10 coisas para fazer em Marrakech em fevereiro

Acha que já tem tudo planeado para a sua viagem a Marraquexe em fevereiro? Espere até ler as minhas recomendações de actividades imperdíveis, desde festivais de arte a espectáculos na natureza.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 8 minutos

10 coisas para fazer em Marrakech em fevereiro

Merzouga, Marrocos | ©Boris Ulzibat

Não tenho dúvidas de que a sua lista de coisas para ver e fazer na sua viagem a Marraquexe está quase completa, mas se vai viajar em fevereiro, deve saber que há actividades e eventos que são mais agradáveis do que nunca neste mês, como um festival cultural ou mesmo uma viagem à neve para descobrir uma paisagem que talvez não pensasse ser possível em África.

fevereiro é também um mês muito calmo em Marraquexe, pois é época baixa e as multidões que a cidade costuma ter no resto do ano não serão um problema durante a sua viagem. Poderá desfrutar das actividades que sugiro sem ter muito calor, pois o inverno marroquino é como a primavera.

1. Aventure-se e explore o deserto numa moto-quatro!

Quadriciclo em Zagora| ©gemmmm
Quadriciclo em Zagora| ©gemmmm

É claro que o deserto de Marraquexe existe durante todo o ano e há muitas actividades à sua espera no deserto de Marraquexe, mas fevereiro é um ótimo mês para o desfrutar a uma temperatura amena e com menos hipóteses de uma tempestade de areia, muito mais comum em Marraquexe no verão.

Se nunca esteve num deserto antes, ficará surpreendido com a altura das dunas (até 200m) e com a dificuldade de caminhar entre elas. O meu conselho é reservar um passeio de moto-quatro. Posso garantir-vos que é uma experiência incrível conhecer todos os recantos do deserto e viver uma aventura cheia de adrenalina ao escalar as montanhas de areia.

Como se trata de uma viagem de um dia ao deserto, não se sente o frio da noite. Sim, embora eu tenha pensado que o deserto era quente, isso é parcialmente verdade, porque à noite, em qualquer altura do ano, a temperatura no deserto desce tanto que dormir pode ser difícil. Em fevereiro, o frio é ainda mais intenso, pelo que recomendo que aproveite o deserto durante o dia.

Reservar um passeio de moto-quatro em Marraquexe

2. Desfrutar da neve nas montanhas do Atlas

Neve nas montanhas do Atlas| ©moraycf
Neve nas montanhas do Atlas| ©moraycf

Não se pense que Marraquexe é só deserto, areia e sol, porque quando se avista a Cordilheira do Atlas, a surpresa é grande. A realidade é que a cidade imperial se estende no sopé desta cadeia montanhosa, que funciona como uma divisão entre o Mar Mediterrâneo e o Saara. fevereiro é o melhor mês para ver a cordilheira com um manto de neve.

A parte marroquina do Atlas divide-se em Médio Atlas (altura máxima de 3356 metros), Alto Atlas (com o pico do Toubkal a 4167 metros) e Pequeno Atlas ou Anti-Atlas, cujo pico mais alto, com 2712 metros, é o Amalun Mansur. Em fevereiro, as montanhas do Alto e do Médio Atlas estão geralmente cobertas de neve, deixando uma bela paisagem para ser apreciada em segurança.

Se for um caminhante experiente, poderá atrever-se a iniciar um percurso até ao topo do Monte Toubkal, o grande pico da cordilheira. No entanto, por mais conhecimentos que tenha de montanhismo, o melhor é ir com um guia e estar bem equipado. Trata-se de um percurso algo complicado devido à altitude (mais de 4.000 metros). Se quiser ver como a neve cobre as montanhas, mas sem ir ao fundo das montanhas, nada melhor do que um passeio de balão de ar quente.

Reservar uma excursão à Cordilheira do Atlas

3. Escapar às noites frias de fevereiro no Jardim Majorelle

Jardim Majorelle| ©Mike Finn
Jardim Majorelle| ©Mike Finn

Embora as temperaturas em fevereiro sejam amenas, pode haver um dia em que o frio se faça sentir. Nesse caso, sugiro que visite o Jardim Majorelle, que alberga espécies vegetais dos cinco continentes e, o que mais lhe interessa, um microclima onde não sentirá nem calor nem frio. A entrada custa cerca de 9 euros, mas vale bem a pena. Eu digo-vos porquê.

