O que ver e fazer em Quebec em 3 dias

Um dos destinos mais populares do Canadá é o Quebeque, uma cidade famosa pelo seu centro histórico, cascatas e montanhas. Eis um itinerário de 3 dias para a descobrir.

Matías Rodríguez

Matías Rodríguez

leitura de 9 minutos

O que ver e fazer em Quebec em 3 dias

Julieta Navarro

O Quebeque é um dos destinos francófonos mais populares do Canadá e uma das suas atracções mais populares. Descobrir tudo o que este destino tem para oferecer numa excursão de 3 dias pode parecer impossível, mas com este itinerário conseguirá, pelo menos, descobrir os principais locais.

Algumas das melhores coisas para fazer em Quebec em 3 dias incluem descobrir o centro histórico da cidade, que é famoso pela sua arquitetura e edifícios murados, fazer um cruzeiro ao longo do rio São Lourenço para um passeio de observação de baleias, descobrir as Cataratas de Montmorency, que é uma das maiores quedas de água do Canadá, e apreciar as vistas panorâmicas da cidade a partir do Observatoire de la Capitale.

Dia 1: Descubra o centro histórico do Québec e as atracções próximas

O Québec é uma das cidades históricas da costa leste do Canadá e teve um papel importante na época colonial do país, por isso, no primeiro dia, sugiro que percorra o circuito tradicional deste destino, que inclui desde os edifícios da Cidade Velha até às atracções mais famosas dos arredores.

Passeio pela Velha Quebec e Place Royale

Não há outra forma de começar pela Velha Montreal senão na Place Royale.

Esta praça marca o quilómetro zero da cidade e é o epicentro das ruas estreitas de paralelepípedos deste local que o transportará de volta à era da Nova França, com os seus edifícios de arquitetura europeia, lojas pitorescas e cafés que dão vida à atmosfera animada deste bairro histórico. A Place Royale, portanto,está rodeada por edifícios do século XVII, como a igreja Notre-Dame-des-Victoires. Além disso, esta praça é um ponto de encontro onde convergem a arquitetura colonial e as actividades culturais vibrantes e marca frequentemente o início das melhores visitas ao Quebeque.

Nas proximidades, durante o seu passeio, pode também visitar o Petit Champlain e o edifício do Parlamento. Além disso, na cidade velha encontrará oFunicular do Quebeque, que o levará à parte da cidade onde encontrará outras atracções populares, como o Château Frontenac, palco da Conferência do Quebeque de 1943 que decidiu os desembarques na Normandia, e o Terrasse Dufferin, onde pode apreciar as vistas da cidade.

  • Como chegar lá: A Place Royale pode ser alcançada a partir de qualquer ponto da cidade através dos autocarros das linhas 1, 11, 16, 18, 185, L2, L3, 800, 801 e 807.

Reservar uma visita guiada ao Château Frontenac

Visitar o Museu da Civilização

Depois de percorrer o Velho Québec, sugiro que embarque numa viagem cultural no Museu da Civilização, que fica a 5 minutos a pé pelas três ruas que o separam da Place Royale. Este sítio, considerado um dos melhores museus da cidade, oferece uma experiência educativa única que explora as muitas facetas da história e das sociedades que a moldaram.

As suas exposições permanentes e temporárias vão desde as civilizações antigas até às expressões culturais contemporâneas, oferecendo uma visão abrangente e enriquecedora. Pode também mergulhar na vida quotidiana de diversas comunidades e explorar as galerias temáticas repletas de artefactos históricos, obras de arte e apresentações multimédia.

Ao longo do percurso, descobrirá a riqueza da história indígena local, a influência das colónias europeias e a evolução cultural do Quebeque ao longo do tempo. A diversidade de exposições oferece a oportunidade de explorar diferentes épocas e regiões, ligando os visitantes a aspectos essenciais da experiência humana numa viagem fascinante através de muitos aspectos da antropologia.

Comprar bilhetes para o Museu da Civilização

Passeio pelas Planícies de Abraão

Um dos lugares mais bonitos do Quebec que geralmente não está incluído nos principais passeios é a Planície de Abraão. Neste vasto parque, pode visitar um marco histórico da cidade que testemunhou eventos cruciais ao longo dos tempos. Estas vastas planícies são conhecidas por terem sido o local da Batalha das Planícies de Abraão em 1759, um combate decisivo entre as forças britânicas e francesas durante a Guerra Franco-Indígena.

Atualmente, as Planícies de Abraão foram convertidas num parque urbano que oferece aos visitantes um local para relaxar e descansar, bem como uma plataforma de observação para descobrir o horizonte do rio São Lourenço. Aqui, é possível passear por caminhos arborizados e relvados verdes que contrastam com a arquitetura histórica do Quebeque.

