12 coisas para ver em Praga em maio
maio é a altura de apreciar o florescimento dos parques e eventos culturais da cidade. Está preparado?
maio não é apenas um ótimo mês para a vida nocturna em Praga, mas também um excelente mês para fazer planos com crianças, uma vez que a maioria dos parques está aberta e as temperaturas já não são um problema.
É também um mês ideal para visitar os monumentos mais importantes da cidade, graças ao evento internacional Open House. É também um mês multicultural, onde se podem ver toques de cultura latina e asiática, graças a eventos como o RumFest ou o grande Festival Asiático de Praga.
1. Apreciar a música clássica num concerto de Mozart
Na segunda quinzena de maio, a música clássica é celebrada na cidade com o Festival da primavera de Praga, um evento que conta com concertos em recintos fechados e ao ar livre e para o qual recomendo que adquira os seus bilhetes com antecedência.
Mas esta não é a única forma de celebrar a música clássica na capital checa. Que tal assistir a um concerto de Mozart enquanto desfruta de um delicioso jantar? Bem, pode fazê-lo em Praga, na Sala Mozart, na Rua Králodvorská, 4.
Esta experiência única permitir-lhe-á desfrutar de músicos e cantores ao vivo, interpretando algumas das obras do famoso compositor, enquanto saboreia iguarias típicas checas e austríacas. Para os amantes da música clássica, este é definitivamente um ótimo plano.
2. Comemorar o 8 de maio em Praga
O dia 8 de maio é um dia muito importante em Praga, celebrando a derrota do exército alemão na República Checa pelos exércitos russo e americano. Neste dia, não é raro ouvir canções patrióticas e música animada em locais como o Cemitério Judeu de Praga. E se fizer uma visita guiada ao Bairro Judeu, também as ouvirá.
Não é raro assistir a vários eventos relacionados com a causa, além de ser um dia em que muitos edifícios oficiais estarão abertos aos visitantes sem reservas, como o Parlamento ou as Salas de Estado do Castelo de Praga.
Além disso, como é um feriado público, as principais lojas e empresas estarão fechadas ou abertas por um período limitado.
3. Participe no Festival do maio Rosa
O Festival Rosa de maio tem lugar no início de maio e envolve a degustação de alguns dos mais autênticos vinhos rosé da gastronomia francesa. O maior evento é normalmente realizado ao ar livre num dos parques de Praga, onde a entrada é gratuita, mas o consumo não. Como isso varia de ano para ano, recomendo que visite o site do evento.
Este festival de degustação de vinhos rosé e clarete acolhe mais de 25 adegas da Morávia e da Boémia. Mas não se limite a provar apenas o vinho; acompanhe-o com alguns pratos franco-tchecos, como foie gras, baguetes, queijos e frutos do mar.
Mas se estiver interessado em bebidas tchecas, há muitas cervejarias locais em Praga e, para experimentá-las ao máximo, recomendo que faça um pub crawl por Praga.
4. Fazer um cruzeiro no rio Voltava
Para aquele momento ou dia em que estás cansado de andar pela cidade e achas que não te apetece fazer nada, aqui está a solução: faz um cruzeiro por Praga. O tempo está muito melhor em maio, por isso acho que é a altura perfeita para apreciar a cidade de uma perspetiva diferente enquanto se está no convés superior do barco.
Estas actividades normalmente não duram mais do que uma hora e pode ver os pontos turísticos mais icónicos da cidade sem sair do seu lugar. A Ilha de Kampa, o Castelo de Praga e a Ponte Carlos são apenas alguns dos pontos turísticos que verá durante o passeio.
Em suma, este passeio é ideal para aproveitar ao máximo aqueles dias que pensa que vão ser desperdiçados, mas também o pode fazer quando lhe apetecer, claro, porque a experiência é linda.