Desenhado pelo pintor Jacques Majorelle, este jardim é como um quadro em que diferentes tons se combinam para criar um espaço calmo, tranquilo e belo à beira do palmeiral de Marraquexe. No entanto, se o visitar, será graças a Yves Saint Laurent, pois o famoso estilista redescobriu e salvou o jardim da demolição após a morte de Majorelle.

Tal como você, muitos pássaros encontram neste jardim um local perfeito para descansar e abrigar-se nos dias de fevereiro, quando a temperatura desce em Marraquexe.

Reservar uma visita aos Jardins Majorelle

4. Aqueça-se com um banho tradicional num hammam

Relaxar com um ritual de hammam| ©Sandra Vallaure
Relaxar com um ritual de hammam| ©Sandra Vallaure

A temperatura média em fevereiro em Marraquexe ronda normalmente os 15°C, mas pode sempre consultar a previsão meteorológica. Apesar das temperaturas amenas, é possível que um dia fique frio. Se esse dia chegar e quiser escapar ao frio de fevereiro, porque não relaxar num hammam? Estes banhos árabes vão aquecê-lo e deixá-lo como uma nuvem.

Os hammams são banhos públicos que fazem parte da cultura e tradição de Marraquexe, pelo que não pode deixar a cidade sem visitar um. Entre as suas piscinas de água quente e fria e os seus banhos de vapor, poderá relaxar e recuperar as suas energias. O meu conselho é que feche os olhos, ouça a música de fundo e passe muito tempo a preocupar-se apenas com o seu bem-estar.

Se me permite um último conselho, vá a um hammam tradicional e aproveite para tomar um aperitivo sob a forma de chás e bolos, algo muito comum, uma vez que estes banhos funcionam também como um centro social e de reuniões.

Reservar um banho e uma massagem num hammam

5. Beber um delicioso sumo de laranja no seu estado de maturação ideal.

Sumo de laranja| ©Bruno Scramgnon
Sumo de laranja| ©Bruno Scramgnon

Se há uma coisa que não pode deixar de provar durante a sua estadia em Marraquexe em fevereiro, é o sumo de laranja, quando o fruto está no seu pico de maturação. Não terá muita dificuldade em encontrá-lo, por exemplo, na medina de Marraquexe, quer nas suas intrincadas ruas, quer na Praça Jemaa el Fna.

Mas o sabor de uma laranja bem madura não é o único segredo que explica a rica doçura dos sumos. Quer que eu lho diga ou prefere tentar descobri-lo quando o provar? Pois bem, em Marraquexe fazem um sumo tão rico porque misturam sumo de laranja com sumo de tangerina, que é muito mais doce.

Uma vez na Praça Jemaa el Fna, recomendo que passeie pela medina, descubra os seus souks e talvez faça compras numa das bancas ou experimente as especiarias que aí se vendem. Eu sei que podem ser avassaladores, com tanto movimento e regateio, por isso recomendo que faça uma visita organizada a Marraquexe, para que o seu guia lhe mostre as melhores bancas que vendem tecidos, especiarias ou temperos, enquanto conhece a cidade em profundidade.

Reservar uma visita guiada aos souks de Marraquexe

6. Maravilhe-se com as amendoeiras em flor nos jardins da mesquita de Koutoubia

Mesquita de Koutoubia| ©Daniel Csörföly
Mesquita de Koutoubia| ©Daniel Csörföly

Se já viu uma paisagem de amendoeiras em flor, sabe como é mágico. Se ainda não presenciou este fenómeno natural, Marraquexe é um ótimo local para o fazer, especialmente em fevereiro, quando as amendoeiras estão em flor.

Embora existam amendoeiras em muitos dos jardins da cidade, recomendo que se for a Marraquexe em fevereiro vá aos Jardins da Mesquita Koutoubia. Aí pode sentar-se ao fim da tarde e observar as belas cores das amendoeiras em flor e sentir o doce aroma que libertam.

Naturalmente, este refúgio de paz é o toque final perfeito para a sua visita à Mesquita Koutoubia, que é gratuita. Ficará maravilhado com o seu minarete, que se destaca acima dos edifícios circundantes, imponente e belo devido à tonalidade rosada que lhe é dada pelo arenito, o material com que foi construído. A combinação perfeita para as amendoeiras em flor! E se lhe apetecer visitar mais jardins, não hesite em visitar o Palmeira de Marraquexe.

