O que ver e fazer em Quebec em 2 dias
O Quebeque é uma das cidades francófonas mais populares do Canadá e também uma das mais belas para descobrir a era colonial do país. Eis o que pode fazer para a conhecer em 2 dias.
Se planear visitar a cidade do Quebeque em 2 dias, ficará estragado com a variedade de atracções oferecidas e com a impossibilidade de a descobrir em tão pouco tempo. No entanto, com o itinerário certo e um passeio intensivo, organizando as visitas com base na localização geográfica de cada um dos sítios, será possível conhecer os principais perfis desta cidade.
Algumas das melhores coisas para fazer em Quebec em 2 dias incluem visitar o lado tradicional da cidade, que inclui o Velho Quebec e o circuito de muralhas ao redor, ver as Cataratas de Montmorency, fazer um cruzeiro no Rio São Lourenço e assistir ao pôr do sol do Observatoire de la Capitale, um dos edifícios mais altos da região.
Dia 1: Conhecer o horizonte tradicional do Quebeque
Se só tem 2 dias no Québec, sugiro para o primeiro dia um passeio pelo circuito principal da cidade, passando pelo Velho Québec e edifícios próximos, que lhe darão uma ideia da era colonial deste destino francófono e lhe permitirão descobrir a arquitetura local.
Comece o seu dia com uma visita guiada ao Velho Quebeque
Comece o seu dia explorando o charme histórico do Velho Quebec, um enclave que o transportará de volta no tempo enquanto passeia por suas ruas de paralelepípedos. Uma boa alternativa é começar o seu passeio na imponente Place Royale, que está rodeada de edifícios que datam do século XVII e onde sentirá a essência da Nova França.
Nas proximidades, poderá também visitar o Terrasse Dufferin, um amplo passeio pedonal que oferece vistas panorâmicas do rio São Lourenço e do Château Frontenac. Nas ruas estreitas de Petit Champlain encontrará uma das zonas comerciais mais pitorescas da cidade. Encontrará também restaurantes, cafés e galerias de arte quelhe permitirão descobrir a atmosfera boémia deste lugar.
Durante o seu passeio, não perderá a Place d'Armes, uma praça histórica onde se encontra a estátua de Luís XIV e que é frequentemente rodeada por artistas de rua. Durante este circuito matinal, poderá também visitar a Catedral-Basílica de Notre-Dame, uma obra-prima arquitetónica do século XVII quealberga tesouros artísticos no seu interior. Nas proximidades, pode concluir o seu passeio no Parlamento do Québec, uma estrutura neo-gótica que preserva a história política da região e permite-lhe absorver o seu rico património cultural.
- Como chegar lá: Pode visitar o Velho Quebeque por si próprio ou em algumas das melhores excursões da cidade. Também se pode chegar à Place Royale a partir de qualquer ponto da cidade , de autocarro, nas linhas 1, 11, 16, 18, 185, L2, L3, 800, 801 e 807.
Descubra a cidade alta no Funicular de Québec
Depois de explorar o Velho Quebec, pode percorrer as três ruas que separam a Place Royale do Funicular da Cidade do Quebec para descobrir a parte alta da cidade. A partir do teleférico, inaugurado em 1879 e um dos primeiros do Canadá, descobrirá o cume do Cap Diamant.
Ao subir a bordo, poderá testemunhar as vistas panorâmicas oferecidas pelo Funicular do Quebeque. Ao subir a encosta, verá o rio São Lourenço e a arquitetura emblemática da cidade. A altura alcançada dar-lhe-á uma perspetiva única dos telhados, torres e muralhas que caracterizam a Cidade Alta, nomeadamente a presença do Château Frontenac.
A partir daqui, poderá contemplar uma perspetiva completa da cidade, tanto em direção ao rio como em direção aos bairros interiores da cidade. Além disso, se planear visitar o Quebeque na época do Natal, poderá vislumbrar as decorações sazonais e a neve que normalmente cobre as ruas da cidade, uma vez que a véspera festiva coincide com o inverno canadiano.
Visita ao Hotel Fairmont Le Chateau Frontenac
Uma das melhores atracções a visitar na Cidade Alta é o Fairmont Le Chateau Frontenac, uma joia arquitetónica que coroa a cidade do Quebeque. Construído em 1893, este icónico hotel-castelo testemunhou a evolução da cidade ao longo dos anos e tornou-se um emblema inseparável da sua paisagem urbana. O seu design, reminiscente da estética medieval francesa, é obra do arquiteto Bruce Price e foi cenário de numerosas séries e filmes.