5. Fuga para Český Krumlov a partir de Praga
Český Krumlov é uma pequena cidade na região da Boémia do Sul, cujo centro histórico e castelo são Património Mundial da UNESCO. Chegar a esta cidade medieval a partir de Praga demora pouco menos de duas horas e meia de carro, por isso, se não lhe apetecer conduzir tanto tempo, recomendo que reserve uma excursão a Český Krumlov a partir de Praga para não ter de se preocupar com nada.
Porquê maio para esta escapadela? Embora existam muitas excursões a partir de Praga, penso que este centro histórico é algo que não deve perder, e aproveitar este mês mais quente para o visitar é uma óptima ideia. Aqui estão alguns dos principais lugares para visitar em Český Krumlov:
- O Castelo, o seu museu e teatro.
- A Igreja de São Vito.
- Passear pelas ruas medievais.
- Passear ao longo das margens do rio Vltava.
6. Participar na Maratona de Praga
A Maratona de Praga realiza-se normalmente no primeiro fim de semana de maio. O percurso é semelhante ao da meia maratona realizada em abril, pelo que, se participar na corrida, poderá percorrer as zonas históricas de Praga, como a Ponte Carlos, a Praça da Cidade Velha e a Rota dos Reis.
Quer participe ou não, tenha em conta que a Maratona de Praga é muito popular, pelo que toda a cidade estará em sintonia com o evento no fim de semana, com múltiplas bancas de comida e hidratação.
Também vale a pena lembrar que, durante a Maratona, algumas áreas, especialmente no centro, estarão fechadas ao trânsito e o acesso a atracções turísticas e outros locais no centro será limitado. No entanto, poderá desfrutar de menus especiais em muitos restaurantes de Praga. Para mais informações sobre o evento, visite o seguinte link.
7. Divirta-se no Rumfest
O Rumfest é um festival internacional onde se pode provar uma grande variedade de rum, participar em prémios e desfrutar de uma atmosfera espetacular. O festival tem entrada livre e realiza-se em meados de maio no 'luté lázně. Para mais informações sobre preços e horários de abertura, visite o sítio Web do evento.
Para além da música latino-americana, das iguarias da cozinha caribenha e dos cocktails especiais de rum, o evento também acolherá sessões de formação e workshops para verdadeiros entusiastas do rum. Não só poderá saborear e desfrutar da atmosfera caribenha, como também poderá comprar alguns dos runs mais autênticos a preços excelentes. Vai certamente apreciar este festival de festa.
8. Participe no Open House Prague
O Open House é o maior evento de arquitetura do mundo e tem lugar todos os anos em mais de 42 cidades de todo o mundo. A edição de Praga convida os entusiastas a visitar 40 edifícios que, de outra forma, seriam inacessíveis. O evento tem lugar em meados de maio, durante apenas dois dias, e as visitas são normalmente organizadas das 10 às 18 horas.
As visitas são geralmente efectuadas a pé e podem ser exploradas algumas das zonas mais interessantes. Estes espaços vão desde os monumentos e edifícios estatais mais emblemáticos de Praga até algumas das cantinas secretas da estação ferroviária. Se a arquitetura de Praga é algo que aprecia, não hesite em reservar um bilhete no site oficial deste grande evento.
9. Celebrar o Festival Asiático de Praga
Como o nome sugere, este evento traz a Ásia a Praga, pelo menos a nível espiritual e gastronómico. Este festival tem lugar no início de maio em Smíchovská náplavka e dura um fim de semana inteiro, das 11:00 às 22:00 horas. Para mais informações, visite o seguinte link.
Este é um festival de degustação extremamente popular em Praga, onde pode desfrutar de cozinha autêntica da China, Índia, Vietname, Malásia, Coreia, Tailândia, Japão, Indonésia, Sri Lanka e Filipinas. Trata-se de um evento de intercâmbio cultural, em que alguns dos mais qualificados chefes de cozinha dos países asiáticos e da República Checa actuam em representação da cultura dos respectivos países.
Não se trata de um evento gastronómico propriamente dito, mas sim de um evento para degustar e apreciar a música e o ambiente. Que melhor maneira de apreciar o melhor da cozinha checa e asiática no mesmo tempo e espaço!
