O que ver e fazer em Buenos Aires em 5 dias
Buenos Aires é uma cidade com dezenas de coisas para fazer. Aqui estão os lugares imperdíveis para uma viagem de cinco dias a esta cidade cosmopolita.
Buenos Aires é um lugar de contrastes históricos, culturais, gastronómicos e artísticos.
Desde o primeiro momento na cidade, você vai notar a grande diversidade que existe, o que tornará a sua estadia muito interessante, pois você terá muitos lugares para descobrir. Aqui está um itinerário com asmelhores coisas para fazer em Buenos Aires durante cinco dias. Tempo suficiente para explorar o centro histórico, os bairros mais emblemáticos, e até mesmo fugir da agitação da cidade e conectar-se com a natureza. Eu conto-lhe tudo!
Dia 1: Passeio pelo centro histórico de Buenos Aires
Durante o seu primeiro dia em Buenos Aires, deve passear pelo seu centro histórico. Este passeio parte do centro da cidade em direção aos bairros de San Telmo e Montserrat, para descobrir a identidade desta cidade.
Avenida de Mayo
A cinco minutos a pé do centro de Buenos Aires, ou seja, do obelisco icónico da cidade, encontra-se a Avenida de Mayo, com bares e edifícios históricos. Alguns deles são:
- A Casa Rosada, com um estilo arquitetónico romântico e eclético, alberga o gabinete do presidente.
- A Catedral Metropolitana, considerada o principal templo de culto católico da cidade. Surpreender-te-á com as suas 12 colunas frontais e tesouros escondidos.
- O Bar Los 36 Billares, com empanadas, pizzas, mate, café e um extenso menu.
As Passagens 5 de Julio e San Lorenzo
Da Avenida de Mayo é preciso caminhar cerca de 17 minutos, chegando à Passagem 5 de Julio e à Passagem San Lorenzo. Ao caminhar por estes quarteirões, encontrará uma grande variedade de restaurantes e bares.
Além disso, também encontrará tanguerías onde poderá desfrutar de alguns dos melhores espectáculos de tango de Buenos Aires. Entre as suas ruas verá lugares incríveis como:
- A Casa Mínima, com 13 metros de profundidade por 2,50 metros de largura.
- A Basílica de Nuestra Señora del Rosario, que é um templo católico da ordem dominicana em cujo interior se encontra o mausoléu do General Manuel Belgrano.
- A antiga Casa de la Moneda (Casa da Moeda)
- A Fundação Antorchas
O bairro de San Telmo
O próximo destino é o bairro de San Telmo, a aproximadamente oito minutos a pé do local anterior, que abriga restaurantes, bares, galerias de arte, museus e tanguerias.
Durante o seu passeio, passará pela famosa Plaza Dorrego, com o seu mercado tradicional e feira de antiguidades.
Também passará pelo Museu do Cinema e pelo Parque Lezama, que está rodeado pela Igreja Ortodoxa Russa, o Museu Nacional de História e o British Bar.
O bairro de Montserrat
Para terminar o seu passeio pelo centro histórico da cidade de Buenos Aires, deve ir ao Bairro Montserrat, localizado a cerca de 16 minutos de carro ou 23 minutos a pé de San Telmo.
Ali, um destino imperdível é a Igreja Nuestra Señora de Montserrat, um templo de culto católico com mais de 200 anos de história. Também encontrará outrosedifícios de grande valor religioso, cultural e histórico, sendo alguns deles os seguintes:
- A Igreja de San Juan Bautista, construída em 1797 e frequentada pela comunidade francesa durante o século XIX.
- OMuseu da Santa Casa de Ejercicios Espirituales, uma casa de retiros com visita guiada ao seu interior.
- O Mercado de San Cristóbal, presente desde 1944. É um lugar muito concorrido e costuma ser incluído no itinerário das melhores aulas de culinária em Buenos Aires devido à sua variedade de produtos frescos: queijos, embutidos, carnes, peixes, verduras, vinhos e muito mais.
Dia 2: Descobrir o bairro de Palermo em Buenos Aires
Neste segundo dia, você vai descobrir tudo o que está escondido no Bairro Palermo, localizado a aproximadamente 26 minutos de carro do centro da cidade. Encontrará um pulmão natural incrível , arte, cultura, gastronomia e uma vida nocturna animada.
