Cruzeiros e passeios de barco por Quebec

A cidade do Quebeque é uma cidade ideal para descobrir através dos seus passeios de barco, que o fazem mergulhar não só nas paisagens circundantes e na observação da vida selvagem marinha, mas também na sua história, cultura e gastronomia.
Cruzeiros e passeios de barco por Quebec

Outras atividades populares em Cidade do Quebeque

Mais sobre: Cruzeiros e passeios de barco por Quebec

O Quebeque é uma cidade repleta de história e cultura que funde a herança francesa com a vibrante vida norte-americana. As suas ruas empedradas e a sua arquitetura transportam-no para o passado, enquanto a sua vitalidade o convida a explorar todos os recantos.

Há muitas coisas para ver no Quebeque, um destino que o cativa pelo seu encanto e riqueza cultural. Uma forma de conhecer esta cidade é através dos seuspasseios de barco, que oferecem uma janela para o seu ambiente e história. De cruzeiros serenos no rio São Lourenço a cruzeiros nos fiordes de Saguenay, onde é possível observar baleias, há uma variedade de opções para descobrir. Eis as melhores para desfrutar do Quebeque a partir das suas águas.

1. Fazer um cruzeiro pelo rio São Lourenço

Se estiver no Quebeque por pouco tempo, estes cruzeiros no rio São Lourenço são uma óptima opção, porque normalmente duram menos de 2 horas e mostram-lhe os pontos mais importantes da cidade, como o Hotel de Frontenac, a Cidadela do Quebeque e as Cataratas de Montmorency, as quedas de água mais altas da província.

Este tipo de passeio é normalmente feito à tarde, em pequenos grupos e com guias profissionais que lhe darão informações sobre os locais que vê a partir da água. A melhor altura para fazer estes cruzeiros é em setembro e outubro, quando o tempo está mais ameno e há mais oportunidades para observar a vida selvagem. Onde quer que vá, é sempre importante reservar com antecedência para não perder a experiência.

O rio São Lourenço é o maior rio da América do Norte. Estende-se desde o Lago Ontário até ao Golfo de São Lourenço, no Oceano Atlântico.

O rio não é apenas importante do ponto de vista geográfico, mas também foi testemunha de importantes acontecimentos históricos e culturais que influenciaram a região, pelo que navegar no rio também o fará mergulhar na história da cidade.

Detalhes de interesse

  • Preço: cerca de 48 euros por pessoa, aproximadamente.
  • Duração: cerca de 1,5 horas.
  • Meio de transporte: cruzeiro.
  • Desvantagens desta opção: não inclui alimentos e bebidas a bordo.

Reservar um cruzeiro guiado no Quebeque

2. Aventure-se de barco até à Ile d'Orléans

A Ilha de Orleães, situada no rio São Lourenço, é um destino a não perder, sobretudo a partir do conforto de um barco. Navegar à volta da Ilha de Orleães dá-lhe uma perspetiva única e panorâmica da sua beleza natural e das suas encantadoras paisagens ribeirinhas.

Durante estes passeios de barco pela ilha de Orleães, é frequente descobrir os mais belos miradouros, a ponte que liga a ilha ao continente e as majestosas cataratas de Montmorency que a rodeiam.

Estes passeios de barco são geralmente curtos mas gratificantes. No entanto, para uma experiência mais completa, considere complementar o seu passeio com um passeio gastronómico pela Ile d'Orléans. Esta atividade dar-lhe-á a oportunidade de saborear a deliciosa cozinha local e explorar os produtos frescos e autênticos que fazem da Ilha de Orleães um destino gastronómico de topo. Para além disso, é frequente levá-lo a visitar as suas vinhas e a fábrica de chocolate.

Detalhes interessantes

  • Preço: a partir de cerca de 55 euros por pessoa.
  • Duração: cerca de 1 hora e meia.
  • Meio de transporte: barco.
  • Desvantagens desta opção: a excursão só se efectua com bom tempo.

