Quantos dias preciso para ver Praga
Gostaria de fazer uma viagem a Praga mas não tem a certeza de quantos dias precisa para ver a cidade? Continue a ler!
Praga é uma das cidades europeias que vai roubar o seu coração. Um daqueles destinos que qualquer viajante que se preze deve visitar pelo menos uma vez na vida.
Tem tudo! História, arte, gastronomia... há tanto para ver e fazer em Praga, seja qual for a altura do ano em que se viaje para esta cidade. Mas certamente já se perguntou: quantos dias são necessários para ver Praga?
Passar pelo menos 3 dias na capital da República Checa é a escapadela perfeita para desfrutar de tudo o que este lugar tem para oferecer, mas se tiver menos tempo, neste post vemos como pode planear a sua visita e tudo o que pode fazer.
Quantos dias são necessários para conhecer Praga?
A capital da República Checa é considerada uma das mais belas cidades da Europa devido à sua riqueza, história e variedade arquitetónica. Para conhecer a cidade de Praga, precisará de 3 dias para descobrir as suas ruas e recantos mais pitorescos e os seus monumentos mais emblemáticos. Desde o Castelo de Praga, a Torre do Relógio Atronómica até à Cidade Velha, o Bairro Judeu ou a Ponte de Manes e a Ponte Carlos, sobre o belo rio Vltava.
Além disso, Praga é uma das cidades onde encontrará muitos planos culturais, galerias de arte, tem um dos melhores mercados da Europa Central onde poderá descobrir a sua gastronomia, o artesanato checo, e uma vida nocturna muito variada. De que está à espera para preparar o seu itinerário?
Ver Praga num dia
Ver Praga num dia pode não parecer muito, mas a verdade é que a Europa Central tem muitos pontos turísticos e atracções fascinantes, por isso, se estiver a fazer uma viagem expresso à zona, não tem outra escolha senão aproveitar ao máximo o seu tempo. O que se pode ver em Praga num dia?
De manhã
Para aproveitar ao máximo o dia, recomendo que se levante de manhã cedo para visitar o Castelo de Praga, a principal atração turística da cidade. É um lugar que vai atrair a sua atenção porque, embora seja um castelo, não se parece com uma fortaleza medieval, mas sim com uma cidadela composta por uma série de belos palácios, templos e outros edifícios.
O Castelo de Praga é muito grande, pelo que será necessário passar várias horas para o ver em profundidade. Uma vez que dispõe de pouco tempo para ver Praga num dia, uma forma de garantir que vê os pontos altos é participar numa visita guiada, para a qual pode compraros seus bilhetes com antecedência.
Para ver o Castelo de Praga, terá primeiro de atravessar a Ponte Carlos, outro dos marcos icónicos da cidade, que atravessa o rio Vltava. Data do século XIV e liga os bairros da Cidade Velha e Malá Strana.
Por volta do meio-dia, pode aproveitar uma pausa para almoço perto do Castelo de Praga para recuperar energias e depois retomar o seu percurso por Malá Strana, um dos bairros mais bonitos da cidade.
Durante a tarde
Passeando pelo bairro de Malá Strana, quando chegar à zona baixa, atravessará a Ponte Mánes para chegar ao bairro judeu de Praga, do outro lado.
É um lugar pequeno, mas com um bom número de atracções turísticas, por isso recomendo que faça uma visita guiada aqui que lhe contará sobre a sua história e lhe mostrará os destaques do bairro, como algumas das sinagogas (a Altneuschul ou a Sinagoga Espanhola) ou o cemitério judeu.
Encontrará o bairro judeu de Praga ao lado da parte antiga da Cidade Velha (Staré Město). Caminhando pelas ruas do centro, poderá ver vários pontos turísticos importantes nesta excursão de um dia a Praga, como a Praça da Cidade Velha, o Relógio Astronómico, que pode visitar comprando os seus bilhetes aqui, a Torre do Relógio, a Câmara Municipal e a Torre da Pólvora.
À medida que o pôr do sol se aproxima, regresse à Ponte Carlos para apreciar as vistas espectaculares e depois desfrute da cidade iluminada - o final perfeito para um dia intenso na cidade!
