Melhor época para viajar a Praga

Descubra os pontos fortes e fracos de cada estação e prepare-se para umas férias fantásticas.

Matteo Gramegna

Matteo Gramegna

leitura de 9 minutos

Melhor época para viajar a Praga

Vista da ponte | ©Jeshoots

Praga é uma cidade encantadora e vale a pena visitá-la em qualquer altura do ano. A sua magnífica arquitetura cativou milhares de turistas que repetem frequentemente as suas férias na capital checa. Se nunca lá esteve, chegou a altura de descobrir os seus encantos...

Qual é a melhor altura para visitar Praga?

Vista aérea do rio Vltava| ©Anthony Delanoix
Vista aérea do rio Vltava| ©Anthony Delanoix

Se está a planear visitar a capital da República Checa, recomendo que escolha o final da primavera ou o início do outono. Terá mais horas de luz do dia e poderá visitar os pontos turísticos a uma temperatura agradável. Quanto aos preços, setembro e outubro são os melhores meses: encontrará menos turistas e tarifas aéreas e de alojamento mais acessíveis.

Reservar uma visita guiada a Praga

Visitar Praga na primavera é uma opção altamente recomendada.

Praga na primavera| ©Petr
Praga na primavera| ©Petr

Na primavera, Praga volta a ganhar vida: as cerejeiras em flor adornam as ruas e os jardins de cerveja acolhem um grande número de turistas e habitantes locais. Se o mês de março não escapa ao longo período de inverno (pode por vezes nevar), tudo muda nos dois meses seguintes. Em abril, os ventos de oeste mantêm o céu limpo e as temperaturas variam entre os 5° e os 15°. Em maio, a temperatura máxima pode atingir os 25°C, com exceção de três dias a meio do mês (12, 13 e 14) que são conhecidos como os "santos gelados" (ledoví muži). Como se pode adivinhar, as temperaturas voltam a aproximar-se dos 0°.

Em Praga, a amplitude térmica é bastante grande. Por isso, é útil refrescar o mantra de qualquer viagem: para evitar surpresas , é melhor vestir-se por camadas. A meio do dia, pode usar uma sweatshirt (e, por vezes, apenas uma t-shirt), mas prepare-se se planeia sair à noite ou de manhã cedo.

O que fazer em Praga na primavera?

É nesta altura do ano que se realizam os principais festivais da cidade (com exceção do Natal) e eventos de renome internacional. Continue a ler, nós compilámos uma pequena lista dos mais importantes:

  • 1 de maio. Em todo o mundo, esta data é sinónimo do Dia do Trabalhador. No entanto, a República Checa também celebra o amor. O primeiro dia de maio é o Dia dos Namorados local. Os casais vão frequentemente à colina de Petřín para um beijo junto à estátua do poeta Karel Hynek Mácha, autor do poema "Máj" (maio), considerado um clássico do romantismo checo.
  • 8 de maio, dia da libertação do país do fascismo. Este dia comemora a vitória dos Aliados contra as forças do Eixo na Segunda Guerra Mundial. Nesta ocasião, o Presidente da República e o Primeiro-Ministro deslocam-se ao Monumento Nacional, na colina Vitkov, para depositarem coroas de flores e guardarem um minuto de silêncio. Se estiver na cidade, pode assistir a um desfile pelas ruas do centro da cidade, participar num concerto ao ar livre e assistir a um espetáculo de fogo de artifício.
  • A Festa do Vinho Rosé realiza-se em maio. Os produtores apresentam os seus vinhos em locais emblemáticos, como o Castelo de Praga, a elegante Villa Richter ou a vinha de São Venceslau. Se quiser saber mais, recomendo-lhe que consulte o sítio Web oficial do evento.
  • A Maratona de Praga é um evento desportivo que se realiza todos os anos em maio. A corrida começa e termina na Praça da Cidade Velha (Staroměstské náměstí) e tem um comprimento total de 26 milhas.
  • Festival Fringe, um evento que tem animado o bairro de Malá Strana desde 2002. É uma mistura de teatro, comédia, música, dança e narração de histórias que se realiza em maio. Como se pode ver, este é o mês mais animado da capital checa.

A chegada da primavera coincide com a abertura dos jardins e dos castelos.

Reservar bilhetes para o Castelo de Praga

outono: a estação que dá um toque mágico à capital checa

Praga no outono| ©Jörg Pokladek
Praga no outono| ©Jörg Pokladek

No outono, as temperaturas são geralmente agradáveis, especialmente em setembro, que beneficia dos últimos raios de sol do verão. O tempo muda drasticamente em outubro, enquanto as primeiras quedas de neve ocorrem geralmente em novembro. Ainda assim, é a altura ideal para visitar a capital da República Checa. Praga no outono é magnífica: as florestas são tingidas de vermelho, laranja e dourado e a luz difusa contribui para uma atmosfera assombrosa.

