Praga em 4 dias: dicas para não perder nada
Com quatro dias para explorar Praga, pode ver um pouco de tudo o que a capital checa tem para oferecer: monumentos, basílicas, museus e castelos - seguindo este guia, pode ver tudo isso e muito mais!
Se está a planear uma viagem Praga-Viena-Budapeste para explorar o melhor da Europa Central, o único problema que pode encontrar é que a maioria destes itinerários pára em Praga por muito pouco tempo. Se estiver na capital checa durante três dias ou menos, deve concentrar-se nos pontos altos.
Mas se passar quatro dias em Praga, poderá ver muito mais. Este itinerário permitir-lhe-á ver os locais e monumentos mais emblemáticos, mas também explorar as zonas menos concorridas e os arredores da cidade.
DIA 1: Visita à cidade e ao Castelo de Praga
Passe o primeiro dia a familiarizar-se com a cidade e a conhecer os seus pontos turísticos mais emblemáticos.
Manhã: Passeio de bicicleta para ver o melhor de Praga
Entre as muitas coisas para fazer em Praga, considere começar a manhã do seu primeiro dia em Praga com um passeio guiado de bicicleta ou scooter - é a forma perfeita e mais divertida de conhecer a cidade rapidamente. Os organizadores conduzem pequenos grupos pelos principais pontos turísticos, o que normalmente implica percorrer dois ou mais dos principais bairros ou zonas de Praga.
O itinerário pode variar consoante a empresa que contratar para a experiência; no entanto, a lista de paragens pode incluir várias das seguintes: Atravessar o Monte Petřín da Ponte Carlos IV, a :vizinhança do Castelo de Praga em Hradcany, vista do Muro de John Lennon, Mosteiro de Strahov, e muitos mais.
- Horário de funcionamento: manhãs e tardes.
- Preçoda entrada: cerca de 30 euros
- Duração da visita: 1,5 a 3 horas.
Pausa para o almoço
Depois de percorrer o melhor de Praga numa bicicleta eléctrica, a minha recomendação é fazer uma pausa para almoço num dos muitos restaurantes espalhados pela cidade.A oferta gastronómica de Praga caracteriza-se pela sua variedade, pelo que será fácil encontrar um local que se adeqúe ao seu gosto e orçamento. Se estiver no bairro de Staré Mesto no final da sua viagem, considere as seguintes alternativas.
- Maitrea restaurace Restaurante vegetariano
- Restaurante Kandelábr Vá ao Kandelábr se estiver com vontade de comer bem e a bons preços.
- V Zátiší Comida gourmet de primeira classe.
À tarde, visita ao Castelo de Praga
Dirija-se a Hradcany para explorar o Castelo de Praga; este complexo arquitetónico é uma das principais atracções da cidade e, em certas alturas do ano, a fila de espera pode ser maior do que o esperado. A minha recomendação é reservar uma visita guiada ao castelo e aos seus arredores ou comprar os seus bilhetes para o Castelo de Praga com antecedência, antes de viajar.
Por favor, note que existem vários edifícios dentro do Complexo do Castelo de Praga, por isso certifique-se de que a excursão que escolher inclui visitas a: Catedral de São Vito, o Antigo Palácio Real, o Beco Dourado e a Basílica e Convento de São Jorge.
- Horário de funcionamento: Os monumentos estão abertos ao público de novembro a março, todos os dias, das 9h às 16h, e de abril a outubro, todos os dias, das 9h às 17h.
- Taxa de entrada: O bilhete de entrada custa cerca de 18 euros por pessoa, enquanto a visita guiada ao castelo custa cerca de 40 euros.
- Duração da visita: Reserve entre 2 ou 3 horas para a visita completa.
Reservar um cruzeiro noturno e jantar no rio Vltava
Se terminar a sua visita ao Castelo cedo, recomendo que explore Hradcany um pouco mais; toda a área em redor do Castelo de Praga foi outrora habitada pelas famílias mais ricas e influentes da cidade, pelo que a arquitetura dos palácios é impressionante e bela.
Ao fim da tarde, pode fazer um cruzeiro noturno no rio Vltava; com este tipo de experiência, pode ver a cidade de uma perspetiva diferente e admirar os belos edifícios ao pôr do sol. E tudo isto enquanto desfruta de uma boa refeição e ouve música ao vivo.
- Horário: Encontro no ponto de encontro para o jantar.
- Preço: Este tipo de experiência está normalmente disponível a partir de 60 euros.
- Duração: Deve reservar pelo menos três horas da sua noite para esta atividade.
DIA 2: Ver o Bairro Judeu e a mais bela biblioteca de Praga
No segundo dia da sua aventura em Praga, recomendo que se ligue ao passado histórico da cidade.
De manhã, explore o Bairro Judeu
O Bairro Judeu de Praga é uma zona pequena mas muito antiga, situada a norte de Staré Mesto. Chama-se Josefov e vale certamente a pena passar uma manhã a explorar esta zona para se ligar a um lado mais obscuro da história deste belo país.
