10 coisas para fazer em Marrakech em agosto

Marraquexe é uma cidade muito popular em agosto. Algumas das festividades mais importantes do ano têm lugar em agosto. No entanto, é um mês muito quente e mais caro do que o habitual.

María Cano

María Cano

leitura de 11 minutos

10 coisas para fazer em Marrakech em agosto

Marraquexe, Marrocos | ©Paul Macallan

agosto pode não ser o melhor mês para visitar Marraquexe, pois faz muito calor, mas continua a ser o mês de eleição para muitos viajantes, pois coincide com o mês em que muitos europeus tiram férias. Por esta razão, a afluência de turistas neste mês é muito elevada e, por conseguinte, os preços são mais caros.

Mesmo assim, Marraquexe é uma cidade impressionante e encontrará sempre planos ideais para a sua visita. Aqui estão algumas promoções para esta altura do ano.

1. Desfrutar da vida nocturna na praça Jamaa el-Fna

Praça Jamaa el-Fna à noite| ©Alexander J.E. Bradley
Praça Jamaa el-Fna à noite| ©Alexander J.E. Bradley

Situada na Medina, a zona histórica, a praça de Yamaa el-Fna é o local mais caraterístico e popular de Marraquexe, um ponto focal da cidade tanto para os habitantes locais como para os visitantes. Esta grande praça é um lugar incrível ao lado da Mesquita Kutubia.

Recomendo que, na sua viagem em agosto, aproveite a altura em que a noite cai para passear pela praça, absorver e viver a cultura local. Também pode fazer um lanche numa das bancas enquanto desfruta de um espetáculo improvisado: contadores de histórias, encantadores de serpentes, acrobatas, entre outros, vêm à praça à medida que a noite avança.

Se quiser aproveitar a sua visita a este lugar central para descobrir outras opções na Medina, deixo-lhe o post O que ver e o que fazer na Medina de Marraquexe e recomendo que reserve uma visita guiada à Medina para aproveitar ao máximo a sua visita.

Reservar uma visita guiada a Marraquexe

2. Fazer uma viagem ao Vale de Ourika

Paz, calma e vistas esplêndidas do vale de Ourika| ©puffin11k
Paz, calma e vistas esplêndidas do vale de Ourika| ©puffin11k

Um dos planos mais interessantes para agosto é uma viagem ao Vale de Ourika, um dos locais mais visitados de Marrocos. Situado a apenas 60 quilómetros da cidade, encontra-se este paraíso natural cuja principal atração no verão são as sete cascatas de Ourika, onde se pode tomar banho e fugir um pouco ao calor. De facto, os visitantes normalmente só chegam à primeira das cascatas porque as outras são um pouco inacessíveis.

Nesta excursão, terá também a oportunidade de visitar a aldeia de Setti Fatma e absorver a cultura local e o património artístico. E se depois desta excursão ficar com o bichinho e quiser procurar planos semelhantes, não hesite em ler o post os melhores passeios de Marraquexe e conhecerá as principais opções.

Reservar uma viagem ao Vale do Ourika

3. Fuja do calor com uma viagem à bela cidade de Essaouira

O porto de Essaouira| ©Patrick Nouhailler
O porto de Essaouira| ©Patrick Nouhailler

Uma das melhores alturas do ano para uma viagem a Essaouira é, sem dúvida, agosto. Declarada Património da Humanidade em 2001, é conhecida como a pérola azul do Atlântico pela sua considerável beleza. Esta cidade portuária está situada na costa atlântica, a cerca de 180 quilómetros de Marraquexe, e em agosto poderá desfrutar de um mergulho nas suas praias, de um passeio pelo seu passeio marítimo ou de uma deliciosa refeição.

Nos anos 70, Essaouira era uma cidade escolhida por artistas e músicos para passar uma temporada ocasional. É por isso que é considerada um paraíso para o movimento hippie. Mas esta cidade esconde muitos outros segredos. É um local chave para a produção de óleo de argão artesanal, muito utilizado em produtos cosméticos. E para os fãs de séries de televisão que visitam a cidade, estão com sorte, pois é um dos locais de filmagem de "Game of Thrones". Uma viagem inesquecível, não hesite em visitar.

Leia o post Excursões a Essaouira a partir de Marraquexe e descubra todos os detalhes. Por outro lado, também vos deixo o link de como ir de Marraquexe a Essaouira.

