10 coisas para ver e fazer em Edimburgo com crianças
Se vem a Edimburgo com crianças, deve saber que é uma cidade que tem dezenas de actividades para os mais pequenos se divertirem na cidade dos mistérios.
Edimburgo tem tanto para ver e fazer e é adequado para todas as idades: museus interactivos, visitas temáticas a mistérios e feiticeiros famosos, viagens ao Loch Ness ou passar o dia a ser um verdadeiro agricultor são alguns dos planos que tenho reservado para si se vier a Edimburgo com crianças, vai perdê-los? Vamos lá começar!
1. Entrar no mundo de Harry Potter
Uma das sagas pelas quais as crianças tendem a ser mais apaixonadas é Harry Potter. Se vem a Edimburgo, saiba que foi em Edimburgo que a autora J.K. Rowling começou a escrever o primeiro romance, e foi nestas ruas que foram filmadas algumas das cenas dos filmes.
Se os seus filhos adoram filmes e o fantástico universo de Harry Potter, acho que não vão gostar mais do que fazer uma visita guiada de Harry Potter pelo centro da cidade de Edimburgo, que inclui as cenas que foram filmadas no ecrã.
Estas visitas custam geralmente menos de 20 euros e duram duas horas, durante as quais as crianças ficarão encantadas e os adultos aprenderão um pouco mais sobre os segredos desta cidade fascinante.
2. Ver o Castelo de Edimburgo através dos olhos de uma criança
Há alguns pontos turísticos que oferecem vistas diferentes consoante a sua idade e o Castelo de Edimburgo é certamente um deles. Enquanto um adulto pode vê-lo como um local histórico onde a cidade foi fundada, aos olhos de uma criança é como um enorme parque temático onde podem dar largas à sua imaginação.
Se está a pensar organizar uma viagem a Edimburgo com os seus filhos, não hesite em visitar o Castelo de Edimburgo com eles, pois será uma experiência enriquecedora mas também divertida. As suas grandes muralhas medievais, os canhões defensivos e as câmaras misteriosas fazem dele uma atração imperdível.
Se for com crianças, recomendo que contrate uma visita guiada ao Castelo de Edimburgo para que não demore muito tempo. As crianças até aos 7 anos são gratuitas e entre os 7 e os 15 anos têm um preço reduzido.
3. Apetece-lhe fazer uma visita guiada aos mistérios?
Edimburgo é uma cidade cheia de histórias e de lendas antigas que o deixarão de cabelos em pé. No entanto, apesar de tudo isto, a cidade soube tirar partido de tudo isto e organiza numerosas visitas guiadas de fantasmas que o levam a recantos e passagens escondidas com um tema misterioso que agradará às crianças.
Atenção, esta não é uma atividade para crianças mais pequenas, pois pode ser uma experiência demasiado intensa para elas. Mas para crianças a partir dos 10 anos, não consigo pensar em nada mais divertido do que ser transportado para os tempos medievais por um guia e reservar uma visita guiada aos fantasmas de Edimburgo e descobrir o seu passado mais aterrador.
4. Descobrir o Monstro do Lago Ness
Se veio a Edimburgo de férias com a família e quer fazer uma viagem de um dia para fora da cidade, há um destino imperdível para os mais pequenos desfrutarem. Já ouviu falar do Monstro do Lago Ness? Não posso garantir que o verá, mas está localizado perto de Edimburgo e existem inúmeras excursões que o levam ao Loch Ness.
Chegar ao Loch Ness a partir da capital escocesa é bastante fácil, mas se estiver a viajar com crianças, recomendo que reserve uma excursão ao Loch Ness a partir de Edimburgo para evitar o incómodo das transferências e outras logísticas por cerca de 70 euros.
Além disso, manterá as crianças entretidas durante toda a viagem, ansiosas por encontrar um vislumbre do famoso monstro antigo que continua a alimentar a lenda até aos dias de hoje.
5. Teste seus sentidos na Camera Obscura
Muitas crianças tendem a aborrecer-se quando os adultos passam as férias a saltitar de museu em museu ou de galeria em galeria. É por isso que uma das alternativas que pode fazer em Edimburgo se for com crianças é parar para visitar um museu muito diferente, ideal para os mais pequenos da casa: a Camera Obscura.
Este museu, localizado muito perto do Castelo de Edimburgo, na Royal Mile, é muito diferente do que imagina, uma vez que o seu principal objetivo é brincar com os seus sentidos com mais de 100 ilusões ópticas que o tornarão o protagonista durante toda a visita. As crianças vão divertir-se imenso a explorar todos os pisos e a interagir livremente.
O preço pode ser um pouco caro, cerca de 20 euros por cabeça, mas o acesso dura todo o dia, pelo que pode entrar quantas vezes quiser.
6. Descubra as salas interactivas do Museu Nacional da Escócia
É evidente que os museus não são o ponto alto das férias das crianças. No entanto, existem alguns museus em Edimburgo que são essenciais para aprender mais sobre a história não só da cidade, mas da Escócia como um todo, e que também têm uma secção interactiva para que os mais novos possam desfrutar e divertir-se. É o caso do Museu Nacional da Escócia.
As galerias deste museu contêm toda a história e cultura do país, mas não só, tem também várias salas interactivas onde as crianças podem tocar e participar ativamente.
