10 dicas para viajar a Istambul
Istambul é a ponte que liga o Oriente e o Ocidente. Situada no Estreito de Bósforo e rodeada por dois mares, é a pérola de dois mundos. Eis 10 conselhos para o ajudar a desfrutar da sua visita a esta cidade mágica.
Com quase 15 milhões de habitantes, em Istambul encontrará museus, monumentos, bazares e lugares mágicos que parecem suspensos no tempo. Mas também muita modernidade com centros comerciais e restaurantes que lhe mostrarão o melhor da gastronomia local.
Uma dualidade que mistura os mundos muçulmano, cristão e judeu fará deste destino uma experiência mística e encantadora. Se está a visitar a cidade pela primeira vez, aqui estão alguns factos-chave para o ajudar a planear a sua experiência.
1. Saiba como pode viajar do aeroporto para Istambul
Antes da sua viagem a Istambul, é uma boa ideia confirmar o seu aeroporto de chegada para evitar confusões de última hora, uma vez que a cidade tem dois aeroportos: o Aeroporto Internacional Atatürk, que está relativamente bem ligado à cidade, e o Aeroporto Sabiha Gökçen, onde opera a maior parte das companhias aéreas charter e de baixo custo.
Uma boa opção é verificar quais os transferes disponíveis entre cada aeroporto e Istambul para reservar um transfer seguro para o seu alojamento. A viagem pode demorar uma hora ou mais, dependendo do trânsito, mas é uma alternativa confortável que lhe poupará tempo e evitará o stress de se deslocar numa cidade tão caótica como Istambul.
Se quiser viajar por sua conta, dependendo da sua hora de chegada, também pode utilizar os transportes públicos da cidade.
Chegue ao aeroporto gratuitamente com o Passe Turístico de Istambul
Uma forma cómoda, eficiente e económica de se deslocar da capital turca para o aeroporto é comprar o Passe Turístico de Istambul.
Basta comprar o seu Passe Tur ístico de Istambul para usufruir das suas inúmeras vantagens, incluindo o transporte gratuito de e para o aeroporto de Istambul:
- Acesso gratuito a cerca de 85 atracções da cidade, como o Museu da Torre Galata.
- Desfrute de visitas guiadas ao Museu do Palácio Topkapi e à Mesquita de Hagia Sophia.
- Divirta-se num cruzeiro com jantar no Bósforo com espectáculos turcos.
- Faça um passeio de Segway por Istambul.
- Reserve com 24 horas de antecedência para obter um transfer gratuito de Istambul para o aeroporto.
O Passe Turístico de Istambul é válido por 1, 2, 3, 4, 5, 7 ou 10 dias e com ele pode poupar até 80% graças a todas as suas vantagens.
2. Verificar os requisitos de entrada no país
À chegada, dependendo da sua nacionalidade, poderá ser-lhe exigido um visto ou outra documentação para entrar no país.
Uma rápida consulta, antes da viagem, do sítio Web da embaixada da Turquia no seu país dar-lhe-á algumas indicações sobre os requisitos obrigatórios que terá de apresentar às autoridades.
Poderá também ter de pagar para requerer uma autorização de turismo de 90 dias, quer à chegada , quer antecipadamente, através da Internet.
3. Informe-se sobre como comunicar durante a sua estadia em Istambul
O turco é a língua oficial e não deverá ter problemas em comunicar em inglês.
Embora o espanhol seja falado em muitos restaurantes e lojas, é uma boa ideia aprender algumas saudações e palavras em turco, o que o tornará mais próximo dos habitantes locais.
Eis algumas expressões básicas:
- Olá: Merhaba
- Obrigado: Teşekkürler
- Por favor: Lütfen
- Quantoé que custa: Ne kadar
Por outro lado, se quer mesmo absorver toda a história, cultura e arquitetura de Istambul e as línguas não são a sua praia, uma opção fantástica é reservar uma visita guiada a Istambul, onde um guia lhe explicará tudo o que precisa de saber sobre esta maravilhosa cidade em inglês.
3. Atenção à taxa de câmbio
A moeda oficial do país é a lira turca e pode verificar a taxa de câmbio na sua moeda local antes da sua viagem. 1 euro equivale a cerca de 31 liras turcas.
Embora em muitos locais seja possível pagar com cartão, é aconselhável levar dinheiro em numerário, que pode ser levantado nas caixas multibanco ou nos centros de câmbio no aeroporto, embora sem grande vantagem na taxa de câmbio específica de euros para liras.
A minha sugestão é trocar uma pequena quantia antes de viajar e verificar a rede de ATM do banco que utiliza para ver se vale a pena fazer levantamentos em dinheiro, pois apesar de darem uma taxa mais justa para a lira turca do que as casas de câmbio, dependendo do ATM, o levantamento de dinheiro pode estar sujeito a taxas.