Reservar uma excursão a Essaouira

4. Refrescar-se nas cascatas de Ouzoud

Cascatas de Ouzoud| ©Tomkeene
Cascatas de Ouzoud| ©Tomkeene

agosto é também um ótimo mês para visitar as cascatas de Ouzoud, pois pode aproveitar a sua visita para dar um mergulho e refrescar-se. Com 100 metros de altura, são as quedas de água mais altas do Norte de África. Estão situadas a cerca de 150 quilómetros de Marraquexe e demoram cerca de três horas a chegar, mas são um verdadeiro monumento natural que não pode perder na sua viagem a Marraquexe.

Também poderá ver os macacos selvagens que habitam a área durante a sua visita. Eles são selvagens, mas não se preocupe, nunca houve nenhum incidente.

Pode tirar partido de algumas das excursões disponíveis a partir de Marraquexe, que começam em cerca de 30 euros. A duração é de cerca de 10 horas.

Reservar uma viagem às cascatas de Ouzoud

5. Passar a noite no deserto de Marraquexe

Fotografia nocturna em Merzouga| ©Jaanus Jagomägi
Fotografia nocturna em Merzouga| ©Jaanus Jagomägi

Uma viagem ao deserto de Marraquexe é uma das melhores experiências que pode planear para a sua viagem. Por isso, mesmo que viaje em agosto, quando as temperaturas são mais extremas, não deve deixar de visitar o deserto, porque é um lugar inesquecível a que toda a gente deve ir pelo menos uma vez na vida. No entanto, se fores em agosto, recomendo-te definitivamente que optes por uma viagem nocturna ao deserto. Terá a oportunidade de ver o pôr e o nascer do sol e passar a noite numa tenda.

Tem a opção de ir ao deserto de Merzouga, ao deserto de Zagora ou ao deserto de Agafay. Não hesite em ler o post Noite no deserto de Marraquexe e descubra todos os pormenores.

Reservar uma excursão ao deserto de Marraquexe

6. Apreciar a gastronomia marroquina com uma visita de degustação

Loja de nozes e frutas em Marrocos| ©Evan Bench
Loja de nozes e frutas em Marrocos| ©Evan Bench

Outra opção que recomendo para a sua viagem em agosto é um passeio gastronómico por Marraquexe. Este passeio começa ao entardecer, quando o sol começa a se pôr, e você pode passear pelos souks da cidade enquanto prova alguns de seus principais produtos locais, como frutas secas, azeitonas ou doces. Mas este passeio é muito mais do que isso. Depois, desfrutará de um saboroso e tradicional jantar marroquino na popular praça Jemaa el Fna.

Aqui estão os posts sobre comida marroquina e os melhores restaurantes de Marraquexe para que possa conhecer todos os detalhes da gastronomia local.

Reservar um passeio gastronómico por Marraquexe

7. Fugir do calor num dos museus de Marraquexe

Museu Yves Saint Laurent:| ©Rainer Pidun
Museu Yves Saint Laurent:| ©Rainer Pidun

Se decidir visitar Marraquexe no mês de agosto, é muito importante que nas horas centrais do dia aproveite para ir para o hotel descansar ou, muito melhor, que vá a um dos principais museus da cidade para se refugiar do calor.

  • Museu Yves Saint Laurent: O estilista Saint Laurent apaixonou-se por Marraquexe desde o momento em que a pisou pela primeira vez e foi uma das suas principais fontes de inspiração. De tal forma que, uma década após a sua morte, abriu este museu que alberga uma coleção permanente das suas principais obras, bem como algumas das suas exposições temporárias e uma livraria especializada. O horário de visita é das 11 às 17 horas.
  • Museu Dar el Bacha: Conhecido como o Museu das Confluências, foi inaugurado em 2017 e é sem dúvida um dos edifícios mais bonitos de Marraquexe. É um palácio construído no início do século XX que foi a residência oficial de Thami El Glaoui, o Paxá de Marraquexe, a mais alta autoridade do sul de Marrocos durante mais de quarenta anos. O museu destaca a cultura e a arte marroquinas, bem como o Islão.
  • Casa da Fotografia: Este museu, promovido por Patrick Manac'h e Hamid Mergani, abriu as suas portas ao público no coração da cidade em 2009 e alberga uma coleção de mais de 10.000 fotografias, documentos e chapas fotográficas antigas de Marrocos entre o final do século XIX e a primeira metade do século XX.
  • Museu Orientalista: Nesta galeria de arte terá a oportunidade de ver peças notáveis de Dalí, Jacques Majorelle, Delacroix e Lord Weeks, que ao longo das suas vidas foram cativados pela beleza das paisagens, cidades e vida de Marrocos e a captaram nas suas telas. Do meu ponto de vista, é uma visita obrigatória. Está aberto das 10 às 19 horas. Além disso, se tiver a oportunidade de o visitar, não hesite em subir ao terraço do museu, de onde terá vistas espectaculares da medina, bem como das montanhas do Atlas.