Visitar os Bosques de Palermo
Entre as melhores coisas para fazer em Palermo, Buenos Aires, está uma visita ao seu pulmão verde, composto por uma série de parques e jardins onde se pode relaxar, respirar ar fresco e contemplar belas paisagens em qualquer um dos seus espaços, tais como:
- O Jardim Botânico, onde se encontram cerca de 4.000 espécies de plantas nos seus três jardins (Oriental, Romano e Francês).
- O Ecoparque, que é uma área livre de pelo menos 18 hectares onde encontrará animais, vegetação e experiências imersivas e lúdicas para todas as idades.
- O Jardim Japonês, com um lago oriental com carpas, bonsais, kokedamas, azáleas, casa de chá, viveiro e restaurante de sushi.
- O Parque 3 de Febrero, com o seu jardim de rosas com mais de 14.000 roseiras.
Ver as exposições do Museu de Arte Latino-americana de Buenos Aires
Depois de desfrutar dos Bosques de Palermo, seu próximo destino é o Museu de Arte Latino-Americano de Buenos Aires (MALBA). Ele está localizado a uma distância máxima de 30 minutos a pé.
Considerado entre os melhores museus de Buenos Aires, verá uma importante coleção de arte moderna latino-americana do século XX: pinturas, gravuras, esculturas, artefactos e fotografias. Todos eles de artistas como Frida Kahlo, Antonio Berni, Wifredo Lam, Joaquín Torres García, entre outros.
- Preço: a entrada custa cerca de 6 euros por pessoa. Estudantes, professores e pensionistas pagam cerca de 3 euros, enquanto as crianças com menos de 5 anos são gratuitas.
- Horário de funcionamento: todos os dias das 12:00 às 20:00. Encerra às terças-feiras.
Comer, beber e desfrutar da vida nocturna de Palermo Soho e Palermo Hollywood
A partir do destino anterior, pode caminhar uma média de 30 minutos ou conduzir durante aproximadamente 12 minutos até Palermo Soho.
Esta é uma das zonas mais animadas do bairro e as suas ruas pitorescas estão repletas de arte de rua. Também encontrará uma grande variedade de bares, cervejarias e restaurantes que servem cozinha local, asiática e de fusão.
Um lugar ideal para participar de um dos melhores tours gastronômicos de Buenos Aires ou ir por conta própria.
Dia 3: Passeio pelo bairro da Recoleta
O roteiro do seu dia 3 em Buenos Aires é muito simples. Vai visitar o bairro da Recoleta e deixar-se envolver pela história, cultura e arte que este lugar tem para oferecer.
Cemitério da Recoleta
Visitar o Cemitério da Recoleta é uma das melhores coisas para fazer na Recoleta Buenos Aires para começar o seu itinerário do terceiro dia.
Este cemitério, localizado a uma distância média de 12 minutos de carro do centro da cidade, data de 1822 e tem um grande valor arquitetónico e histórico. Ao longo do percurso, encontrará mausoléus e abóbadas pertencentes a personalidades influentes do país. É o caso de Juan Lavalle (1797-1841), ex-governador da província de Mendoza; o militar Juan Martín de Pueyrredón (1777-1850);Eva Perón (1919-1952), política e primeira-dama da nação argentina; entre outros políticos, escritores, empresários e presidentes argentinos.
- Preço: Os bilhetes custam cerca de 10 euros por pessoa. Os argentinos têm entrada gratuita.
- Horário de funcionamento: todos os dias (7:00 às 17:00 horas).
Centro Cultural Recoleta
A cerca de quatro minutos a pé do destino anterior, encontra-se o Centro Cultural Recoleta.
Trata-se de um edifício de estilo neo-gótico construído em 1732, um espaço dedicado adiferentes tipos de expressões culturais: teatro, recitais, exposições de arte, concertos e muito mais. Poderá aceder às suas 27 salas de exposição, bem como participar nas oficinas e actividades disponíveis durante a sua visita, destinadas a toda a família.
- Preço: a entrada é gratuita.
- Horário de funcionamento: de terça a sexta-feira (13:30 às 22:00), sábado e domingo (11:15 às 22:00). Fechado às segundas-feiras.