As planícies albergam igualmente vários museus, entre os quais o Musée national des Beaux-Arts du Québec, que apresenta uma das maiores colecções de arte canadiana e internacional do país.

  • Como chegar lá: Pode chegar a este local a partir do Museu da Civilização de autocarro nas linhas 1, 3, 11 e 28 ou nos autocarros turísticos hop-on-hop-off da cidade.

Comprar bilhetes para os autocarros hop on-hop off do Quebeque

Descubra Montcalm, o bairro das artes

Situado mesmo em frente às Planícies de Abraão, Montcalm é o bairro das artes do Quebeque, onde a criatividade e a cultura se entrelaçam, e um bairro vibrante onde encontrará galerias de arte contemporânea, estúdios de artistas independentes e lojas especializadas que reflectem a força criativa deste bairro.

A Rue Cartier, uma das principais vias de Montcalm, alberga cafés, livrarias e espaços culturais que o convidam a explorar as suas ofertas únicas. Aqui, pode mergulhar na atmosfera artística e descobrir obras inovadoras em cada esquina. Com uma extensa rede de ciclovias, este bairro é também um dos principais locais de passeios de bicicleta do Quebeque.

Montcalm é também o lar do Teatro Periscope e do Grand Théâtre du Québec, onde pode desfrutar de espectáculos teatrais, concertos e eventos culturais de alto nível. Além disso, durante o seu passeio, pode descobrir a arquitetura eclética dos edifícios históricos que albergam instituições culturais e uma riqueza de parques e praças.

Reservar um passeio de bicicleta no Quebeque

Termine o dia em Saint-Jean-Baptiste, o bairro boémio do Québec

Para terminar o primeiro dia da sua visita à cidade, sugiro que mergulhe na atmosfera boémia do Quebeque no bairro de Saint-Jean-Baptiste, um recanto cheio de energia artística e de vitalidade juvenil. Este bairro é conhecido pelas suas ruas animadas, pelos seus edifícios coloridos e pelo seu ambiente descontraído e boémio. À noite, as luzes suaves dos restaurantes criam o ambiente perfeito para saborear a gastronomia local.

Para uma experiência gastronómica única, passeie pela Rue Saint-Jean, uma avenida repleta de restaurantes e cafés que oferecem uma grande variedade de opções culinárias. Entre os locais emblemáticos está o Bistro L'Atelier, um restaurante que funde a cozinha francesa e quebequense com alternativas internacionais.

Depois do jantar, explore as ruas empedradas de Saint-Jean-Baptiste, onde encontrará lojas, galerias de arte e pastelarias. A Rue Saint-Jean torna-se então um ponto de vida nocturna agitado, com artistas de rua e músicos a juntarem os seus talentos à cena animada.

  • Como chegar lá: A partir de Montcalm, pode chegar aqui com as linhas de autocarro 25, 800, 801 e 807.

Dia 2: Participe numa excursão de cruzeiro para observação de baleias

Para o segundo dia da viagem, sugiro que se afaste do circuito principal para participar numa aventura de observação de baleias marinhas à volta do rio São Lourenço. Lawrence. Esta experiência única levá-lo-á a explorar as águas do Golfo de São Lourenço, considerado um dos melhores locais do mundo para ver baleias, baleias beluga e focas durante todo o ano.

O clima e o ecossistema próspero da região criam um habitat ideal para estas criaturas marinhas, tornando esta atividade um espetáculo natural inesquecível e uma das principais ofertas dos melhores passeios de barco no Quebeque.

Estas excursões permitem geralmente navegar nas águas do rio São Lourenço em busca das várias espécies de baleias que frequentam as águas. Entre as mais comuns estão as baleias jubarte, minke e azul, bem como as baleias beluga e as focas que povoam as águas frias do Atlântico. Os guias especializados a bordo partilharão consigo os seus conhecimentos sobre a vida marinha e fornecerão informações detalhadas sobre estas espécies.

Lawrence oferece oportunidades de observação de baleias durante todo o ano, graças à abundante oferta de alimentos e às correntes ricas em nutrientes que atraem estes gigantes do oceano.

  • Como chegar lá: Para iniciar esta excursão, pode chegar ao porto do Quebeque nas linhas de autocarro 1, 11, 18 e 800.

Reservar um cruzeiro de observação de baleias na cidade de Quebec

Dia 3: Visite as Cataratas de Montmorency e descubra os pontos turísticos da cidade

Para o terceiro e último dia no Quebeque, sugiro que regresse à cidade para algumas das melhores vistas da cidade, envolvendo as Cataratas de Montmorency e o horizonte da cidade a partir do Observatoire de la Capitales. Também pode despedir-se do local em Saint-Roch, o bairro local da moda.