3. Experimente a emoção da observação de baleias na cidade de Quebec

Se quiser fazer observação de baleias no Quebeque, uma opção muito interessante é explorar as águas do rio São Lourenço até à cidade de Baie-Sainte-Catherine. A bordo do navio de cruzeiro, pode apreciar a paisagem marítima enquanto se dirige para o coração do Parque Nacional Marinho Saguenay-Saint Lawrence

Uma vez lá, há duas maneiras de se aproximar das baleias: num pequeno barco, que o levará a locais remotos e o aproximará das baleias; ou se preferir uma experiência mais relaxada e confortável, num barco de observação de três níveis. A melhor altura para fazer esta excursão édurante os meses de verão, especialmente de junho a setembro. Durante este período, as baleias azuis, jubarte e fin migram para águas mais quentes para se alimentarem e reproduzirem. Por outro lado, as baleias beluga podem ser vistas durante todo o ano.

Esta excursão é ideal se ficar no Quebeque durante 3 dias ou mais, uma vez que se trata de uma excursão de dia inteiro. Estas excursões são normalmente efectuadas comguias especializados em vida selvagem marinha e podem fornecer-lhe uma grande quantidade de informações sobre estes animais. Como recomendação, tente escolher um operador turístico fiável que cumpra as normas de segurança e respeito pela vida marinha, pois isso garantirá uma experiência respeitosa para as baleias e outros animais marinhos.

Detalhes de interesse

  • Preço: cerca de 164 euros por pessoa.
  • Duração: cerca de 11 horas.
  • Meios de transporte: um barco de observação de 3 andares e uma lancha rápida.
  • Desvantagens desta opção: é necessário reservar com antecedência, pois é uma atividade que tende a atrair muitos turistas.

Reservar um cruzeiro de observação de baleias

4. Participe numa viagem histórica até Grosse Île

Se estiver interessado em história, pode fazer um cruzeiro do Quebeque até Grosse Île e juntar-se a uma das melhores excursões do Quebeque para aprender sobre a história e o significado cultural deste lugar. Grosse Île foi um ponto crucial durante a época da imigração irlandesa para o Canadá no século XIX, quando serviu como estação de quarentena e hospital para milhares de imigrantes.

Estas visitas guiadas são geralmente efectuadas por guias profissionais que podem fornecer-lhe uma história completa de Grosse Île. É comum que os guias interpretem personagens históricas e o levem a seguir os passos dos imigrantes.

Poderá ver a antiga estação de quarentena e o monumento aos imigrantes, bem como a paisagem circundante, cujas vistas panorâmicas o impressionarão. Note-se que estas excursões se realizamno verão, de maio aos primeiros dias de outubro. O almoço não está normalmente incluído e não há restaurantes na ilha, por isso é melhor trazer o seu próprio almoço e bebidas. Não se esqueça de usar sapatos confortáveis para caminhar.

Informações úteis

  • Preço: a partir de 71 euros por pessoa.
  • Duração: aproximadamente 6 horas.
  • Meio de transporte: barco.
  • Vantagens desta opção: navegará até Grosse Île e conhecerá a história da ilha através dos relatos dos guias profissionais.
  • Desvantagens desta opção: esta atividade só está disponível na época da primavera/verão.

5. Cruzeiro fluvial no Parque Nacional Jacques-Cartier

No coração do Parque Nacional Jacques-Cartier, pode fazer um passeio de barco no rio Jacques-Cartier que serpenteia pela paisagem natural. Este parque está localizado ao norte da cidade de Quebec.

Pode alugar um barco em dois pontos específicos: no km 3, onde as águas calmas do rio são perfeitas para experimentar o barco insuflável, a canoa ou o caiaque; e no km 10, onde as águas mais rápidas e excitantes o esperam. À medida que navega nas águas do rio, verá uma variedade deflora e fauna nativas, bem como as formações rochosas e florestas exuberantes que tornam o Parque Nacional Jacques-Cartier único. Também pode optar por uma atividade de rafting guiada se não tiver experiência.