O Museu Nacional de Belas Artes
A sua próxima paragem é o Museu Nacional de Belas Artes, que se encontra a cerca de cinco minutos a pé do Centro Cultural.
Aqui poderá apreciar mais de 1300 peças de arte (pinturas, fotografias, gravuras, esculturas) expostas em 30 salas diferentes. Váriascolecções permanentes e temporárias de arte pré-histórica, colonial, antiga e asiática. Para além disso, descobrirá a arte argentina, uma série de obras-primas de todos os tempos.
- Preço: a entrada é gratuita.
- Horário de funcionamento: de terça a sexta-feira das 11:00 às 20:00, sábado e domingo das 10:00 às 20:00. Fechado às segundas-feiras.
Praça da França
A apenas 65 metros do Museu Nacional de Belas Artes, descobrirá o último destino do dia, a Praça França.
Este é um pequeno pulmão verde onde se pode sentar para descansar, respirar ar fresco e desfrutar do pôr do sol, ideal se viajou para Buenos Aires com crianças. Além disso, se a sua visita coincidir com qualquer fim de semana do ano, terá a oportunidade de desfrutar daFeira de Artesanato Intendente Alvear das 10:00 às 19:00 horas. Poderá comer, beber e comprar uma grande variedade de produtos: roupas, pinturas, jóias, cerâmicas, fotografias, artesanato, artigos de couro, livros e muito mais.
Dia 4: Visita a La Boca e Chinatown de Buenos Aires
Este dia começa em um dos bairros mais emblemáticos da cidade, La Boca. Em seguida, iremos a Chinatown, para conhecer a cultura oriental.
Bairro de La Boca
Este dia começa com uma visita a um destino imperdível, o bairro de La Boca, localizado a aproximadamente 20 minutos de carro do centro da cidade e incluído nos principais passeios de Buenos Aires.
Embora, nesta oportunidade, a proposta é que você o visite por conta própria. Por exemplo,alguns dos lugares que você visitará são os seguintes:
- Rua Caminito: um lugar emblemático com um cenário pitoresco. É um museu ao ar livre com muita arte de rua, lojas, artesanato, música, gastronomia local e muito mais.
- O estádio de futebol Alberto J. Armando, mais conhecido como La Bombonera, devido ao seu desenho arquitetónico em forma de ferradura.
- O museu de arte moderna Fundación Proa, com exposições temporárias e permanentes que transmitem os movimentos artísticos pertencentes ao século XX, uma biblioteca e um auditório.
- O porto de Riachuelo, com uma bela paisagem que combina o azul do céu, as águas calmas e alguns barcos ancorados.
Chinatown de Buenos Aires
A Chinatown de Buenos Aires é o seu próximo destino.
No final da sua visita ao bairro de La Boca, caminhe cerca de oito minutos até ao 299 Blanes Juan Manuel e apanhe o autocarro 130B para Est. Bulogne até à Avenida Libertador 6133. Quando sair do autocarro, caminhe em direção àAvenida Mendoza e verá imediatamente o enorme arco tradicional chinês de 11 metros, que lhe dá as boas-vindas à Chinatown da cidade.
Depois de o atravessar, encontrará uma grande oferta gastronómica e cultural, podendo passear ao seu ritmo pelas ruas deste bairro edescobrir tudo o que este tem para oferecer. Por exemplo:
- O templo budista Tzong Kuan, com aulas gratuitas de ioga e meditação.
- A rua da arte representada por uma série de murais coloridos de temática chinesa espalhados pelas ruas do bairro. Verá ursos panda, dragões antigos, peixes koi, imagens de Buda, maneki neko e muito mais.
- As lojas e supermercados, com produtos frescos como legumes, cogumelos, peixe, carne de porco, raízes, sementes, especiarias, caril e muito mais. Além disso, leite de soja, coco e arroz, bebidas alcoólicas orientais como saquê, soju, entre outras.
- Uma grande variedade de restaurantes, onde se pode experimentar uma variedade de pratos como sopa de noodles, sushi, tofu, hot pot, dumplings, entre outros.
Dia 5: Excursão guiada de um dia saindo de Buenos Aires
O plano para o seu quinto dia em Buenos Aires é fugir da agitação da cidade e descobrir os arredores desta bela capital cosmopolita. Para isso, há várias opções de passeios de um dia saindo da cidade para as Cataratas do Iguaçu, o Delta do Tigre e San Isidro.