Desta forma, miúdos e graúdos podem divertir-se e aprender. Além disso, o edifício é espetacular e tem um enorme vitral na nave central. Um plano perfeito e gratuito para um dos frequentes dias de chuva em Edimburgo.
7. Fazer um piquenique nos Princes Gardens
Se vier a Edimburgo no verão ou na primavera e puder desfrutar de um dia de bom tempo e algum sol, um dos melhores planos que pode organizar com os seus pequenos é desfrutar da natureza e do clima num dos parques mais movimentados da Cidade Nova: Princes Gardens.
Este lugar fica perto do monumento de Walter Scott e é comum que nos dias quentes esteja cheio de pessoas que vão comer no prado. Para que as crianças possam correr e brincar à vontade, sugiro que façam um piquenique a meio da manhã e tragam uma toalha de mesa para passarem a tarde ao verdadeiro estilo escocês.
Pode comprar comida num restaurante takeaway ou nos muitos supermercados da zona. Boa comida, uma bebida fresca e um pouco de natureza - que mais se pode pedir?
8. Visitar o Museu da Infância
Se há um museu concebido e construído para crianças em Edimburgo, esse museu é o Museum of Childhood, um local dedicado a tudo o que tem a ver com crianças. Jogos, brinquedos, bonecas e todo o tipo de colecções que mostram como a forma como brincamos e crescemos mudou desde a infância.
Se vai passar alguns dias na capital da Escócia com os seus filhos ou com as crianças da família, este é o plano perfeito para toda a família. O museu está localizado no coração da Cidade Velha de Edimburgo e a entrada é totalmente gratuita, o que o torna um ótimo local para as crianças verem todo o tipo de brinquedos enquanto os adultos recordam as suas brincadeiras de infância.
9. Seja um fazendeiro por um dia na Gorgie City Farm
Sim, Edimburgo é uma cidade medieval que atrai milhares de turistas todos os anos que querem passear pelas suas ruelas e visitar os seus melhores castelos. Mas para além disso, Edimburgo é também natureza e campo. Não consigo pensar numa forma melhor de incentivar estes valores nas crianças e ter uma experiência diferente do que passar o dia na Gorgie Urban Farm, localizada a apenas 20 minutos de autocarro do centro da cidade.
Este local, totalmente gratuito, permite que as crianças se tornem agricultores por um dia, estando em contacto direto com animais como coelhos, galinhas, ovelhas e até alpacas.
O seu objetivo é ensinar a todos os visitantes, independentemente da idade, como cuidar dos animais com respeito, através do contacto próximo e do afeto. As crianças terão uma experiência incrível e aprenderão a respeitar e a valorizar a natureza.
10. Passe o dia com a sua família no Jardim Zoológico de Edimburgo
Uma das actividades obrigatórias se estiver de férias com crianças é uma visita ao jardim zoológico da cidade e está com sorte, porque o Jardim Zoológico de Edimburgo é o maior jardim zoológico do país. Além disso, está localizado a pouco mais de 3 quilómetros da cidade e pode ser facilmente alcançado através de transportes públicos.
Com mais de 1.000 espécies, este lugar abriga todo o tipo de animais de todo o mundo e até protege animais ameaçados de extinção, como o rinoceronte branco.
Pode pré-reservar os bilhetes para organizar melhor a sua visita e, por menos de 20 euros, passar um dia incrível onde as crianças podem ver animais de todos os tipos em primeira mão. Além disso, as crianças têm entrada reduzida, por isso não há desculpa!
Dicas para viajar para Edimburgo com crianças
Viajar com crianças pode ser uma provação quando se planeiam férias. Felizmente, Edimburgo, tal como outras grandes capitais, está muito bem adaptada para que possa ir em família e todos possam desfrutar.
Quando se trata de se organizar, há uma série de dicas a seguir. Não me vou ficar por aqui e dizer as mais gerais, que podem ser aplicadas a qualquer destino, mas vou concentrar-me em algumas dicas específicas de Edimburgo que pode querer saber para a sua visita à Escócia:
Reservar com antecedência
Edimburgo é a cidade mais visitada da Escócia e tem pontos de referência de renome internacional, como o Castelo de Edimburgo, que recebe milhares de turistas mês após mês. Por isso, se viajar com crianças, para evitar filas incómodas e cansá-las, o melhor é reservar com antecedência os seus bilhetes para castelos, museus e visitas guiadas.
Não fique até tarde nos pubs
Os pubs escoceses são mundialmente famosos e, se estiver a viajar com crianças, pode visitá-los também porque, para além das cervejas nacionais e da degustação de whisky, também servem comida local saudável e saborosa.
No entanto, se quiser ir jantar a um deles com crianças, terá de planear com antecedência, pois depois das 20h00 não são permitidas crianças pequenas, uma vez que não é considerado um ambiente adequado para crianças.
Proteja-se do mau tempo
Não lhe vou mentir, Edimburgo, e a Escócia em geral, é um sítio bastante frio. Se já está a pensar em ir a Edimburgo em fevereiro ou março como adulto, com crianças pode ser ainda mais complicado.
Uma excelente forma de conhecer a cidade e evitar o frio é reservar um lugar no autocarro turístico de Edimburgo- miúdos e graúdos vão adorar!
Como vê, não há desculpa para não visitar Edimburgo com crianças, uma cidade cosmopolita repleta de história e com uma aura misteriosa que fará as delícias de visitantes de todas as idades.