12 coisas para ver e fazer em Praga no verão
Visitar Praga no verão é uma óptima ideia, inspirada pelo clima agradável, a cidade está cheia de actividades divertidas ao ar livre - aqui estão todos os detalhes que precisa de saber!
O verão em Praga é a época alta, tanto para os visitantes internacionais de todo o mundo como para os turistas checos que se deslocam entre cidades para aproveitar as férias de verão.
Por isso, a cidade transforma-se num ambiente de festa constante e as grandes actividades e eventos sobrepõem-se uns aos outros. Desde festivais, grandes concertos, exposições, cinemas e até espectáculos ao ar livre... Há algo para todos.
1. Participe no Vinohrady, o Festival do Vinho de Praga
Embora Praga seja mundialmente conhecida pelas suas boas cervejas, a verdade é que também se bebe bom vinho nesta cidade. Ao longo do mês de setembro, todos os anos, um evento particular toma forma para comemorar o fim da época das colheitas: o Vinohrady ou festividades do vinho.
A tradição convida-o a celebrar com muito burčák, uma espécie de vinho jovem refrescantemente doce e parcialmente fermentado. Estes eventos também incluem concertos, espectáculos, actividades para crianças e todo o tipo de barracas de comida com especialidades de diferentes regiões do país.
No entanto, se não lhe apetecer juntar-se às celebrações, no verão também pode visitar os vários pubs espalhados pela capital e provar as diferentes bebidas que Praga tem para oferecer ao seu próprio ritmo.
2. Fazer uma visita guiada aos Jardins de Praga
Um passeio pelos belos jardins das casas senhoriais e palácios da cidade é definitivamente uma das melhores coisas para fazer em Praga. Esta cidade encantadora está cheia de edifícios barrocos e jardins renascentistas que são mais bonitos e esplêndidos no verão e na primavera.
Onde ir
- Jardins Wallenstein: Este belo jardim barroco está aberto ao público todos os dias, de abril a outubro, das 07.30h às 17.30h. Durante o verão, realizam-se aqui espectáculos musicais e peças de teatro. A entrada é gratuita, também para o museu.
- Vrtba Garden Prague: Aberto de abril a outubro, das 10h00 às 19h00, é um dos jardins barrocos mais ricamente ornamentados de toda a cidade. Taxa de entrada: aproximadamente 5 euros (grátis para crianças pequenas).
- Jardins do Castelo de Praga: Na sua visita ao Castelo de Praga, irá encontrar duas áreas de jardim. Um deles, o Grande Jardim Palffy, localizado numa encosta íngreme, oferece uma vista maravilhosa de Mala Strana. A entrada está incluída no bilhete de entrada para o Castelo de Praga.
- Vojanovy Sady Prague: esta bela área de jardim está localizada nas proximidades de muitas das atracções obrigatórias de Praga, incluindo a Ponte Carlos. A entrada é gratuita, mas terá de pagar se quiser subir à torre ou entrar no labirinto.
Pode ver todas estas atracções num passeio a pé, mas eu recomendo que vá de bicicleta. Praga é uma óptima cidade para andar de bicicleta, pois apesar de por vezes encontrar algumas colinas, é geralmente bastante agradável e fácil de percorrer. Para além disso, é uma forma mais agradável de conhecer estes locais sem se cansar tanto.
3. Veja o melhor do teatro no Festival de verão de Shakespeare
O festival de teatro ao ar livre Summer Shakespeare tem lugar em Praga todos os anos desde os anos 90, entre o final de junho e o início de setembro, em Praga. Vale a pena assistir a este evento sempre que visitar a cidade, uma vez que todos os anos o grupo de teatro escolhe uma peça diferente. Os bilhetes custam, em média, 4,7 euros por pessoa; pode comprar os bilhetes no sítio Web do festival
Embora as peças não sejam habitualmente representadas na língua materna de Shakespeare, muitos dos milhares de turistas estrangeiros que visitam a cidade no verão aproveitam para assistir a este evento e apreciar o talento dos artistas empenhados que dão vida às personagens.
E se lhe apetecer mais espetáculo, recomendo o Prague Black Light Theatre, uma representação silenciosa que tem lugar no escuro e onde as verdadeiras estrelas são a iluminação e o jogo de luz e sombra. As crianças também o adoram.
4. Ópera ao ar livre em Divoka Sarka
Todos os anos, um espetáculo de verão de ópera checa tem lugar no 6º distrito de Praga, geralmente no final de agosto ou nos primeiros dias de setembro.
Se estiver na cidade nessa altura, aproveite a oportunidade para admirar o talento do grupo de teatro Opera V Sárce. O espetáculo é gratuito e aberto ao público. Desde a sua criação, o grupo já interpretou várias obras clássicas, incluindo os clássicos checos Rusalka, Jacobin e a ópera Libuše.