4. Comparar diferentes opções de alojamento
Há muito para ver e fazer em Istambul, por isso o sítio onde se fica é fundamental para tirar o máximo partido da cidade. Começo por explicar que a cidade está dividida em duas áreas principais: a área mais europeia, perto das atracções turísticas, e o lado oriental da cidade, mais residencial e local.
- O bairro de Sultanahmet tem boas opções de alojamento e é muito seguro. Recomendo-o se for a sua primeira vez na cidade, devido à sua proximidade das principais atracções turísticas e à facilidade de deslocação. Poderá começar as suas actividades cedo e evitar as incómodas filas de espera.
- Os bairros de Galata e Karaköy ficam um pouco mais a leste, depois da Ponte Galata, e são também muito populares. Oferecem um pouco mais de escolha em termos de vida nocturna, festas e opções de restauração, são relativamente centrais e têm boas ligações às outras atracções da cidade.
Encontrará opções de alojamento para todos os gostos e orçamentos em ambas as zonas, no entanto, recomendo que fique na zona central e que aproveite o seu tempo ao máximo, uma vez que o trânsito na cidade pode ser caótico em determinadas alturas. Pode sempre consultar os horários e frequências dos transportes públicos.
5. Saiba como funcionam os transportes públicos da cidade
De ponta a ponta, Istambul é uma cidade com centenas de locais a visitar e com a possibilidade de se deslocar de elétrico , metro, ferry, autocarro urbano ou funicular:
- A linha de elétrico T1 pára em quase todos os pontos de interesse e é a melhor opção se estiver a visitar a cidade pela primeira vez ou se não compreender bem a língua, uma vez que as linhas de metro podem ser difíceis de entender.
- Apanhar o ferry é uma excelente forma de atravessar o Estreito de Bósforo e o Corno de Ouro, atravessar para o lado asiático de Üsküdar e apreciar as atracções que Istambul tem para oferecer.
Os transportes são relativamente baratos e o cartão Istanbulkart recarregável dá-lhe acesso a todos os transportes públicos disponíveis, incluindo o ferry. Pode ser comprado online e é válido para o número de dias que planeia estar na cidade.
Táxis em Istambul
Embora uma viagem de táxi no centro da cidade não custe mais do que 4-5 euros, pode ser um verdadeiro incómodo conseguir um táxi gratuito. Além disso, para evitar burlas, recomendo que utilize sempre um táxi certificado.
Se não tiver outra opção senão apanhar um táxi na rua, aconselho-o a procurar o percurso sugerido por um GPS, a negociar previamente com o motorista, a verificar o taxímetro e a ter muito cuidado ao pagar para receber o troco correspondente.
Outras opções para se deslocar em Istambul enquanto faz turismo
Por outro lado, existem opções que, para além de o levarem entre diferentes partes da cidade, permitem ver diferentes monumentos e admirar as vistas, pelo que são uma excelente opção a considerar:
- Reservar uma visita guiada a Istambul permite-lhe ver os principais monumentos da cidade sem se preocupar com o transporte, uma vez que é feito num veículo com ar condicionado e motorista.
- Reservarum cruzeiro no Bósforo permite-lhe ver numerosas mesquitas e palácios, bem como as pontes que ligam a Europa à Ásia.
- Se reservarum cruzeiro num iate ao pôr do sol, percorrerá toda a zona do Bósforo e um guia explicar-lhe-á a história dos edifícios mais importantes das costas europeia e asiática.
6. Aprender a regatear nas lojas locais
Se a pechincha corre nas suas veias, você está no lugar certo para jogar a sua esperteza a seu favor na hora de fazer compras. Se não, recomendo que tenhas muita paciência e calma, porque esta é uma cidade onde os lojistas e empregados de mesa tendem a ser muito insistentes para que não saias da loja deles sem comprar nada, por isso saber os truques para regatear em Istambul será fundamental.
Além disso, se o fizer, vai gostar muito de locais como o Grande Bazar de Istambul, onde encontrará uma grande variedade de lojas.
Em muitos locais, especialmente em bazares, mercados e bancas de comida de rua, não existem meios de pagamento electrónicos. Se vai visitar um deles, é aconselhável levar liras turcas no bolso ou perguntar onde as pode levantar para conseguir um bom negócio e explorar as coloridas zonas comerciais da cidade.
7. Prove o melhor da comida local com uma visita gastronómica
Quando se trata de comida, encontrará fantásticas excursões gastronómicas em Istambul. A cultura culinária da Turquia é mundialmente famosa e, felizmente, não faltam sítios para a experimentar. Embora Istambul esteja localizada entre dois mares e o marisco domine os menus dos restaurantes, deixe-me dizer-lhe que tem muito mais opções de cozinha turca para incluir no seu menu:
- Os seus famosos kebabs.