Ao percorrer as luxuosas instalações do Fairmont Le Chateau Frontenac, o hóspede mergulhará na elegância e no luxo que caracterizam este hotel de renome mundial. Os quartos, os salões decorados e os pormenores arquitectónicos transportá-lo-ão para a Idade Média. O hotel foi também testemunha de momentos históricos, como a Conferência do Quebeque, em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial, onde os desembarques na Normandia começaram a tomar forma.
Para além da sua presença na colina de Cap Diamant, o hotel alberga restaurantes de classe mundial, um spa e lojas exclusivas. Este local, situado ao pé da estação do funicular na Cidade Alta, pode ser explorado por si ou numa visita guiada.
Visitar o Museu da Civilização
Na tarde do primeiro dia e depois do almoço, pode embarcar numa viagem pela história e pela diversidade cultural. No Museu da Civilização, considerado um dos melhores museus do Quebeque, poderá descobrir as diferentes culturas humanas ao longo dos tempos.
Com exposições permanentes e temporárias, oferece uma experiência educativa para visitantes de todas as idades. No museu, pode explorar exposições que vão desde as civilizações antigas às culturas contemporâneas, dando-lhe uma visão abrangente do desenvolvimento humano. As galerias temáticaspermitem descobrir a vida quotidiana de várias comunidades, com objectos, obras de arte e material multimédia. Também é possível conhecer a história indígena, a influência das colónias europeias e a evolução cultural do Quebeque durante a colonização.
- Como chegar lá: A partir do Château Frontenac, o Museu da Civilização fica a 15 minutos a pé ao longo do Coté de la Montagne ou a 10 minutos de autocarro da linha 1.
Passeio pela Cidadela do Quebeque
Na Citadelle de Québec, uma fortificação empoleirada na colina Cap Diamant, descobrirá uma estrutura militar do século XVII que fornece um testemunho tangível da importância estratégica da cidade na defesa dos impérios francês e, mais tarde, britânico.
O seu desenho arquitetónico reflecte a evolução das tácticas de guerra ao longo dos anos, proporcionando uma visão da engenharia militar da época. Ao explorar a Cidadela, pode caminhar ao longo das suas muralhas e descobrir o sistema defensivo que protegia o Quebeque da invasão. Além disso, as vistas panorâmicas da Cidadelaoferecem uma perspetiva única da cidade, do rio São Lourenço e da pitoresca paisagem circundante.
Durante um passeio a pé, poderá mergulhar na história deste local, aprendendo sobre os principais acontecimentos que marcaram o seu passado, desde a Guerra dos Sete Anos até à Confederação Canadiana. No interior da Cidadela, encontrará também o quartel-general do Royal 22e Régiment, o único regimento de infantaria francófono das Forças Armadas Canadianas. Aí poderáexplorar os alojamentos militares, aprender sobre a vida quotidiana dos soldados e admirar a coleção de objectos e uniformes que contam a história militar do Canadá.
- Como chegar: A partir do Musée de la Civilisation , pode chegar à Cidadela do Quebeque de autocarro (linhas 1 e 11) durante uma viagem de 15 minutos ou nos autocarros turísticos hop-on-hop-off da cidade.
Assistir a um espetáculo no Grand Théâtre de Québec
Para terminar o primeiro dia, sugiro que mergulhe na oferta cultural da cidade, que se concentra em torno do Grand Théâtre du Québec, um ícone artístico que tem sido o cenário de inúmeras produções de alto nível ao longo dos anos.
Este teatro, situado na Place d'Youville, é conhecido pela sua arquitetura e pela sua versatilidade em acolher uma variedade de eventos, desde ópera e ballet a concertos e produções teatrais. OGrand Théâtre de Québec apresenta um programa diversificado que apela aos amantes das artes cénicas clássicas, bem como àqueles que procuram ofertas mais contemporâneas. Pode desfrutar de espectáculos de ópera de renome, ballet clássico ou uma encenação de uma produção teatral, o que é ideal se planear visitar com crianças.
Além disso, se estiver a planear visitar o Quebeque na época do Natal, poderá desfrutar de espectáculos sazonais aqui.
- Como chegar lá: A partir da Cidadela, pode chegar ao Grand Théâtre em cerca de 20 minutos nas linhas de autocarro 11, 25, 800 e 801.