No entanto, se é apaixonado por música clássica e não pode assistir a este evento ou quer combiná-lo com uma atividade semelhante, há concertos de Mozart em Praga onde pode apreciar as obras do compositor ao vivo. Uma experiência fantástica, não é?
Para informações e pormenores sobre o evento, tais como as datas das actuações e a obra do ano, visite o sítio Web do grupo de teatro Opera V Sárce.
5. Aproveite o bom tempo para fazer um cruzeiro
Praga é bela a partir das suas ruas estreitas e dos seus miradouros, mas são poucos os visitantes que a vêm ver a partir dos seus rios. O Vltava e o Vltava são os seus dois principais rios e os que acolhem as actividades de cruzeiro.
Estas são muito variadas, desde cruzeiros de um dia inteiro a cruzeiros diurnos e noturnos. O bom é que também costumam incluir comida, para que possa estar à vontade e desfrutar de um belo passeio sem hordas de pessoas à sua volta, enquanto saboreia uma deliciosa refeição.
Outro aspeto positivo deste tipo de atividade é que costumam incluir um guia, que lhe contará factos interessantes sobre os monumentos, bem como sobre a história da cidade. Isto permitir-lhe-á compreender melhor o seu passado e apreciar o seu presente.
6. Vai com crianças? Não perca o Aquapalace
Claro que, se for com adultos, também pode desfrutar do maior parque aquático da Europa Central: o Aquapalace. Tem uma superfície de 9.150 metros quadrados e os mais pequenos vão adorar divertir-se enquanto se refrescam no verão de Praga.
Mas o Aquapalace não só alberga um parque aquático conhecido como WaterWorld, como também encontrará no seu interior o SaunaWorld, uma área com 14 tipos diferentes de saunas, bem como um Centro de Bem-Estar para relaxar e inscrever-se num dos seus tratamentos.
Recomendo esta atividade sobretudo para as pessoas que vão passar muito tempo na capital ou que vão mesmo passar muitos dias a percorrer o país. No entanto, se for com crianças, considero-o obrigatório porque elas vão adorar.
7. Desfrutar dos cinemas ao ar livre de Praga
Com a chegada do verão, no início de junho, começa a temporada de cinema ao ar livre em Praga, que durará até ao final de setembro. Se estiver de visita a Praga nesta altura do ano e precisar de um bom plano para as noites quentes de verão, não deve perder esta oportunidade.
Os cinemas ao ar livre são uma das actividades preferidas dos habitantes da cidade e também dos milhares de visitantes que vêm a Praga todos os Verões durante as férias.
São montadas instalações temporárias por toda a cidade e as projecções são realizadas tanto ao fim do dia como à noite, sob um manto de estrelas. Algumas são gratuitas, outras custam cerca de 4 euros.
8. Admirar as borboletas no Jardim Botânico de Praga
Se visitar Praga com crianças durante a época de verão, deve visitar o Jardim Botânico da cidade e a exposição anual de borboletas exóticas. A atração tem lugar de meados de junho até quase ao fim de julho.
É igualmente divertida e educativa. No interior do espaço, encontrará uma média de 50 espécies de borboletas e cerca de 5000 pupas. Todos os anos a visita apresenta um tema central, revelando ao público questões como: porque é que algumas espécies têm asas brilhantes, quais são os seus hábitos de acasalamento, como se orientam, fases do ciclo de vida e muitas outras questões.
A exposição realiza-se habitualmente na estufa Fata Morgana do Jardim Botânico de Praga, situada na zona de Troja. Esta estufa é um ambiente de jardim adequado, com vegetação exótica e a temperatura húmida da floresta tropical. A entrada custa cerca de 6,5 euros.
9. Assistir aos melhores festivais de música de Praga
O verão é sinónimo de celebrações e de muitos festivais ao ar livre que pretendem aproveitar o máximo de tempo possível antes da chegada do inverno em Praga. Como resultado, a cidade é o lar de alguns dos melhores festivais de música não só em Praga, mas na Europa Central como um todo. Aqui estão dois eventos que não deve perder.
Bohemia Jazz Fest
Inaugurado em 2005, este importante festival da melhor música jazz percorre as cidades mais importantes da República Checa, com um calendário de espectáculos que dura quase todo o mês de julho.
Na cidade de Praga, o concerto de abertura da digressão tem lugar num dos locais mais importantes da cidade: a Praça da Cidade Velha, em Staré Mesto. Se estiver na cidade este mês, visite o sítio Web oficial do Bohemia Jazz Fest para obter informações sobre o calendário dos espectáculos e os preços dos bilhetes.
Rock para o povo
Desde 1995, um dos eventos mais esperados da cena musical tem lugar na primeira quinzena de julho, o festival RfP ou Rock for the People. Desde 2005, o festival realiza-se na pequena cidade de Český Brod, a 30 minutos de Praga.
