O que ver e fazer em Istambul em 3 dias
Istambul é uma daquelas cidades com um enorme património cultural e histórico e uma agenda variada de actividades para todos os gostos. Vou dizer-vos o que podem fazer numa visita de 3 dias à cidade.
Desde os seus dias de primavera com jardins de tulipas, as praias e os passeios de ferry no verão, a policromia do outono e as míticas noites de inverno, Istambul pode ser a cidade perfeita para uma pequena pausa.
Três dias podem ser suficientes para ver alguns dos pontos turísticos mais emblemáticos de Istambul. Eis algumas alternativas para sentir a alma da antiga Constantinopla, o berço da ponte cultural que une o Oriente e o Ocidente.
Dia 1: À descoberta da Península de Sultanahmet
O melhor sítio, na minha opinião, para começar uma viagem por Istambul. É nesta zona que se encontram vários dos grandes tesouros e monumentos de Istambul, a não perder durante a sua visita a esta cidade mágica.
Visita ao Palácio Topkapi
Comece o seu dia com uma visita a esta joia arquitetónica. Para além das vistas deslumbrantes desta parte do estreito do Bósforo, o Palácio Topkapi tem quatro pátios e vários edifícios no seu interior, incluindo o Museu Arqueológico, que alberga o famoso sarcófago de Alexandre, o Grande. Uma alternativa ideal para incluir no seu primeiro dia em Istambul. Pode fazer visitas guiadasao seu interior para uma visita que pode durar entre uma a duas horas.
O local tem muitos objectos de arte tradicional islâmica, relíquias do grande profeta Maomé e, no seu interior, é possível ver de perto como era a vida dos grandes sultões que reinaram na antiga Constantinopla.
Uma das salas mais famosas é o Tesouro que reúne duas grandes atracções como o Diamante Kasikci, com os seus 86 quilates, considerado uma das jóias mais exóticas do Oriente e o punhal Topkapi, incrustado com três enormes esmeraldas e que é o símbolo do palácio.
Informações úteis:
- Preço: Palácio + Harém + Hagia Irene por cerca de 17,50 euros (285 liras turcas), Palácio + Hagia Irene por cerca de 12,30 euros (200 liras turcas). Entrada gratuita para crianças com menos de 6 anos de idade.
- Horário de funcionamento: diariamente das 09:00 às 18:00. Encerrado às terças-feiras.
- Endereço: Cankurtaran Mh., 34122 Fatih / Istambul.
Explorar a Mesquita Azul
Se apenas o exterior deste local surpreende com os seus enormes jardins, nada há a dizer sobre o seu enorme pátio e os milhares de azulejos que decoram a sua abóbada e aos quais deve o seu nome.
Esta estrutura assenta no que foi outrora o Grande Palácio de Constantinopla e foi construída em frente à Mesquita de Hagia Sophia, num sinal da grandeza do Império Otomano. Nas proximidades, é possível admirar outros clássicos da cidade, como o Hipódromo e o Obelisco Egípcio, perfeitos para uma manhã de descoberta dos tesouros da cidade. Eis uma lista das 10 mesquitas imperdíveis de Istambul.
Informações úteis:
- Preço: entrada livre
- Horário de abertura: diariamente das 09:00 às 19:00.
- Endereço: Sultanahmet, Atmeydanı Cd. No:7, 34122 Fatih/İstanbul.
Visita ao Grande Bazar
Depois deste passeio por algumas das jóias e monumentos de Istambul, é tempo de desfrutar de uma visita guiada ao Grande Bazar de Istambul, que há mais de 600 anos, é o centro económico e comercial da cidade, com mais de quatro mil lojas aglomeradas no seu interior, vendendo todo o tipo de objectos decorativos, tapetes tradicionais, candeeiros, ouro e pratas típicas da Turquia, jóias, especiarias e muito mais.
Hoje em dia, este enorme mercado, com mais de 60 ruas para percorrer, está aberto todos os dias, exceto ao domingo, e pode encontrar nas proximidades algumas mesquitas, hammams (banhos turcos) e bancas de comida, famosas pelos seus cafés e sobremesas típicas. Sugiro que pesquise previamente quais as zonas do bazar que mais lhe interessam, pois, se gosta de fazer compras, esta pode facilmente ser uma aventura para um dia inteiro.