Se comprou um bilhete para esta época do ano, não se esqueça de vestir roupas quentes e confortáveis. Vai caminhar muito e ver alguns locais espectaculares ao ar livre. Por isso, é aconselhável levar um par de sapatilhas ou, pelo menos, sapatilhas com uma boa sola. Complemente a sua roupa com um chapéu de inverno e um cachecol, especialmente se planear ir em novembro.

O que fazer em Praga no outono?

  • A 28 de setembro, Praga celebra uma figura muito importante para os habitantes de Praga: São Venceslau. Os seus restos mortais encontram-se na Catedral de São Vito e a única vinha da cidade tem o seu nome. Aqui pode provar um copo de vinho colhido nesta mesma encosta. Cuidado, nesta data algumas lojas podem estar fechadas. Para mais informações, consulte o post 10 coisas para ver em Praga em setembro.
  • A independência da Checoslováquia foi declarada na Praça Venceslau a 28 de outubro de 1918. Embora o Estado tenha deixado de existir, o dia 28 de outubro continua a ser feriado. O Museu Nacional (Národní muzeum) e a Galeria Nacional (Národní galerie Praha) estão normalmente abertos, mas há outra boa notícia: não terá de pagar para entrar.
  • 17 de novembro, uma data que ficou gravada na história recente da República Checa. Dois acontecimentos trágicos são celebrados neste dia: uma manifestação de estudantes contra a ocupação nazi que terminou com a morte de um estudante chamado Jan Opletal (1939) e uma segunda manifestação de estudantes em honra de Jan Opletal que deu origem à Revolução de Veludo. As pessoas vêm frequentemente à rua Národní para deixar velas. Se estiver na cidade, vale bem a pena visitá-la. Também nesta data, o Museu Nacional e a Galeria Nacional costumam ter entrada livre.

Como disse no início, o outono é uma estação mágica. Quando as árvores estão cheias de cores, a melhor coisa a fazer é dar um passeio num parque e admirar a vista. Em Praga, recomendo visitar os seguintes parques:

  • Parque Letná (Letenské sady), uma área verde num promontório junto ao rio. Normalmente fecha no final de setembro, mas se o tempo estiver bom, pode ficar aberto até mais tarde.
  • Colina de Petřín, um ponto alto com vista para a cidade. Do seu miradouro Petřín (uma versão em miniatura da Torre Eiffel) tem-se uma vista panorâmica de 360°. Se estiver interessado em miradouros, recomendo a leitura do artigo sobre as melhores vistas de Praga.
  • Vyšehrad, o primeiro castelo da cidade. A fortaleza está rodeada por uma natureza exuberante.
  • Nový svět, um pequeno bairro fora da rota turística batida. Neste canto de Praga, as árvores misturam-se com os telhados avermelhados das casas.

Reservar um passeio de bicicleta em Praga

4. Praga no verão? Não hesite nem um minuto

Jardins Wallenstein| ©laredawg
Jardins Wallenstein| ©laredawg

Nos meses mais quentes, milhares de pessoas acorrem à capital checa para desfrutar do ambiente festivo. Praga no verão não tem um clima extremo e durante esta época do ano não atinge as temperaturas escaldantes que se verificam em Espanha. O clima é ameno a agradavelmente quente: as temperaturas diurnas oscilam à volta dos 22°C em junho e atingem os 24/25°C em julho e agosto. É possível que chova, mas as tempestades são normalmente breves e o sol volta a brilhar em poucos minutos.

Nesta altura do ano, pode viajar com pouca roupa, levando algumas camisolas/casacos para o dia e uma camisola/casaco de primavera para a noite. O que não pode esquecer é um pequeno guarda-chuva ou um impermeável para que a chuva não o apanhe desprevenido. Também é aconselhável levar na mochila um chapéu, óculos de sol e protetor solar.

O que fazer em Praga no verão?

  • 5 de julho, dia da festa dos Santos Cirilo e Metódio, é o dia feriado da República Checa. Os dois eram irmãos e vieram para o país em 863, a convite do Príncipe Rostislav. O objetivo do nobre era difundir o Evangelho no país. Para realizar esta tarefa, Cirilo e Metódio criaram o alfabeto cirílico e traduziram a Bíblia e os livros litúrgicos. Para a ocasião, a capital checa ganha vida com eventos de rua e festivais ao ar livre.
  • A noite dos museus. Tal como no filme de Ben Stiller, tem a oportunidade de passar a noite a visitar as jóias de Praga. Galerias, museus e instituições culturais abrem as suas portas das 19:00 à 1:00 (aproximadamente). A data varia de ano para ano, mas tem sempre lugar durante o verão.
  • Dias do Folclore de Praga, um evento que anima a cidade boémia desde 2008. Este festival é o mais importante da Europa Central e pode apresentar grupos de dança folclórica de 20 países. Realiza-se normalmente em julho. Se quiser mais informações, recomendo que dê uma vista de olhos no sítio Web oficial.
  • Nos meses mais quentes, pode optar por um filme ao ar livre. Os cinemas de verão estão espalhados pela capital e são uma opção original para uma noite diferente.
  • Em agosto, realiza-se o Festival Internacional de Teatro e Circo Contemporâneo de Letní Letná, uma quermesse que tem por objetivo desenvolver e promover a cena circense contemporânea. Se a ideia lhe agrada, pode assistir aos seus espectáculos comprando os bilhetes no seu sítio Web oficial.
  • Se o calor não abrandar, pode refrescar-se nas piscinas exteriores. Recomendo que experimente as piscinas Petynka (Otevřená 1072/4), Podolí (Podolská 74) e Divoká Šárka (Divoká Šárka 8/2).