Opção 1: Explorar o Delta do Tigre em um cruzeiro saindo de Buenos Aires
Para esta viagem de um dia ao Delta do Tigre saindo de Buenos Aires, você viajará de carro com um guia por cerca de 5,5 horas de Buenos Aires ao longo do Rio Panamá.
No regresso, passará pela Quinta Olivos, a residência presidencial, e pelas casas luxuosas da zona norte.
- Preço: a partir de 42 euros por pessoa.
- Duração: a atividade dura normalmente cerca de 5 horas e meia.
- Para mais informações, visite: Excursões ao Delta do Tigre saindo de Buenos Aires.
Opção 2: Descobrir o Parque Nacional do Iguaçu saindo de Buenos Aires
Esta aventura permitir-lhe-á descobrir todos os tesouros naturais escondidos no Parque Nacional do Iguaçu.
Sairá da porta do seu hotel para o aeroporto Jorge Newbery em Buenos Aires com um guia para voar até Iguaçu, onde embarcará num carro e fará um percurso de cerca de 15 minutos até aocentro de visitantes deste pulmão natural, para depois avançar (de comboio ou a pé) até à estação das cataratas com longos trilhos e vistas deslumbrantes.
Para terminar o que poderia ser um dos melhores passeios de um dia a partir de Buenos Aires, você vai embarcar em um trem para a Garganta do Dia bo . Ficará maravilhado com as quedas de água, que poderá ver a partir de uma ponte pedonal sobre elas.
- Preço: o valor desta experiência é de cerca de 824 euros por pessoa.
- Duração: esta excursão tem a duração de um dia inteiro.
Meios de transporte em Buenos Aires
Na cidade de Buenos Aires existem várias opções de transporte para se deslocar de um destino a outro de forma rápida e segura. Algumas delas são as seguintes
- O autocarro, também chamado coletivo ou bondi: encontrará uma média de 137 linhas que ligam toda a cidade e funcionam 24 horas por dia. Para pagar este meio de transporte, é necessário pedir o cartão Sube.
- O Metro de Buenos Aires: oferece seis linhas (A, B, C, D, E e H) e um Premetro que circula à superfície.
- DeBA EcoBici: o sistema de bicicletas gratuitas da cidade.
- De táxi: este é um dos serviços mais caros. Pode chamar um táxi nas ruas da cidade ou solicitá-lo através da aplicação BA Taxi disponível no Google Play e na Apple Store.
Autocarro turístico para se deslocar em Buenos Aires
Existe um autocarro turístico com paragens gratuitas em Buenos Aires, cujo serviço está disponível das 9:00 às 17:00 horas. É um percurso de aproximadamente 3 horas e 20 minutos, que lhe permitirá visitar os bairros mais emblemáticos, começando em La Recoleta.
Passará pela Av. de Mayo, La Bombonera, Reserva Ecológica, Bosques de Palermo - Rosedal, entre outros locais de interesse turístico. No total são 22 paradas neste circuito.
Actividades destacadas de 5 dias em Buenos Aires
- Dia 1
- Passeio pelo centro histórico de Buenos Aires
- Bairro de San Telmo
- Grátis
- Todo o dia
- Dia 2
- Descobrir o bairro de Palermo
- Museu de Arte Latino-americana de Buenos Aires
- A partir de 6 euros por pessoa
- Todos os dias das 12:00 às 20:00. Fechado às terças-feiras.
- Dia 3
- Passeio pelo bairro da Recoleta
- Cemitério da Recoleta
- A partir de 10€ por pessoa
- Todos os dias das 7:00 às 17:00 horas.
- Dia 4
- Visita ao bairro La Boca
- Passeio livre pelas ruas do bairro
- Grátis
- Todo o dia
- Dia 5
- Visita guiada desde Buenos Aires
- Delta do Tigre e San Isidro
- A partir de 69€ por pessoa
- Duração de oito horas (aprox.)
Cinco dias podem não parecer tempo suficiente para descobrir tudo o que Buenos Aires tem para oferecer.
No entanto, se organizar bem o seu itinerário, ficará surpreendido com o número de destinos que pode visitar, seja por conta própria ou através de visitas guiadas.