10 coisas para fazer em Marrakech em outubro

outubro é um dos melhores meses do ano para visitar Marraquexe: as temperaturas são moderadas e a cidade é fácil de visitar, pelo que tem uma lista interessante de planos a descobrir.

María Cano

María Cano

leitura de 9 minutos

10 coisas para fazer em Marrakech em outubro

Marraquexe, Marrocos | ©Jose Luis Garcia

A chegada do outono marca a melhor altura, juntamente com a primavera, para visitar a cidade de Marraquexe e os principais locais que a rodeiam. Os dias são quentes mas não sufocantes, as noites são muito agradáveis, há muitas horas de sol para aproveitar ao máximo os dias, o número de turistas diminui consideravelmente e, por conseguinte, os preços também. A todas estas razões junta-se, claro, a grande variedade de planos que a cidade tem para oferecer. Quer saber mais sobre eles?

Mas primeiro, não hesite em ler o post quando viajar para Marraquexe e não terá dúvidas de que outubro é um dos melhores meses para visitar esta cidade e Marrocos em geral. E se estiver à procura de mais informações que não sejam específicas deste mês, não hesite em visitar o artigo o que ver e fazer em Marraquexe.

1. Viva uma aventura sem precedentes no deserto do Saara

Passeio de camelo em Zagora| ©Gabriele Stravinskaite
Passeio de camelo em Zagora| ©Gabriele Stravinskaite

Todos concordam que a experiência mais espetacular que pode desfrutar na sua viagem a Marraquexe em outubro é um passeio pelo deserto do Saara. Neste mês, a temperatura na cidade ronda os 25ºC e no deserto, embora um pouco mais alta, é totalmente suportável e não tão sufocante como nos meses anteriores. Assim, com a chegada da estação do outono, pode desfrutar desta experiência em grande estilo.

Para isso, tem a possibilidade de ir ao deserto de Merzouga, localizado a cerca de 550 quilómetros de Marraquexe, ao deserto de Zagora, a cerca de 350 quilómetros, e ao deserto de Agafay, que fica a cerca de 40 quilómetros.

Leia o post Excursões no deserto de Marraquexe e conheça todas as opções para a sua viagem. Além disso, tenha em mente que no deserto pode desfrutar de diferentes actividades e pode até passar a noite num acampamento no deserto.

Reservar uma viagem ao deserto de Marraquexe

2. Desfrute dos espectáculos improvisados na praça Jamaa el-Fna

Djemaa El Fna| ©F Mira
Djemaa El Fna| ©F Mira

Situada no coração de Marraquexe, a praça Jemaa el Fna é um local de visita obrigatória em qualquer altura da cidade, mas em outubro é muito agradável visitá-la e passear com as temperaturas amenas. É um lugar para se entreter enquanto observa os habitantes locais ou desfruta de um espetáculo improvisado no meio da praça.

Ao cair da noite, este é o ponto de encontro de contadores de histórias, acrobatas, cantores, músicos, dançarinos e encantadores de serpentes, entre outras personagens únicas. Todos eles farão com que passe um momento único como se estivesse imerso num conto de fadas.

Também pode aproveitar a sua visita a este ponto nevrálgico da cidade para comer num dos seus restaurantes. Aqui está o post Os melhores restaurantes de Marraquexe e, por outro lado, para que tenha o seu trabalho de casa feito, pode ler o artigo Comida marroquina onde aprenderá todos os detalhes da gastronomia tradicional.

Reservar uma visita guiada a Marraquexe

3. Conheça Marraquexe com um passeio pelo souk

Souk de Marraquexe| ©n m
Souk de Marraquexe| ©n m

outubro é a altura ideal para visitar o souk de Marraquexe, situado no coração da Medina de Marraquexe, uma vez que a estação do outono está em pleno andamento e há menos turistas do que noutras épocas do ano, pelo que pode visitar o souk mais confortavelmente, e mais facilmente encontrar as melhores lembranças da sua viagem, bem como os presentes mais peculiares para amigos e familiares. Acessórios de couro, como mochilas ou sacos, peças de vestuário, como as clássicas djellabas, ou produtos cosméticos, como o típico óleo de argão.

A partir do norte da Praça Jamaa el Fna, entrará num labirinto de ruelas labirínticas povoadas por uma miríade de bancas que estarão disponíveis das 10 às 17 horas.

Reservar uma visita guiada ao souk de Marraquexe

4. Passeio de camelo ou de quadriciclo pelo palmeiral de Marraquexe

Visita ao palmeiral ao pôr do sol| ©EliBet.
Visita ao palmeiral ao pôr do sol| ©EliBet.