8. Ashura, uma celebração muito especial

Na Festa da Ashura| ©FMD
Na Festa da Ashura| ©FMD

Em Marrocos, como em todos os países islâmicos, o dia de Ashura é celebrado para comemorar a libertação do povo de Israel dos egípcios por Moisés. Dependendo do país em que se encontra, esta data é celebrada de uma forma ou de outra. Especificamente em Marraquexe, é prestada homenagem aos membros mais jovens da família. São-lhes oferecidas roupas, brinquedos, doces e rebuçados.

Na véspera, realiza-se o zamzam, que consiste num jogo em que as crianças mergulham umas às outras e aos seus familiares e amigos com balões e baldes de água. Além disso, em ambos os dias, jovens e idosos percorrem o bairro tocando taarej (tambores), cantando e dançando. E, à noite, fazem fogueiras e juntam-se à volta delas, tendo também a música como pano de fundo.

9. A "Revolução do Rei e do Povo" e a "Festa da Juventude", dois dias importantes em Marrocos

Festa em Marrocos| ©Montse PB
Festa em Marrocos| ©Montse PB

A Revolução do Rei e do Povo é celebrada a 20 de agosto para comemorar o regresso ao trono do Rei Mohammed V, que liderou a independência de Marrocos em 1956 contra o rei imposto pelos franceses. Neste feriado, estão previstas várias actividades, tanto culturais como desportivas, para celebrar a ligação entre o povo e o monarca.

Além disso, um dia mais tarde, a 21 de agosto, coincidindo com a data de nascimento de Mohammed VI, realiza-se a popular Festa da Juventude.

Dica de viajante

Se viajar para Marraquexe em agosto, recomendo que comece a visitar a cidade de manhã cedo para aproveitar as horas mais frescas. Também pode aproveitar as horas centrais para visitar um museu, relaxar no seu hotel ou comer num dos maravilhosos restaurantes da cidade

.

10. Desfrute de um dia relaxante na Plage Rouge

Piscina de Plage Rouge| ©lapiguerouge
Piscina de Plage Rouge| ©lapiguerouge

No início de abril, tem lugar um evento há muito esperado, a abertura de Plage Rouge, uma estância localizada a cerca de 15 quilómetros da medina, ideal para fugir ao calor e passar um dia de sol, piscina e turismo de relaxamento.

Plage Rouge tem uma piscina de dois mil quilómetros quadrados e é o local ideal para relaxar depois de vários dias de intensa atividade e visitas turísticas na cidade. Pode relaxar numa cama balinesa e em espreguiçadeiras, dar um mergulho, apanhar sol, desfrutar de música ao vivo, de uma deliciosa refeição ou de um cocktail... O que mais se pode pedir? Para além disso, só tem de pagar uma taxa de entrada de apenas 14 euros. Vale definitivamente a pena se você estiver em Marrakech por alguns dias.

A temperatura em Marraquexe em agosto

Viagem a Marrocos| ©Daniel Van der loik
Viagem a Marrocos| ©Daniel Van der loik

O termómetro de agosto em Marraquexe regista temperaturas muito elevadas, com uma média máxima entre 35ºC e 40ºC e uma média mínima de 21ºC. De facto, houve alguns anos em que a temperatura chegou a atingir os 46ºC. Assim, e embora possa parecer incrível, o contraste de temperatura entre a máxima e a mínima pode chegar aos 20ºC.

Precisamente por este motivo, é aconselhável aproveitar as horas centrais para fazer uma pausa no hotel ou ir a espaços fechados e climatizados, como museus, e as visitas mais importantes devem ser feitas logo pela manhã.