Vista das Cataratas de Montmorency

As Cataratas de Montmorency, situadas a cerca de 15 quilómetros do centro da cidade, são uma das maravilhas naturais mais populares da região e, com 83 metros de altura, são ainda maiores do que as Cataratas do Niágara.

Pode visitar o local por conta própria ou como parte de algumas das melhores excursões a partir do Quebeque. Para além das cataratas, pode também descobrir as vistas panorâmicas a partir do funicular que o leva ao topo da montanha.

Este teleférico está em funcionamento há quase 100 anos e oferece não só um meio de transporte conveniente para o ponto mais alto das colinas circundantes, mas também uma experiência cénica que lhe permite apreciar a beleza dos arredores em toda a sua amplitude. A partir do topo,pode desfrutar de vistas deslumbrantes sobre o rio São Lourenço, a ponte Ile d'Orleans e a cidade do Quebeque ao longe. Nas proximidades, pode também visitar a pitoresca Basílica de Santa Ana de Beaupré, uma capela de arquitetura neo-gótica que também alberga uma coleção de arte sacra.

  • Como chegar: Do centro da cidade do Quebeque , pode chegar às cataratas de Montmorency de carro pela autoestrada 440 ou de autocarro (linhas 11, 59, 136, 254 e 800) em cerca de 1 hora.

Reservar uma excursão às Cataratas de Montmorency

Descubra a vista da cidade a partir do Observatoire de la Capitale

Depois de visitar as Cataratas de Montmorency por conta própria ou numa excursão de meio dia, pode apreciar outra das famosas vistas panorâmicas do Quebeque a partir do miradouro do Observatoire de la Capitale.

Localizado no edifício Marie-Guyart, este observatório oferece uma experiência de 221 metros de altura, proporcionando uma perspetiva fascinante do ambiente urbano e natural da região. A partir desta plataforma, pode observar o rio São Lourenço, a cidade velha, o horizonte e as colinas que abraçam a região. A vista deste ponto de vista também é imperdível ao pôr do sol,quando as cores quentes do céu se misturam com as luzes cintilantes da cidade para criar uma atmosfera mágica. E se planear visitar o Quebeque na altura do Natal, poderá vislumbrar as decorações da cidade a partir daqui.

O edifício Marie-Guyart, que alberga o Observatório da Capital, é uma obra-prima da arquitetura que alberga também a Assembleia Nacional. O seu design elegante e moderno contrasta com a arquitetura histórica do Velho Quebeque, criando uma ligação entre o passado e o presente.

  • Como chegar lá: A partir das Cataratas de Montmorency, pode chegar ao miradouro com as linhas de autocarro 59, 136, 800 e 801, numa viagem de aproximadamente 1 hora.

Despedir-se da cidade com um jantar no bairro da moda do Quebeque

Para se despedir da cidade, sugiro que descubra as experiências gastronómicas oferecidas por Saint-Roch, o bairro da moda do Quebeque.

Este animado bairro, situado a norte do Quebeque Antigo, afirmou-se como um epicentro da cena cultural e culinária da cidade, oferecendo uma variedade de opções gastronómicas que vão desde bistrôs e cafés a restaurantes de alta gastronomia. Ao percorrer as ruas de Saint-Roch, encontrará opções para todos os gostos e orçamentos. A Rue Saint-Joseph é conhecida pelos seus muitos restaurantes e cafés da moda,onde pode provar pratos locais e internacionais preparados com ingredientes frescos e criatividade culinária. Pode optar por jantar em locais como o Le Cendrillon ou participar em alguns dos melhores passeios gastronómicos da cidade.

Depois de desfrutar de um delicioso jantar, e se ainda quiser descobrir a vida nocturna do Quebeque, pode explorar a animada vida local e os recantos artísticos de Saint-Roch. A Place D'youville, com a sua atmosfera boémia e edifícios históricos, é um ótimo local para um passeio depois do jantar. O bairro também abriga locais culturais como o Le Cercle, um espaço multifacetado que combina música ao vivo e exposições de arte.

  • Como chegar: A partir do Observatoire de la Capitale, pode chegar a Saint-Roch de autocarro nas linhas 3, 28, 800 e 801 ou através de uma caminhada de 20 minutos ao longo da Rue du Parvis.

Itinerário da visita de 3 dias à cidade de Quebec

  • Dia 1
  • Visita à Velha Quebec
  • Visita à Place Royale
  • Visita ao Museu da Civilização
  • Caminhada nas Planícies de Abraão
  • Dia 2
  • Ver o porto de Quebec
  • Faça um passeio pelo Rio São Lourenço
  • Escolha uma opção de visita turística
  • Opte por uma experiência guiada
  • Dia 3
  • Passeio pelas Cataratas de Montmorency
  • Apanhar o Funicular de Montmorency
  • Visite o Observatório da Capital
  • Ver Saint-Roch