Veja Praga em dois dias
Se vai ver Praga em dois dias, terá a oportunidade de desfrutar dos encantos da cidade à sua vontade e sem pressas.
Para além do que já foi referido, poderá acrescentar outras atracções turísticas e até fazer algumas actividades para completar a sua experiência na cidade. No entanto, é necessário otimizar o seu tempo para tentar ver o máximo possível.
O que ver no primeiro dia?
Se vai estar em Praga durante 2 dias, recomendo que passe o primeiro dia a explorar o centro histórico, seguindo mais ou menos o percurso que sugeri na secção anterior.
Se é a sua primeira vez na cidade, isso permitir-lhe-á entrar em contacto com as suas principais atracções turísticas e conhecer um pouco melhor a história e a cultura da capital checa.
O que ver no segundo dia?
O segundo dia em Praga, de manhã, pode ser aproveitado para visitar alguns dos monumentos e edifícios da cidade, quer porque os quer conhecer em profundidade, quer porque ficaram a faltar no dia anterior.
Dependendo do número de sítios que pretende visitar, poderá querer adquirir o Prague Pass, um cartão turístico que lhe permitirá tirar o máximo partido da sua viagem. Dá-lhe acesso a mais de 60 atracções da cidade e permite-lhe ainda beneficiar de descontos exclusivos. Recomendo-o se vai passar entre 2 a 4 dias em Praga.
À tarde, pode fazer outras actividades, como um cruzeiro no rio Moldava, andar de autocarro turístico ou fazer uma visita a algumas cervejarias locais com degustação de petiscos checos.
Praga é conhecida pelas suas cervejas ricas, pelo que esta é uma excelente oportunidade para brindar à sua viagem à cidade antes do jantar.
Ver Praga em 3 dias
Uma pausa de 3 dias em Praga é o momento ideal para conhecer a cidade e os seus arredores em profundidade, dando-lhe uma visão completa da capital da República Checa!
Durante este período, pode não só fazer passeios a pé pelo centro da cidade para descobrir os principais pontos turísticos, mas também reservar tempo para algumas actividades originais e diferentes na cidade, bem como algumas excursões divertidas aos arredores.
O que fazer no primeiro e no segundo dia?
O primeiro e o segundo dia da sua estadia em Praga devem ser passados a explorar o centro da cidade para absorver a sua história e cultura, especialmente se for a sua primeira vez na cidade.
Para além de visitar os diferentes locais de Praga, é também uma boa ideia reservar tempo para outros tipos de actividades que complementem as culturais e com as quais se possa divertir: comprar lembranças únicas, andar no autocarro turístico, um passeio de bicicleta, um passeio gastronómico, reservar o seu lugar, etc. Desta forma, poderá levar para casa o maior número possível de experiências!
O que fazer no terceiro dia?
No terceiro dia em Praga, recomendo uma excursão aos arredores da cidade. A cidade termal de Karlovy Vary é um dos destinos mais populares. O seu ambiente tranquilo e a sua arquitetura única irão surpreendê-lo. No entanto, Karlovy Vary é famosa pelos seus spas termais com propriedades curativas. Pode reservar uma excursão a partir de Praga para visitar esta área.
Outra opção é ir à cidade de Kutná Hora para ver o Ossário de Sedlec, uma curiosa (e algo assustadora) capela gótica decorada com ossos humanos. Durante a excursão a Kutná Hora, não pode perder o seu centro histórico, uma maravilha arquitetónica declarada Património da Humanidade pela Unesco. Finalmente, outra excursão que pode fazer a partir de Praga é ao Castelo de Konopiste. Durante a viagem, poderá desfrutar das vistas deslumbrantes da região da Boémia e, uma vez no destino, poderá ver as suas fantásticas colecções de tapeçarias, armamento e obras de arte. Pode reservar o seu
E se tiver algum tempo livre no seu regresso a Praga, um cruzeiro com jantar no rio Vltava pode ser a forma perfeita de terminar a sua viagem com uma nota alta - ver a cidade iluminada à noite será uma recordação muito especial!