Reservar uma visita privada a Marraquexe

O fluxo turístico em Marraquexe em agosto

Percorrer Marrocos| ©Louis Hansel
Percorrer Marrocos| ©Louis Hansel

Devido ao clima, bem como às altas temperaturas, agosto é um dos piores meses para visitar Marraquexe, mas o número de turistas é consideravelmente superior ao de outros meses do ano. Mesmo assim, o número de turistas é consideravelmente mais elevado do que noutros meses do ano. Poderá perguntar-se porquê? A resposta é muito simples: a maioria dos europeus tira férias neste mês do ano.

E é precisamente por isso que é aconselhável reservar o seu voo e hotel com antecedência. Por outro lado, quando se trata de visitar os diferentes monumentos, é aconselhável optar pelas primeiras horas do dia, quando as temperaturas não são tão extremas.

Não deixe de ler os posts segurança em Mar raquexe e como se deslocar em Marraquexe. São muito práticos.

Reservar uma visita guiada a Marraquexe

Festas de agosto em Marraquexe

Djemaa El Fna| ©F Mira
Djemaa El Fna| ©F Mira

Em agosto, Marraquexe celebra várias datas importantes, como o Aniversário da Revolução do Rei e do Povo, que tem lugar a 20 de agosto, o Festival da Juventude, a 21 de agosto, ou a Festa da Lealdade, a 14 de agosto, dia em que se comemora a ocupação de Rio de Oro. São dias em que é sempre muito interessante passear pela cidade e ver as diferentes celebrações que os cidadãos fazem nas ruas.

Reservar uma visita guiada à Medina de Marraquexe

Preços de Marraquexe em agosto

Dinheiro marroquino| ©Doug Knuth
Dinheiro marroquino| ©Doug Knuth

Uma das desvantagens de ir a Marraquexe em agosto é que os preços são consideravelmente mais caros do que noutros meses do ano. agosto é o mês habitual de férias e, por conseguinte, um grande número de pessoas escolhe esta altura do ano para a sua viagem. Este afluxo de turistas está diretamente relacionado com o aumento dos preços, tanto dos voos como dos hotéis.

Reservar uma visita guiada a Marraquexe

O que levar na mala para a sua visita a Marraquexe em agosto

Fazer as malas| ©Craig Adderley
Fazer as malas| ©Craig Adderley

agosto é o mês mais comum para as férias, pelo que é muito provável que a sua visita a Marraquexe tenha lugar nesta altura do ano. Se for esse o caso, escolha bem como fazer a sua mala, pois as temperaturas são muito elevadas e é essencial que leve roupa leve. Para isso, recomendo roupa de linho ou de algodão. Além disso, não deixe de levar um chapéu ou boné para evitar a insolação e não se esqueça dos óculos de sol.

Lembre-se de que Marrocos é um país muçulmano e as mulheres são aconselhadas a não usar roupas decotadas, curtas ou sem alças. É muito prático levar um lenço ou um foulard para cobrir os ombros.

Além disso, não hesite em consultar os posts Marraquexe num dia, Marraquexe em dois dias, Marraquexe em três dias, Marraquexe em quatro dias, Marraquexe em cinco dias e Marraquexe em sete dias e criar um itinerário para aproveitar ao máximo a sua viagem.

Reservar uma visita aos souks de Marraquexe

Recomendações para o calor excessivo

Protetor solar| ©Onela Ymeri
Protetor solar| ©Onela Ymeri

Em agosto, Marraquexe regista temperaturas muito elevadas e o calor é muito seco. Para combater este facto, é muito importante levar sempre consigo uma garrafa de água mineral para se manter sempre bem hidratado. É também essencial usar roupas leves e cobrir o corpo o mais possível para evitar queimaduras solares. Por esta razão, também é aconselhável usar protetor solar e batom.

Ainda tem dúvidas se agosto é o mês certo para visitar Marraquexe? Nos artigos " Quando viajar para Marraquexe", " Marraquexe no verão " e " Marraquexe no inverno ", pode obter mais informações para o descobrir. E se estiver à procura de mais informações sobre a cidade que não sejam específicas deste mês, não hesite em visitar e ler o artigo o que ver e fazer em Marraquexe.

Reservar uma visita guiada aos Jardins Majorelle e ao Palmeiral de Marraquexe