- O lahmacun (pizza turca).
- Frango com mel e especiarias.
- Meze, os aperitivos servidos antes da refeição principal.
- Café turco.
- Sumos de frutas frescas, como a laranja e a cereja.
- Raki, o licor típico turco, também conhecido como leite de leão.
As bancas de rua ou os restaurantes self-service que abundam na cidade são uma opção variada, adequada a todos os gostos (paraíso dos vegetarianos, aliás), segura e com preços muito bons para experimentar todos os dias os melhores pratos típicos turcos.
Se quiser levar a sua experiência ainda mais longe, os meyhane, lokantas e restaurantes tradicionais podem ser locais onde pode viver uma experiência cheia de sabores que não esquecerá. De facto, reservar uma visita gastronómica privada aos bairros menos conhecidos da capital turca pode ser uma oportunidade única para provar alguns dos pratos mais tradicionais de Istambul.
8. Fazer um passeio de autocarro turístico pela cidade
Uma vista panorâmica da cidade permitir-lhe-á sempre decidir melhor a agenda dos locais que quer visitar de acordo com a sua natureza de viajante. É por isso que sou fã das visitas guiadas em autocarro, que em poucas horas lhe permitem ter um mapa mental da cidade e planear um percurso que se adapte às suas necessidades ou ao seu tempo. Percorre a cidade ao seu próprio ritmo, entrando e saindo onde quiser, pelo que também é ideal para quem viaja apenas 1 dia em Istambul.
Este passeio inclui 12 paragens perto das melhores atracções da cidade, guias áudio em várias línguas e é adequado para crianças, pessoas com mobilidade reduzida ou deficientes.
9. Não perca Istambul à noite
É altamente recomendáveldescobrir a cidade de Istambul à noite. Explorar a magia nocturna de uma das cidades mais emblemáticas da humanidade é uma experiência inesquecível:
- Se estiver a pé, durante o seu passeio poderá encontrar bares e pubs acolhedores para partilhar uma bebida, com muitos estilos e ambientes diferentes. Para beber e petiscar, depois de visitar as mais belas mesquitas ou de ter passado uma tarde de compras, pode encontrar locais com petiscos e outros pratos, como prelúdio da festa nocturna de Istambul.
- Se quiseres uma experiência nova, também recomendo um passeio de Segway.
Mas, sem dúvida, a melhor opção é reservar um passeio de iate no Bósforo ao pôr do sol, deixando-se enfeitiçar pelo feitiço da velha Constantinopla, a sua música e os seus cartões-postais noturnos únicos.
10. O que é preciso fazer
Se chegou até aqui, já tem uma ideia de quais são as atracções turísticas mais populares da cidade. No entanto, há algumas excursões e actividades exclusivas desta cidade que fazem a ponte entre dois mundos. Aqui estão as minhas preferidas:
Banhos turcos
Os banhos turcos de Istambul, que são replicados em todas as latitudes do globo, tiveram origem na antiga Constantinopla.
Mais conhecidos como Hammams, Istambul tem centenas destas salas onde se pode relaxar, fazer uma lavagem esfoliante ou uma massagem, enquanto se desfruta destas jóias arquitectónicas da cidade.
Recomendo que reserve com antecedência uma experiência de banho turco da qual sairá absolutamente relaxado e com forças renovadas para continuar a sua viagem.
Excursão à Capadócia
Se estiver em Istambul durante três dias ou mais, não pode perder uma excursão à Capadócia, um local perfeito para desfrutar de um nascer do sol turco com vistas incríveis a partir de um balão de ar quente.
Se reservar esta excursão de 2 dias à Capadócia, visitará o Castelo de Uchisar, o Museu ao Ar Livre de Goreme e a cidade subterrânea de Derinkuyu e fará um passeio de balão de ar quente ao nascer do sol. A não perder!
Dança dos dervixes
Outro dos pontos obrigatórios da cidade é assistir a uma dança de dervixes. Esta é uma das experiências mais hipnóticas e curiosas que Istambul tem para oferecer. Trata-se de uma cerimónia religiosa que tem origem num ritual sufi, uma corrente espiritual desligada dos bens materiais.
Assistir aoespetáculo dos dervixes Gyrovagi em Istambul, com as suas longas vestes a girar em absoluta coordenação, é uma experiência mística a não perder para levar a alma da Turquia no coração.
Mágico e misterioso, radiante, cosmopolita e tradicional, este lugar reúne o melhor do Oriente e do Ocidente no mesmo espaço. Desejo-vos tudo de bom para a vossa estadia na cidade.