Outras actividades que pode fazer no parque incluem caminhadas, observação de aves, andar de bicicleta ou simplesmente relaxar nas praias ribeirinhas. Note-se que as actividades aquáticas estão normalmente disponíveis durante aépoca de verão, quando as condições são óptimas para a navegação. No entanto, o Parque Nacional Jacques-Cartier está aberto durante todo o ano e oferece experiências diferentes. Por exemplo, se visitar o parque no inverno, poderá praticar esqui, uma atividade que oferece fantásticas vistas panorâmicas sobre as montanhas e o rio.

Detalhes interessantes

  • Preço: A entrada no parque custa cerca de 10 euros para adultos e é gratuita para crianças com menos de 16 anos. O aluguer de barcos custa entre 8 e 96 euros, consoante o barco e o percurso.
  • Duração: pode alugar os barcos das 9h30 às 16h.
  • Meios de transporte: canoa, barco insuflável, caiaque, mini jangada.
  • Vantagens desta opção: pode desfrutar da natureza no Parque Nacional Jacques-Cartier e fazer várias actividades ao ar livre, como passeios de barco, caiaque ou canoagem.
  • Desvantagens desta opção: as actividades aquáticas só estão disponíveis na época da primavera/verão.

Reservar um passeio de esqui no Parque Jacques-Cartier

6. Fazer um cruzeiro noturno no rio São Lourenço

Outra forma interessante de explorar o rio São Lourenço é fazer um cruzeiro noturno.

Durante estes cruzeiros, pode experimentar uma perspetiva completamente diferente do rio e da cidade que o rodeia. Alguns cruzeiros noturnos no rio São Lourenço apresentam música de DJ e uma variedade de bebidas, acrescentandoentretenimento e diversão à viagem. Para além de admirar as vistas e as paisagens urbanas, poderá partilhar momentos memoráveis com outros passageiros.

É uma experiência ideal e recomendada para quem vai ficar pelo menos dois dias no Quebeque e quer apreciar os postais noturnos da cidade a partir do rio. Durante o cruzeiro, pode também apreciar a vista iluminada de vários marcos e monumentos da cidade, como oChâteau Frontenac, um hotel icónico situado na parte alta do Quebeque. Para aproveitar ao máximo o seu cruzeiro noturno, não se esqueça de levar roupa quente, pois as temperaturas podem baixar durante a noite.

Detalhes interessantes

  • Preço: cerca de 55 euros por pessoa.
  • Duração: cerca de 3,5 horas.
  • Meio de transporte: navio de cruzeiro.
  • Desvantagens desta opção: as bebidas e os alimentos não estão incluídos.

Reservar uma visita guiada ao Château Frontenac

7. Descobrir o arquipélago de Isle-Aux-Grues num cruzeiro

Uma experiência imperdível no Quebeque é navegar até ao arquipélago da Ilha Aux-Grues, que se distingue por ser a maior zona húmida intocada do nordeste da América do Norte.

Estas experiências são geralmente conduzidas com guias profissionais, muito conhecedores da região e da sua fauna e flora marinhas. Ao navegar pelo rio São Lourenço em direção ao arquipélago, pode desfrutar dasvistas panorâmicas e sentir a emoção de descobrir uma paisagem repleta de vida. O arquipélago é composto por cerca de 21 ilhas, cada uma com o seu próprio encanto.

Uma delas, l'Isle-aux-Grues, é conhecida por ser a casa do famoso pintor e escultor canadiano Jean-Paul Riopelle. Para participar nesta viagem, pode dirigir-se diretamente para a orla marítima do Québec, que é convenientemente alcançada peloautocarro Hop-on Hop-off da cidade. É sempre aconselhável planear com antecedência para garantir que obtém as informações necessárias sobre horários e disponibilidade.

Detalhes interessantes

  • Preço: a partir de 55 euros por pessoa.
  • Duração: cerca de 2,5 horas
  • Meio de transporte: barco.
  • Vantagens desta opção: poderá ver a maior zona húmida do noroeste da América do Norte.
  • Desvantagens desta opção: não inclui a recolha no hotel.