Dia 2: Descobrir os melhores pontos turísticos da cidade do Quebeque
Para o segundo dia, depois de ter conhecido o perfil cultural e histórico do Quebeque no primeiro dia, proponho-lhe uma visita detalhada às melhores vistas da cidade, incluindo uma visita às populares Cataratas de Montmorency, um passeio de barco no rio São Lourenço e uma visita ao Observatório da Capital para ver o pôr do sol a partir de um dos pontos mais altos deste destino.
Visita às Cataratas de Montmorency
Se quiser ver um dos sítios naturais mais famosos do Quebeque, uma visita às Cataratas de Montmorency é obrigatória.
Localizadas a cerca de 15 quilómetros da cidade e com aproximadamente 83 metros de altura, são ainda maiores do que as famosas Cataratas do Niágara e pode visitá-las por conta própria ou em algumas das melhores excursões do Quebeque. Durante o passeio, pode explorar o parque circundante, desfrutar dos trilhos panorâmicos e dos decks de observação e apanhar o funicular, um passeio que o elevará acima da paisagem,proporcionando-lhe vistas arrebatadoras da área circundante.
O funicular também o levará ao topo da montanha, onde se encontra o Parc de la Montagne de Montmorency, uma área natural que oferece actividades ao ar livre. Se optar pelas excursões organizadas,que duram cerca de 6 horas e começam de manhã cedo, poderá também visitar a Basílica de Santa Ana de Beaupré, um local de peregrinação que alberga uma coleção de arte sacra. A basílica é conhecida pela sua arquitetura neo-gótica e pela sua atmosfera espiritual.
- Como chegar: A partir do centro da cidade do Quebeque , pode chegar às cataratas de Montmorency de carro pela autoestrada 440 ou de autocarro pelas linhas 11, 59, 136, 254 e 800, numa viagem de aproximadamente 1 hora.
Faça uma excursão de cruzeiro para descobrir o rio São Lourenço
Se visitar as cataratas de Montmorency de manhã, à tarde pode embarcar num cruzeiro para descobrir o rio São Lourenço, que é uma das artérias fluviais mais importantes da América do Norte. A partir do convés do seu barco, poderá explorar uma grande variedade de paisagens e admirar a beleza natural do horizonte canadiano.
Durante estas excursões, muitas vezes incluídas entre os melhores passeios de barco no Quebeque, descobrirá uma mistura de história, cultura e vida selvagem, desde as pitorescas aldeias ao longo do rio até à diversidade da vida selvagem local, incluindo aves marinhas, focas e, se tiver sorte, até baleias que quebram nas águas do Atlântico. A experiência do cruzeiro também lhe dará a oportunidade de admirar a arquitetura das pontes que atravessam o rio, ligando as margens eoferecendo uma perspetiva única a partir da água. Durante o itinerário, passará pela Ilha de Orleães e pelo Arquipélago de Mingan e será normalmente assistido por um guia local especializado.
- Como chegar: A partir das cataratas de Montmorency, é possível chegar ao porto do Quebeque de carro pela autoestrada 440 ou de autocarro pelas linhas 1 e 800, numa viagem de aproximadamente 1 hora.
Ver o pôr do sol sobre a cidade a partir do Observatório da Capital.
Se quiser descobrir o Quebeque em todo o seu esplendor, uma das melhores maneiras de o fazer é a partir do Observatório da Capital, uma experiência que lhe permitirá vislumbrar o pôr do sol, se o visitar ao fim da tarde. Situado no coração da cidade, este observatório panorâmico oferece uma perspetiva única da arquitetura histórica e moderna do Quebeque.
A 221 metros de altura, o Observatório da Capital é o mais alto da cidade e oferece uma vista completa dos telhados, das ruas de paralelepípedos e dos monumentos que caracterizam este destino. A partir do miradouro, é possível desfrutar de um panorama de 360° que se estende desde a Cidadela até aos longínquos Apalaches.
O rio São Lourenço, serpenteando pela paisagem, mostrar-lhe-á o pôr do sol e, nas salas que rodeiam o observatório, encontrará exposições interactivas que o farão mergulhar na história, na cultura e na evolução urbana do Québec.
- Como chegar: A partir do porto, é possível chegar a este local com as linhas de autocarro 1, 3, 11, 18, 28, 800, 801 e 807.
Itinerário da visita de 2 dias à cidade de Quebec
- Dia 1
- Visita ao Velho Quebeque
- Visita ao Fairmont Le Chateau Frontenac
- Visita ao Museu da Civilização
- Passeio pela Cidadela de Quebec
- Dia 2
- Visita às Cataratas de Montmorency
- Fazer um cruzeiro no Rio São Lourenço
- Visite o Observatório da Capital
- Ver o pôr do sol a partir do miradouro