Outra boa opção para outubro é uma visita ao Palm Grove. Este maravilhoso lugar localizado no noroeste da cidade tem cerca de 100.000 palmeiras e é considerado uma das principais áreas de luxo da cidade. Para explorar este enclave tem várias opções: pode optar por um passeio de camelo, um passeio a cavalo ou desfrutar de um passeio de quadriciclo.

E se quiser saber mais sobre outras propostas, não hesite em ler o post Passeios de camelo em Marraquexe.

Reservar um passeio de camelo no Pameral

5. Explorar os principais jardins de Marraquexe

O jardim secreto| ©Mike Finn
O jardim secreto| ©Mike Finn

Uma das melhores coisas para fazer em outubro é visitar os principais jardins da cidade, como o Jardin Majorelle, o Jardin Secret ou o Jardim Anima.

O Jardin Majorelle é um oásis no coração de Marraquexe que esconde mais de 300 espécies de plantas de todo o mundo entre palmeiras**, cactos, roseiras, buganvílias, bambus, flores de lótus e n**enúfares. O precursor deste jardim foi o pintor francês Jacque Majorelle e, mais tarde, a partir dos anos 80, foi adquirido pelo empresário e estilista Yves Saint Laurent. É atualmente um dos locais mais visitados em Marraquexe. O preço começa nos 12€.

Le Jardin Secret é um local agradável e exótico no coração da cidade de Marraquexe, que alberga quase uma centena de espécies. As suas origens remontam há mais de 400 anos à dinastia Saadiana. A entrada custa a partir de 7 euros.

O Jardim Anima ou Jardim André Heller é um jardim de quase dois hectares situado a 30 quilómetros de Marraquexe e foi promovido pelo artista multimédia internacional André Heller. É um lugar mágico e espetacular que esconde instalações artísticas incríveis e tem caminhos sombrios que se destacam pela sua vegetação exuberante e bonita. A entrada custa cerca de 3 euros e há um serviço de transporte gratuito de quinta a domingo.

6. Descubra um dos principais tesouros de Marraquexe, os túmulos Saadid.

Túmulos Saadid| ©Montse PB
Túmulos Saadid| ©Montse PB

outubro é o mês perfeito para ver os Túmulos Saadid, um dos mais belos monumentos de Marraquexe. Pode perguntar-se porquê? Este é um local com um grande número de visitantes e a sua capacidade é muito reduzida, pelo que uma visita neste mês é ideal para o ver sem filas de espera e desfrutar da visita com conforto.

Este monumento, que foi descoberto no século XX, mas que remonta à dinastia Saadid que reinou entre 1524 e 1659 em Marraquexe, tem várias áreas que podem ser visitadas, como o Mausoléu de Lalla Massouda, a Sala das 12 colunas, a Sala das Orações, a Sala dos Três Nichos e os locais de enterro exteriores. A entrada custa a partir de 6,50 euros.

7. Descubra todos os detalhes da arquitetura marroquina com uma visita ao Palácio da Bahia

Palácio da Bahia| ©Jorge Láscar
Palácio da Bahia| ©Jorge Láscar

Outro lugar ideal para visitar se você estiver em Marrakech em outubro é o Palácio da Bahia, também conhecido como o "Palácio dos Belos". Construído no final do século XIX e promovido por Ahmed Ben Moussa, o grão-vizir do Sultão Abdelaziz, é uma das obras de arquitetura mais características de Marraquexe e tem nada menos que 8000 metros quadrados de extensão, mais de 150 quartos e numerosos pátios e jardins, muito agradáveis para passear quando as temperaturas não são tão elevadas.

Situado no sul da Medina, o palácio está aberto das 9h00 às 17h00 e custa cerca de 6,50 euros.

8. Mergulhe na cultura local com uma viagem a Erfoud durante a Festa da Data

Colheita das tâmaras| ©Carlos Felipe Pardo
Colheita das tâmaras| ©Carlos Felipe Pardo

Coincidindo com a colheita das tâmaras, a Festa das Tâmaras realiza-se a 17 de outubro na cidade de Erfoud, que fica a pouco mais de 500 km de Marraquexe. Trata-se de uma festa muito popular, que inclui doces confeccionados a partir deste fruto requintado, muito típico do país, e que atrai agricultores e berberes das cidades vizinhas para mostrarem os seus produtos. Para além disso, a dança e a música tradicional também fazem parte do pano de fundo desta iniciativa, que vale bem a pena visitar.

9. Relaxar num hammam em Marraquexe

hammam| ©Jens Thommesen
hammam| ©Jens Thommesen

Se quiser mergulhar a 100% na cultura marroquina, recomendo que na sua viagem a Marraquexe aproveite para visitar um hammam. Alguns deles são mais tradicionais e locais, enquanto outros são mais turísticos e luxuosos, mas todos eles oferecem uma experiência relaxante. Em outubro não há muitos turistas, por isso não os encontrará sobrelotados.