Informações úteis:
- Preço: entrada livre
- Horário de funcionamento: diariamente, das 10:00 às 18:00 horas.
- Endereço: Beyazıt, Kalpakçılar Cd. No:22, 34126 Fatih/İstanbul.
Recomendo o passeio nesta ordem: visitar o Palácio Topkapi pela manhã, pois costuma estar muito cheio, e depois ter o resto do dia para ver outros pontos importantes da cidade. Para além destes três locais, pode também incluir no seu primeiro dia
- Cisterna da Basílica
- Hipódromo de Constantinopla
- Igreja de São Sérgio e São Baco
Jantar no bairro de Fatih
Com uma vasta oferta gastronómica, esta zona da cidade permite-lhe mergulhar na cultura culinária do país, desde os famosos kebabs até aos estruturados e deliciosos "meze". Esta zona oferece amplas oportunidades para se entregar às curiosidades culinárias do país.
Neste bairro há também muitos bares e esplanadas para saborear uma cerveja ou um raki, considerada a bebida tradicional da Turquia, bem como para conhecer em profundidade a herança sufi da cidade e admirar a perfeição da dança dos dervixes Girovagos no Centro Cultural Hodjapasha.
Sugiro que reserve também uma visitagastronómica a Istambul, que lhe permitirá desfrutar de todas estas delícias com a ajuda de um guia local especializado.
Dia 2: Experiência marítima no Bósforo
Uma cidade como Istambul, com a sua variedade de mares e costas, tem necessariamente de oferecer a experiência marítima para desfrutar de belas paisagens e de bom peixe fresco ao melhor estilo turco.
Ponte Galata
Lendária e bela, esta ponte é a pura ligação entre os dois continentes. Dos clássicos pescadores cujas varas balançam sobre o Marmara, à imponente Torre Galata e seus arredores, este passeio levá-lo-á a descobrir a parte mais europeia da cidade.
Uma área onde também encontrará muitos cafés, museus e galerias num dos bairros mais emblemáticos da cidade: o distrito de Beyoğlu, conhecido pelas suas lojas de antiguidades e vida boémia, onde também pode encontrar as melhores discotecas de Istambul. Recomendo que procurem a escadaria Kamondo, um local fantástico onde podem tirar excelentes fotografias com a sua arquitetura art nouveau.
Se passarem pela ponte, podem encontrar bons locais para provar peixe fresco em múltiplas apresentações a qualquer hora e assistir a um dos melhores pores-do-sol da cidade a bordo do ferry.
Visitar a Praça Taksim
Também conhecida como Praça da Independência, esta é a parte mais moderna de Istambul. Nas proximidades, encontra-se o Centro Cultural Atatürk, onde pode desfrutar de exposições, espectáculos de música e dança durante todo o ano.
É aqui que começa uma das vias mais populares da cidade, a importante İstiklal Caddesi, que pode ser descoberta a bordo de um elétrico que parece perdido no tempo. É uma zona comercial frequentada pelos locais e tem uma vasta oferta gastronómica.
Subir à torre do Istanbul Sapphire, um moderno centro comercial que já foi o edifício mais alto de Istambul, pode oferecer uma bela vista panorâmica da cidade e, se gostar de adrenalina, pode viver uma experiência de realidade virtual ao simular uma volta pela cidade a bordo de um helicóptero.
Palácio Dolmabahçe
O Palácio Dol mabahçe foi um dos primeiros palácios de estilo europeu a ser construído em Istambul.
Situado num impressionante passeio à beira-mar, este local pode levá-lo numa viagem no tempo até à era dos sultões e dar-lhe um vislumbre de como eles viviam nestes enormes palácios, rodeados de instalações confortáveis e do glamour deste canto exótico da Ásia.
Uma boa experiência inspirada nas Mil e Uma Noites, com lustres e salões dignos de príncipes e princesas, com mais de 280 quartos e uma Ponte de Cristal que fazem desta uma boa visita. Se tiver sorte, pode assistir à troca da guarda do palácio num dos maiores edifícios da Turquia.
