marraquexe, tal como o resto de Marrocos, mude o ano de acordo com o calendário lunar, o afluxo de turistas ocidentais fez com que a cidade celebrasse também o Ano Novo Gregoriano. Que melhor forma de mudar o ano nesta cidade imperial?

Não espere grandes festividades ou decorações, mas o dia 1 de janeiro é um ótimo dia para celebrar o ano novo com uma refeição típica em Marraquexe. O que há no menu? Depende do sítio onde for, mas recomendo que vá a um restaurante tradicional onde cozinham numa tajine, panelas de cerâmica com uma tampa cónica onde cozinham guisados de legumes, frango e também a famosa sopa harirah, feita com cereais, leguminosas, legumes, carne e uma combinação perfeita de especiarias.

Para começar o ano e janeiro com o pé direito, nada como festejar na Praça El Fna, onde todas as noites, e especialmente nesta, se realiza um espetáculo fabuloso com acrobatas, ilusionistas, luzes e danças. Vai deixar passar um fim de ano tão mágico? Recomendo que façam previamente uma visita guiada para conhecerem os arredores e a Praça El Fna e saberem todos os pormenores deste dia.

Reservar uma visita guiada a Marraquexe

9. Festejar a abertura da estância de esqui de Oukaimeden em janeiro

Visitar o Oukaimeden| ©simon_music
Visitar o Oukaimeden| ©simon_music

Sabia que Marraquexe tem algumas das melhores pistas de esqui do mundo? Sim, tem, e tenho a certeza de que está ansioso por descobrir. Embora ainda não existam muitas, a cerca de uma hora e meia de Marraquexe encontra-se Oukaimeden, uma estância de esqui no coração das montanhas do Alto Atlas. Os seus picos cobertos de neve são o destino preferido dos esquiadores, que ali passam longos dias quando a estância abre em janeiro.

O único senão é que, apesar de ter telecadeiras, pontos de aluguer de equipamento e pistas de diferentes níveis, não é uma estância ocidental como as que está habituado. O meu conselho é que não vá com expectativas de encontrar qualquer luxo, embora vá gostar na mesma.

Tenha em atenção que não há praticamente nenhum alojamento na zona, mas como fica perto de Marraquexe, pode fazer uma viagem de um dia a partir de Marraquexe e voltar quando as pistas fecharem. Vale a pena se estiver em Marraquexe durante pelo menos três dias.

10. Correr a Maratona de Marraquexe em janeiro

Participar numa maratona| ©RUN 4 FFWPU
Participar numa maratona| ©RUN 4 FFWPU

Se é um corredor entusiasta e não quer mais do que ver as cidades que visita numa boa corrida, inscreva-se na Maratona de Marraquexe no site oficial. Realizada todos os anos no final de janeiro, reúne corredores de todo o mundo que, tal como você, aproveitam a sua deslocação à cidade marroquina para calçar os seus ténis de corrida e talvez melhorar o seu recorde pessoal.

Para além disso, o percurso é bastante rápido e plano. Não só conhecerá a cidade, como também participará numa das maratonas mais prestigiadas do mundo... Parece bom, não é? Imagine regressar da sua viagem a Marraquexe com mais uma corrida atrás de si e com a emoção de ter percorrido os locais mais bonitos da cidade.

O percurso passa por olivais e palmeiras, mas também pela zona mais cosmopolita de Marraquexe. É provável que queira parar para tirar fotografias e admirar a paisagem, mas, de momento, concentre-se apenas em cruzar a meta - haverá tempo para descobrir a cidade mais tarde, numa excursão!

O tempo em Marraquexe em janeiro

Nos Jardins Majorelle| ©Jean-Pierre Dalbéra
Nos Jardins Majorelle| ©Jean-Pierre Dalbéra

janeiro é uma das melhores alturas para viajar para Marraquexe, precisamente devido ao seu clima. Durante o verão, é uma cidade quente e algo sufocante, pelo que janeiro permite desfrutar de uma brisa ligeira, céu limpo e cerca de 10 horas de luz por dia.

Marraquexe é uma cidade do interior de Marrocos, pelo que a precipitação é muito baixa. De facto, as estatísticas mostram que só chove durante cerca de 3 dias durante este mês.

Em suma, janeiro é um ótimo mês para visitar Marraquexe. Durante o dia, pode até usar mangas curtas, pois a temperatura média ronda os 12ºC, atingindo uma máxima de cerca de 20ºC. À noite, no entanto, não se esqueça de trazer roupa quente, pois as mudanças de temperatura são um pouco bruscas e, embora não congele, pode chegar aos 6ºC.

Reservar uma visita guiada a Marraquexe

Aproveite a época baixa de janeiro em Marraquexe

Acampar em Zagora| ©ismail el youssefi
Acampar em Zagora| ©ismail el youssefi

A diminuição do número de turistas que viajam para Marraquexe em janeiro e o facto de não ser época alta faz com que os preços sejam mais baixos neste mês. Recomendo que considere ficar em Riads, antigos palácios que foram convertidos em alojamentos de estilo tradicional. Noutras alturas do ano, os Riads são mais caros, mas em janeiro os preços são comparáveis aos de qualquer hotel.

Para além dos preços do alojamento e dos transportes, janeiro é um dos meses com menos turismo em Marraquexe, o que significa menos multidões nos locais mais visitados. Se quiser explorar a cidade, perder-se na Medina ou visitar os seus muitos museus sem tanta gente à sua volta, janeiro é a altura certa para o fazer.

Além disso, se reservar uma visita guiada, não só poderá ver a cidade em paz e sossego, como também terá uma explicação de tudo o que vê, o que é essencial para conhecer a cultura de Marraquexe em primeira mão. Não deixe de ler o post O que não perder se for a Marraquexe em janeiro e planeie a sua viagem.

Reservar uma visita guiada a Marraquexe