Para além das atracções da cidade, também pode optar por uma viagem de um dia na natureza. A poucos quilómetros da capital da Boémia fica o Geoparque Paraíso da Boémia, uma área protegida pontilhada de sítios paleontológicos, arqueológicos e mineralógicos. Se não lhe apetecer caminhar, uma viagem de um dia a Karlovy Vary, a cidade termal mais famosa do país, é uma excelente alternativa.

Reservar uma viagem de um dia a Karlovy Vary a partir de Praga

5. inverno em Praga, uma boa alternativa para os amantes da neve

Porto de Praga no inverno| ©Cecilia Rodriguez
Porto de Praga no inverno| ©Cecilia Rodriguez

Não nos enganemos: o inverno em Praga é frio e atinge frequentemente temperaturas negativas. No entanto, muitos turistas optam por visitar Praga nesta altura do ano na esperança de a ver coberta de neve. Além disso, os mercados de Natal são uma atração irresistível e posso garantir-lhe que vale bem a pena agasalhar-se um pouco mais para desfrutar da atmosfera mágica do inverno. Se quiser saber mais sobre isso, recomendo que leia o post 10 coisas para ver e fazer em Praga no Natal

Com a chegada do tempo frio, pode dedicar-se a degustar pratos tradicionais checos. Goulash, svíčková (guisado de carne de vaca com bolinhos) e knuckle de porco são apenas algumas das iguarias que pode experimentar nos restaurantes da cidade. Talvez acompanhados por um copo de vinho tinto da Morávia. O post sobre a gastronomia checa dar-lhe-á algumas ideias interessantes.

O que fazer em Praga no inverno?

  • Se visitar Praga em dezembro ou até 6 de janeiro, verá os típicos mercados de Natal. O principal encontra-se na Praça da Cidade Velha, no centro, mas não é o único. Há também bancas perto do castelo e na Praça Venceslau. Aproveite a oportunidade para passear calmamente e aquecer-se com um pouco de vinho quente e um trdlo, um doce coberto de açúcar.
  • O dia de S. Nicolau (Mikuláš) é a 6 de dezembro. Ao fim da tarde, o santo, acompanhado por um anjo e um demónio, chega à Praça da Cidade Velha, seguido pelas crianças. São Nicolau pergunta-lhes se se portaram bem durante o ano, as crianças respondem afirmativamente e recitam um pequeno poema. No final, são recompensadas com uma pequena prenda ou um doce.
  • Os mercados de Natal são complementados por uma atração que os seus filhos vão adorar: pequenos estábulos com ovelhas, cabras e burros. Mais uma vez, o mais bonito está localizado na Praça da Cidade Velha. Se estiver a viajar com os seus filhos, recomendo que leia o post 10 coisas para fazer e ver em Praga com crianças.
  • Em dezembro, algumas igrejas e salas de concertos na Cidade Velha acolhem concertos de música clássica.
  • No dia 1 de janeiro, a capital checa costumava celebrar a chegada do Ano Novo com fogo de artifício. Infelizmente, os fogos de artifício perturbavam os pássaros, razão pela qual foram substituídos pelo videomapping, uma técnica visual que consiste em projetar imagens em superfícies reais (tectos, paredes, cúpulas, etc.) gerando efeitos de movimento ou 3D. Para mais informações, consulte o artigo 10 coisas para ver em Praga em janeiro.
  • Por último, mas não menos importante, não podíamos perder um clássico de inverno: a patinagem no gelo. Em Praga, os rinques estão localizados em Ovocný trh (Cidade Velha) e sob a Torre de TV Žižkov. Em ambos os casos, é possível alugar equipamento no local.

Gosta de desportos de inverno? A República Checa tem belas montanhas que ficam brancas todos os anos. A duas horas (ou menos) da capital, existem estâncias de inverno que atraem milhares de turistas todos os anos. As principais são Moninec (no sul), Jested e Špindlerův Mlýn (no norte). Uma alternativa mais relaxante é uma sauna para eliminar toxinas e restaurar a energia. A mais pitoresca chama-se Lázně na Lodi e a sua particularidade é estar localizada num navio ancorado nas margens do Vltava (Rašínovo nábř. 120).

Reservar uma excursão gastronómica em Praga