Reservar o autocarro Hop-on Hop-off Quebec

8. Canoagem no rio São Lourenço no gelo

Nos meses de inverno no Quebeque, uma experiência diferente é a canoagem no gelo no rio São Lourenço. É uma atividade canadiana popular que se realiza numa embarcação estreita e leve, conhecida como canoa, para navegar em rios, lagos ou mares. A canoagem no gelo consiste em viagens em canoas concebidas para deslizar sobre placas de gelo.

Esta atividade é praticada em pontos específicos ao longo do rio São Lourenço e a experiência começa normalmente com uma aula prática em que recebe todas as instruções necessárias para embarcar, pelo que não é necessário ter experiência nestas actividades.

Também é habitualmente fornecido todo o equipamento necessário, como remos e crampons, dispositivos metálicos com pontas afiadas que se prendem aos sapatos e permitem caminhar em segurança sobre o gelo. Muitas destas experiências culminam com um delicioso chocolate quente para repor as energias, ideal para os dias de inverno.

Detalhes interessantes

  • Preço: a partir de cerca de 177 euros por pessoa.
  • Duração: cerca de 3 horas.
  • Meio de transporte: canoa.
  • Vantagens desta opção: poderá viver uma experiência diferente e emocionante.
  • Desvantagens desta opção: o preço é um pouco elevado. É necessário ter uma condição física média para participar plenamente nesta experiência.

9. Fazer um passeio de ferry até à cidade de Levis

Atravessar o rio São Lourenço de ferry do Quebeque para Levis é um dos passeios de barco mais populares da cidade.

Embora os dois locais estejam próximos um do outro, a viagem dá-lhe uma perspetiva única do rio e é uma forma típica de ligar as duas margens. Este passeio de ferry não é apenas uma forma conveniente de atravessar o rio, mas também lhe dá a oportunidade de apreciar as vistas panorâmicas do horizonte do Quebeque e de Levis a partir da água.

A travessia demora cerca de 12 minutos e os ferries partem de 30 em 30 minutos a partir das 6h30 até às primeiras horas da manhã, dando-lhe a flexibilidade de explorar as duas cidades ao longo do dia. Quando chegar a Levis, pode descobrir o encanto da cidade com os seusedifícios antigos, explorar o Quai Paquet, um parque urbano onde pode fazer várias actividades, ou visitar as cascatas de Chutes de la Chaudière, se preferir fazer caminhadas na natureza.

E quando planear o seu regresso, recomendo que escolha uma altura que lhe permita apreciar o pôr do sol sobre o rio, pois esta altura do dia realça a sua beleza. De regresso ao Québec, pode aproveitar para visitar oMuseu da Civilização, um dos melhores museus do Québec, que se situa perto da doca do ferry. Aí poderá conhecer a multiculturalidade da cidade e as populações originais que habitavam a região.

Detalhes interessantes

  • Preço: a partir de cerca de 3,50 euros por pessoa.
  • Duração: cerca de 12 minutos.
  • Meio de transporte: ferry.
  • Vantagens desta opção: é uma forma típica e económica de ligar as duas cidades. Também se pode atravessar de carro, de mota e de bicicleta.
  • Desvantagens desta opção: terá de construir a sua própria rota e itinerário através das cidades.

Compre o seu bilhete para o Museu da Civilização

Avaliações de outros viajantes

4.3
· 1254 Avaliações
  • A
    A.
    5
    (0 Avaliações)
    O tempo proporcionou uma condição interessante para a observação!
  • A
    A.
    4
    (0 Avaliações)
    Obrigado pela informação instrutiva. A única coisa: fiquei com um pouco de frio por causa do vento.
  • T
    T.
    4
    (0 Avaliações)
    Experiência agradável.
  • H
    H.
    4
    (0 Avaliações)
    Guia naturalista profissional.
  • D
    D.
    4
    (0 Avaliações)
    Aprendi muito sobre a zona e gostei das baleias.