10. Aproveite o Dia do Amor Checo
O dia 1 de maio é um dia bem conhecido em Praga, pois é celebrado como o dia do amor. É um dia muito movimentado, em que muitos checos saem com as suas famílias para fazer piqueniques nos parques da cidade. É também um dia em que se realizam eventos no turnos mais festivos em alguns dos clubes noturnos de Praga, nomeadamente no Duplexy Zlatý Strom.
Embora muitas lojas, empresas e até algumas das principais atracções permaneçam fechadas ou abertas por um período limitado, a cidade fervilha de entusiasmo. Parte da excitação pode também ser atribuída ao facto de ser um feriado público, uma vez que coincide com o Dia do Trabalhador.
11. Colher sakuras e magnólias em flor em Vrtba
maio é o mês perfeito para ver lilases, cerejeiras ou magnólias em flor, uma vez que estão quase por todo o lado em Praga. Além disso, a maior parte dos parques e jardins de Praga estão abertos durante este mês e a maioria deles é gratuita.
No entanto, se procura uma paisagem espetacular e um manto de flores coloridas, recomendo os Jardins de Vrtba. Em meados de maio, têm uma superfície colorida repleta de cerejeiras e magnólias em flor, uma paisagem perfeita onde pode fotografar e colher as flores que quiser sem qualquer incómodo.
Este é um jardim barroco espantoso construído nas encostas da colina Petrin. Não é um jardim grande, mas as vistas são incríveis. Só é acessível em maio e está aberto das 10h00 às 18h00.
12. Fazer um piquenique no Parque Petrin
O Parque Petrin é maravilhoso durante todo o ano, mas durante o mês de maio recebe uma atenção especial. Durante os primeiros 3 fins-de-semana de maio, este parque enche-se de famílias e amigos que procuram desfrutar da boa comida e do ambiente que se forma no parque. Nestes fins-de-semana, muitos vendedores ambulantes vendem sandes, doces e frutos secos. Além disso, muitos artistas de rua aproveitam este êxodo para promover a sua arte e criar uma atmosfera acolhedora.
O Parque Petrin é o local perfeito para passar um fim de semana em maio, e pode mesmo dar um passeio pelos bosques do outro lado do Muro da Fome, nos Jardins Kinsky. No entanto, a grande atração deste parque nesta altura do ano são as árvores cobertas de flores cor-de-rosa. Devia experimentar fazer um piquenique lá!
O tempo em Praga em maio
Em maio, Praga tem um clima quente, com temperaturas que variam entre os 15 e os 25°C. No entanto, três dias em meados de maio são conhecidos como os dias dos "Santos Gelados", em que a temperatura desce quase até ao ponto de congelação durante a manhã.
É o primeiro mês da primavera em que se pode ter a certeza de que não cairá neve - pelo menos em Praga!Também não chove tanto como em março e abril. Se não é um grande fã do calor, este é o último mês para desfrutar do clima ameno.
Por outro lado, se estiveres à procura de tempo quente, recomendo que visites a cidade em julho. Portanto, em termos de clima, maio é a melhor altura para visitar Praga.
O que levar na mala para uma visita a Praga em maio
Apesar de as temperaturas começarem a aquecer, os aguaceiros podem interferir com os seus planos turísticos, por isso recomendo que leve calçado impermeável e um pequeno guarda-chuva.
Na maioria dos dias, pode relaxar a sua mala, pois pode fazer uma mala leve, sem medo de apanhar uma constipação. Não te esqueças de um casaco para os dias de vento.
Dicas para visitar Praga em maio
Em maio costuma haver muito mais turistas, pois o clima quente é muito atraente. É por isso que recomendo que venhas a Praga nos primeiros dias de maio, para que possas desfrutar do Castelo de Praga e de outros monumentos sem filas.
Também te aconselho que a partir de maio o número de burlões em Praga aumenta, por isso tem cuidado onde guardas os teus pertences.