De acordo com os registos históricos, estima-se que os judeus se tenham estabelecido em Praga no século X. No entanto, o bairro judeu de Josefov foi integrado na cidade em 1850. Na sua visita a esta zona, não deve perder as emblemáticas sinagogas judaicas, onde se conta a história do povo e o seu sofrimento durante a ocupação; deve também visitar a principal atração do local: o Cemitério Judaico de Praga.
- Horário de funcionamento: O cemitério está aberto ao público das 9h00 às 16h30 (de novembro a março) e até às 18h00 (de abril a outubro). O cemitério está fechado aos sábados.
- Taxa de entrada: Cerca de 4,5 euros. Recomendo que se inscreva numa excursão ao Bairro Judeu de Praga, que inclui, para além do guia, a entrada no cemitério, nas sinagogas e no Museu Judaico.
- Duração da visita: Em média, duas a três horas são normalmente suficientes.
À tarde, ver o Clementinum e Mala Strana
Depois de explorar o Bairro Judeu, considere uma pausa para o almoço antes de ir para o nosso próximo destino: o Clementinum. Classificada como a mais bela biblioteca do mundo, vale a pena passar algumas horas perdido no interior do icónico edifício de estilo barroco. Na sua visita ao interior do complexo, não deixe de visitar a icónica Torre Astronómica, a biblioteca e o espaço onde está exposto o Códice de Vyšehrad.
- Horário de funcionamento: de domingo a quinta-feira, das 10 às 17 horas; sexta-feira e sábado, das 10 às 17.30 horas.
- Taxa de entrada: Cerca de 13 euros por um bilhete de adulto.
- Duração da visita: O espaço de exposição pode ser percorrido em cerca de uma hora.
Deixar o Clementinum para trás e passear pela Praça da Cidade Velha e pelos edifícios que rodeiam o complexo situado a apenas 7 minutos de distância. Percorra a sinuosa rua Karlova, considerada uma das mais belas ruas de Praga.
Desde a fundação da cidade, o espaço da Praça serviu de ponto de encontro comercial e social dos seus habitantes. É por isso que aqui se encontram duas das obras-primas arquitectónicas mais emblemáticas de Praga: a Torre do Relógio Astronómico e a Igreja de Nossa Senhora de Týn.
Apreciar o pôr do sol na Ponte Carlos IV
Refaça os seus passos ao longo da Karlova até à Ponte Carlos IV e aprecie o pôr do sol sobre o rio Vltava. A luz do pôr do sol tinge os edifícios com cores fantásticas e poderá tirar belas fotografias da cidade
Pode aproveitar este momento para passear ou admirar as 30 estátuas colocadas ao longo da Ponte Carlos IV ao longo dos anos. A mais importante de todas, a estátua de Santo Nepomuceno, que concede desejos se esfregarmos a sua superfície com as mãos.
À noite, faça o Prague Ghost Tour
Para terminar o seu passeio pelos segredos e mistérios mais escondidos de Praga, pode fazer uma visita guiada aos fantasmas depois do pôr do sol. Neste tipo de experiência, um pequeno grupo de viajantes é levado pelas principais ruas e vielas da cidade e são-lhe contadas lendas de tempos passados.
- Horário: Normalmente começa após o pôr do sol para conhecer Praga à noite.
- Preço da experiência: A partir de 19 euros por pessoa.
- Duração: Pode variar consoante a empresa que contratar, mas o passeio dura cerca de 2 horas.
DIA 3: Explore os campos de concentração nazis de Praga e a arquitetura moderna.
Na manhã do seu terceiro dia, explore além dos limites da cidade.
Faça uma viagem ao Campo de Concentração de Terezin
Terezin é uma pequena cidade localizada a apenas 50 minutos da poderosa Praga; foi o local escolhido durante a ocupação nazi para estabelecer um novo campo de concentração que ficou conhecido como o Gueto de Theresienstadt. Embora com uma história registada muito menos arrepiante e números menos alarmantes do que o terrível campo de concentração de Auschwitz, em Cracóvia, muitos historiadores afirmam que Terezin foi apenas um ponto de paragem para os campos de extermínio.
A melhor maneira de visitar Terezin é fazer uma visita guiada a Terezin a partir de Praga. A partir de Praga, encontrará excursões que incluem transporte de ida e volta, entrada no Memorial de Terezin e um guia na sua língua.
- Preço: Este tipo de excursão está disponível a partir de 55 euros por pessoa.
- Horário: Normalmente de manhã.
- Duração da experiência: Com o transporte de ida e volta para o ponto de encontro, a excursão demora normalmente cerca de 5 horas no total.
- Mais informações: Excursões a Terezin a partir de Praga
Explore a bela arquitetura nas margens do rio Vltava.
No regresso do Gueto de Theresienstadt, pode fazer uma pequena viagem a Nové Město para ver duas importantes obras-primas arquitetónicas construídas perto do rio Vltava. A partir do centro de Staré Město, a melhor maneira de lá chegar é deelétrico.