Normalmente têm várias salas: uma sala inicial, uma sala quente e uma sala fria. Nalgumas delas também se pode desfrutar de uma massagem. Recomendo que, se quiser desfrutar desta experiência com mais tranquilidade, aproveite o horário de funcionamento da manhã.

10. Maravilhar-se com a Mesquita de Koutoubia

Mesquita de Koutoubia| ©Daniel Csörföly
Mesquita de Koutoubia| ©Daniel Csörföly

Como não ir a Marraquexe e visitar a sua mesquita principal e uma das mais importantes de Marrocos, a Mesquita Koutoubia, que data da segunda metade do século XI. O seu minarete de 69 metros de altura é o ponto mais alto da cidade de Marraquexe e serviu de modelo a outras obras arquitectónicas importantes, como a Torre Hassan em Rabat.

O único inconveniente é que não poderá entrar na mesquita, pois a visita é proibida a quem não pratica o Islão, mas recomendo uma visita a partir de outubro, pois poderá admirá-la e apreciar todos e cada um dos seus pormenores sem ter muito calor.

A temperatura em Marraquexe em outubro

Passear no deserto| ©Trevor Cole
Passear no deserto| ©Trevor Cole

As temperaturas em Marraquexe em outubro são ideais para visitar a cidade. O sol não é tão abrasador como no verão, com uma temperatura média de 25°C e máximas que não ultrapassam os 30°C. A temperatura mais baixa ronda os 20°C. A temperatura mínima ronda os 20ºC. Além disso, a velocidade do vento é mais baixa do que em setembro, com uma média de 15 km/h, o que o torna ideal para viajar para o deserto.

Por outro lado, há pouca precipitação, com uma média de um dia de chuva por mês. E os dias continuam a ser longos: o nascer do sol é por volta das 7h30 e o pôr do sol por volta das 19h00, pelo que há uma média de 12 horas de luz por dia.

O número de turistas em Marraquexe em outubro

Viajar em Marrocos| ©Louis Hansel
Viajar em Marrocos| ©Louis Hansel

Embora seja uma altura ideal para visitar Marraquexe, o número de turistas em outubro é consideravelmente inferior ao dos meses anteriores, pelo que terá mais opções de alojamento na sua viagem e, por conseguinte, os preços dos hotéis são mais baratos do que noutras épocas do ano. Mesmo assim, é sempre aconselhável ser proactivo e fazer a sua reserva com antecedência, pois terá mais e melhores opções.

Não hesite em ler os posts segurança em Mar raquexe e como se deslocar em Marraquexe. São muito práticos.

Festas de outubro em Marraquexe

Tradições na celebração do Ramadão| ©Gabby Canonizado
Tradições na celebração do Ramadão| ©Gabby Canonizado

Se vai a Marraquexe em outubro, tenha em conta que a sua viagem não coincidirá com nenhum feriado bancário ou festividade específica na cidade. O Ramadão, no entanto, é um período de 30 dias em que os marroquinos jejuam do nascer ao pôr do sol. No entanto, não se preocupe, pois embora alguns estabelecimentos comerciais locais estejam encerrados nesta altura do ano, são uma minoria e os museus e os principais locais de interesse estão abertos ao público como no resto do ano.

Preços em Marraquexe em outubro

Dinheiro marroquino| ©Doug Knuth
Dinheiro marroquino| ©Doug Knuth

Os preços em Marraquexe em outubro são consideravelmente mais baratos do que nos outros meses do ano, outro fator decisivo para fazer a sua viagem neste mês do ano. Embora as temperaturas sejam perfeitas para a sua visita, poucas pessoas podem optar por esta altura do ano, pelo que, como há menos turistas, os preços diminuem proporcionalmente.

O que levar na mala para a sua visita a Marraquexe em outubro

Bagagem de viagem| ©Dids
Bagagem de viagem| ©Dids

Se a sua viagem a Marraquexe coincide com o mês de outubro, está com sorte! É um dos melhores meses para visitar a cidade em termos de temperatura. Ainda assim, a temperatura média ronda os 25ºC, pelo que, ao fazer a sua mala, recomendo que opte por roupas leves de linho ou algodão e um ou outro casaco, casaco de malha ou camisola. É também aconselhável que as mulheres mantenham os ombros cobertos e evitem roupas curtas ou decotadas. Não se esqueça que Marrocos é um país islâmico e, embora o código de vestuário não seja tão rigoroso como noutros locais, deve manter uma certa modéstia.