Visitar um banho turco
São abundantes em Istambul e serão o local perfeito para relaxar enquanto recebe uma boa massagem com ervas curativas ou um banho de espuma.
Os banhos turcos em Istambul são uma das coisas a não perder se tiver pouco tempo na cidade. Normalmente localizados em zonas tradicionais de Istambul, oferecem um lugar para relaxar através de uma tradição milenar, perfeita para recuperar forças e energia depois de um dia a descobrir a cidade.
Tenha em conta que muitos destes locais têm salas só para homens ou mulheres, por isso, se quiser viver uma experiência com a sua família, o seu parceiro ou amigos, recomendo que visite os hammams mistos.
Nestes locais também pode desfrutar de infusões aromáticas e de um bom spa; um plano que o deixará pronto para desfrutar do seu último dia em Istambul.
Dia 3: À descoberta do Corno de Ouro
Uma das zonas mais lendárias da cidade e onde se pode admirar a enorme riqueza intercultural da cidade.
Bazar das Especiarias
Um dos mercados mais antigos da Europa e o local perfeito para apreciar todas as cores, cheiros e sabores da Ásia num só lugar.
Um espaço com mais de quatro séculos, especializado em frutas, cereais, legumes, especiarias e alimentos típicos da cozinha turca e asiática em geral, é também conhecido como Bazar Egípcio, e é o local perfeito para provar um dondurma, o gelado mais popular de Istambul.
Com uma textura gelatinosa, estes gelados são mais famosos pelo espetáculo que os vendedores fazem para atrair clientes. Também clássico é o mercado de ervas tradicionais e remédios caseiros, amuletos para o mau-olhado e frutos de romã para atrair prosperidade.
Visita ao bairro de Eyüp
Este é provavelmente um dos bairros mais islâmicos da cidade e situa-se mesmo à saída das antigas muralhas de Constantinopla. É também o terceiro local de peregrinação mais popular no Islão, depois de Meca e Jerusalém, uma vez que a Mesquita Eyüp Camii é o local de Abbu Ayyub al-Ansari, um dos discípulos mais próximos de Maomé. Se quiser conhecer as melhores mesquitas de Istambul, sugiro que inclua este local na sua visita.
Outro dos belos miradouros de Istambul e do seu famoso Corno de Ouro situa-se no café Pierre Loti, perfeito para tomar um café e desfrutar desta vista única da cidade e do cemitério local, onde repousam os restos mortais de poetas do Islão e de sultões do Império Otomano.
Um passeio altamente recomendado se estiver a fazer esta excursão é apanhar o teleférico na zona e admirar estas maravilhas das alturas.
Cruzeiro pelo Bósforo
A melhor maneira de se despedir da cidade, um cruzeiro ao longo do Estreito de Bósforo é uma boa opção para ter uma visão mais profunda da alma de Istambul.
A partir de um ferry ou de um navio de cruzeiro, um passeio de barco ao longo do estreito pode deixá-lo com as melhores imagens de Istambul na sua cabeça e no seu álbum de fotografias. Um passeio em que pode apreciar as grandes estruturas que enchem a cidade de magia, enquanto toma uma bebida e admira um espetáculo tradicional, como a dança do ventre ou espectáculos de música turca ao vivo.
Recomendo que reserve um passeio, pois é uma boa opção para admirar a cidade a partir da água e desfrutar de uma experiência gastronómica tradicional em Istambul.
Informações úteis para uma visita de 3 dias a Istambul
- A cidade é servida por dois aeroportos: o Aeroporto Internacional Atatürk e o Aeroporto Sabiha Gökçen. Verifique as opções de transfer de e para o aeroporto de Istambul para tornar o seu horário mais conveniente.
- Se for visitar as mesquitas e outros locais religiosos de Istambul, é provável que não seja permitido usar camisas sem mangas ou calções.
- Muitos locais, especialmente bazares, mercados e bancas de comida de rua, não dispõem de meios de pagamento eletrónico. Se for visitar um destes sítios, recomendo que leve liras turcas em dinheiro.
- Para se deslocar na cidade e utilizar todos os meios de transporte disponíveis, recomendo que compre um cartão Istanbulkart, que pode recarregar para utilizar durante os dias da sua viagem.