O Teatro Nacional de Praga, uma das obras-primas do movimento neo-renascentista na Europa, é o trabalho do arquiteto Josef Zítek. Caracteriza-se por uma fachada rica em elementos arquitectónicos e é um dos mais belos teatros do país.
A Casa Dançante foi concebida por uma dupla de arquitectos talentosos em honra de duas figuras importantes da cultura da Checoslováquia: os famosos bailarinos Fred Astaire e Ginger Rogers. Independentemente do seu gosto ou aversão à arquitetura da nova era, vale a pena ver o edifício e os seus arredores pela forma única como está integrado na paisagem de Praga.
Faça uma visita guiada de degustação de cerveja ou tome um banho de cerveja!
Praga é uma cidade famosa pela sua cerveja, por isso, se gosta de cerveja, considere fazer uma excursão de degustação de cerveja às cervejarias e bares locais. Há várias empresas na cidade que oferecem este serviço, levando um pequeno grupo de turistas pela cidade e mostrando-lhes não só a cerveja de qualidade, mas também um pouco do processo de fabrico.
Os amantes de cerveja podem também inscrever-se num banho de cerveja em Praga. Sim, ao reservar esta atividade terá a oportunidade de desfrutar de um banho privado num verdadeiro spa com cerveja ilimitada. Está pronto para isso?
O único inconveniente desta atividade é que não são permitidos menores, por isso, se estiver em Praga com crianças, recomendo que procure outra alternativa para a sua terceira noite.
- Preço: Este tipo de experiência está disponível a partir de 70 euros por pessoa.
- Duração: Dependendo da excursão que reservar, deve reservar duas a três horas para esta experiência.
DIA 4: Ver mais de Nové Město e o melhor de Vyšehrad
Nové Město é a maior área de toda a Praga, por isso convido-te a passar a manhã do teu último dia a explorar o que não chegámos a explorar nos dias anteriores. Depois, dirijam-se a Vyšehrad para ver a arquitetura.
Explorar a Praça Venceslau e a área circundante
A Praça Venceslau é um dos locais mais importantes e icónicos da história recente de Praga. Caracterizada pela sua peculiar forma alongada, que se assemelha mais a uma avenida, foi onde tiveram lugar importantes acontecimentos :::link|text=https://praga.org/es/que-ver-en-praga/plaza-de-wenceslao-praga/,::: tornando-a num local chave para a revolução e a liberdade da nação. À volta da praça encontram-se os hotéis mais luxuosos, cafés, restaurantes e lojas.
- Museu Nacional de Praga: uma obra-prima da arquitetura renascentista na Europa. A sua fachada é espetacular e ergue-se imponente no lado noroeste da praça. Este importante edifício alberga a maior coleção de arte e história de Praga e é considerado o museu mais importante da capital checa. Se gosta de museus e de arquitetura, vai adorar o interior deste espaço e, se visitar Praga com crianças, a sua exposição zoológica é verdadeiramente espantosa.
- Grand Hotel Europa Um dos hotéis mais bonitos e emblemáticos de Praga está localizado na Praça Venceslau; com a sua arquitetura Art Nouveau, a fachada do edifício parece algo saído das páginas de um conto de fadas. Construído por Quidon Belskiy em 1889, devemos a fachada atual em grande parte às renovações efectuadas por Bedrich Bendelmaye a partir de 1903.
Almoço nas imediações da Praça Venceslau
Se for hora de almoçar, recomendo que visite alguns dos muitos restaurantes localizados ao redor da praça. Aqui estão algumas opções a considerar:
- Husinec Cozinha tradicional da Europa Central de primeira classe.
- Trattoria Cicala Se lhe apetecer comida italiana feita por italianos, este é o sítio ideal para si.
- Výtopna Railway Restaurant Oferece um bom menu de comida internacional e imagens espectaculares.
Explorar a Fortaleza de Vyšehrad
Depois do almoço, dirija-se a Vyšehrad, a partir da Praça Venceslau, a minha opção preferida é apanhar o elétrico e, pelo caminho, apreciar as belas vistas da cidade. Dirija-se à estação Václavské náměstí e apanhe a linha 14 e saia na estação Ostrčilovo náměstí. A viagem de elétrico demorará aproximadamente 10 minutos.
Explorar a Fortaleza de Vyšehrad Vyšehrad é uma das partes antigas de Praga que não tem sido tão explorada como atração turística, apesar do seu óbvio potencial. Localizado no topo de uma colina perto do rio Vltava, o complexo oferece uma vista panorâmica impressionante, para dizer o mínimo.
Os seus edifícios datam da época medieval, à volta dos quais se encontra uma muralha que servia, em conjunto com o rio, como sistema de proteção contra potenciais inimigos. Passe a sua tarde a explorar os pontos altos, como a Galeria Vyšehrad, os corredores subterrâneos, a Porta de Tijolo e, claro, a Rotunda de São Martinho.
- Horário de funcionamento: novembro a março, das 10h às 17h; abril a outubro, das 10h às 18h.
- Preço: Cerca de 5 euros.