O evento tem a duração de quatro dias e apresenta um programa impressionante de actuações das mais proeminentes estrelas do rock local, internacional e clássico. Desde a sua fundação, já actuaram artistas como Muse, Arctic Monkeys, Massive Attack, Killers e muitos outros. O calendário dos espectáculos, as datas e os preços dos bilhetes são publicados no sítio Web oficial do Rock For People
.
10. Assistir a uma exposição de carros clássicos em Praga
Para além da boa cerveja, os checos são conhecidos mundialmente pela sua afinidade e amor pelos carros clássicos. O país possui algumas das colecções mais espantosas do mundo e estas são exibidas em vários eventos.
Todos os anos, no verão, entre julho e agosto, em Praga, tem lugar a corrida "1000 milhas da Checoslováquia". Esta corrida tem duas características que a distinguem de qualquer outro evento que possa encontrar noutras cidades: comemora as antigas corridas que se realizavam nos anos 1930 e encontrará mais de 100 equipas que constituem uma extensa coleção de carros dos anos 1920, 1930 e 1940.
A corrida segue a rota de Praga para Bratislava através da região montanhosa de Pezinok. No entanto, o evento de abertura do rali inclui uma exposição de um dia dos carros clássicos participantes na Praça da Cidade Velha em Staré Mesto. Vá até lá para admirar os carros bem conservados, alguns dos quais com mais de 100 anos. Para mais informações sobre o evento, visite o sítio Web oficial das 1000 Milhas da Checoslováquia
.
11. Assistir a uma competição mundial de skate na Mystic Skate Cup
Tradicionalmente, no início do verão, nos primeiros dias de julho, a competição anual de skate Mystic Sk8 Cup tem lugar em Praga. Trata-se de um dos mais antigos eventos de skate da Europa e é obrigatório para quem gosta ou admira esta disciplina complexa.
Reúne os melhores skatistas profissionais que participam no torneio com a intenção de mostrar o seu talento e conquistar o título de vencedor. O evento decorre durante três dias com um programa intenso que inclui: competição de skate, concertos de música ao vivo, exposições, espaços de graffiti, bancas de comida e muito mais.
O evento tem lugar no famoso skatepark de Praga Mystic Skatepark Štvanice. Para mais informações sobre as datas exactas e o programa de actividades, recomendo que consulte o sítio Web da Skate Mystic Sk8 Cup antes da viagem.
12. Desfrute do Ladronka Fest, desporto, música e comida
Ladronka Fest é o nome do maior festival de actividades de lazer da Europa Central. Trata-se de um evento gratuito que visa dar a conhecer aos participantes uma série de actividades desportivas e é um dos eventos mais esperados da época em Praga.
Se estiver em Praga de férias, vale a pena aproveitar o Ladronka Fest devido à diversidade de actividades que integra. Várias bandas tocam música ao vivo ao ar livre, encontrará um grande número de bancas de comida checa e áreas dedicadas a desportos como golfe, râguebi, escalada, simuladores de esqui e muito mais. Há também espectáculos ao vivo de várias artes marciais.
Para um itinerário detalhado dos espectáculos, datas e actividades, visite o sítio Web oficial do Ladronka Fest.
Temperaturas em Praga no verão
Clima
Praga é uma cidade com um clima continental, o que significa invernos extremamente frios e verões quentes e ligeiramente húmidos. O mês mais quente da estação é julho, com uma média histórica de 24 graus Celsius, embora em alguns Verões particularmente quentes se tenham registado temperaturas que atingiram os 30 graus Celsius neste mês.
O que vestirRoupas de verão tradicionais, frescas e confortáveis são ideais para passear pelas ruas da cidade. Regra geral, Praga não será tão quente como Espanha, a não ser que haja uma vaga de calor, o que significa que calções, saias e vestidos frescos serão muito adequados. Para os dias em que vai andar pela cidade, dê prioridade a tecidos frescos e respiráveis, feitos de materiais como o linho e o algodão. Para além de sapatos almofadados para andar nas ruas de pedra, não se esqueça do protetor solar, dos óculos de sol e de um guarda-chuva para a chuva.
As multidões de turistas em Praga no verão
Embora classificada entre as melhores épocas para visitar Praga, há que admitir que, em termos de números de turistas, visitar Praga nestes meses é sinónimo de uma grande afluência de turistas a todas as partes da cidade, principalmente devido ao tradicional período de férias. Corresponde à época alta do ano, mas se já tomou a sua decisão, o melhor mês é junho, quando a enchente de turistas ainda não está na cidade.
Outro fator a ter em conta é que algumas coisas em Praga durante esta época podem ser um pouco mais caras do que o habitual, por isso considere esticar o seu orçamento para coisas como o alojamento.