7. Testemunhar a interculturalidade durante a Bienal de Marraquexe

Na Bienal de Marraquexe| ©Artishock
Na Bienal de Marraquexe| ©Artishock

Se há uma coisa que distingue Marraquexe, é a sua interculturalidade. A sua história, marcada pela presença francesa durante o tempo do protetorado, e a sua atração turística fizeram dela um lugar de encontro de culturas. Sem dúvida, um espetáculo emocionante que, apesar de ser vivido todos os dias nas ruas, merecia um festival: a Bienal de Marraquexe.

Centrado na vanguarda de diferentes artes (cinema, literatura, arquitetura, performance...), este festival trilingue (em árabe, francês e inglês) realiza-se no final de fevereiro e serve de nexo de união e apresentação para diferentes artistas e culturas.

Se gosta de arte e gosta de admirar a coexistência e o respeito entre culturas, tem de ir. As conversas que se estabelecem entre os artistas, as exposições e os eventos que se realizam (como actuações ou leituras) são enriquecedores. Além disso, são várias as instalações e os museus que acolhem este festival, pelo que servirá também de pretexto para conhecer espaços como a galeria Comptoir des Mines, o centro de arte contemporânea por excelência de Marraquexe.

8. Experimente o seu próprio filme nos cenários de Marraquexe

Nos Kasbahs de Aït Benhaddou| ©Abdel Charaf
Nos Kasbahs de Aït Benhaddou| ©Abdel Charaf

Marraquexe é um destino turístico por muitas razões, mas uma delas é que, atravessando as montanhas do Alto Atlas, se chega a Ait Ben Haddou, uma cidade fortificada declarada Património da Humanidade e que foi cenário de muitos filmes de Hollywood, bem como da série Game of Thrones.

Muitos turistas vêm visitá-la, e é uma das excursões que se podem fazer a partir de Marraquexe, pelo que fevereiro é o mês perfeito para o fazer: muito menos multidões e mais paz e tranquilidade para a visitar ao seu próprio ritmo.

Como todas as cidades com história, Ait Ben Haddou é melhor apreciada se for acompanhada por um guia especializado. Aproveitando o facto de ser fevereiro e a procura ser menor, será como fazer uma visita privada a este Kasbah, nome dado a estas fortificações urbanas tão típicas das povoações berberes.

Reservar uma visita guiada a Marraquexe

O que levar na mala para Marraquexe em fevereiro

Bagagem de viagem| ©Dids
Bagagem de viagem| ©Dids

Embora a lista final do que levar na mala dependa das actividades que vai fazer em Marraquexe, a minha recomendação é que, apesar das temperaturas amenas que se fazem sentir na cidade durante o dia, não se esqueça de levar roupa quente para as noites, quando tende a ficar mais fresco. Um casaco leve ou um velo.

O clima de Marraquexe é geralmente árido e as temperaturas em fevereiro variam entre os 8ºC e os 20ºC, com 14% de probabilidades de chuva, pelo que não é necessário levar guarda-chuva ou mackintosh.

Se vai incluir uma visita a um hammam, os banhos públicos mais tradicionais e típicos de Marraquexe, lembre-se de levar roupa de banho e uma toalha.

Há muito turismo em Marraquexe em fevereiro?

Um riad marroquino| ©Catherine Pioh
Um riad marroquino| ©Catherine Pioh

Tal como em Marraquexe em janeiro, o número de turistas que visitam Marraquexe em fevereiro é inferior ao habitual. Isto significa que os preços são também um pouco mais baratos, o que é perfeito se quiser ficar num Riad (as moradias tradicionais marroquinas), conseguir voos baratos e desfrutar de Marraquexe sem as longas filas e multidões. Em suma, é um verdadeiro luxo. Aqui está um post com todas as coisas que tem de ver e fazer na sua viagem a Marraquexe.

Só porque há menos pessoas não significa que tenha de prestar menos atenção à sua segurança em Marraquexe, por isso esteja atento a esquemas turísticos ou excursões duvidosas.

Reservar uma visita guiada a Marraquexe